Produção e Consumo Sustentáveis

Page 16

Economia Verde: sustentabilidade e objetividade O TEMA AMBIENTAL DO ANO GIRA EM TORNO DA ECONOMIA VERDE. O QUE DE FATO SIGNIFICA ESSE TERMO? O PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente define Economia Verde como “ uma economia que resulta em melhoria do bem-­estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, signifi-­ cativamente, riscos ambientais e escassez ecológica”. De acordo com o PNUMA, uma transição para a Economia Verde não apenas reconhece e demonstra o valor do capital natural – como provedor de bem-­estar para a humanidade, como provedor de sustento para famí-­ lias carentes, e como fonte de empregos novos e decentes – mas também investe neste capital natural e o desenvolve para um progresso econômico sustentável. Neste sentido, uma Economia Verde gera empregos e melhora a igualda-­ de social, substitui os combustíveis fósseis por energias renováveis e tecno-­ logias de baixa emissão de carbono, oferece um estilo de vida urbana mais sustentável e uma mobilidade com baixa emissão de carbono. Diante do exposto, Economia Verde é uma forma de trazer sustentabili-­ dade para um patamar de objetividade que evidencia as vantagens eco-­ nômicas e sociais, buscando crescimento econômico, empregos e rendas, pesquisa e inovação tecnológica e qualidade ambiental.

“Economia Verde é uma forma de trazer sustentabilidade para um patamar de objetividade que evidencia as vanta-­ gens econômicas e sociais, buscando crescimento econômi-­ co, empregos e rendas, pesquisa e inovação tecnológica e qualidade ambiental.”

HÁ GANHOS DE IMAGEM POR INVESTIR NA GESTÃO AMBIENTAL? Sim. Percebe-­se que empresas que adotam práticas gerenciais adequadas de gestão ambiental conseguem obter melhoria da ima-­ gem da organização por parte de órgãos governamentais, consumi-­ dores, fornecedores, investidores e sociedade como um todo. O setor de marketing ou assessoria de im-­ prensa possui, também, papel pre-­ ponderante no sentido de difundir as ações e práticas adotadas pela empresa. OS CLIENTES PROCURAM POR PRODU-­ TOS DO BEM? Sim. Cada vez mais as pessoas procuram seguir um estilo de vida mais saudável e aderem aos chama-­ dos produtos do bem. São rotulados deste modo, produtos cultivados de forma orgânica, os integrais, natu-­ rais, além dos sustentáveis e intitula-­ dos ecologicamente corretos.

QUE DICAS VOCÊ DARIA PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO QUE SE REFERE A GANHOS DE MERCADOS SUSTENTÁVEIS? Há algumas ações que podem ser implantadas: um bom planejamen-­ to para melhoria do ambiente dos negócios e da qualidade de vida;; investir os ganhos em soluções de energia limpa;; em gestão, fator que impacta diretamente a produtivida-­ de dos negócios;; investimento em inclusão digital;; iniciativas de re-­ dução de poluição e de aumento da eficiência energética;; gerir os negócios, com eficiência, a partir da utilização do capital humano de forma adequada e manter normas e regulamentos adequados aos obje-­ tivos que se pretende alcançar.

“Empresas podem esta-­ belecer planos de ações de controle com o intuito de mitigar ou eliminar cus-­ tos, melhorando decisiva-­ mente a eficiência da uti-­ lização de recursos.”

COMO MEDIR RESULTADOS NA GESTÃO AMBIENTAL? Deve-­se estabelecer os indica-­ dores ambientais. Estes expressam informação útil e relevante sobre a atuação ambiental da empresa e sobre seus esforços pela influên-­ cia em tal atuação. São os cálculos específicos de um aspecto concre-­ to que possam ser utilizados para acompanhar e demonstrar o desem-­ penho. Os indicadores de meio ambien-­ te estão estreitamente associados aos métodos de produção e de consumo e refletem, frequentemen-­ te, intensidades de emissões ou de utilização dos recursos e suas ten-­ dências e evoluções dentro de um determinado período. Podem ser vir para evidenciar os progressos re-­ alizados, visando dissociar as ati-­ vidades econômicas das pressões ambientais correspondentes. Portanto, para que esses sejam calculados, Paiva (2003) diz que se faz necessário que a empresa divulgue algumas informações rela-­ tivas ao meio ambiente que ser virão como dados na geração de novas informações, que por sua vez trarão dados valiosos para decisões que envolvam a posição econômica da empresa em sua relação com o meio ambiente, afetando sua posição presente, mas, fundamentalmente, no futuro.

16


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.