
2 minute read
COMUNIDADE LGBTQIA+ CELEBRA DIREITOS NA RUA
INTERVENÇÃO SOCIAL E CIDADANIA
CELEBRAR DIREITOS NAS RUAS MARCHA DO ORGULHO LGBTQIA+
Advertisement
Depois de dois anos de interregno, a Marcha do Ogulho LGBTQIA+ voltou às ruas de Lisboa, contando com mais de 25 mil manifestantes no percurso entre o Príncipe Real e a Ribeira das Naus. Uma marcha para celebrar a diferença, a liberdade, a diversidade e a luta por uma sociedade mais igualitária, onde os direitos humanos sejam integralmente respeitados. Durante mais de uma hora e meia, a marcha, organizada por mais de vinte associações e movimentos, revigorou as forças dos que afirmaram na rua uma luta que é feita todos os dias.
EXPOSIÇÃO ‘MARCHA DO ORGULHO LGBTQIA+ EM PARIS’
Inserida Temporada Portugal-França 2022, esteve patente no Jardim do Príncipe Real a Exposição ‘Marcha do Orgulho LGBTQIA+ em Paris – Um instrumento para a emancipação das populações LGBTQIA+’. Uma mostra fotográfica que aborda o percurso histórico do movimento LGBTQIA+ em França e que evoca a sua consolidação e conquistas ao longo dos anos, desde as primeiras marchas clandestinas nos anos 60 do século passado, até à primeira década do século vinte. A inauguração contou com a presença da presidente da ILGA Portugal, Ana Aresta, da representante do Comissariado da Temporada Portugal-França 2022 da Organização da ‘Marcha de Paris’, da Inter-LGBT, embaixadas e grupos parlamentares. Carla Almeida, em representação do Executivo da Junta de Freguesia, depois de dar as boas-vindas à organização e entidades envolvidas na iniciativa, afirmou ser “um privilégio acolher na Misericórdia este evento cada vez mais relevante numa sociedade que se quer livre e isenta de qualquer tipo de discriminação”.

ARRAIAL LISBOA PRIDE
Mais do que um arraial, uma festa ou um festival, a 23ª edição do ‘Arraial Lisboa Pride’ foi uma expressiva manifestação pública de celebração de identidades, afirmando Lisboa como um território que valoriza a diversidade, a igualdade e a inclusão. Organizada pela ILGA Portugal, a maior iniciativa comunitária e associativa LGBTQIA+ realizada no nosso país disponibilizou vários espaços ‘friendly’, um ‘Arraialito’ para crianças e famílias, exposições, mostras de artesanato, comércio local e áreas de ‘street food’, animadas por dez horas de programação musical. Teve lugar na Praça do Comércio e contou com o apoio de um considerável número de entidades privadas e públicas, entre as quais a Junta de Freguesia da Misericórdia.
