
2 minute read
Todos os caminhos vão dar a Lagos
Para os amantes do ciclismo da nossa região, os primeiros meses do ano foram marcantes. No dia 15 de fevereiro, Lagos acolheu uma vez mais a conclusão da primeira etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta, num megaevento desportivo que levou milhares de lacobrigenses à Avenida dos Descobrimentos.
De resto, a «Algarvia» continua a mostrar o porquê de ser a melhor prova velocipédica disputada em território nacional, uma vez que os grandes nomes do ciclismo mundial continuam a marcar presença, entre eles os dois portugueses que mais prestígio têm granjeado além-fronteiras: João Almeida e Rui Costa. Este ano, a vitória coube ao colombiano Daniel Felipe Martinez, sendo que em Lagos o mais forte foi o norueguês Alexander Kristoff.
Advertisement

Mas nem só de ciclismo de estrada se fez este ano de 2023, uma vez que, de 14 a 16 de abril, o Grupo Popular das Portelas e a Associação de Amigos de Almádena, com o apoio da Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, levaram a cabo a primeira edição do Lagos Bike Aventura, uma prova de BTT que promete marcar o calendário velocipédico nacional.
Ao longo de três dias, mais de uma centena de praticantes desta modalidade tiveram oportunidade de mostrar toda a sua força e destreza num percurso que os levou ao Algarve mais profundo, passando pela serra, pelo barrocal e terminando junto ao mar. •