Newsletter especial 2017

Page 1

Newsletter

Especial Ano 1 / Nº 4

Mensagem dos editores Estamos lançando a quarta edição da Newsletter do Centro de Economia e Estatística Aplicada – CEEA. Nessa edição, especial, apresentamos uma pequena e objetiva análise e previsão da economia brasileira, para o ano de 2017. São consideradas uma serie de previsões e opiniões de vários e importantes economistas, entidades e órgãos de comunicação. A Newsletter tem periodicidade mensal, e contempla análises da conjuntura econômica internacional e nacional, considerando os principais indicadores econômicos, de mercado e cotações, estatísticas, projeções. O Centro não é a fonte primária das informações disponibilizadas nesta Newsletter. O CEEA apenas consolida e organiza as informações econômicas a partir de informações e dados de conhecimento público, cujas fontes primárias são órgãos, agentes, e instituições autônomas, públicas ou privadas e veículos de comunicação.

Expediente Newsletter do Centro de economia e estatística aplicada - CEEA Produção - Equipe de pesquisa de preços Equipe Coordenador e editor - José Henrique S. Jr Colaboração – Ana Paula Venturini Bolsista – Maria Eduarda Contatos: www.centrodeeconomiaeestatistica.com centrodeeconomiaeestatistica@fumec.br

Apresentação Nessa edição, a Newsletter faz uma projeção para a economia brasileira em 2017. São consideradas uma serie de previsões e opiniões de vários e importantes economistas, entidades e órgãos de comunicação. Nessa ]ultima semana, o Banco Central do Brasil (BC) divulgou a quinquagésima segunda edição de 2016 do Boletim Focus, relatório de mercado publicado semanalmente com as previsões de cerca de 100 (cem) analistas financeiros sobre diversos indicadores da economia brasileira. A pesquisa do Banco Central foi realizada entre os dias 26 e 30 de Dezembro de 2016. De acordo com o Boletim Focus, os principais economistas em atuação no país pioraram suas projeções para 2016 sobre o Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI). Por outro lado, demonstraram-se um pouco mais otimistas quanto a Produção Industrial, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-FIPE) e o Investimento Direto no País. Para o jornal O Globo o Brasil atravessou o ano de 2016 com sua economia em uma severa recessão. Ainda há incertezas quanto à recuperação em 2017. Segundo a maior parte dos analistas e especialistas ouvidos pelo jornal, a retomada do crescimento da economia brasileira ainda não aconteceu; o país continua em recessão. Os dados disponíveis mostram que a queda da atividade econômica continua ao contrário do que o esperado anteriormente. Para Itaú BBA, a produção industrial (importante termômetro) teve ligeira alta em novembro (0,2%), abaixo da esperada. No curto prazo, a produção industrial segue decepcionando. Para os próximos meses, espera-se que o ajuste cíclico nos estoques continue, uma vez que a demanda segue acima da produção. Juntamente com a continuidade da flexibilização da política monetária, esse quadro indica um cenário de crescimento na indústria à frente. Já a revista Exame considera que 2017 será decisivo para o país, que teve reformas como a PEC do Teto aprovadas e agora encaminha outras questões. As últimas semanas foram movimentadas, com anúncio de pacotes e projetos de lei pelo governo.

1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Newsletter especial 2017 by jhsj - Issuu