2 minute read

Bom liberal e liberal bom

António Barbosa de Viana nasceu em 1792, em Monserrate, uma pequena aldeia do concelho de Viana do Castelo, sendo filho de Francisco José Barbosa e de Maria do Resgate Coelho Barbosa Lobo.

Ainda muito jovem, num bom exemplo da sua intrépida perseverança e espírito de sacrifício, partiu para Lagos onde criou uma empresa de grande sucesso. Segundo rezam as crónicas, era conhecido pela seriedade que colocava em tudo o que fazia, sobretudo nas transações, e por toda a tenacidade com que geria os negócios.

Advertisement

Em 1825, casou com Maria Santana Costa Franco mas, ainda antes disso, assumiu-se como um defensor acérrimo do liberalismo, tendo-se envolvido na revolução liberal de 1820. Foi ainda parte ativa na Guerra Civil Portuguesa, entre 1828 e em 1833, e na Revolução de 1846. Durante a Guerra Civil, foi recrutado pelo governador do Algarve para manter a ordem nas ruas de Lagos, contra agitadores Miguelistas. Devido aos seus

Sendo um bom liberal, foi acima de tudo um liberal bom. Visitava os bairros mais pobres da cidade, dando sempre uma palavra de apoio a quem mais precisava e pagando do seu bolso muitos dos medicamentos que escasseavam para os menos abonados, tendo sido particularmente importante durante uma epidemia de cólera que assolou a cidade.

António Barbosa de Viana, que viveu grande parte da sua vida numa casa no centro histórico de Lagos, faleceu a 9 de abril de 1873, sem deixar descendência, quando contava com 80 anos de idade. Lagos haveria mais tarde de o homenagear, dando o seu nome à rua onde se situava a casa onde sempre viveu. •

This article is from: