
joaof.mingussi@gmail.com

currículo
formação: cursos
- Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Arquitetura e Urbanismo
| 2019 - hoje
softwares:
- Fauna e Flora Urbana - FFLECH USP
- Desenho e Linguagem - FAU USP
- ArchiCAD - Curso Cura
- Representação Gráfica de Projetos Arquitetônicos - PALMA
AutoCAD
ArchiCAD
SketchUp
Revit
Rhinoceros
Twinmotion
Enscape
Vray
Adobe Photoshop
Adobe Illustrator
Adobe InDesign
Pacote Office
experiência profissional
- incorplan Incorporadora
Estagiário em Obra; Realização de diário de obras e controle |novembro2021-janeiro2022
- M.Lisboa Arquitetura e Interiores
Estágio; Projeto executivo, detalhamento, visualização 3D e visitas às obras |janeiro2022-agosto2022
- SG arquitetura
Estágio; Projeto executivo, detalhamento e estudos. |setembro2022-
- Ilustrações Flat com Photoshop - Willian Santiago
- Introdução ao Adobe Illustrator - Aarón Hernandez
- Introdução ao Desenho Arquitetônico no AutoCAD - Isabel Martinez
- Introdução ao Desenho Arquitetônico a Mão Livre - Héctor López
- Autodesk Revit para Iniciantes - BIM it
- BIMaster: ArchiCAD - Udemy
- História e Teoria da Arquitetura: Tadao AndoGabriel Kogan
idiomas:
Inglês | fluente espanhol | avançado francês | intermediário italiano | básico
outras experiências
- Centro Acadêmico Joan Villà Diretor de Mídias |agosto2019-agosto2020
projetos
28 - Escola Primária Senegal, Kaira Looro
32
instituto italiano de cultura
local: Higienópolis, São Paulo, Brasil orientação: Prof Ricardo Felipe
2022
6º semestre
O objetivo do projeto era desenvolver um anexo que que conseguisse dialogar tanto com a contemporaniedade quanto com o casarão tombado que atualmente abriga o instituto. O projeto partiu, de inicio, da divisão do programa em duas torres paralelas que seguem no sentido do lote, visando ocupar o caminho do terreno, após isso houve uma fragmentação da volumetria visando remeter as cidades italianas, com caminhos se abrindo e se fechando, visando remeter à ideia de Visão Serial de Gordon Cullen. O ultimo ponto do partido arquitetônico é a ideia de uma passarela que liga todos os pontos do projeto, criando criar uma Promenade Architecturale, pointo importante da arquitetura modernista que vale ser posto em prático na contemporaniedade, pois facilita a contemplacção da arquitetura nova e da antiga.

No quesito estrutura o ponto de destaque está nas galerias, a primeira, no térreo, tem suas paredes em concreto armado que servem também para sustentar a galeria superior, que por sua vez é em estrutura metálica. O engaste é feito com consoles no concreto (ver DET 01).


terminal intermodal granja julieta
local: São Paulo, Brasil
orientação: Prof David Vital e Prof Dani Hirano 2023
7º semestre
O ponto focal desta intervenção é a passarela, que possui uma extensão de quase 100 metros. Esse desafio vai além da questão estrutural, pois é importante evitar que esse trajeto se torne monótono. Por isso, encarei esse projeto como uma oportunidade de criar um espaço urbano progressivo.
Além da passarela, o projeto também inclui um conjunto de decks, um terminal de ônibus, um conjunto de quadras esportivas e um terminal fluvial que se integra a um deck com um quiosque, que pode ser adaptado para um cinema ao ar livre.






A passarela é estruturada com uma treliça de sete metros apoiada em pilares à beira do rio. O outro ponto de destaque é o terminal fluvial, que suporta embarcações pequenas e médias para fins turisticos. Foi localizado próximo a passarela, para possuir fácil acesso para o pedestre e para quem sai do sistema de transporte.

Junto ao terminal há um deck com um quiosque que em datas especificas pode se adaptar para se tornar um cinema ao ar livre.






HIS vila mariana
local:Vila Mariana, São Paulo, SP
orientação: Profª Nadia Cohen e Prof Dani Hirano
2022
5º semestre
O projeto é uma habitação de interesse social na Vila Mariana, separada em dois terrenos frente a frente, com uma topografia desafiadora. A volumetria das edificações é consequencia direta de uma analise de ponto de interesse e fluxos.
O projeto, levando em conta que é em um terreno que ja há pessoas morando de forma irregular, ele foi todo pensado em se adequear para o modo de vida dessas pessoas, para que as relações desses moradores com seu lar e região não seja piorado.











ponto de ônibus Qatar 2022
local: São Paulo, SP
2022
projeto realizado em equipe
Há quem diga que o futebol esteja perdendo a paixão responsável pela sua raison d’être, e talvez seja verdade, vêm se tornando um negócio que faz questão de cortar o que não é rentável. Afastando o seu torcedor. Pensando nisso o projeto foi implantado em frente a escadaria do Edifício Gazeta com a ideia justamente de tornar essa escada em uma arquibancada de um estádio, de tentar trazer o torcedor comum ao clima de estádio de Copa do Mundo. Durante a Copa de 1990 foi colocado telas em frente a essa escadaria, logo, estaremos remetendo a memória afetiva daqueles que puderam acompanhar alguns jogos lá e contribuindo para uma ação comum no futebol: a passagem de ritos de geração em geração.

A estrutura da cobertura, feita com lonas e fixações de aço, faz referências as dunas existentes no deserto do Catar que se desenvolvem principalmente pela ação dos ventos, formando montes ou montanhas de diversas formas e tamanhos.
Além de fazer referência ao mascote da copa, o La’eeb, o mascote foi inspirado em lenço típico da região o Keffiyeh, e de acordo com a organização, o nome significa “jogador super-habilidoso”, com isso pensamos em trazer a leveza do lenço a partir da forma em que posicionamos as lonas.



escola primaria no senegal, Kaira
Looro
local: Senegal
2023
projeto realizado em equipe
O design da escola desempenha um papel fundamental em fazer com que as crianças se sintam seguras e bem. Como objetivo de criar um ambiente presando as necessidades emocionais e físicas dos alunos, foi pensando no material, espaços abertos, áreas comuns e áreas abertas para sociedade; onde as crianças podem se desenvolver e se integrar plenamente à sociedade.
As curvas têm como objetivo serem convidativas, criando áreas de lazer para as crianças na áreas interna e na área externa a área para comunidade. Foi criado um bloco concentrando as salas de aula, elas foram subdividas em duas criando entre elas um pequeno jardim, com uma horta e vegetação para um respiro físico e mental para todos que ali frequentam.

O pátio possui uma pequena arquibancada coberta por uma grande árvore sombreando esse espaço que se torna especial para garantir uma das principais atividades de uma escola: o encontro. Concentramos do outro lado o bloco da administração e funções mais técnicas da escola, ligado ao pátio está o refeitório, com cozinha capaz de servir não só aos alunos, mas também a toda a comunidade local. Para essa integração com a comunidade acontecer o laboratório que é integrado com uma biblioteca, foi pensado de forma que pode abrir somente para a área da escola ou para comunidade ou até mesmo de forma a integrar os dois. Entendemos a escola como um equipamento com possibilidade de mudar não somente das crianças mas também de toda a comunidade que vive próximo a ela.



Fundação Serra da Capivara
local: Brasil
orientação: Prof Paulo Ferrara
2023
7 º semestre
Realizado em equipe
O projeto, da disciplina de Plástica, consistia na elaboração de um projeto de identidade visualpara - no caso de minha equipe - uma fundação que incentive o estudo e à visita à Serra da Capivara. Para a logomarca, foi pensado em tomar partido de dois pontos principais, as formações rochosas e as pinturas rupestres.

Parte do projeto era a elaboração de produtos que poderiam ser comercializados, pensamos em camisetas, tote bags, cadernos e canecas.






A outra parte do projeto consistia em projetar um pavilhão efêmero para representar a fundação, local onde poderia servir para cursos, vendas e informações.

A cima, o espaço destinado as vendas de produtos, tanto os elaborados pelo grupo quanto para ceramicas tipicas da região. Ao lado, o espaço para pequenas palestras, com ao fundo, espaço para projeções

