Revista Citogenética

Page 1

REVISTA IMUNÉTICA ESPECIAL

DOENÇA DE GRAVES Camila Padilha Deise Pretto Isabele Schwingel Jéssica Bilibio Stefany Godoy


HISTÓRICO A

doença

de

Graves

é

um

transtorno

autoimune, de etiologia não esclarecida, que leva a super atividade da glândula tireóide (hipertireoidismo), essa doença foi primeiramente descrita por Robert Graves, em 1835. A doença de Graves e o hipotiroidismo autoimune são comuns, afetando aproximadamente 2% das mulheres e 0.2% dos homens, podendo manifestar-se por muitas de alterações clínicas e laboratoriais, além de variar de hipo a hipertiroidismo no mesmo doente. Os médicos não sabem ainda o que causa a doença de Graves, mas o fato de ter tendência a afetar várias pessoas da mesma família indica que esta pode ter uma predisposição genética. É possível que a produção

anormal

de

imunoglobulinas

seja

desencadeada por um fator desconhecido no meio ambiente e que o sistema imunológico não consiga interromper esta produção excessiva devido a um defeito hereditário.


MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS Os sintomas mais comuns são o nervosismo, a fadiga, a taquicardia, palpitações, a intolerância ao calor e a perda de peso, estes sintomas estão presentes em mais de metade dos doentes. Com o avançar da idade a perda de peso e a perda de apetite são mais comuns, enquanto a irritabilidade e a intolerância ao calor são menos freqüentes. Em mulheres, os períodos menstruais podem tornar-se menos freqüentes ou até desaparecer. Pessoas idosas, particularmente nas pessoas com doenças cardíacas, pode causar insuficiência cardíaca ou uma dor no peito relacionada com o coração, denominada angina.


MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS Bócio O bócio é um aumento de volume da porção inferior e anterior do pescoço causado por um aumento da glândula tireóide. Sintomas Oculares Edema dos tecidos em volta dos olhos, o que provoca uma aparência característica de “espanto” ou de “susto”. Existe uma diminuição do pestanejar e a pessoa pode ter visão dupla, prurido ocular e lacrimejo. Sintomas Cutâneos Raramente, pode verificar-se edema dos pés e da porção inferior das pernas. A pele nesta área edemaciada pode apresentar-se mais espessa e mais escura do que a pele normal e pode dar comichão.


DIAGNÓSTICO O

exame

físico

mostra

uma

frequência

cardíaca acelerada, já um exame do pescoço pode revelar um aumento da glândula tireóide (bócio). Outros exames: •

Exames de sangue para medir os níveis de

TSH, T3 e T4 livre. •

Imunoglobulina estimulante da tireóide (TSI).

Anticorpos antiperoxidase tireoidiana (TPO).

Anticorpos anti-receptores de TSH.


TRATAMENTO O tratamento incide em dois objetivos: melhorar rapidamente os sinais e sintomas de hipertiroidismo

e

diminuir

a

velocidade

de

produção do hormônio da tireóide pela glândula. Para

impedir

a

tiróide

de

produzir

quantidades excessivas de hormônio, existem três tratamentos possíveis: os medicamentos, o iodo radioativo e a cirurgia.

A doença de Graves é com freqüência tratada

com

um

medicamento

bloqueia

a

formação de hormônio da tireóide. A partir do momento

em

que

os

níveis

de

hormônio

alcançaram valores normais, o doente pode decidir, em conjunto com o seu médico, se deve continuar a medicação anti-tiroideia diária ou se irá optar por um tratamento com iodo radioativo.


IMUNOLOGIA O hipertireoidismo da Doença de Graves é caracterizado imunologicamente por infiltração linfocitária da glândula tireóide e por ativação do sistema imune com elevação dos linfócitos T circulantes, aparecimento de auto-anticorpos que se

ligam

ao

receptor

do

TSH

(Hormônio

Estimulador da Tireóide) e que estimulam o crescimento e a função glandular. As

razões

processo

do

desencadeamento

auto-imune

completamente

ainda

não

entendidas,

possivelmente

envolvidos

deste estão

mas

estão

fatores

como

susceptibilidade genética, fatores constitucionais (hormônios

sexuais

imunológica)

e

ingestão

iodo

de

e

alterações

fatores e

da

ambientais a

ação

dos

função

(estresse, agentes

infecciosos). Do ponto de vista clínico, o hipertireoidismo da Doença de Graves caracteriza-se por aumento difuso e hiperatividade da glândula tireóide.


ENTREVISTA COM PORTADOR DA DOENÇA NOME Luciano Ramos Lopes IDADE 39 anos COMO DESCOBRIU A DOENÇA? Tive taquicardia no ano de 2010.

Fui até o

cardiologista, pois achei que estava com problemas no coração. O médico disse que estava tudo certo com meu coração e mandou fazer o exame da tireóide.

Descobri,

então

que

estava

com

hipertireoidismo.

QUAIS FORAM OS SINTOMAS? Sentia muito calor, fome, nervosismo, ansiedade, etc. Mesmo comendo 3x mais que anteriormente, emagreci muito mesmo. Acredito que a fome é por causa da ansiedade mesmo. O médico me explicou que mesmo dormindo o organismo não descansa, pois o hipertireoidismo faz

com

que

o

metabolismo

não

pare.


ENTREVISTA COM PORTADOR DA DOENÇA FIZESTE TRATAMENTO? Bom,

essa

doença

não

tem

cura,

apenas

tratamento. No meu caso o tratamento inicial não resolveu e tive que tomar iodo radioativo pra transformar o hiper em hipotireoidismo. Agora controlo o hipotireoidismo com Puran 150mg, todos os dias, até o final da vida. E para o olho, usei colírio.

FISICAMENTE, ACHA QUE A DOENÇA LHE PREJUDICOU? Não muito. Meu olho saltou um pouco, mas não demais pois descobri cedo.


10 DICAS SOBRE HIPERTIREOIDISMO O desencadeamento do hipertireoidismo

1

pode ocorrer devido ao excesso de iodo na alimentação, alimentação ao surgimento de nódulos na glândula, glândula ao funcionamento mais acelerado da tireóide ou à ingestão dos hormônios da tireóide.

2 3

A incidência de hipertireoidismo é bem mais frequente na mulher do que no homem. O diagnóstico de hipertireoidismo é feito através de exames de sangue, com a dosagem dos hormônios tireoidianos (T3 e T4, que ficam aumentados) e do hormônio que

4

regula

a

tireóide,

o

TSH. TSH

Há risco do hipertireoidismo afetar a gravidez ou a fertilidade feminina, feminina entre

outros males.


5 6 7 8

A causa mais comum de hipertireoidismo é a Doença de Graves, Graves que ocorre quando o sistema imunológico começa a produzir anticorpos que atacam a própria glândula. Um dos sintomas mais frequentes da Doença de Graves ocorre nos olhos, que ficam parecendo maiores e mais saltados. Nervosismo, ansiedade e irritação, assim como mãos trêmulas e sudoreicas podem ocorrer em pessoas com hipertireoidismo.

Pessoas com hipertireoidismo podem sofrer de perda de apetite, apetite intolerância a temperaturas quentes, intestino solto, fraqueza nos músculos, queda de cabelo, perda de cálcio nos ossos.

9 10

Ocorre um aumento do volume da tireóide durante o hipertireoidismo. O tratamento do hipertireoidismo deve ser acompanhado por um endocrinologista .



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.