Integrantes
9
Beatriz Ciampone
Franco Gomez
Gabriel Oliveira
Giovanna Moreira
Guilherme Fuhro
João Gabriel Fava
Stephany Sanches
ETAPA I: INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO DE MARKETING HISTÓRICO DAS EMPRESAS
Mondelez Internacional
Em 1912, a empresa Lacta, especializada em chocolates finos, foi fundada por um suíço, com a intenção de atingir o mercado brasileiro. 84 anos depois, em 1996, a empresa que produzia chocolates foi comprada pela Kraft Foods, que no ano de 2012 se dividiu em duas empresas autônomas, e uma delas deu origem à Mondelez Internacional, que recebeu esse nome devido à uma combinação das palavras para “mundo” e “delicioso”, segundo sugestão de dois de seus colaboradores na época.
Atualmente, a empresa integra marcas como Oreo, Lacta, Chiclets, Bis, Diamante negro, Fresh, Bubbaloo, Club Social, Laka, Chocolícia, Clorets, Shot, Chocooky, Trident, Halls, Bon Gouter, Tang, sobremesasRoyal,CreamCheesePhiladelfia,Tang,Toblerone,Biscoitos Trakinas, Clight e Plets.
É uma marca que está muito atenta às pautas sociais relevantes como diversidade e sustentabilidade. No Brasil, é líder ou co-líder nos muitos segmentos em que atua. Segundo dados do Euromonitor, com muito mercado para e empresa, possui a maior fábrica da empresa no mundo, localizada em Curitiba Oreo
10
A marca Oreo completou 110 anos de tradição e é a marca de bolachas mais vendida na história dos Estados Unidos. Está presente em mais de 100 países em torno do mundo. Chegou ao Brasil em 1994 e foi removida em 2000, quatro anos depois a marca volta e fica até 2007; porém, em 2013, após uma pressão por parte dos consumidores, a Oreo voltou para o mercado brasileiro se mantendo até os dias atuais.
Conta com uma extensa variedade de produtos, como bolacha no tamanho convencional, bolacha no tamanho mini, sorvete, mousse, alfajor, cereal, gotas de biscoito e torta. Além de existirem muitos sabores diferentes, como por exemplo, baunilha (que é o sabor tradicional), chocolate, milkshake de morango, brownie, com cobertura de chocolate branco ou chocolate preto, entre outros.
É uma marca bem solidificada e com participação no mercado de 1,9% com previsão de crescente, segundo a plataforma Euromonitor. sempre desenvolvendo estratégias de comunicação que conversam bem com os consumidores e potenciais clientes, se adaptando de acordo com os países.
MISSÃO, VISÃO, VALORES E PROPÓSITO
Missão
Oferecer o snack certo, no momento certo, produzido da maneira certa. Isso significa ter um portfólio amplo de snacks deliciosos e de alta qualidade, que nutrem os momentos da vida, feitos com ingredientes e embalagens sustentáveis com os quais os consumidores podem se sentir bem.
Visão
11
Continuar sendo líderes ou co-líderes nas categorias que atuamos. Visando manter sempre nossos valores, investir em longo prazo em nossa empresa no país e continuar fazendo a coisa certa.
Valores
Sabemos do nosso papel como agentes de transformação para gerar uma mudança positiva, por isso, diversidade, equidade e inclusão são uma de nossas prioridades dentro da empresa. Sustentabilidade também é uma prioridade, estamos no caminho certo para reduzir nossa pegada ambiental, seja por meio do nosso programa global “Cocoa Life”, que estimula o reflorestamento, garante a qualidade das amêndoas do cacau e combate ao trabalho escravo e infantil, ou pelas iniciativas locais de não realização de testes em animais, investimento em ações de reciclagem, redução de CO2 e a forte gestão em resíduos minimizando impacto no meio ambiente.
Propósito
“Snacking Made Right”, esse é o nosso propósito. Empoderar nossos consumidores a consumirem snacks da maneira certa. Oferecemos o snack certo, no momento certo, produzido da maneira certa”.
Análise crítica
A Mondelez apresenta sua missão, basicamente se referindo à sua razão de ser e fazer snacks. Com objetivo de definir porque a empresa existe e o que oferece ao mundo, país ou sociedade com as atividades que desenvolve, mas de maneira bem ampla. Neste caso, poderia melhorar a maneira que suas embalagens são mais sustentáveis quando descartadas, elas se dissolvem em rápido tempo ou são totalmente recicláveis quando colocadas no local certo. Já a visão reflete o que a empresa quer se tornar no futuro ou para onde
12
quer continuar indo. A partir disso, surgem um objetivo muito genérico sem dar qualquer pista de quais investimentos ela gostaria de fazer na empresa no Brasil, no entanto a relação que é feita com o tópico seguinte (valores) ajuda a direcionar propostas de continuidade da empresa.
ETAPA II: ENTENDIMENTO DO MERCADO
ANÁLISE MACROAMBIENTAL
Segundo Kotler (1999), “O macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo microambiente - forças demográficas, econômicas, político legal, sociocultural, tecnológicas, ambiente natural”. O macroambiente é composto por forças que se encontram geralmente mais distantes das empresas e que afetam o ambiente externo e interno, são totalmente incontroláveis, por isso deve-se estar atento a todas essas mudanças, para a empresa adaptar-se da melhor maneira possível. Ambiente demográfico
O Oreo possui um impacto em pessoas de diversas idades e de ambos os gêneros. Sua maior presença está entre os jovens e adultos (18 a 26 anos). Com as crianças a popularidade caiu devido a tentativa de prevenir futuros problemas de saúde nas crianças como diabetes ou obesidade infantil o que pode ser considerado uma ameaça à marca. Os consumidores costumam levar a bolacha para a faculdade ou trabalho como, guloseimas para tarde e é usado por muitas pessoas para fazer receitas como bolos como grande oportunidade de maior crescimento da marca.
A classe social desses jovens de 18 a 26 anos faz parte do grupo correspondente ao público-alvo, qual era a sua renda familiar mensal. Alguns jovens estão entre a classe C equivalente a uma renda de 3 a 5
13
salários-mínimos, e outros jovens têm sua renda mensal de 5 a 15 saláriosmínimos, equivalente à classe econômica B.
Já no quesito de oportunidades, a população brasileira atualmente é constituída por jovens e isso nos oferece uma grande vantagem, pois muitos desses jovens trabalham e estudam e estão à procura de lanches rápidos e práticos para comer no dia a dia, tudo que a marca Oreo proporciona. Uma bolacha prática e saborosa para comer na hora que bater uma fome.
O envelhecimento da população mundial é uma realidade presente desde o século XIX, o que pode ser considerado uma ameaça para a Oreo. Com envelhecimento da população grande parte deixa de consumir as bolachas recheadas, a relação com saúde e a qualidade de vida também contribuem para esse processo.
Ambiente natural
Hoje em dia vemos que uma onda de sustentabilidade, por causa do aquecimento global entre outros fatores, vem crescendo muito ao longo dos anos. Muitas pessoas e empresas acabam se preocupando bastante com esse tema a fim de querer ajudar. Muitas delas acabam doando quantias para o reflorestamento de partes que são queimadas ou tiradas, por exemplo da Amazônia, isso só não no Brasil, mas sim no mundo todo, principalmente nos países mais influentes do planeta. Atualmente vemos muitos países tomando as preocupações necessárias para se tornar um país mais sustentável, o Brasil nesse caso, está bem-posicionado pela grande variedade de fontes alternativas presentes no país,como porexemplo as hidrelétricas, eólicas etambém a base de reutilização de materiais como o plástico. No caso de outros países como Estados Unidos algumas empresas, como a Amazon, já optaram com a redução de 100% dos carros movidos a diesel ou gasolina por veículos 100% elétricos, isso ajudando na diminuição brusca de CO2. Em outros países como França a maioria dos carros
14
populares são movidos a eletricidade, além de dentro do próprio país terem uma mobilidade urbana mais sustentável com bastantes patinetes elétricos e bicicletas.
Voltando ao Brasil, mesmo com muitas empresas optando pela agenda ESG (Environmental, social, and corporate governance, é uma abordagem que mede os níveis de preocupações e cuidados de uma empresa com os níveis sociais, no meio ambiente e governamental), o desmatamento da Amazônia ainda acontece para o prol de algumas empresas que não seguem com esse conceito de ESG, assim piorando a situação do mundo e podendo causar uma piora no aquecimento global.
As oportunidades que a marca da Mondelez podia adotar ao produto da Oreo seria uma embalagem mais ecológica com formatos diferentes para que as pessoas recebam mais produto além dos 90g que contém de bolacha e o ambiente seja mais limpo.
A Mondelez por sua vez cumpre com os requisitos da agenda ESG, tendo como exemplo algumas de suas ações reduzir em 17% a emissão de CO² e uma de suas fábricas aqui no Brasil, mais especificamente em Curitiba ela é 100% sustentável e outra no Espírito Santo que já conta com 50% de sua maioria sustentável. No mundo, a empresa promoveu, em 2019, a redução de 15% na emissão de CO² em toda a operação e a de 27% na utilização prioritária de água em áreas onde a água é mais escassa, além de diminuir em 21% os resíduos das operações de fabricação. Ou seja, nesse ambiente não constam ameaças.
Ambiente tecnológico
Nas últimas décadas, a evolução tecnológica deu um grande salto, está sendo disponibilizada tanta informação em uma velocidade tão alta, que até a sociedade atual está com dificuldade de absorver tanto conteúdo. Cada dia a tecnologia está mais presente na vida moderna, o mundo está em constate evolução. Coisas que antes eram
15
consideradas impossíveis, hoje são comuns no nosso cotidiano, anos atrás era inacreditável pensar que um aparelho iria possibilitar que conseguíssemos acessar e praticamente qualquer conteúdo que quiséssemos em qualquer lugar do mundo.
Essas grandes mudanças tecnológicas impactam não somente o mundo, mas também o comportamento do ser humano, constantemente temos que aprender e acompanhar essas novas tecnologias. Com isso, observamos vários benefícios nessas novas adaptações como, melhora na qualidade de vida, acesso rápido e fácil ao conhecimento, quebra de várias barreiras da comunicação e outro grande benefício é que causa uma simplificação na troca de informações entre os seres humanos. Outro impacto que foi gerado pela tecnologia é o auxílio na rotina de pessoas com deficiências físicas e cognitivas, ajudando para que elas conseguiram se inserir com mais facilidade na sociedade e tenham um padrão de vida melhor.
É importante ressaltar que, durante a pandemia da Covid-19, a tecnologia desempenhou um papel fundamental não somente na vida dos indivíduos, mas também nas organizações. Ela possibilitou que as relações fossem mantidas mesmo que à distância, contribuiu para o fácil acesso e divulgações de informações importantes, pois a todo momento vinham novas informações e teve um grande impacto nos negócios para que eles sobrevivessem optando pelos e-commerce, e atualmente muitas empresas lucram mais no online do que no físico.
Outro impacto do avanço tecnológico foi a ascensão das mídias sociais e as redes sociais. Atualmente é muito difícil ver uma pessoa que não utiliza nenhuma rede social, com a chegada da internet, a comunicação deixou de ser um elemento social importante e passou a seralgo essencial umanecessidade constante,a quantidadedeacessos pordia,podemos constatarqueas redes sociais deixaramde serapenas uma forma de manter contatos entre os indivíduos e elas passaram a
16
ser fonte de informação, atração de novos clientes, publicidade e também de lazer.
Portanto, podemos dizer que no mundo atual a tecnologia é algo extremamente presente e em sua maior parte através das redes sociais. Infelizmente encontramos como uma ameaça, a Oreo não possui um alto engajamento em suas redes sociais apesar de uma boa presença no Instagram, mesmo a sua principal concorrente, a Negresco, tendo menos seguidores, possui um engajamento maior em suas redes sociais. Além disso, a concorrente esteve presente no Rock in Rio e isso foi divulgado nas redes do evento e da marca.
Como uma oportunidade, analisamos que para a marca conseguir se destacar frente ao seu concorrente, a Oreo precisa desenvolver novas estratégias, como posts que chamem mais a atenção do público como por exemplo, usar trends que estão em alta na internet ou até mesmo posts com um ar mais divertido.
Ambiente político legal Nesse ambiente, podemos destacar um ponto importante que é a rotulagem dos alimentos, elas são essenciais para a comunicação entre o produto e o consumidor e através do rotulo que os clientes na maioria das vezes tomam a decisão de fazer a compra. O rótulo é a identidadedo produto,éimportantetanto para o produtorquanto para o consumidor.
A importância de ter um rótulo vai muito além de tornar a embalagem bonita ou fixar aquela marca na mente no consumidor. A rotulagem tem como o objetivo informar o consumidor tudo que é necessário saber sobre aquele produto, isso significa que é necessário ter marca, validade, composição nutricional, ingredientes, e outros que serão os decisores de compra para saber se o produto vai ou não para a mesa de sua família.
17
A Agência Nacional de vigilância Sanitária (ANVISA) conceitua o rotulo como “toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do alimento”. Pensando nisso, é obrigação dos estabelecimentos e fornecedores de alimentos selecionar o material obrigatório e destacar no rótulo. Diante disso, acaba de entrar em vigor no mês de outubro (09/10/2022), uma nova lei que tem como objetivo melhorar a clareza de informações contidas no rótulo para o consumidor. Além de mudanças na tabela de informações e nas alegações nutricionais, a novidade será a adoção da rotulagem nutricional frontal. Sobre a nova tabela de informação nutricional:
O consumidor brasileiro já sabe que haverá grandes mudanças nas tabelas de informações nutricionais. A primeira delas é que a tabela passa a ter apenas letras pretas e fundo branco. O objetivo é que não atrapalhe o consumidor na hora de ler e a legibilidade das informações. Outra mudança são as informações fornecidas na tabela. Passará a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos, bem como o número de porções por embalagem.
Além disso, em geral a tabela deve estar localizada próxima à lista de ingredientes e em uma superfície continua não sendo aceitável a divisão. Não pode ser exibido em sobreposições, deformações ou áreas de difícil visualização. As exceções aplicam-se apenas a produtos com embalagens pequenas (etiquetas com menos de 100 cm 2) onde os formulários podem ser exibidos em áreas cobertas, desde que sejam acessíveis.
Já na parte da rotulagem nutricional frontal é um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem e tem como objetivo esclarecerao consumidordeformaclara esimples,sobre
18
o alto conteúdo de nutrientes que tem relevância para a saúde. Por estar na parte frontal do produto, isso acaba facilitando a visualização do consumidor.
Temos como uma oportunidade, a chance do biscoito Oreo recorrer a ingredientes mais saudáveis que agradem mais esses clientes que sempre estão de olhos nos rótulos procurando por opções de alimentos mais saudáveis.
Por outro lado, a nova lei que mostra as quantidades de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio é uma grande ameaça para a marca Oreo pois, impacta diretamente no consumo, fazendo com que os consumidores seatentemmais aos valoresnutricionais dos produtos e busquem por melhores ingredientes e produtos mais saudáveis com alimentos mais saudáveis na sua composição.
Ambiente sociocultural
Há uma crescente onda, com o fim das restrições contra a Covid19, em cuidar da saúde, priorizando hábitos e consumo saudável. Esse novo estilo de vida acaba alterando o comportamento dos consumidores, pois a população está mais atenta ao que ingere e procura por atividades físicas e de lazer fora de casa, o que propicia oportunidades de anúncios OOH, segundo o relatório “Tendências de Consumo” da Google, 41% dos brasileiros buscam por exercícios ao ar livre e 23% buscam artigos para atividades ao ar livre ou na natureza.
Outro assunto relevantequepodemos citaréa obesidadeinfantil, com números altos no Brasil e no mundo. De acordo com o estudo feito pelo Atlas Mundial da Obesidade em 2022, a progressão é de que o país viva até 2030, com 29,7% da população adulta obesa, um número que preocupa muito pais e profissionais da saúde.
Outra mudança nesse cenário socioeconômico pós-pandêmico é o consumo multicanal, até 2025 haverá um crescimento de 30% no
19
comércio omnichannel, segundo o relatório “Tendências de Consumo” da Google, 67% dos consumidores no Brasil querem apenas ter o produto desejado, não se importando em relação ao lugar onde é comprado (seja online ou off-line); 82% gostam de adquirir produtos tanto em lojas físicas quanto em e-commerce e por última, as estatísticas apontam que até 2025, aumentará 42% no território nacional e também corresponderá a quase metade do crescimento total das vendas no varejo (39%). Mas, isso não indica que as lojas físicas não terão mais sua importância, até 2025 elas ainda representam 57% do crescimento e 82% das vendas totais.
Com todos os aspectos socioeconômicos apresentados acima podemos detectar algumas oportunidade como: desenvolver uma linha da Oreo mais ligada à saúde, como uma versão fit, investir em anúncios OOH, pois há uma tendência das pessoas procurarem ambientes externos para passar o tempo seja se divertindo ou praticando exercícios físicos e por fim, aperfeiçoar todos os canais de comunicação da marca, sites ou pontos de vendas, porque o comércio omnichannel cresce cada vez mais e devido a isso, a Oreo/Mondelez deve estar preparada para receber clientes de todas as formas.
E no quesito ameaças, temos a questão da obesidade infantil permeando indivíduos e sendo uma forte razão para impactar o consumo das bolachas recheadas, uma vez que é um público que consome a marca Ambiente econômico
Um dos principais fatores políticos que têm uma grande influência no ambientepolítico legal éa inflação. O Brasil foi classificado em oitavo lugar no ranking de países com maior inflação pela consultora McKinsen&Company, o país tinha uma expectativa de inflação em torno de 5% para 2022, porém em junho esse percentual já
20
tinha dobrado, chegando a 10%. Isso impacta diretamente as taxas de juros, em resposta a esse aumento preocupante da inflação, os bancos centrais de todo o mundo estão aumentando suas taxas de juros em resposta à inflação. O Brasil é o sexto país a registrar o maior aumento de suas taxas de juros com 4 pontos percentuais acumulados até junho de 2022.
Outro ponto muito importante a ser mencionado é que, atualmente estamos em um período crítico em relação à importação, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia. Para o Brasil, a Rússia é principal importador em diversos produtos que usamos como mão de obra e esse atual conflito pode causar a falta deles. O governo brasileiro já sabendo dos rumores da guerra, adiantou os volumes de compra logo nos primeiros meses do ano, então houve uma grande compra de fertilizantes nesses primeiros cinco meses do ano de 2022. Os preços já vinham subindo devido à pandemia e as interrupções logísticas, porém com a guerra essa situação piorou muito em relação aos preços. O Brasil nunca tinha gastado tanto com as importações russas, somente esse ano foram US$ 3,41 bilhões entre os meses de janeiro e maio, mais do que o dobro do mesmo período do ano passado, quando se gastou US$ 1,66 bilhão. O Brasil está procurando parceiros alternativos para a importação dos fertilizantes, porém a demanda ainda é muito grande e um quinto da exportação mundial de fertilizantes vem da Rússia. Segundo o site da CNN Brasil, em 2023, os números econômicos são alarmantes. Se o aumento do auxílio emergencial for cumprido, terá um custo relevante para o governo, resultando em R$60 bilhões; e está surgindo a ideia de um reajuste em 18% do funcionalismo e revisão dos valores fiscais, tudo isso somando R$160 bilhões. Trazendo uma reação negativa para o governo e consequentemente, para o país. Diante do panorama dado, no horizonte de oportunidades é necessário agir de forma inteligente caso algum de seus ingredientes falte, substituindo a importação da Rússia por algum outro país ou pesquisando outro ingrediente com gosto e textura similar.
21
Já as ameaças estão presentes, por isso, a empresa precisa além de adequar o preço de seu produto visto que, ela está inserida na situação econômica atual com índices altos de inflação e taxas de juros.
ANÁLISE MICROAMBIENTAL
De acordo com Kotler e Armstrong (2007), o microambiente é constituído pelos agentes próximos à empresa que afetam sua capacidade de atender seus clientes – a empresa, fornecedores, intermediários de marketing, mercados de clientes, concorrentes e públicos. O sucesso está focado no bom relacionamento entre todos os agentes citados acima.
Empresa
a Mondelez Internacional Inc. é um conglomerado multinacional de confeitos, alimentos e bebidas da América do Norte, empregando cerca de 107 mil pessoas em todo o mundo. Segundo informações contidas no site da empresa, a questão da sustentabilidade é muito importante, reforçam a ideia de: preservar o mundo em que se vive, cuidando de seus recursos, economizando e reduzindo o desperdício. A empresa tem como um de seus objetivos o corte no uso de energia e água nas fábricas, redução de emissões de gases e efeito estufa, a empresa tem levado esses pontos muito a sério e incorporando à prática em suas unidades no mundo todo. Estão lutando por um mundo melhor e com mais qualidade.
Market Share de Oreo
A Mondelez International, dona da marca, promoveu uma ação de marketing para celebrar a marca de US$ 3 bilhões de vendas de seu biscoito Oreo em 2019. A marca reuniu colaboradores no mundo todo
22
na ação de mergulhar o biscoito no copo de leite, marca registrada nos EUA como “dunking cookies”. Segundo a empresa Mondelez, 5.066 pessoas realizaram a ação ao mesmo tempo, em 32 países, no dia 30 de janeiro. No Brasil, 550 pessoas contribuíram para a quebra do recorde.
Dados retirados do site Euromonitor apontam que as ações de marketing da marca Mondelez estão em 4o lugar no Brasil com tendência a subir 7%. A Mondelez (marca mãe da Oreo) aborda o Humaning, oferecer o lanche certo na hora certa e feito da maneira certa, um marketing de propósito.
Volume de vendas de Oreo
Dados retirados do próprio site da Mondelez apontam que 34 bilhões de biscoitos da marca são vendidos por ano no mundo todo. A companhia estima já ter vendido 500 bilhões de unidades desde que a Oreo foi criada, em 1912. No Brasil, o biscoito é comercializado desde 2013.
Mesmo com a pandemia no ano de 2020, registraram uma alta de 7,2% em vendas nesse período, impulsionados pela performance, no Brasil a companhia obteve resultados 5% superiores ao ano de 2019. No ano de 2022 com a covid-19 controlada obteve um aumento ainda maior nas suas vendas.
Segundo a plataforma Euromonitor, os dados nos mostram que com a pandemia da Covid-19, o consumo de biscoitos aumentou e as opções mais vendidas são biscoitos simples e com cobertura de chocolate.
Os valores dos produtos subiram no mercado, porque subiu o preço do óleo de palma (que substitui a gordura trans) e do trigo (um ingrediente primordial para a produção de bolachas) que poderia até substituir pelo milho, mas as marcas não querem, porque os consumidores já estão acostumados com o sabor do trigo.
Consumidor
23
Para identificar e entender quem são os consumidores do biscoito Oreo, foram feitas pesquisas on-line e presenciais com moradores da cidade de São Paulo. A partir das pesquisas realizadas, foram identificados, como consumidores, crianças a partir de 8 anos e jovens de até 26 anos que consomem o produto em momentos de lazer, em casa, no trabalho ou até mesmo na faculdade. Já falando do fator decisão de compra, como dito anteriormente no macroambiente, os principais decisores de compra são mães e pais e jovens, que fazem suas compras de forma independente.
Público-alvo
Para a definição da segmentação e do público-alvo são necessários alguns critérios que são divididos em quatro naturezas distintas e são eles: geográficos (país, região, estado, cidade, tamanho da cidade, rural/urbana, residencial/comercial, densidade, clima); demográfica (idade, gênero, tamanho da família, ciclo de vida familiar, renda, condição socioeconômica, ocupação, escolaridade, geração, religião, raça, nacionalidade); psicográfica (estilo de vida, personalidade, valores, interesses, preocupações, busca agrupar indivíduos com culturas, hábitos de consumo e interesses comuns) e comportamental (status de usuário, intensidade do uso, status de lealdade, motivação).
O principal objetivo da estratégia de segmentação é o de aperfeiçoar os resultados dos esforços de marketing. De acordo com o trabalho realizado, o público-alvo que deseja se atingir com esse produto são: jovens universitários, de 18 a 26 anos, que estudam e trabalham, tem uma rotina agitada e procuram uma opção rápida e prática de lanches saborosos para comer nos intervalos e com embalagens pequenas que cabem na bolsa dos estudantes e trabalhadores.
Concorrência
24
Abrange todas as ofertas e os substitutos rivais, sejam eles reais ou potenciais, que um comprador possa levar em consideração. Em outras palavras, a concorrência é a competição entre dois ou mais negócios que disputam a mesma fatia de mercado. A análise da concorrência, portanto, diz respeito à observação do que esses competidores estão fazendo nos mais diversos aspectos do negócio para poder criar e melhorar suas próprias estratégias, de modo a se destacar.
Concorrentes diretos
Falando em relação aos concorrentes diretos, a Negresco, da marca Nestlé possui semelhanças muito fortes com o biscoito Oreo, desde a embalagem, até o sabor e a própria qualidade do produto. Além da Negresco, outros concorrentes diretos como: Passatempo, Trakinas, Nikitos, Bono, entre outras marcas de biscoitos recheados.
Preços praticados pelos concorrentes
Para analisarmos os preços, pregamos o principal concorrente que é o biscoito Negresco da marca Nestlé, por ter maiores semelhanças com a Oreo. De acordo com as pesquisas feitas pelo nosso grupo nos supermercados Extra e Pão de Açúcar feitas na cidade de São Paulo, a média dos preços do biscoito Negresco varia entre R$ 2,29 a R$ 3,99. Estando então com o preço quase compatível com a Oreo.
Diferença da Oreo para os seus concorrentes Baseados nas pesquisas feitas pelo grupo.
O biscoito Oreo divide a gôndola dos supermercados com seus concorrentes diretos, identificamos que a marca compete com os
25
outros produtos, em relação à embalagem, preço e qualidade. Com isso, o biscoito Oreo tem pouquíssimos pontos de diferenciação comparados aos seus concorrentes diretos.
Pontos positivos e negativos da Oreo
Baseados nas pesquisas realizadas pelo grupo.
Pontos Positivos
De acordo com as pesquisas realizadas com os consumidores do biscoito Oreo, foram analisados vários pontos positivos como a qualidade do biscoito sendo ele crocante e fininho, a embalagem que tem o tamanho ideal, é prático e rápido para levar na bolsa e consumir ao longo do dia. Por ser uma marca internacional é um ponto que os consumidores levam em consideração.
Pontos negativos
Os consumidores citaram que sentem falta de o biscoito ser mais recheado, por ser bem fininho ele acaba vindo menos recheio e isso desagrada os consumidores Outro fator muito importante citado pela maioria dos consumidores, é que eles queriam que o biscoito Oreo tivessem mais opções de sabores. Pelo preço do produto deveria vir mais quantidade de biscoitos.
Pontos positivos e negativos do concorrente
Negresco
Comparado ao biscoito Oreo e baseado nas pesquisas realizadas pelo grupo, podemos levantar alguns pontos positivos e negativos.
26
Pontos Positivos Pontos negativos
O pacote do biscoito Negresco vem em mais quantidade (140g) e pelo preço quase igual do biscoito Oreo (90g), então os consumidores costumam optar pelo produto que vem em mais quantidade e pelo preço parecido de um produto que vem menos. Outro ponto positivo que os clientes apontaram, é que a bolacha vem com bastante recheio, agradando assim muito os compradores.
Muitos clientes reclamam que o biscoito Negresco é muito enjoativo e outro problema relatado éque eles utilizammuito corantes, por isso eles têm essa cor bem forte e escura. Outro ponto negativo relatado pelos consumidores, é que o biscoito Negresco é muito duro na hora de morder, não tem a crocância igual o biscoito Oreo, deixando assim o produto com um aspecto de seco;
Principais campanhas do concorrente Negresco Coma chegada do biscoito Oreono Brasil,a principal concorrente e líder no mercado, Negresco, começou a investir pesado na sua imagem no mercado, mostrando que mesmo que uma nova marca esteja entrando ela já está aqui há muito tempo e é a preferida dos seus consumidores. A partir disso Oreo e Negresco declararam guerra, às rivais lançaram campanhas publicitárias e entraram na disputa pela preferência dos consumidores.
Em 2013 quando a Oreo foi lançada no Brasil, lançou em fevereiro o primeiro comercial para a TV. O vídeo divulga a notícia da chegada do produto no Brasil. Também no começo de fevereiro a Negresco, fabricada pela marca Nestlé, a fim de ocupar território oposto, lançou a campanha Desenrola que estimulaas atitudes quedescomplicamo dia
27
a dia dos brasileiros. Essa campanha destaca que o biscoito está há 25 anos no país, e pretende fortalecer sua conexão com o público. Segundo Ricardo Motta, gerente de marketing de biscoitos e panettones da Nestlé "Nossa intenção é gerar identificação do consumidor com a atitude e a mensagem que defendemos".
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Parcerias estratégicas
Oreo fez parceria com a marca BIS para fazer uma barra de chocolate com ambos os sabores, fez também uma parceria com a estreia do último filme do Batman onde o rosto do personagem foi estampado na bolacha e parceria com a Milka, marca de chocolate.
Venda anual
A Oreo é líder global na categoria de biscoitos recheados, com vendas de US $2 bilhões ao ano.
Concorrentes diretos
São eles: Keebler, Hydrox, Britannia Bourbon, Parle Hide & Seek, Newman-O’s, Famous Amos e Negresco (Brasil).
Distribuição
A Oreo chega a 500 mil postagens (clientes) por mês, temos 90 distribuidores e parceria com os maiores atacadistas e varejistas do país.
28
Funcionários
A companhia tem cerca de 13.000 colaboradores no país, distribuídos entre seis plantas nos estados de São Paulo, Paraná e Pernambuco. Em relação ao time de vendas são três diretores de vendas cada um deles como três gerentes gerais (GR): 1 atacado/ distribuidor, 1 Cash e 1KA, cada GR tem 3 GA (divididos por área) e cada GA tem em média 3 a 4 vendedores que não atendem exclusivamente Oreo, sempre atuam com todo portfólio de Mondelez. Já os setores da empresa Oreo são divididos em recursos humanos (RH), financeiro, produção, marketing, logística e vendas.
4 P’s do biscoito Oreo:
Produto
O biscoito Oreo produzido pela Mondelez (antiga Kraft Foods), dona e atual distribuidora da marca no Brasil, é feito com açúcar, farinha, óleo, xarope de milho e chocolate. Segundo informações retiradas do Euromonitor, a bolacha Oreo começou a ser vendida em 1912 pela empresa Nabisco, posteriormente comprada pela Mondelez e são as bolachas mais populares da América, desde então. Os primeiros biscoitos Oreo foram lançados com três sabores diferentes: limão, merengue e nata, mas a marca tornou- se conhecida no mercado pelo sabor chocolate e recheio de baunilha, nomeada original. A marca possui 30 sabores diferentes espalhados pelo mundo, como por exemplo, o sabor Pumpkin Spice (abóbora picante) e Watermelon (melancia), porém esses sabores não vieram para o lançamento da marca no Brasil. Atualmente, no país são vendidos somente três tipos de sabores: Original, Chocolate e Milkshake de morango. Distribuídos em supermercados e lojas de conveniência.
29
Preço
De acordo com o livro Kotler (2019), os preços costumam a ser definidos para atender à demanda ou para refletir o valor superior que os consumidores estão dispostos a pagar por determinado bem ou serviço. O preço nada mais é que a quantidade de dinheiro cobrada por um produto, que deve se adequar ao público-alvo da marca e trazer lucro para a empresa. Como já dissemos anteriormente, a bolacha Oreo pode ser encontrada em supermercados e lojas de conveniência, exposta em gôndolas. De acordo com as pesquisas realizadas nos supermercados Extra e Pão de Açúcar, feitas na cidade de São Paulo pelos integrantes do grupo presentes no trabalho, a média de preços varia entre R$ 3,49 a R$ 4,69 nos estabelecimentos pesquisados.
Praça
Conhecidos Também como Praça, a distribuição são meios que as empresas utilizam para realizar a entrega de seus produtos para os seus clientes, os pontos de vendas que são os canais através dos quais o produto chega ao cliente. No caso do biscoito Oreo, ele é encontrado em redes de supermercados como Pão de Açúcar, Carrefour, Extra, entre outros, na cidade de São Paulo-SP.
Promoção
Desde que a Oreo chegou no Brasil, eles têm optado por fazer campanhas nos meios digitais e ações de oportunidade. Temos como exemplo essa campanha lançada no ano de 2017 anunciando a chegada da Oreo no Brasil:
30
No segundo semestre de 2016, a Oreo lançou sua primeira campanha promocional “Biscoito x Recheio” no Brasil, fazendo uma brincadeira sobre a polêmica que chamou a atenção dos fãs da marca global. Afinal, qual é a parte favorita do Oreo: o biscoito ou o recheio? Com essa pergunta em mente, as marcas querem inspirar o consumidor a defender seu lado favorito e se envolver na ação, sorteando 100 reais, 200 reais, além de quatro prêmios de 50 mil reais ao final da promoção Yar's Prize. Além de filmes para televisão aberta e mídia digital, o plano de divulgação inclui merchandising em programas como Hora do Faro, Pânico na TV e Xuxa Meneghel, com a participação de influenciadores como Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Projota e Tiago Iorc, todos se posicionaram diante de uma disputa simbólica entre biscoitos e recheios.
Já no ano de 2022 (ano atual) a Oreo apresenta uma campanha em parceria com o castelo Rá-Tim-Bum, um programa de TV que marcou várias gerações de brasileiros. O biscoito Oreo vai promover mais momentos de conexão entre as gerações nessa nova campanha recheada de magia. A ação tem como objetivo resgatar a criança interior que vive dentro dos adultos e criar novos momentos em família, juntamente com o castelo Rá-Tim-Bum. Além dos vídeos veiculados na televisão, cinema, e principais redes sociais, a ação que leva o conceito “Se tem Oreo e família reunida, a magia acontece” para mostrar que a conexão entre pais e filhos é sempre mágica, também conta com a
31
participação dos atores em outras plataformas. Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EAkI4694iZ0&t=29s
REALIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT
Forças
- Qualidade;
- Marca de reconhecimento global; - Preço competitivo;
- Sabor agrada os consumidores; - Solidificação da marca no mercado; - Embalagem prática.
Fraquezas
- O biscoito é muito fino e com pouco recheio;
- Baixa visibilidade no PDV;
- Embalagem visualmente parecida com os concorrentes diretos;
- Poucas opções de sabores disponíveis no Brasil;
- O preço é caro em relação à quantidade de produto na embalagem; - Baixa exploração do P de promoção.
Oportunidades
- Versatilidade em receitas;
- Parcerias estratégicas com outras marcas;
- Investimento em mídias OOH;
- Embalagens mais ecológicas; - Embalagens maiores;
- Exploração de trends nas mídias sociais voltado para um público mais jovem;
- Recorrer a sabores mais saudáveis
- População atual brasileira é jovem
32
- Desenvolver uma linha de bolachas mais fitness;
- Aperfeiçoar todos os canais de comunicação com o cliente;
- Possibilidade de inovações.
Ameaças
- Muitos concorrentes e com pouca diferenciação;
- Nova lei que exige a rotulação de produtos com alto teor de gorduras e açúcares;
- Crescimento da obesidade infantil e medidas de restrições dela;
- Progressão de envelhecimento da população;
- Baixo engajamento nas redes sociais;
- Possibilidade de faltar ingredientes para a produção;
- Adequação do preço devido à inflação;
- Concorrentes indiretos atrapalham.
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
Segundo o Euromonitor, plataforma de banco de dados, o consumo de bolachas aumentou durante a pandemia, sendo tratado, inconscientemente, como uma fuga da realidade diante de um momento difícil em que o mundo se encontrava, porém, com o fim das restrições das medidas sanitárias contra a Covid-19, o consumo desse tipo de alimento diminuiu devido a uma procura maior por uma vida saudável e uma qualidade de vida melhor. Ainda com dados da plataforma, a tendência é que se produzam mais produtos com ingredientes mais saudáveis e de teor calórico menor, e também produtos em menor quantidade nas embalagens, para que, de certa forma, o consumidor consuma uma pequena quantidade de açúcares e gorduras quando for ingerir o alimento. Com isso, três fatores críticos de sucesso (FCS) que podemos considerar são: capacidade de inovação do produto (como por exemplo, uma linha mais fitness, embalagens
33
individuais e desenvolvimento de bolachas que buscam por valores nutricionais melhores) e ter conhecimento e prever tendências e mudanças no mercado.
Com a pauta da proteção do meio ambiente em alta, outros fatores críticos que se pode considerar é uma fabricação cada vez mais sustentável, ou seja, uma sustentabilidade industrial e práticas ambientais seguras e responsáveis.
Com a pandemia, o uso do e-commerce aumentou drasticamente, e mesmo com o fim das restrições contra a Covid-19 muitas pessoas ainda compram através de sites ou aplicativos, com isso, FCS que contribuem para esse cenário atual são: eficácia na logísticaenos canais dedistribuição doproduto eefetividadenas linhas de produção e serviços.
Um bom plano de comunicação, treinamento dos colaboradores para executarem suas funções da melhor forma e otimização de sites e aplicativos são determinantes para o progresso de uma empresa, ou seja, os FCS ligados a essas práticas importantes são: solidificação e reconhecimento no mercado, bom atendimento ao cliente, investimento em propaganda para manter ou alcançar públicos, bom relacionamento com stakeholders e fornecedores e por fim, bom desenvolvimento de campanhas promocionais.
INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO DE MARKETING
O sucesso hoje exige respostas positivas além de uma estratégia bem descontraída e relevante. “Na Oreo buscamos sempre essa estratégia maleável. As ideias precisam de um contexto pertinente se não elas nascem sem sentido algum”, comenta.
34
O marketing está baseado na estratégia intitulada “The Three Ps: planning, process and practice,” ou em português: planejamento, processo e prática.
Planejamento: quem está fazendo um bom trabalho em social coloca a marca em um patamar quase que humano, e para isso é necessário um planejamento estratégico inicial bem feito.
Autenticidade é a palavra-chave. E para transmitir um conteúdo relevante é preciso fornecer histórias verdadeiras. Se isso não for feito, os consumidores vão ignorar, ou pior, destruir a reputação da marca.
Processo: os anunciantes devem estar organizados para o trabalho com regras claras sobre os procedimentos, após as postagens. Isto significa flexibilidadepara realocarrecursos emtempo real.Ou seja, toda interação precisa ser pensada, e uma equipe treinada é fundamental para gerenciar as diversas situações que irão aparecer.
Prática: Como Mike Tyson disse uma vez: "Todo mundo tem um plano até levar um soco na boca". Coisas inesperadas vão acontecer na vida real. Quanto mais prática você tiver, melhor preparado você estará para lidar com eles. A capacidade da Oreo para reagir em tempo real durante o Super Bowl foi um resultado das lições que vieram de muitos anos de prática.
“Oreo, recheado de Maravilhas”: a ideia da marca de biscoito da Mondelēz é trabalhar o conceito de que, ao compartilharem o biscoito, as pessoas seabrem para experiências criativas edivertidas e vivenciam um mundo onde a imaginação faz a diferença.
35
ETAPA III: ANÁLISE ESTRATÉGICA DE MARKETING PARA O DIAGNÓSTICO
ANÁLISE MERCADOLÓGICA
A análise do mercado permite ainda conhecer de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e produtos se localizam, pela concorrência e pelo perfil do consumidor.
Ciclo de vida do produto
Segundo Kotler, o ciclo de vida é composto por 4 fases: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.
Introdução: um período de baixo crescimento das vendas e baixo lucro (em alguns casos, inexistente), uma vez que o produto ainda possui grandes despesas com investimentos em promoção, comunicação e distribuição; baixo conhecimento e aceitação pelos consumidores, capacidade produtiva limitada etc. Deixando-o com muitas fragilidades internas, frente às fortes ameaças externas.
Crescimento: neste período já se detecta o aumento no volume de vendas (lucratividade) e de uma maior aceitação pelo consumidor, em virtude muitas vezes da melhoria da qualidade do produto; da ampliação dos canais de distribuição; do preço mais competitivo; da nova abordagem da comunicação; etc. Dessa forma, o produto se
36
apresenta com potencialidade internas, sendo fortalecido pelas consideráveis oportunidades externas.
Maturidade: período de estabilidade e fortalecimento do produto e da marca, por já possuir aceitação do consumidor e alcançar considerável Market Share (participação de mercado), apresentando-o assim com potencialidades internas. Porém, em virtude da desaceleração no crescimento de vendas e da grande competitividade mercadológica, as ameaças externas o obrigam a desenvolver estratégias de reforço, para que tais ameaças não o levem mais rápido ao período de declínio.
Declínio: neste período percebe-se a diminuição drástica das vendas, a redução dos lucros e o aumento da concorrência, em virtude das fragilidades internas do produto, principalmente causadas pelas ferozes ameaças externas. Pedem-se estratégias de sobrevivência (reduzir gastos, diminuir os investimentos buscando lucro ao invés de participação, reestruturar as ações do mix de marketing etc.) para que o produto não seja eliminado do mercado.
De acordo com as pesquisas e as análises feitas pelo grupo, identificamos que o produto Oreo se encontra na fase de maturidade, pois já está estável no mercado e já possui uma aceitação pelo público, seus consumidores já sabem tudo sobre o biscoito. Outro ponto que
37
leva a Oreo a ficar na fase de maturidade é pelos seus concorrentes muito fortes, isso causa uma desaceleração no crescimento de vendas do biscoito e gera uma grande competitividade, como dito acima o volume de vendas depois da pandemia cresceu em 7,2% o volume de vendas, porém seus concorrentes são muito fortes no mercado atual e isso obrigada o produto Oreo a criar estratégias de reforços para que as ameaças dos concorrentes não o levem a declínio. Segundo o site Euromonitor, quando se trata de ações de marca, a Mondelez está em 4o lugar no Brasil e com tendência a subir 7% nesse ranking.
Matriz BCG
Sobre a matriz BCG, o Kotler afirma que existem 4 quadrantes que compõem a matriz BCG, e são eles: Estrela: Alto crescimento de mercado/Alta participação; Líder em mercado de alto crescimento; não produz necessariamente lucro; necessita de elevados investimentos para financiar seu rápido crescimento e repelir ataques das concorrentes.
Vaca Leiteira: Baixo crescimento/Alta participação; necessita de poucos investimentos para manter sua posição no mercado, pois o crescimento é baixo; Estabilidade mercadológica por estar no estágio de maturidade; usado para pagar as suas contas e sustentar outros produtos do grupo, que necessitam de investimento.
Ponto de Interrogação: alto crescimento de mercado/Baixa participação; exige alto volume de recursos para manter sua participação, e mais ainda para aumentá-la; deve ser analisada a possibilidade quanto a se tornar “estrela” ou ser descartado.
Abacaxi: baixo crescimento de mercado/baixo participação; gera baixos lucros ou até prejuízo; deve esperar uma retomada na taxa de crescimento ou tentar chegar mais perto da liderança.
38
De acordo com as pesquisas feitas pelo grupo sobre a Oreo, foi identificado que a marca está no quadrante Vaca Leiteira, pois o seu crescimento não é muito significativo, porém a sua participação no mercado ainda é muito forte, como dissemos acima a marca faturou US$ 3 bilhões de vendas do seu biscoito em 2019 com a ação de marketing “dunking cookies”, com isso os lucros gerados pela marca também são muito altos.
Em muitos lugares a marca Oreo não é líder de mercado, porém mesmo com o preço um pouco maior que o seu concorrente principal a Negresco e ainda possuir uma margem de lucro grande, a marca é conhecida até por pessoas que nunca consumiram o produto. Outro ponto importante de se destacar, é que a marca não investe muito na sua imagem, no Brasil principalmente, a comunicação é bem restrita às redes sociais. É bem raro vermos uma campanha da marca nas mídias externas ou na TV.
Um grande diferencial da Oreo em relação aos seus concorrentes é que a marca faz parcerias com grandes outras grandes marcas, como por exemplo: bis, Lacta, havaianas. Isso aumenta seu Market Share, pois faz com que pessoas que não consomem ou não conhecem a Oreo passem a ter mais interesse por conhecer a marca e consequentemente gerando mais vendas. E com isso, podemos concluir que a marca se encontra no quadrante Vaca Leiteira.
39
PESQUISAS DE MERCADO QUALITATIVA
A pesquisa que o grupo realizou tinha como hipóteses entender se o consumidor opta pelo preço ou qualidade do produto, se ele se sente mais estimulado a comprar pelo ponto de venda (PDV) ou ecommerce, se o marketing, “girar, lamber e mergulhar”, construído em volta da bolacha é considerado um diferencial atrativo e se o consumidor acha que a bolacha deveria ser mais saudável. Tinha como objetivo primário entender qual o perfil do consumidor após as restrições da pandemia do Corona Vírus e objetivo secundário, descobrir qual o fator que mais influencia a tomada de decisão de compra e os diferenciais competitivos e identificar os aspectos do produto que levam a maior satisfação do consumidor e os pontos que precisam ser melhorados no produto.
A pesquisa foi do tipo descritivo, através do método qualitativo, o instrumento de coleta foi a entrevista em profundidade e nela não é utilizado cálculo amostral, pois não usamos probabilidade para separar os respondentes.
Problema de pesquisa
Atualmente, após a liberação da circulação em função da pandemia da Covid-19, a pesquisa prevê identificar qual é o perfil do
40
consumidor da bolacha Oreo e quais fatores o levam a optar pela marca?
Conclusão
A partir do objetivo primário da pesquisa e diante dos dados extraídos do Euromonitor, conclui-se que a partir da pandemia de Covid-19 em 2020, o consumo de biscoitos/bolachas mudou. Durante o período de isolamento social, o consumo do alimento aumentou e com isso impactou diretamente nos preços dos produtos, fazendo com que suba ao final do ano de 2022.
Ainda dentro de dados extraídos da base de dados, sabe-se que as opções mais vendidas de biscoitos são os simples e com cobertura de chocolate e que os consumidores vêm dando prioridade às embalagens menores e individuais, pois são mais práticas e rápidas de serem consumidas.
Dentro das novas prioridades, um ponto de atenção é que as pessoas a partir da pandemia, começaram a se preocuparem mais com a saúde, assim, dando mais atenção à alimentação. Neste sentido, estes produtos tendem a encarecer no final de 2022, devido à grande procura por produtos mais saudáveis e ao aumento no preço do óleo de palma (que substitui a gordura trans) e do trigo (um ingrediente primordial para a produção de bolachas) que poderia até substituir pelo milho, mas as marcas não querem, porque os consumidores já estão acostumados com o sabor do trigo.
No paralelo, a partir de outubro de 2022, terá a necessidade de declarar excessos de ingredientes nocivos (gorduras, sódio e açúcar) nas embalagens e isso trará um impacto no consumo desses produtos.
A partir das respostas obtidas através de entrevistas com consumidores da marca Oreo e somando aos dados do Euromonitor, temos que: dentro das quatro entrevistadas, todas dão preferência ao sabor e qualidade ao comprar Oreo.
41
Olhando para o campo do marketing da marca, nenhuma considerou o “ritual” de “girar, lamber e mergulhar” como algo decisivo na compra e pela escolha da marca.
Três em quatro das entrevistadas, acham que no pacote de 90g de bolacha Oreo, levando o preço em consideração, deveria ter mais conteúdo no pacote.
Sobre a embalagem do produto, metade das entrevistadas acham que a marca deveria melhorá-la, para não danificar os biscoitos e a outra metade foi indiferente em relação à embalagem.
A marca Oreo tem em seu portfólio diversas opções de sabores, porém no Brasil estão disponíveis apenas três. Dentro dessa temática, três em quatro das entrevistadas, consideram que a marca deveria trazer novos sabores de recheio para o país. Considerando que todas as entrevistadas são estimuladas a comprarem Oreo no PDV.
Confrontando a marca Oreo e suas concorrentes, todas as entrevistadas consomem a marca, mas três tomam a decisão de compra pelo sabor e uma por lembrar época do Ensino Médio. Foi perguntado também o que pode ser melhorado nas bolachas Oreo, uma metade respondeu que poderiam aumentar a quantidade de recheio e a outra que o sabor poderia melhorar.
Fonte
Dados relacionados ao comportamento e tendências do consumidor tiveram como fonte secundária o relatório que foi oferecido pela plataforma Euromonitor e se encontra no link abaixo: https://www.portal.euromonitor.com/portal/?xv2RrV07gSeK%2bc2cF6 vhuxSQNzyh4fItIeMrioFIAxD6TeLhTzUekw%3d%3d
PESQUISA DE MERCADO QUANTITATIVA
A pesquisa que o grupo realizou tinha como hipóteses descobrir se o consumidor gostaria de uma versão mais fitness da bolacha, se ele
42
acredita que deveriam existir mais sabores e se gostaria de um sabor de doces típicos brasileiros e se ele opta pela qualidade do produto ou pela quantidade que vem em cada embalagem. Tinha como objetivo entender se os consumidores da bolacha Oreo gostariam de novos sabores ou versões do produto e objetivos secundários, identificar os sabores que os consumidores gostariam que fossem desenvolvidos, descobrir se uma versão fitness teria uma boa aceitação e identificar qual o fator que mais influencia a tomada de decisão de compra.
A pesquisa foi do tipo descritivo, através do método quantitativo, o instrumento de coleta foi o Formulário online (plataforma “Google Forms”), com coleta realizada nos dias 20 de outubro de 2022 até 01 de novembro de 2022. O cálculo amostral diz que a pesquisa com 334 respondentes com 95,5% de confiança e uma margem de erro de 5,47%.
Pesquisa de mercado
Será que os consumidores desejam outros sabores e versões de Oreo?
Tabulação
Das 432 pessoas que responderam “Qual seu sexo?”, 73,6% do público respondeu que são do sexo feminino.
43
Das 432 pessoas queresponderam “Quantos anos vocêtem?”,o público que prevalece é de 19-25 anos com 45,4%.
Das 432 pessoas que responderam “Você consome a bolacha Oreo?”, 77,3% do público respondeu que sim.
44
Das 334 respostas que tivemos do público que consome a Oreo, 72,2% responderam que consomem o produto 1 vez por mês.
Os consumidores apontam que o principal benefício que eles optam na hora de comprar a bolacha Oreo é o sabor com 76,6%, seguido pela qualidade do produto com 60,2%, preço 12,3%, quantidade que vem por embalagem 11,1% e por fim identificação com os princípios da marca 10,5%.
45
Dos consumidores que apontam se gostariam de uma versão fitness da bolacha, 63,8% responderam que sim.
Dos consumidores que apontam se gostariam que a Oreo desenvolvesse sabores de frutas típicas brasileiras, 56% responderam que não
46
Dos 334 consumidores que responderam o formulário, apontam se gostariam que desenvolvessem sabores de doces típicos brasileiros, 58,4% responderam que sim.
Dos 334 consumidores que responderam o formulário, apontam se eles acham que deveria existir mais sabores da bolacha, 69,8% responderam que sim.
47
Conclusão
De acordo com as pesquisas realizadas pelo nosso grupo, obtivemos várias informações a respeito da bolacha Oreo e podemos analisar a partir da nossa pergunta problema se o consumidor acha que deveria ter outros sabores da bolacha no Brasil.
Dentre os respondentes, 73,6% do público é feminino e dentre eles 45,4% têm a idade entre 19-25 anos, com isso o público que prevalece é jovem.
Das 432 pessoas que responderam 77,3% do público respondeu que consome a bolacha Oreo e desses consumidores 72,2% responderam que a frequência que eles consomem esse produto é 1 vez por mês.
Quando questionados sobre o principal benefício que eles optam na hora de comprar a bolacha Oreo, o “sabor” é o mais preferido, com 76,6% do total de respostas, em seguida, as opções “qualidade de produto” obteve um percentual de 60,2%, “preço” um percentual de 12,3%, “quantidade que vem por embalagem” 11,1%, por último e com menos votos, encontra-se “identificação com os princípios da marca”, com 10,5% do total.
Outro fator analisado na nossa pesquisa foi se os consumidores gostariam de uma versão fitness da bolacha e 63,8% dos nossos consumidores responderam que sim.
Dentre os entrevistados, 56% consideram que desenvolver uma bolacha com sabores de frutas típicas do Brasil não seria uma boa, considerando o resultado podemos analisar quecriaruma bolacha com estes sabores não seria tão vantajoso para a marca. Entretanto, quando perguntamos aos nossos consumidores se eles gostariam ver outros sabores da bolacha Oreo no Brasil, como, por exemplo, doces típicos brasileiros: paçoca, cocada, canjica, 58,4% dos nossos respondentes falaram que sim e por fim, 69,8% dos consumidores do produto acham que deveriam existir mais sabores da bolacha aqui no Brasil.
48
Dessa forma, com base nos resultados apresentados, podemos constatar que a maioria do público-alvo é jovem, com idade entre 19-25 anos e na hora de comprar a bolacha leva primeiro em consideração o sabor do produto, pensando nisso os consumidores acreditam que os sabores que temos atualmente não é o suficiente, eles querem ver diferenciações de sabores e gostos nunca vistos em uma bolacha.
49