3 minute read

FÉRIAS NA MISERICÓRDIA / FÉRIAS AVENTURA

EDUCAÇÃO

FÉRIAS DE VERÃO 2022 PARA MAIS TARDE RECORDAR

Advertisement

Foram memoráveis os dias de férias proporcionados este ano às crianças e jovens dos programas “Férias na Misericórdia” e “Férias Aventura”. A oferta de atividades, adaptada a idades e condições físicas e intelectuais que variam entre os três e os 17 anos, foi tão diversificada e atrativa que, no total, contou com mais de 760 participações. Para um balanço ainda mais rigoroso, fomos perguntar aos próprios como correu. Ora leia!

Depois de mais um ano letivo cheio de ‘deveres’ e rotinas, as merecidas férias de verão têm de ser grandes e divertidas. Foi com esta premissa, e também por razões logísticas e preocupações ambientais, que a Junta de Freguesia reorganizou este ano o habitual programa Praia-Campo, dando lugar, a título experimental, a dois pacotes de férias diferenciados: um para crianças entre os três e os dez anos e outro para jovens entre os onze e os 17. O programa ‘Férias na Misericórdia’ manteve uma programação de atividades lúdicas e criativas, onde não faltaram as tradicionais idas à praia e ao cinema, a adrenalina do arborismo e do surf, as visitas ao Oceanário, ao Centro Ciência Viva e ao Zoo de Lisboa, e um passeio pela cidade e pelo rio no ‘Hippotrip’. Os mais crescidos foram integrados no programa ‘Férias Aventura’, uma nova aposta da Junta de Freguesia para lhes proporcionar a experiência dos campos de férias em regime fechado e num ambiente sustentável em contacto com a Natureza. Foram então selecionados dois dos melhores campos de férias do país – o Parque de Bucelas e o Parque de Póvoa do Lanhoso –, onde os nossos participantes puderam viver conceitos de animação diferenciados, desfrutando sempre de ambientes naturais e dos melhores equipamentos de diversão. Foram quase trinta dias para viver outros ritmos, ‘carregar baterias’, divertir, conviver e viver novas aventuras. No final, todos valorizaram as amizades que fizeram e os momentos de partilha e solidariedade. A Junta de Freguesia aumentou assim a oferta de programas de ocupação de tempos livres para os mais novos no mês de julho, procurando responder a um conjunto de necessidades das famílias neste período das férias escolares, e agradece aos pais e encarregados de educação a confiança depositada na organização.

EDUCAÇÃO

‘SOMOS COMO UMA FAMÍLIA’

O programa ‘Férias Aventura’ foi realizado pela primeira vez a título experimental. Para além do acompanhamento diário, realizado pelos monitores da Junta e das equipas do Campo, no final de cada semana do programa, convidámos as crianças e jovens a avaliar o projeto. O sentimento expresso pela Beatriz Rolim, de 11 anos – “Estamos a adorar, divertimo-nos e fazemos novos amigos. Somos como uma família” – resume bem a opinião dos vários grupos que se pronunciaram sobre as atividades desenvolvidas, as novas experiências, a qualidade da alimentação, a estadia, o local e sugestões para melhorar o programa. Partilhamos alguns testemunhos. Carolina Fernandez, 11 anos - “Adorámos a piscina e todas as atividades! Mesmo que tenham medo, façam tudo, porque depois vão arrepender-se de não ter feito”. Ana Abreu, 14 anos - “Participar no Campo foi uma experiência única, que nos levou a conhecer novas pessoas, descontrair, testar atividades, desafiar a coragem, o medo e a adrenalina. O campo possui uma ótima “vibe”, cheia de confraternização e socialização. Recomendo vivamente a estadia neste campo. Foi muito divertido”. Leonor Gomes, 15 anos - “É um sítio cheio de animação, onde encontramos amizades novas e vivemos momentos inesquecíveis”. Mateus Cunha, 12 anos - “É muito bom e aconselho todas as crianças a virem”. José Carlos Malgazeiro, 11 anos - “O que menos gostei foi da viagem porque é muito longa”. Clara Tinoco, 14 anos - “É muito divertido, ganhamos a oportunidade de fazer novos amigos e de restringir o tempo nos ecrãs”. Syrus Amorim, 10 anos - “Eu acho que todas as crianças deviam ir porque é muito divertido, fixe, muito radical e educativo”. Joana Ferreira, 13 anos - “Foi uma boa aventura, apesar de cansativa”. Diogo Sá 11 anos - “Para o ano quero vir outra vez”.

This article is from: