
2 minute read
Celebrar os verdadeiros «heróis do mar»
Anualmente, celebra-se a 31 de maio o Dia Nacional do Pescador, data instituída pelo Conselho de Ministros em 1998 com o objetivo de «reconhecer a inequívoca importância do papel desempenhado pelos pescadores portugueses e o contributo decisivo que eles sabem dar para a evolução do nosso país».
Numa cidade como Lagos em que em vez de sangue mais parece correr nas veias das suas gentes a água salgada, esta data há muito que entrou no imaginário do nosso povo que vê esta festa como um marco de justiça.
Advertisement

Desde sempre que a Junta de Freguesia, em conjugação com as paróquias de Lagos e o Município, apoia a realização desta festa popular e, em 2023, não foi exceção.
O programa contemplou a realização de uma pequena celebração litúrgica em honra de todos os que fazem do mar a sua casa, assim como a bênção dos barcos e um passeio, que toda a população pode participar, até à Ponta da Piedade.
Com as embarcações enfeitadas a preceito, foram muitos os que aproveitaram o sol quente deste final de maio para se juntarem a quem faz da pesca um modo de vida. Muitos outros associaram-se aos festejos, acenando alegremente do passeio da Avenida dos Descobrimentos.

Para o fim, ou não estivéssemos em Portugal, ficou a festa e a gastronomia. Em pleno Bairro 25 de abril, numa das zonas da nossa freguesia com mais tradição da pesca, foram largas centenas as pessoas que se associaram às festividades abrilhantadas pela presença de Humberto Silva em palco. •
