ANO XXV NÚMERO 231 UNAÍ-MG JUNHO - 2023 / R$ 1,00
DOM BOSCO CELEBRA A INAUGURAÇÃO
DA NOVA SEDE DA PREFEITURA COM HOMENAGENS E CONQUISTAS
Na noite de 23 de junho, Dom Bosco foi palco de um evento histórico que marcou a inauguração das obras de reforma e ampliação da sede da nova prefeitura. O prédio recebeu o nome de Espaço Adão Antônio Pereira, em homenagem ao saudoso engenheiro civil que prestou relevantes serviços ao município.
VEJA MAIS PÁGINA 07
SANTO ANTÔNIO DO BOQUEIRÃO
275 ANOS: “NÃO DÁ PRA CONTAR... SÓ VINDO PRA VER”
BOQUEIRÃO 2023: CONCURSO DE ESTANDARTES DE SANTO ANTÔNIO ELEGE VENCEDORES
UNAIENSES JÁ PODEM GARANTIR DESCONTO NO IPTU!
VEJA MAIS PÁGINA 03
VEJA MAIS PÁGINA 04
Prefeito de Dom Bosco Nelson Salsicha
Prezado leitor/ anunciante Feita especialmente pra você, mais uma edição do Jornal Noroeste de Minas. Nesta edição mostramos o sucesso que foi a Romaria de Santo Antônio do Boqueirão, já na sua 274ª edição, tida como uma das maiores expressões do turismo religioso na região. Falamos também do sucesso que foi o 4º Concurso de Estandartes de Santo Antônio do Boqueirão,
uma realização da Sec. Mun. de Cultura e Turismo, Museu Municipal Maria Torres Gonçalves e Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Noticiamos também a inauguração da nova sede do poder executivo de Dom Bosco, um município que a cada dia mostra sinais de puro progresso tendo tudo para se tornar uma referência na região. Falamos com orgulho do
Destaques do Ano do Jornal Noroeste de Minas e da Minas em Revista que será realizado no dia 25 de gosto, com o tema Noite do Flash Back um tributo ao Bee Gees, a qual estamos dando nosso melhor para que seja mais um sucesso de público e de crítica.
Tudo isso é muito mais , preparado especialmente pra você.
Uma boa leitura todos
E de repente aparece um monstro na cidade
Unaí, não me canso de falar, é uma cidade que não para. Como todos podem ver, em toda rua, todo quarteirão, existe uma obra, uma construção, uma reforma e a cidade não para de crescer. É disparada a cidade com mais prédios do Noroeste de Minas e por isso se destaca e causa até mesmo inveja a outras.
Após a construção de dezenas de imóveis verticais, os prédios, nunca na história de Unaí, nenhum deles, do menor até os mais suntuosos que tem um apartamento por andar com direito a piscina privada na sacada, nunca tinham utilizado o guindaste que é conhecido como grua. Coube ao jovem empresário do ramo imobiliário, Murilo Brito, filho de Bordon Silvério, a trazer para a cidade a primeira máquina desse porte.
Milhares de pessoas que não conhecem grandes centros nunca tinham visto uma e nem sabiam de sua existência. Pois no novo condomínio ao lado da AABB no bairro Nova Divinéia foi instalada uma.
As gruas são dispositivos de transporte vertical de materiais e componentes em canteiros de obra. A grande vantagem de possuir um dispositivo assim é reduzir as perdas de mão de obra com tempos auxiliares de transporte, que não agregam valor ao produto final. A grua traz benefícios, mas exige boa gestão em seu uso, pois
JOÃO PANDEIRO um nome que entrou para a história de Unaí
João Pandeiro como é popularmente conhecido, nasceu em 14 de setembro de 1940 em Carmo do Paranaíba-MG. Lá, casou-se com Ana Lúcia de Melo em 16 de dezembro de 1967, com quem teve as filhas: Soraya, Claúdia e Karina de Melo
é um equipamento caro para aquisição, ou mesmo para aluguel, estando nas cifras das centenas de milhares de reais.
Dentro do canteiro, é importante posicionar a grua em local que possibilite máxima varredura de todos os pontos necessários ou, se não houver alternativa, avaliar o conjunto de gruas quanto ao alcance horizontal. Esse posicionamento não é algo flexível, já que existe a necessidade de afixar a grua e produzir uma fundação provisória que irá suportá-la durante o uso.
É importante conhecer a extensão de sua lança, já descontando a parte que fica no lado oposto ao eixo central e que sustenta o contrapeso.
Pois é. Unaí não para. Seja
na produção agrícola, pecuária, comércio, industrias e construção civil. A nova ferramenta já virou atração turística e muitas pessoas estão indo ver de perto o enorme guindaste. Se você não conhece, vá ver. Um grande abraço a todos.
ANUNCIE CONOSCO
Embora Carmense de Nascimento adotou Unaí como a sua terra natal e aqui juntamente com os seus irmãos em 1968 fundou a maior empresa de transportes de passageiros da região, primeiramente a Irmãos Furtados vindo depois a se chamar Santa Isabel, Transportes e Turismo limitada. Participou ativamente do crescimento da cidade através da empresa de ônibus. Hoje, uma empresa sólida de Transporte e Turismo. João Pandeiro sempre participou, colaborou ou realizou programas de incentivos sociais em prol da comunidade de Unaí. Sua empresa está sempre participando de campanhas de doação de agasalhos, natal sem fome, patrocinando atletas, fazendo doações em diversas entidades beneficentes e outras atividades sociais como a APAE-Unaí, sendo um de seus fundadores, prestando relevantes serviços. “Sêo” João foi um homem católico, devoto de Santa Izabel, trouxe para Unaí o encontro de casais e sempre foi colaborador da Sociedade São Vicente de Paulo, ele foi sócio fundador do Rotary Clube de Unaí que hoje juntamente com mais três clubes de Rotary, presta relevante serviços à comunidade Unaiense. João Pandeiro sempre foi um exemplo de homem trabalhador, honesto, perseverante, amigo, querido por todos que tiveram o prazer de conhecê-lo.
João sempre foi muito alegre e adorava dirigir, viajar, pescar e ver a família reunida. Gostava de futebol e torcia pelo Cruzeiro.
É com profundo pesar que o Jornal Noroeste de Minas, presta esta homenagem ao senhor João Batista de Melo. O eterno João pandeiro, nossos sinceros sentimentos a família enlutada e rogamos a Deus que receba a sua alma com misericórdia e que descanse em paz.
14/09/1940
05/06/2023
ENDEREÇO:
Rua Patos de MInas 282 Bairro
Jardim Unaí/MG
CEP: 38610-000
DIRETORA PRESIDENTE:
Sônia Aparecida Santos
DIRETORA GERAL
Altair R. de Sá
DIR. ADMINISTRATIVO
Leandro R. de Sá
ASSESSORES JURÍDICOS
Romualdo Neiva Gonzaga
Luiza Rosas
DIRETOR DE REDAÇÃO
Paulo Duarte
DIAGRAMAÇÃO
E ARTE FINAL:
Paulo Duarte
(38) 9 9833 1744
COMERCIAL / REPORTAGEM
Meiriane Fernanda dos Santos
REVISÃO
Equipe
Jornal Noroeste de Minas
TIRAGEM: 5.000 exemplares
PERIODICIDADE: Mensal
Rua Patos de Minas 282, Bairro Jardim - Unaí/MG
PÁGINA 2 Unaí - MG / JUNHO / 2023 - ed. 231 Noroeste de Minas O Porta Voz do nosso Progresso destaquesjnm@gmail.com / www.jnminas.com.br
do
wasmoreno@yahoo.com.br
Quem não é visto, não é lembrado Washington Moreno Da cor
Brasil
HOMENAGEM
SANTO ANTÔNIO DO BOQUEIRÃO
275 anos: “Não dá pra contar... só vindo pra ver”
O prefeito José Gomes Branquinho costuma expressar-se assim durante seus pronunciamentos sobre a bicentenária romaria, que ocorre no singular distrito de Santo Antônio do Boqueirão, distante 44 quilômetros do Centro de Unai. Singular, porque em dias comuns o distrito é habitado por pouco mais de 10 famílias. Durante a festa de romaria, no entanto, a ocupação pode ultrapassar 30 mil pessoas, vindas de variadas localidades: vizinhas (como cidades do DF e Goiás), ou nem tanto (como da Bahia ou São Paulo). E, claro, parte substancial de Unaí
“
A cada ano que passa, nós estamos tendo a oportunidade de melhorar ainda mais a festa. Todos os anos temos um acréscimo. Estamos sempre melhorando”, afirmou o prefeito Branquinho, ao reconhecer o trabalho conjunto que é feito (por prefeitura, igreja, associação de romeiros e parceiros como a Polícia Militar), para obter as melhorias almejadas.
Ele destacou a importância da fé das pessoas para fixar e manter o caráter religioso da romaria e assinalou questões paralelas que dão relevo à festa bicentenária: organização e manutenção da infraestrutura para receber os visitantes e romeiros, atividades culturais, celebrações religiosas e ainda a movimentação na sede da associação dos romeiros, nas barracas de comércio, no forró do Venerando ou onde se reúnem familiares e amigos.
Os encontros e reencontros entre amigos, colegas, conhecidos também são lembrados pelo prefeito: “O Boqueirão nos dá essa oportunidade de (re)encontrar pessoas, muitas delas que a gente não via há muitos anos”.
Mas, para garantir tudo isso, e muito mais, segundo ele, é necessário manter a estrada sempre molhada (para evitar a poeira e dar mais segurança às pessoas, carros-pipa da Prefeitura molham constantemente o acesso), disponibilizar água, coleta de lixo, limpeza, energia elétrica, banheiro e ruas asfaltadas.
COM E PARA OS ROMEIROS
“Tudo isso é feito com os romeiros, para os romeiros e visitantes, e com muito carinho”, afirmou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro, coordenadora-geral da organização da festa no âmbito da Prefeitura. “Estou muito agradecida e honrada em poder ajudar a fazer esta festa de romaria, que eu considero festa-raiz”.
Luciana também ressaltou algumas das manifestações culturais e cenas que resgatam e mantêm vivas as tradições da romaria: romeiros chegando em carros de bois, barcos, bicicletas ou a pé. Formam ainda o grande mosaico as fogueiras, cantorias e, mais recentemente, o concurso de estandartes de Santo Antônio.
DEZ DIAS NO BOQUEIRÃO
É o período no qual a família Papagaio permanece no distrito por ocasião da romaria. Diretor da Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão (Arsab) e representando a presidência no ato oficial, Carlos Papagaio elogiou o trabalho e a organização da Prefeitura para estruturar os acessos e o distrito para a festa.
“Como é bom ver o Boqueirão lotado”, comemorou Carlos Papagaio, ao lembrar que a romaria atingiu esse ponto de satisfação também como resultado do trabalho dos presidentes da Arsab, os passados (mencionou Edmundo, Adão Salgado, Argeu) e o atual (Dilson Barbosa) – que deram novos ares e novos rumos à associação. “É muito bom fazer parte dessa família”, arrematou.
BOQUEIRÃO É UM
MILAGRE
O frei Geraldo d’Abadia, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, disse estar feliz pelo espírito de “comunhão e unidade” mantido durante a romaria. Destacou o trabalho da Administração Municipal:
“mudou a cara da festa, da estrada, da organização”.
O frei chamou de milagre o fato de uma festa daquela dimensão ter um mínimo de ocorrências policiais. “Uma festa com 30 mil pessoas (numa noite) e poucas ocorrências. É a força da comunhão e da união da gente”, afirmou o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, divisão responsável pela parte religiosa da romaria.
A religiosidade ditou a tônica do pronunciamento da vereadora Dorinha Melgaço, representante da presidência da Câmara Municipal no ato:
“importante estarmos juntos nesse momento de brindar nossa religiosidade, as nossas crenças, a nossa fé. Construir a vida baseada na fé e no que acreditamos. Que no ano que vem estejamos aqui melhor do que neste ano”.
MAIOR PÚBLICO DE TODOS OS TEMPOS
Apesar da considerável ocupação (principalmente de romeiros acampados) e da grande movimentação no distrito (de comerciantes, de gente trabalhando, de visitantes, de curiosos e de “farristas”) , as ocorrências policiais foram consideradas
“poucas” pela Polícia Militar. As menções são do tenente
Renan, ao informar que no sábado (10/6) e na segunda-feira (12/6), o distrito do Boqueirão bateu recorde de público durante a festa de Santo Antônio: cerca de 30 mil pessoas por noite. “Mas, apesar disso (quantitativo considerável), a festa ocorreu de maneira tranquila”, contou o militar.
SOM AUTOMOTIVO
FOI PONTO “FORA DA CURVA”
Como nem tudo são flores, o ponto negativo (digno de menção pelo Frei Geraldo) foi o problema do som automotivo no distrito. O barulho aumentou muito, segundo o pároco. “Foi um desafio este ano, deu muito trabalho”, enfatizou.
Para que o problema não se repita (ou fique maior) no ano que vem, frei Geraldo propôs que as forças que fazem a festa se reúnam e discutam uma solução, de maneira pacífica, acolhedora. “O barulho aumentou demais. A gente não pode perder a direção da romaria. Vamos buscar soluções, mas acolhendo e conversando com a juventude, abraçando-a, com amor”, receitou Frei Geraldo. “É um desafio para o ano que vem”.
A BANDA MUNICIPAL FOI UM SHOW À PARTE
Abrilhantando o ato oficial, a Banda Municipal Lira Capim Branco, sob a batuta do maestro Elias Pires, deu o seu recado. Executou o Hino Nacional, o Hino de Unaí e mandou muito bem ao exibir músicas do cancioneiro regional. Uma atração à parte.
Além do show proporcionado pelos instrumentistas de sopro, de cordas e de percussão, a novidade foi a participação dos cantores do coral.
Noroeste de Minas O Porta Voz do nosso Progresso destaquesjnm/@gmail.com / www.jnminas.com.br PÁGINA 3 Unaí - MG / JUNHO / 2023 - ed. 231
Publicidade Institucional ARP 035/2022 – Prefeitura Municipal de Unaí
BOQUEIRÃO 2023:
CONCURSO DE ESTANDARTES DE SANTO ANTÔNIO ELEGE
VENCEDORES
Oevento (em 13 de junho, dia do santo) faz parte do calendário oficial das festividades da Romaria de Santo Antônio do Boqueirão, que este ano completou 275 anos, e já consta no Mapa do Turismo Brasileiro.
Uma comissão julgadora formada por indicados pela Prefeitura, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Câmara Municipal, Associação dos Romeiros (Arsab) e o voto popular (quinto voto) definiram os estandartes vencedores: primeiro mais votado foi o estandarte de Meiriane Fernandes; segundo colocado ficou com o trabalho de Rodolfo Coimbra; e o terceiro mais votado foi o estandarte de Roseni Soares.
A premiação dos vencedores corre por conta da paróquia. O 1º lugar recebe R$ 1.200,00, o 2º fica com R$ 700,00 e o terceiro, com R$ 400,00. À Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) – por meio do Museu Municipal – coube tratar da parte burocrática (como lançamento de edital público do concurso e recebimento de inscrições) e a organização geral do evento.
Dos 12 trabalhos inscritos em 2023, dez foram apresentados e ficaram expostos em área do “museuzinho”, ane-
xo do Museu Municipal que a Sectur instala no Boqueirão por ocasião da Festa de Santo Antônio. O concurso, nascido em 2018, é fruto de parceria entre a Prefeitura de Unaí e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e já foi integrado ao calendário oficial de eventos do município.
Além da comissão julgadora (4 integrantes), a população pode participar da escolha do melhor trabalho, por meio do voto popular (5º voto). Os estandartes ficam expostos à apreciação pública, e os visitantes são estimulados a dar seu voto. Uma urna é instalada no local no
dia 10 e fica até o meio-dia de 13 de junho, quando é aberta e somados os votos.
Neste ano, a Prefeitura indicou a gestora do Circuito Turístico Noroeste das Gerais, Lucinaia Diniz, como integrante da Comissão Julgadora do concurso. “Ela veio conhecer a festa. Visitou
os acampamentos, foi à igreja antiga, viu o local onde ficam os carreiros. Mostramos a ela também fotos dos variados eventos da romaria. Ela gostou muito, inclusive do museuzinho”, contou a secretária Luciana Navarro (Cultura e Turismo).
A Festa de Santo Antônio
do Boqueirão já foi introduzida no Mapa do Turismo Brasileiro e nas páginas da Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais. A interlocução é feita pelo Circuito Turístico Noroeste das Gerais.
AGRACIADOS OS COMENDADORES DE SANTO ANTÔNIO DO BOQUEIRÃO 2023
As comendas foram entregues em ato oficial realizado no distrito, na tarde dessa terça-feira, 13 de junho, dia do santo, a cinco personalidades que engrandeceram a romaria com seu trabalho e presteza. A honraria foi instituída pela Lei 2.325, de 30/08/2005, e regulamentada pelo Decreto 3.411, de 29/12/2006.
Os agraciados são indicados, anualmente, pela Prefeitura, Câmara Municipal, Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão (Arsab) e Paróquia Nossa Senhora da Conceição. São, no máximo, cinco indicações por ano, uma de natureza póstuma (conferida à família do homenageado).
Em 2023, os comendadores são Acir José Coimbra (indicação da Câmara), Marquelíseo Aparecido de Faria (indicado pela Prefeitura), Waldemar Gomes da Silva (Paróquia), Waldir Morais Andrade (Prefeitura) e Waldir Souza Ramos (“in memorian” – homenagem póstuma feita pela Arsab).
ACIR JOSÉ COIMBRA
Quando veio a primeira vez à romaria, contava seis meses dentro ainda do ventre materno. Chegou ao Boqueirão em carro de bois, veículo que transportava a família até o distrito. A tradição da família na romaria remonta ao bisavô de Acir José Coimbra. E vai passando de pai para filho. Já chegou na sexta geração de romeiros.
MARQUELÍSEO
APARECIDO DE FARIA
Sua relação com o Boqueirão é “antiga e forte”. Começou com a equipe de trabalho que reformou a sede da Arsab, onde ficou por alguns meses. Pronto. Criou laços com o Boqueirão e acendeu a crença em Santo Antônio, de quem se tornou devoto.Marquelíseo já foi responsável pelo estacionamento no distrito, ajudou na organização e, hoje, como secretário municipal de Serviços Rurais, é peça fundamental na manutenção da estrada de acesso ao Boqueirão.
WALDEMAR GOMES DA SILVA
Possui uma intensa vida paroquial. Tem a romaria como paixão. Espera com ansiedade o ano todo, para poder ajudar e participar da festa religiosa. Os primeiros contatos com o Boqueirão foram indiretos: por meio de romeiros que passavam pela fazenda Pico, onde morava, e servia de pouso. Sua casa era ponto de descanso dos romeiros. A primeira vez que veio ao Boqueirão foi de bicicleta.
WALDIR MOREIRA DE ANDRADE
Com serviços prestados no Boqueirão desde 1985, Waldir acentua a importância de sua mãe, dona Lia, para que ele mantivesse a tradição de frequentar a romaria. Dona Lia, que tinha devoção, fé e verdadeira paixão por Santo Antônio, frequentou a romaria até o último ano de sua vida e foi uma fundamental inspiração para Waldir.
trabalhou na distribuição
das barracas e, junto com os irmãos, organizava pequenos mutirões para manter o distrito bem cuidado. Apreciava a chegada dos carros de bois
e, sempre que podia, cavalgava ao encontro das comitivas, dando as boas-vindas da recepção. Ajudava na confecção das fogueiras e organizava a descida dos mastros.
PÁGINA 4 Noroeste de Minas O Porta Voz do nosso Progresso destaquesjnm@gmail.com / www.jnminas.com.br Unaí - MG / JUNHO / 2023 - ed. 231 Publicidade Institucional – ARP 035/2022 – Prefeitura Municipal de Unaí
WALDIR SOUZA RAMOS (IN MEMORIAN) Nascido e criado no Boqueirão, um apaixonado pela festa e romaria. Sempre ativo na organização do distrito,
UNAIENSES JÁ PODEM
GARANTIR DESCONTO NO IPTU!
Leia esta rápida entrevista que o Secretário de Fazenda e Planejamento JOSÉ GONÇALVES, concedeu à nossa reportagem, na segunda-feira, 19/6.
Como posso obter desconto no IPTU?
A pontualidade nos pagamentos garante desconto de 5% no exercício atual e nos exercícios futuros. O pagamento à vista também garante desconto de 5%. Quem tem árvore na porta de casa também ganha desconto no IPTU.
O IPTU teve aumento?
Houve apenas recomposição do IPCA, e possíveis alterações no valor podem ser resultado de atualizações no cadastro ou na planta de valores.
Qual é a vantagem do IPTU para a população de Unaí?
O IPTU ajuda a manter serviços públicos como saúde, educação e conservação de vias públicas.
Como posso pagar o IPTU?
É possível pagar através do QR Code, código de barras, celular ou imprimir
a guia para pagamento em instituições bancárias ou lotéricas. Acesse www.prefeituraunai.mg.gov.br – guia
IPTU
Qual é a data de vencimento do IPTU? A data de vencimento é sempre no início da segunda quinzena dos meses de julho até novembro.
Como é feita a avaliação dos imóveis para o cálculo do IPTU?
Os imóveis são avaliados abaixo do valor de mercado, e há uma faixa de valores por região e tipo de imóvel.
Qual é a diferença entre o IPTU de imóveis residenciais e comerciais?
O IPTU de imóveis residenciais é 0, 6% do valor calculado pelo tamanho da área do imóvel, enquanto o IPTU de imóveis comerciais é 1, 2% do valor.
Alguma consideração final?
É importante que o contribuinte fique atento aos valores detalhados na guia de IPTU e procure o departamento de receitas tributárias em caso de dúvidas ou alterações significativas no valor.
MAIS UM TRECHO DA DUPLICAÇÃO
As obras prosseguem com grande impulso apesar dos inúmeros desafios enfrentados. A equipe encarregada tem se dedicado incansavelmente à sua realização. É com grande satisfação que compartilhamos a conclusão de mais um trecho do projeto de duplicação da rodovia MG 188. Essa conquista traz consigo não apenas aprimoramentos em termos de segurança e conforto, mas também outros benefícios significativos.
ASSINADA ORDEM DE SERVIÇO PARA ILUMINAÇÃO DA TRAVESSIA URBANA DA BR-251
Os postes de concreto de 16 metros (cerca de 2,5 metros dentro do solo), com luminária fechada e lâmpadas LED de 265 watss, serão instalados ao longo do trecho urbano da BR-251, entre o córrego Areia (próximo a Coagril, saída para Brasília) e a porção final do setor de chácaras (saída Paracatu).
Os trechos duplicados da via receberão iluminação central, com poste no centro e luminárias dos dois lados da pista. Em trechos não duplicados, os postes estarão na lateral da via. Aproximadamente 50 metros vão separar um poste do outro. Toda a rede será subterrânea, sem fios suspensos.
A empresa responsável pela execução é a Método Projetos e Construções Elétricas, de Araxá, selecionada em processo licitatório.
O investimento municipal está previsto em R$ 6,35 milhões. Serão R$ 3 milhões provenientes de convênio de financiamento assinado com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o restante oriundo dos cofres do município.
A empresa executora está há algum tempo no mercado, é cadastrada na Cemig, faz trabalhos em toda Minas Gerais e já realizou serviços para a Prefeitura de Unaí, entre os quais executou extensão de rede em pontos da cidade, nos bairros Cidade Nova, Industrial, Mamoeiro, Santa Clara e na Serra do Taquaril.
Na quarta-feira, 14/6 está sendo realizada a etapa de concretagem da terceira ponte sobre o córrego Santa Rita , um passo fundamental para a conclusão dessa obra tão aguardada.
Acompanhe o progresso dessa obra e fique por dentro das próximas etapas através das nossas redes sociais e canais de comunicação oficial da prefeitura.
Estamos empenhados em manter a transparência e compartilhar as informações sobre essa importante realização para a nossa comunidade.
Em breve, a terceira ponte sobre o córrego Santa Rita será uma realidade, trazendo benefícios e melhorias significativas para todos.
Noroeste de Minas O Porta Voz do nosso Progresso destaquesjnm/@gmail.com / www.jnminas.com.br PÁGINA 5 Unaí - MG / JUNHO / 2023 - ed. 231
MAIS UMA ETAPA! Publicidade Institucional – ARP 035/2022 – Prefeitura Municipal de Unaí
Ouse, arrisque, não desista jamais e saiba valorizar quem te ama, esses sim merecem seu respeito. Quanto ao resto, bom, ninguém nunca precisou de restos para ser feliz.
Clarice Lispector
As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.
Epicuro
O ignorante afirma, o sábio dúvida, o sensato reflete.
Aristóteles
Escondidinho de frango
INGREDIENTES
500 g de peito de frango desfiado temperado a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
ou margarina
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
6 tomates picados
1/2 pimentão picado
1 lata de milho verde
2 colheres (sopa) de coentro picado
1 lata de creme de leite
800 ml de leite
1 kg de batata cozida
Queijo mussarela a gosto Molho de tomate
MODO DE PREPARO
PASSO A PASSO:
1- Descasque e cozinhe as batatas e faça um purê:
2- Acrescente a colher de manteiga ou margarina, o creme de leite, o leite e misture no fogo até engrossar. Reserve:
3- Refogue a cebola e o frango no azeite, acrescente o tomate, as azeitonas, o coentro, o pimentão,o milho verde, e o molho de tomate mexendo até engrossar:
4- Em um refratário untado de manteiga (se preferir) co-
loca todo o frango, por cima todo o purê e por último o queijo mussarela, leva ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos ou até que o queijo derreta:
Bevap, Bioenergética Vale do Paracatu, empresa no segmento sucroalcooleiro com produção de Cana de Açúcar, Etanol, Energia Elétrica e Açúcar, localizada no município de João Pinheiro e próxima a 20 km de Brasilândia de Minas, preocupada com a inclusão social, esta recrutando pessoas com deficiências.
Os interessados deverão enviar currículo para o e-mail: vagas@bevap.com.br aos cuidados de Lara.
A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.
Friedrich Nietzsche
Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o amor toma conta dele.
Platão
Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama. Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem
de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer.
Bob Marley
Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa.
Sócrates
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.
William Shakespeare
SAGITÁRIO
este é um mOmentO clássicO daqueles em que se pOde apregOar que é cOnversandO que as pessOas se entendem. vOcê sabe, pOr experiência, que nem sempre é assim, mas acOntece que essa perspectiva está aberta agOra.
Os sentimentOs sãO ambíguOs e nãO pOderia ser diferente, já que O cenáriO pelO qual sua alma transita é cOmplexO e intrincadO pOrém, nãO tire cOnclusões negativas dissO é algO que precisa ser vividO apenas.
a ajuda nem sempre chega de uma fOrma clara e evidente, pOr vezes ela vem mascarada de cOntratempOs e de críticas que magOam. é hOra de perceber que a experiência de vida é cOmplexa e cheia de vieses. é assim.
prOcure aumentar hOje a dOse de atrevimentO cOm que nOrmalmente se relaciOna cOm a experiência de vida, pOrque tudO que de melhOr este dia pOderia lhe Oferecer depende desse tipO de atitude para se manifestar.
evite perder tempO cOm a tentativa de prOvar alguma cOisa a certas pessOas, que parecem nãO cOnfiar em sua atividade. siga em frente e ignOre, pOrque a indiferença pOupará vOcê de estresse e será um ataque eficiente.
cOlOque em prática tudO que vOcê anda pensandO nOs últimOs tempOs a respeitO de cOmO pOderia dar um impulsO pOsitivO aO prOgressO e usufruir de mais recursOs. saia da teOria O mais rapidamente pOssível, pratique. tOmar iniciativas é cOm sua alma mesmO hOje é um dia cheiO de iniciativas, pOr issO prOcure seguir O planejamentO e se ater a tudO aquilO que, cOmprOvadamente, tende a trazer resultadOs benéficOs para tOdOs. apesar dOs pesares e de tudO que de cOmplicadO anda acOntecendO pOr aí, vOcê precisa declarar a si que transita pOr um ciclO interessante e pOsitivO essa é a mais fiel expressãO da realidade atual de seu signO é assim.
O mOvimentO sOcial se intensifica e vOcê pOderá tirar bOns frutOs desse, pOrém, há de se ter em cOnta que as pessOas vêm tOdas misturadas e será necessáriO usar O discernimentO para distinguir aliadOs e adversáriOs.
as bOas ideias fluem através de sua alma cOmO uma cOrrente que nãO se sabe de Onde vem nem aOnde vai, mas se vOcê quiser que issO seja algO mais dO que um passatempO, terá de pescar algumas e as fOrçar na prática.
em muitOs mOmentOs vai parecer a vOcê que tudO que acOntece é pOucO, que sua alma deveria transitar pOr cenáriOs muitO maiOres e melhOres dOs atuais. pOde ser que sim, mas nãO chegará lá desprezandO O que acOntece. a paciência nãO é inesgOtável, pOrém, é pOssível a afirmar sObre a vOntade de realizar algumas cOisas. pOr issO, cOnsidere a paciência um sacrifíciO necessáriO, tendO em vista tudO que vOcê quer realizar.
PÁGINA 6 Unaí - MG / JUNHO / 2023 - ed. 231 Noroeste de Minas O Porta Voz do nosso Progresso destaquesjnm@gmail.com / www.jnminas.com.br
21/03 a 20/04 21/04 a 20/05 21/05 a 20/06 23/06 a 22/08 23/08 a 22/09 23/09 a 22/10 23/10 a 22/11 22/12 a 20/01 23/11 a 21/12 21/06 a 21/07 ÁRIES TOURO GEMÊOS CÂNCER LEÃO VIRGEM LIBRA ESCORPIÃO
Fonte: www.facebook.com/astroquiroga/
CAPRICÓRNIO
21/01 a 19/02 20/02 a 20/03 AQUÁRIOS PEIXES ANUNCIE CONOSCO Quem não é visto, não é lembrado Publicação de matérias, artigos, editais,
de licença, aviso de licitação, abandono de emprego e etc... 9 8802 8848 9 9833 1744
requerimentos
MOTO SOM, TRIO ELÉTRICO E LOCUTOR (38) 9 9909 2602
DOM BOSCO CELEBRA A INAUGURAÇÃO
DA NOVA SEDE DA PREFEITURA COM HOMENAGENS E CONQUISTAS
Na noite de 23 de junho, Dom Bosco foi palco de um evento histórico que marcou a inauguração das obras de reforma e ampliação da sede da nova prefeitura. O prédio recebeu o nome de Espaço Adão Antônio Pereira, em homenagem ao saudoso engenheiro civil que prestou relevantes serviços ao município.
Acerimônia contou com a presença de diversas autoridades e convidados. Dom Bosco foi o palco do encontro de muitas personalidades da região. Entre os presentes estavam representantes do município de Buritis e Paracatu, os prefeitos de Bonfinópolis Manoel Lima e Gê de Natalândia, o secretário executivo da AMNOR Vânio Ferreira, o assessor do ministro das Minas e Energia, Carlos Eduardo Pereira Furtado, o deputado estadual Bosco, o presidente do Sicoob Credipinho, Claudio Antônio de Souza, o Diretor da Regional de Saúde de Unaí, José Juliano, familiares do homenageado da noite Adão Antônio Pereira, líderes religiosos, além de vereadores e lideranças políticas como Betinho de Brasilândia, entre outros que se deslocaram de outras cidades para prestigiar esse importante momento.
O prefeito Nelson Salsicha, anfitrião da noite, vem deixando registrado suas ações na história do seu município. O mandatário tem se destacado por sua excelente gestão a frente do município de Dom Bosco. Durante seu discurso, ele fez um balanço dos últimos 902 dias de governo, destacando importantes feitos alcançados nesse período.
Durante o discurso o prefeito recordou a situação caótica em que encontrou o município de Dom Bosco, nos primeiros dias de governo o que encontrou foi uma estrutura administrativa precária com muitos problemas com ausência de prestação de contas e recursos bloqueados. Por meio de muito trabalho e dedicação, o prefeito Nelson Salsicha tem conseguido reerguer Dom Bosco em todas as áreas da administração.
Durante sua fala o deputado Bosco fez um anúncio que trouxe ainda mais entusiasmo à cerimônia, o deputado revelou a destinação de mais 1 milhão de reais para a pavimentação de ruas, isso vai dar continuidade às obras iniciadas desde o primeiro mês de governo.
Ao final do evento inaugural, o público teve a oportunidade de conhecer o novo prédio da prefeitura de Dom Bosco. O local foi completamente reformado, apresentando uma estrutura moderna com novo mobiliário, um espaço moderno com acessibilidade proporcionando mais conforto para toda a população.
Conheça a história de Adão Antônio Pereira
Adão Antônio Pereira nasceu em 1953, na cidade de Morada Nova, MG. Em 1964, juntamente com seus pais, Divino Pereira da Silva e Alminda Alves da Silva, e sua irmã Maria Zilda, mudaram-se para Forquilha do Espinho. Sua mãe, Alminda, sempre preocupada com a educação dos filhos e sonhando com o título de “Dr. Adão” para seu filho, fundou a primeira escola rural da região em sua própria propriedade. No entanto, como Adão já estava em uma série mais avançada, aos 11 anos, ele foi estudar na Brasilândia de Minas, retornando nos finais de semana para ajudar seus pais nas atividades da fazenda.
Mais tarde, Adão mudou-se para Belo Horizonte para trabalhar e concluir o ensino médio. Em 1974, foi aprovado no vestibular de Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Após se formar, ele estabeleceu-se na cidade de João Pinheiro, onde sua irmã já residia, e iniciou sua carreira como engenheiro civil.
Lá, ele se casou com Cláudia Nílvia Cézar Campos e teve as filhas Isabella e Luísa.
Ficando viúvo casou-se com Márcia Valinhas Pereira e teve os filhos João Pedro, Luís Antônio e Maria Clara. Apesar de sua vida na cidade, Adão nunca deixou de demonstrar seu amor por Dom Bosco, onde foi acolhido como filho e fez grandes amigos. Ele executou com excelência a maioria das obras de edificações públicas no município, realizando o sonho de sua mãe, que infelizmente já havia falecido, de ver seu filho Dr. Adão trabalhando em sua amada cidade.
Adão começou sua carreira na cidade com a construção da escola Dalva Maria de Abreu, seguida pela construção de 21 moradias populares, sendo 15 em Dom Bosco e 6 em Santo Antônio. Ele participou ativamente da construção da Unidade Básica de Saúde Euzébio de Siqueira, entregando uma obra com sucesso. Além disso, ele foi responsável pela construção da estação de tratamento de água
do município, elaborou e executou a obra do primeiro andar da prefeitura municipal de Dom Bosco, projetou e comandou o projeto de execução de obra do lago Belarmino, a orla e a quadra do anexo ao lado, fez o cercamento com alambrado do Estádio Municipal Nazilão, sob sua orientação foi realizada obras de melhorias da ponte do Gado Bravo. Ele também executou o projeto da Unidade Básica de Saúde Ronivon José Cândido da Fonseca, e também foi responsável pela execução da obra de reforma da Escola Estadual Dom Bosco. Seu pai, Sr. Divino, como é conhecido nas redondezas, ainda reside em Dom Bosco. Ele contribuiu ativamente para o crescimento da cidade e teve mais filhos, Marcos, Katiana e Fernanda, além de muitos netos. Prestes a completar 98 anos ele tem o orgulho de receber está honrada homenagem à memória de seu filho Adão, que faleceu em 2016 em decorrência da gripe H1N1.
Noroeste de Minas O Porta Voz do nosso Progresso destaquesjnm/@gmail.com / www.jnminas.com.br PÁGINA 7 Unaí - MG / JUNHO / 2023 - ed. 231
Engenheiro Civil Adão Antonio Pereira, faleceu em 2016, em sua homenagem à prefeitura recebeu o seu nome.
Casou com Cláudia Nílvia Cézar Campos e teve as filhas Isabella e Luísa.
Ficando viúvo casou-se com Márcia Valinhas Pereira e teve os filhos João Pedro, Luís Antônio e Maria Clara.
Noroeste de Minas O Porta Voz do nosso Progresso destaquesjnm/@gmail.com / www.jnminas.com.br PÁGINA 8 Unaí - MG / JUNHO / 2023 - ed. 231