
5 minute read
ENTREVISTA PSP
SEGURANÇA
O papel da 3ª Esquadra da PSP na Freguesia da Misericórdia vai muito além das missões de segurança interna e manutenção da ordem pública. Há policias próximos dos cidadãos, que protegem os idosos, apoiam as vítimas de violência, sensibilizam os comerciantes e alertam os turistas para a necessidade de adotarem comportamentos de proteção. A relação de confiança que estes agentes estabelecem com os cidadãos é inquestionável. A equipa da Esquadra do Bairro Alto faz aqui um balanço do seu trabalho e deixa recomendações a todos.
Advertisement
Que importância tem o policiamento de proximidade na Freguesia da Misericórdia? O policiamento de proximidade assume uma importância fundamental na Misericórdia em virtude das características muito próprias que a Freguesia possui, nomeadamente nas vertentes Idoso Seguro (em parceria com o Projeto Radar), Comércio Seguro e Turismo Seguro. Para além de possibilitar um contacto mais próximo com a população, reforçando o sentimento de segurança, permite conhecer melhor as suas preocupações e anseios no que à matéria securitária diz respeito, podendo simultaneamente dotar a população, comerciantes e turistas de ferramentas de segurança para um cuidado redobrado no seu dia a dia, bem como de maior conhecimento para agir perante situações do foro criminal.
Que balanço faz a PSP do trabalho realizado nesse âmbito na Freguesia? Ao longo dos últimos dois anos, ainda que tivéssemos atravessado períodos de confinamento provocados pela pandemia COVID-19, foram realizados diversos contactos e ações de sensibilização junto da comunidade sénior, abordando matérias variadas, como as diferentes formas que o crime de burla pode assumir, como prevenir e que comportamentos de segurança adotar na via pública, entre outras. No âmbito do comércio seguro, foram também realizadas ações de sensibilização sobre os cuidados diários a adotar nos estabelecimentos e a legislação em vigor. Sendo a freguesia visitada diariamente por milhares de turistas, estes foram também alvo de ações de sensibilização em sítios emblemáticos como os elevadores da Glória e da Bica, os miradouros de São Pedro de Alcântara e de Santa Catarina, a Praça Luís de Camões, entre outros, para lembrar os cuidados e comportamentos de segurança a adotar nos trans-

SEGURANÇA
portes públicos, via pública e estabelecimentos de restauração e bebidas. Nos Centros Educacionais, esclarecemos a comunidade mais jovem sobre os cuidados a ter na internet, a segurança rodoviária e outros conselhos úteis.
A viatura entregue pela Junta de Freguesia à Esquadra do Bairro Alto veio reforçar os meios afetos ao Policiamento de Proximidade? A nova viatura cedida pela Junta da Freguesia é utilizada pelas equipas do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade, facilita a sua mobilidade e visibilidade por toda a área da freguesia e permite prestar um maior apoio aos munícipes nas situações que carecem de presença policial.
Subcomissário Carolina Brito, Comandante da 3ª Esquadra da PSP Qual a importância do sistema de videovigilância instalado no Bairro Alto e no Miradouro de Santa Catarina? Os sistemas de videovigilância assumem uma importância fulcral enquanto ferramenta de deteção e dissuasão de potenciais suspeitos da prática de crimes, funcionando como um meio complementar e subsidiário da atividade policial. Permite otimizar a prevenção da criminalidade, diminuir o sentimento de insegurança da população e identificar no imediato situações criminais e/ou contraordenacionais, direcionando meios policiais para o local.

Como avalia o relacionamento da Polícia de Segurança Pública (3.ª Esquadra) com a Junta de Freguesia da Misericórdia? O relacionamento entre a 3.ª Esquadra e a Junta de Freguesia da Misericórdia traduz-se no verdadeiro exemplo de uma parceria interinstitucional de sucesso. Partilhando uma visão comum no que à segurança da freguesia diz respeito, a relação entre as instituições pauta-se pelo diálogo saudável, tendo a Junta desde sempre apoiado a 3.ª Esquadra, através da cedência e doação de diverso material de apoio à atividade operacional e, recentemente, de uma viatura para o policiamento de proximidade.
Sobre as zonas de diversão noturna, que recomendações fazem? O ruído e a conspurcação da via pública são os problemas mais frequentes numa freguesia visitada diariamente por milhares de pessoas. Para minorar esses problemas, é fulcral que os comerciantes cumpram as regras aplicáveis aos estabelecimentos comerciais, nomeadamente as relativas à venda de bebidas alcoólicas em objeto contundente para a via pública, à limitação do ruído e ao cumprimento do horário de encerramento.
E ao público, que recomendações fazem? Aos clientes que procuram o Bairro Alto, Cais do Sodré e outras zonas de diversão noturna, aconselhamos especial cuidado com a guarda dos pertences pessoais, com o levantamento de elevadas quantias monetárias nas caixas multibanco e muita ponderação no consumo de bebidas alcoólicas, devendo adotar um comportamento e uma atitude de autoproteção e vigilância, evitando deambularem sozinhos e em estado de embriaguez pelas ruas, sobretudo após o horário de fecho dos bares.
KIT 4 PATAS
VENCEDOR 2021
Sabia que é obrigatório que todos os cães, gatos e furões sejam portadores de um microship e que os mesmos sejam registados na base de dados SIAC (SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE ANIMAIS DE COMPANHIA)?
Se tem um cão, gato ou furão, dirija-se ao seu médico veterinário para colocar o microship no seu animal e efetuar o respetivo registo inicial no SIAC. Após este procedimento ser-lhe-á entregue o Documento de Identificação do Animal de Companhia, em suporte físico ou digital.

Não se esqueça que a licença para o seu animal de estimação deve ser requerida anualmente, sempre no mês de registo do animal, na Junta de Freguesia da sua área de residência.
A Câmara Municipal de Lisboa dispõe de um posto de vacinação fixo, no Canil/Gatil Municipal e um posto móvel onde os cães e gatos podem ser vacinados mediante o pagamento da respectiva taxa e desparasitados gratuitamente.
Pode também solicitar na Junta de Freguesia da Misericórdia o seu voucher veterinário para prestar os cuidados devidos ao seu animal. Consulte as normas de atribuição em www.jf-misericordia.pt

CONSELHOS GERAIS
Cumpra o esquema de desparasitação interna e externa prescrita para o seu animal de estimação; Leve o seu amigo a visitar o médico veterinário pelo menos uma vez ao ano; Aplique um Microchip no seu cão/gato; Faça um seguro de saúde para o seu amigo de quatro patas, assim como um seguro de responsabilidade civil; Renove a licença do seu cão todos os anos na Junta de Freguesia; Sempre que for passear com o seu animal de estimação recolha as fezes e deposite no caixote do lixo mais próximo;