Issuu on Google+


Extracto da f. 190 da CMP 1:25000 Série M888, 2ª Edição 1990, IGEOE


Iniciamos no sobreiro centenário, junto da EM 615 à entrada de Real, indo em direcção à Serra de Vila Mendo, ladeando a antiga Quinta da Aveleira. A 585m encontramos a variante para os mais afoitos subirem ao Cruzeiro do Alto da Serra. Continuando a contornar a Quinta, temos uma bela vista sobre a aldeia e o vale do Ludares. Desc emos pelo cimo da rua e entramos no centro de Real, aqui poderá ir espreitar o forno, o antigo lagar e a igreja paroquial, ou seguir em direcção ao cemitério, vendo o Cruzeiro setecentista. Seguimos em direcção à Capela de S. Marcos e uma sepultura medieval, de onde avistamos a Ribeira. Antes podemos ir à antiga escola com o seu parque de lazer. Continuando, atravessamos a EM615 e avistamos uma exploração mineira de feldspato separada por pequenas belgas cultivadas. Percorremos agora pela EM 615, virando à direita, ou se quisermos vamos mirar os antigos moinhos, para depois logo virarmos à esquerda e des-

cermos até ao rio. Podemos recuperar forças no Parque da Lameira. Levando o rio Ludares por companhia chegamos a uma ponte de pedra onde tomamos a direita em direcção à Ribeira. Atravessando a aldeia podemos ver uma gravura na pedra, junto à fonte, e no cimo do povo a Capela da Sr.ª dos Remédios. Cont inu an d o a subir até ao Parque das Tílias. Aqui atravessamos a EM 615 e entramos floresta a dentro até chegarmos ao antigo Caminho Real. Atenção, aqui percorremos durante c. 100m em simultâneo o PR1 MGL Trilhos do Ludares. Descendo em direcção ao vale vamos avistando ao longe a aldeia de Real e a Serra de Vila Mendo. Passamos a oitocentista ponte da Baralha, avistando à direita antigos canais de rega, e subimos em direcção a Real. Entramos pelas Cortes e viramos à direita à Carvalha alcançando logo depois o Sobreiro.


O PR 5 PCT é um percurso de pequena rota, marcado nos dois sentidos segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. As marcas com tinta amarela e vermelha são as seguintes:

Caminho certo

Caminho errado

Cuidados Especiais Seguir somente pelos trilhos sinalizados; Cuidado com o gado, embora manso não gosta de aproximação de estranhos às suas crias; Evitar barulhos e atitudes que pertubem a paz do local; Observar a fauna à distância preferencialmente com binóculos; Não danificar a flora; Não abandonar o lixo, leve um saco para o colocar e coloque-o nas papeleiras existentes; Respeitar a propriedade privada; Não fazer lume; Não colher amostras de plantas ou rochas;

Conselhos para uma boa marcha Mudança de direcção à esquerda e à direita

Calçado cómodo e já habituado ao pé. Preferencialmente botas de marcha; Use roupa leve, adequada à época e ao estado do tempo, chapéu ou boné e um impermeável ou roupa de abafo Meias macias e sem costuras Uma pequena mochila com farnel (sandes, sumos, chocolate, fruta e água) Não vá só. Leve a família e os amigos.


Ficha Técnica Localização: Freguesia de Real, Penalva do Castelo Coordenadas: 40º 38’33.60”N / 7º40’19.53”O N.º da Carta Militar: 190 Tipo de Percurso: Circular com uma variante Distância: 9,65km (7,87km +1,78km) Cota Máxima: 685m Cota Minima: 450m Disníveis acumulados: 300m Duração: 3h30m (2h30+1h) Dificuldade: Fácil Época aconselhada: Todo o ano


A Freguesia é composta pelas aldeias de Real e da Ribeira, divididas pelo Rio Ludares, que antigamente de chamou Ryal, daí o nome do percurso. Em Real salientamos o seu núcleo central que se desenvolve entre o Cruzeiro e a Igreja Paroquial, passando pelo Forno Comunitário, Fonte e Lavadouro Público e pelo antigo lagar, agora transformado em fonte luminosa. A Ribeira, situada no vale do Ludares, salienta-se pelos campos agrícolas em redor da aldeia.

Parques de Lazer

Parque do Sobreiro Zona de Merendas com fontenário. Parque da Escola Zona de Merendas com churrasqueira, Parque Infantil, Aparelhos de Ginástica para Adultos e WC.

Cafés Café Rio Ludares - Real Café da Ribeira - Ribeira

Refeições para grupos Coroa Real - Real - Tlf: 232 641 327 A Carvalha - Real - Tlf.: 232 641 148

Produtos Regionais Queijaria Rio Ludares, Real - Tlf.: 966 641 119

Onde Dormir Hotel Portas do Dão *** Penalva do Castelo - Tlf.: 232 643 085 Casa da Ínsua ***** Penalva do Castelo Tlf.: 232 642 222 Casa da Boavista-Agroturismo Castelo Parque da Lameira Zona de Merendas com grelhadores e de Penalva - Tlf.. 919 982 047 fontenário, Parque Infantil, Aparelhos de Ginástica para Adultos e WC.


Com inicio junto ao Sobreiro Centenário este percurso leva-nos pelas encostas e vale da freguesia de Real, passando pelas povoações de Real e da Ribeira. O itinerário do percurso apresenta um conjunto de espaços onde a paisagem aliada ao saber fazer das suas gentes, são um óptimo refúgio do stress dos meios urbanos. Este roteiro contempla a passagem pelos pontos de interesse de carácter histórico-cultural da freguesia de Real. A tradição e a cultura aliam-se em perfeita harmonia com a natureza. Entre os cantares melodiosos dos pássaros e as águas serenas do rio Ludares criam um ambiente relaxante de pura tranquilidade. A paisagem envolvente resulta da mescla de cores onde os verdes da vegetação se misturam com os tons da terra. Destacam-se as encostas com pinhal, de pinheiro-bravo, salpicadas por folhosas (carvalhos, eucaliptos, castanheiros e sobreiros) e o vale serpenteado pela vegetação ripícola que acompanha o leito do rio Ludares. Os campos agrícolas compostos por belgas cultivadas e pastagem onde os rebanhos pastam calmamente são uma herança dos antepassados e um grande apoio no sustento dos habitantes. D u r a n t e o p e r c u r s o , os vários parques oferecem um descanso ao caminhante.



Locais a Visitar 1. Cruzeiro do Alto da Serra 2. Igreja Paroquial 3. Cruzeiro de Real ⑩

4. Casa da Quinta da Aveleira e antigo lagar 5. Sepultura medieval, ao S. Marcos 6. Capela de S. Marcos

7. Cruzeiro da Lameira 8. Antiga Escola Primária 9. Cruciformes 10. Forno Comunitário

11. Levada e Moinhos na Ribeira 12. Capela de N.ª Sr.ª dos Remédios 13. Ponte da Baralha Nos painéis iniciais do PR1PCT encontra a

localização destes monumentos


O vale do Ludares e as suas encostas dão-nos uma paisagem surpreendente e inspiradora. Em contacto com o mundo rural, apreciando os campos agricultados e uma vasta área florestal, dominada pelo pinheiro-bravo, e uma vasta diversidade de espécies, tanto arbóreas como herbáceas. Além dos pinhais destacam-se os eucaliptais, os bosquetes de bétulas e pinheiro-silvestre, as espécies ripícolas salgueiros e amieiros, as várias espécies de carvalhos e magníficos espécimes de sobreiros e pinheiro-manso. As várias espécies florestais, ao longo do percurso, dão-nos sombras agradáveis. A diversidade da vegetação e das características do terreno fornece habitats para uma grande variedade de fauna. Para além dos encontros com os animais domésticos, podemos observar a fauna selvagem, apesar de não ser de tão fácil visionamento, dos quais referimos o esquilo-vermelho, o coelho-bravo, a raposa, o javali, a doninha, a cobra, o lagarto, o rato, o ouriço-cacheiro. Vários tipos de borboletas marcam a sua presença. As aves têm fascinado o Homem desde sempre pela capacidade de voar, tem-se adaptado a um determinado habitat, pelo que muitos pássaros servem de indicadores de um local. Algumas espécies vivem muito próximas das povoações.


Em voo ou pelos seus cânticos podemos observar, com a ajuda dos binóculos, alvéolo-branca, andorinha, carriça, cuco, gaio, melro, poupa, perdiz, picapau, pisco-de-peito-ruivo, rabirruivo, tordo e verdilhão. No vale de Ludares são vários os rebanhos que pastoreiam tranquilamente as pastagens e lameiros. Após a ordenha, o leite irá ser transformado em queijo de excelente qualidade, designadamente o Queijo Serra da Estrela. O meio ribeirinho constitui uma singularidade ambiental e paisagística determinante nos espaços em que se desenvolve. A existência de um leito, provoca uma série de mudanças importantes nas condições ecológicas dos terrenos adjacentes. Neste habitat encontramos alguns répteis, peixes e aves. Destaca-se a rã, a salamandra, a cobra, o bordalo, o ruivaco, a enguia, o cuco, o verdilhão, o gaio e a garça.

Na freguesia situa-se uma importante mina de feldspato que foi explorada ao longo de vários anos e que hoje já se encontra em processo de reconversão.


Contactos úteis Junta de Freguesia de Real: 232 641 945 Câmara Municipal: 232 640 020 Centro de Saúde: 232 640 060 Posto da GNR: 232 640 070 Bombeiros Voluntários: 232 641 444 Emergência Nacional: 112

www.real-pct.net

2ª Edição—Agosto 2014

Entidade Promotora

Percurso Pedestre Registado pela:

Apoio do Programa de Desenvolvimento Rural 2007-2013

Cartografia cedida gentilmente pelo Instituto Geográfico do Exército. Créditos Fotográficos: Dão Flora e Junta de Freguesia de Real


Folheto PR5PCT Trilho do Ryal