Ed9 final2006web3

Page 7

Por Dr. Renato H Saccomani - 4ª IEQ

mais saúde

7

Previna-se de problemas respiratórios no inverno A aproximação do inverno, além de trazer baixas temperaturas, traz também problemas respiratórios. Além disso, a poluição do ar das cidades (que nesta época apresenta maior concentração de poluentes) causa sérios problemas nas vias respiratórias. Ao contrário do que muitos acreditam, a culpa da alta incidência de gripes e resfriados durante o inverno não se deve exatamente às baixas temperaturas, mas, sim, à aglomeração de pessoas em lugares pouco ventilados. Um ônibus que costuma andar com as janelas abertas durante o verão, por exemplo, fica mais abafado nos meses de frio, facilitando a proliferação de vírus e bactérias. A melhor forma de evitar o aumento das infecções virais dessa época é a vacinação contra a gripe e a pneumonia. Essas vacinas são disponibilizadas pela rede pública de saúde para os grupos mais afetados pelas doenças, como os idosos, mas é bastante recomendável que o restante da população procure uma clínica particular e também faça uso delas. Asmáticos, fumantes e pessoas com problemas respiratórios como enfisema e bronquite crônica devem ter cuidados redobrados durante o inverno. Como elas já têm a saúde respiratória debilitada, as baixas temperaturas, características da estação, podem ser mais prejudiciais. Pessoas alérgicas devem evitar bichos de pelúcia, tapetes e cortinas de tecido por serem objetos que geralmente não ganham a atenção extra de que precisam na hora da limpeza. Nesse sentido, tê-los por perto significa contribuir para o desencadeamento de doenças respiratórias. Se possível, mantenha a decoração o mais simples possível, facilitando a limpeza. Alguns sintomas como narinas irritadas, sensação de ressecamento nasal e até sangramento do nariz podem afetar qualquer pessoa, especialmente aquelas com histórico de rinite alérgica.

Confira algumas medidas simples que podem ajudar na prevenção de doenças nessa estação: 1. Mantenha uma dieta equilibrada, com muitas frutas e legumes – são as vitaminas desses alimentos que fortificarão as defesas naturais do seu organismo. 2. Pratique atividades físicas regularmente, como caminhadas e exercícios. 3. Consuma bastante líquido, mesmo que a sede diminua de modo significativo durante o frio. 4. Evite aglomerações e locais fechados sempre que possível – esses ambientes, abafados e sem ventilação, propiciam a proliferação de vírus causadores de gripes. 5. Durma em um quarto limpo. Se for alérgico, troque a vassoura, que espalha muito a poeira, pelo pano úmido. 6. Mantenha a casa arejada, com janelas e cortinas abertas por, pelo menos, algumas horas por dia. 7. Use umidificadores de ar ou toalha molhada no quarto à noite para diminuir a baixa umidade do ar, prejudicial às vias respiratórias. 8. Lave cobertores, mantas e casacos que ficaram guardados por muito tempo antes de usá-los novamente. 9. Higienize as mãos várias vezes por dia. Com estes cuidados conseguimos evitar muitos dos problemas respiratórios e nos prevenir de complicações.

Fique atento à sintomas de falta de ar, dificuldade respiratória e febre alta. Nesses casos procure atendimento médico imediatamente.

4ªIEQ

Revista A Trombeta 7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.