2 minute read

50 anos de um monumento muito à frente no tempo

Em 2023 assinala-se o cinquentenário da inauguração da estátua de D. Sebastião na praça Gil Eanes. Meio século depois, a obra de João Cutileiro continua o mais contemporânea possível.

O regime do Estado Novo estava no seu estertor final quando, em 1973, o País abria a boca de espanto com a inauguração da estátua de D. Sebastião, de João Cutileiro, em pleno centro histórico da cidade.

Advertisement

Perante um país atávico e tradicionalista, as reações na altura não foram as melhores. Habituados que estavam os portugueses a estatuária típica do século XIX e inícios do século XX, onde as poses majestosas dos ícones do passado eram uma constante, a obra de Cutileiro rompeu com tudo isto e houve quem se propusesse a derrubá-la pois dava uma imagem negativa de D. Sebastião.

Quem, à época, entendeu o vanguardismo da mesma, sabe hoje, 50 anos depois, que tinha toda a razão. A peça, que em 2023 já não choca por ser contemporânea, continua a marcar a paisagem urbana da cidade e transformou-se num ícone da mesma.

Foi com base em tudo isto que, no dia 18 de maio, o projeto "Gatilho", que visa promover a inclusão social das pessoas com deficiência através da expressão artística, organizou uma curiosa e muito interessante iniciativa cultural a fim de assinalar a data.

Assim, no âmbito do Projeto Cultural de Escola da Júlio Dantas "Equilíbrio" e da iniciativa "A Associação Cultural abraça a Escola", com direção artística de Pedro Domingues, houve lugar a um apontamento cultural com o objetivo de mostrar o trabalho desenvolvido desde janeiro de 2023 com múltiplos parceiros, com uma vertente multicultural e inclusiva.

Os trabalhos de reinterpretação da estátua do D. Sebastião foram da responsabilidade dos alunos da turma do 12.º D e do Grupo Gatilho (desenvolvido pela Questão Repetida e da NECI - Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso em parceria com o Município de Lagos e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação «La Caixa»), sendo que depois do evento estiveram expostos nas nas instalações do LACLaboratório Actividades Criativas. •

This article is from: