Page 1


Ficha Técnica: Banda Desenhada: Rafael Sales Fotografias: Jorge Pina Ribeiro (20); Liberto Carvalho (1-3; 7-8; 10-11;13-19); Marta Oliveira (5-6); Manuel Oliveira (12); Pedro Nóbrega (9, 21). Foto 22 de autoria desconhecida, cedida por José Carlos Martins. Edição: Freguesia de Real Setembro 2017 Depósito Legal: 431169/17 www.real-pct.net Este livro foi executado no âmbito do projecto “Aprender com BD”, integrado no Programa OTL do Instituto Português do Desporto e Juventude.


Olá! Apresentamos-te esta Banda Desenhada sobre as tradições da nossa Freguesia. Aqui, meninos e meninas como tu vão apresentar o que se fazia antigamente em cada mês, as festas, as brincadeiras, os trabalhos do campo e com os animais, as tradições. Os desenhos são da autoria do Rafael Sales, cujo pai é da nossa freguesia. Toda a história se passa na antiga escola primária, um lugar especial para todos nós. Além da banda desenhada, também apresentamos fotografias e textos sobre o que cada criança fala em cada mês. Deixamos-te uma sugestão para ficares a saber ainda mais sobre cada assunto, lê a banda desenhada com os teus pais ou avós e pergunta-lhes como era antigamente! Desejamos-te uma boa leitura!

A Junta de Freguesia Pedro Pina Nóbrega Paulo Jorge de Sousa Lemos António Manuel Correia Nunes


Fotos 1 e 2: Antiga escola primaria. Na foto de baixo ve-se atras das arvores o antigo moinho. A escola foi construĂ­da em 1948 e deixou de funcionar em 2006.


Foto 3: Joaquim Lemos (Caveira) a pisar a uvas, com o Tio Horacio de Albuquerque. Foto 4: Postal antigo com o Santuario da Senhora do Castelo, Mangualde.


Foto 5: a “escorrer� o leite coalhado no acincho dentro da francela. Foto 6: o cardo, flor roxa das alcachofras, o almofariz onde e pisado o cardo com sal, quatro requeijoes, outro produto que se faz com o leite.


Foto 7: Fogueira da noite de Natal no Largo do Cruzeiro.

Foto 8: Na manha do dia de Natal a beber o cafe feito na velha panela de ferro.

Foto 9: Antiga Capela de Santa Luzia, na Ribeira. Foi demolida e construĂ­da uma nova no cimo do povo.


Fotos 10 e 11:Procissao em honra de S. Paulo, a vir do Cruzeiro; Lanรงamento de balao de ar quente, tambem no dia de S. Paulo, em frente ao antigo lagar, no Eiro. Foto 12: Cantar das Janeiras na vila de Penalva do Castelo, por pessoas da freguesia.


Foto 13: Grupo de folioes num Carnaval Foto 14: As papas de Carnaval, na sede da Associaรงao


Foto 15: Joaquim Lemos e Carlos Abreu a lavrarem a terra

Foto 16: Joaquim Lemos a tosquiar uma ovelha


Foto 17: Faixa evocativa da Revoluรงao do 25 de Abril de 1974. Foto 18: Visita Pascal realizada pelo Pe. Delfim Dias Cardoso


Foto 19: Procissao do Corpo de Deus nas Cortes. Foto 20: Vasos de flores no Eiro, pelo Sao Joao.


Foto 21: a antiga sala de aula no ultimo ano em que a escola funcionou. Veem-se as carteiras antigas. Foto 22: Grupo de alunos com a Prof. Teresa Afonso


Real: Tradições de uma Freguesia Beirã  

Livro de banda desenhada sobre as tradições da freguesia de Real, Penalva do Castelo. Autoria de Rafael Sales.

Advertisement