Manuel Amado - Os cavalos

Page 13

A ARTE DE BEM PINTAR SEM SELA “Para um concurso, Apeles pintou um cavalo, e chamou para juízes não os homens mas os próprios cavalos. Tinha percebido que os rivais se preparavam para vencer o concurso graças à corrupção dos juízes e fez comparecer os cavalos, aos quais mostrou um a um os trabalhos concorrentes. Os cavalos relincharam só diante do cavalo pintado por Apeles, e continuaram a fazê‑lo depois, de tal modo que o quadro ficou como contraprova do poder da sua arte.” (Plinio, o Velho, Histórias Naturais, livro 35, cap.95)

A anedota supracitada por Plinio,o Velho, no século V, num dos capítulos das suas Historias Naturais dedicados às belas‑artes antigas, servia‑lhe para ilustrar as qualidades ilusionistas da pintura de Apeles, mítico génio da pintura grega, do qual não se conhece nenhum original. Nos séculos sucessivos, muitos pintores se ilustraram na representação de cavalos, por vezes com idênticos intentos realísticos, mas quase sempre associados ao cavaleiro para significarem a sua força. Lembremos os cavalos da batalha de Paolo Ucello, o Carlos V de Tiziano, o Filipe IV de Velasquez, o militar sobre um cavalo empinado de Géricault. Mas há também os cavalos domesticados das corridas de Degas e o pacatíssimo cavalo de D.José de Machado de Castro. No sec.XX o tema não cessou de interessar pintores e escultores e podem citar‑se os exemplos de Picasso, Franz Marc, Balla ou De Chirico, mas nestes os cavalos não emprestam força, antes sugerem inquietação, fragilidade, estatuária consumida pelo tempo. Perante todas estas imagens, os cavalos convocados por Apeles raro relinchariam, respondendo mais à tipologia do animal representado do que à qualidade da pintura, que abandonara a ambição realista, embora seja possível imaginar uma evolução do gosto até entre os equídeos. O certo é que perante os quadros de Manuel Amado manifestariam uma sua perplexidade, não sei por que forma, pois a verdade é que não se trata de cavalos de um qualquer picadeiro, mas de telas em que os animais

11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.