2 minute read

Antigo Posto de Turismo

PATRIMÓNIO

Varanda para a cidade

Advertisement

Localizado na interseção entre as ruas 25 de abril, Lima Leitão e Afonso de Almeida, o edifício do antigo posto de turismo de Lagos é um dos mais icónicos da cidade, sobretudo pela sua localização única e privilegiada numa das zonas mais movimentadas da cidade.

Construído no início dos anos 40, tem um estilo designado de «Português Suave», sendo uma variante nacional do estilo modernista de teor neo-tradicionalista, muito típico do Estado Novo, sendo um dos exemplos mais visíveis deste estilo, a par com outros dois bem conhecidos dos lacobrigenses: o Tribunal de Lagos e o Cinema (Lagoshopping).

Na década de 60, o imóvel era utilizado como posto de turismo, sendo que o primeiro piso estava reservado para a biblioteca, num investimento municipal da época que contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Até ao final do século XX foi sempre utilizado como Posto de Turismo, sendo posteriormente o local escolhido como Posto de Informação Municipal e do Exército, além de, mais recentemente, ali funcionar a Fototeca Municipal.

Paralelamente, os artesãos de Lagos utilizavam este espaço para venda dos seus produtos, em mais uma demonstração das potencialidades comerciais do imóvel, tendo em conta a sua localização. •

This article is from: