TFG: A Copa do Mundo é nossa?

Page 116

Conclusões

Durante a elaboração deste trabalho, foi possível entrar em contato com as diversas faces da concretização de um megaevento como a Copa do Mundo. Por um lado, trata-se de um evento empolgante pela possibilidade de termos um motivo para nos orgulharmos do nosso país, afinal, ele pode ser hexacampeão! Além do orgulho de torcedor, planos e propostas de desenvolvimento e melhoria enchem os nossos olhos e nos fazem pensar será que a Copa tem mesmo um lado negativo? O título do trabalho A Copa do Mundo é nossa? faz uma referência à canção A taça do mundo é nossa criada em 1958

. 116 .

como comemoração à vitória do Brasil na Copa da Suécia. Ele, na verdade, é uma provocação, pois, mais do que a taça, a Copa deveria trazer um legado. E este deveria ser nosso, de todos, de todas as classes sociais. Infelizmente, como pôde ser visto ao longo deste trabalho, as decisões referentes à Copa do Mundo estão caminhando para que ela seja de poucos. Não se pode culpar o Clube Corinthians, que está construindo seu estádio, não se pode culpar os empresários, que lucrarão mais e mais. Todos “dançam conforme a música” e levam vantagem porque o sistema permite que seja assim e, obviamente, por esses, que são os maiores interessados, ele é abastecido e renovado.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.