Revista Octopus

Page 1

Revista Semestral - Edição especial de lançamento

Octopus

Ed. 01 - 2013

“O

b n a r e inc ” l e rív H el m do de un


Editorial

Q

uando fomos apresentados à Helena de Barros, o que mais nos chamou a atenção, foi a técnica que usava para criação de suas imagens e nessa vertente buscamos expressar da melhor maneira possível o sentimento que nos aflinge. O tumulto de informações, as cores e os objetos nos fazem ver como um designer dedicado consegue, mesmo sem muita experiência, que seu ideal e suas ideias sejam repassadas para os leitores e, no cado de HelenBar, os visitantes do seu site. A forma como expressa suas ideais e seu método de comunicação é o que buscamos disseminar nessa primeira edição da Revista Octopus. As cores principais dessa edição fazem parte do univero de Helenbar e fazem com que seus trabalhos recebam maior destaque.


Í n d ic e

03

o Polvo de olho apresentação da Mestre em Design Helenbar

Tentáculos digital mostra dos trabalhos digitais

07

05

Tentáculos gráfico mostra dos trabalhos gráficos

Considerações finais um pouco sobre a equipe

10


o Polvo de olho

Helena de Barros M

estre em design pela ESDI/UERJ [Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro] com a dissertação Em busca da aura: dinâmicas de construção da imagem impressa para a simulação do original (2008) e designer formada pela mesma instituição em 1994 com o tema Design Gráfico e Novas Tecnologias de Imagem e o projeto gráfico A Alma Subitamente Entorpecida – ensaio gráfico sobre a sensibilidade, através de Antonin Artaud, Vaslav Nijinski e Vincent Van Gogh (vencedor do prêmio Carmem Portinho de Arte e Cultura). Nos últimos 15 anos desenvolve projetos autônomos de design gráfico, principalmente impressos e projetos de exposição na área cultural. Especializada em tratamento de imagem digital para grandes formatos, é responsável também pela arte-finalização e préprodução de projetos. Destacam-se os projetos desenvolvidos para o Museu do Índio, Anima Mundi, Natura, Nokia, Anna Bella Geiger e Centro Cultural da Light.

03


Helenbar é seu alter-ego virtual, incorporado no trabalho autoral de fotomontagem digital com auto-retratos. A série Wonderland, inspirada em Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, exposta desde 2003 na comunidade virtual Fotolog.com, alcançou reconhecimento do público com mais de 1.200.000 pageviews e foi contemplado com artigos em jornais, revistas e livros nacionais e estrangeiros. Atualmente leciona as disciplinas de Materiais e Processos Gráficos I e II no curso de graduação de Desenho Industrial da ESDI/UERJ.

Contato: www.helenbar.com 04


l Tentáculos digita

Fantasias Virtuais por Marina Monzillo

E

las são garotas comuns, mas na internet se tornaram personagens exóticas e musas dos fotologgers (adeptos dos blogs recheados de imagens digitais). As cariocas Helena de Barros, 31 anos, conhecida como Helenbar, e Singoalla de Oliveira, 26, a Sinistra, ganharam fãs graças aos trabalhos que apresentam, respectivamente no www.fotolog.net/helenbar e no www.fotolog.net/sinistra. Fazendo fotomontagens, elas contam histórias. São projetos caseiros, mas caprichados. Helena é modelo e fotógrafa ao mesmo tempo. Singoalla encarna todos os papéis de sua novela fotográfica. Seu marido, o artista plástico americano Sean Graham, além de fotografar, ajuda na criação do roteiro, cenário e figurinos. Helena escolheu ilustrar a história de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. “Curto o livro desde criança e acho as versões infantis perturbadoras. Quando li o original, bem mais rebuscado, resolvi fazer as ilustrações.” 05


Ela lembra que, quando começou, não tinha a intenção de fazer o livro todo. Com a popularidade do fotolog, já ilustrou 70% da história e pretende publicá-la ao final. “Muitas pessoas não conhecem o texto original, estão mais acostumadas com a versão de Walt Disney. Algumas até foram ler por causa do fotolog”, afirma.

A novela de Singoalla também começou como brincadeira. É a história de Sinistra, uma empregada de uma família de bruxos. “Ela é uma heroína às avessas, bobinha, sempre se metendo em encrenca”, conta a criadora. Ela diz que busca referências nos contos de fadas e em filmes de terror dos anos 50. “Fotografamos em casa e em cenários do Rio, como o Parque Lage”, revela.

06


o Tentáculos gráfic

Produção gráfica N

a área de produção gráfica Helenbar vem se dedicando nos últimos 10 anos a àrea cultural, confeccionando projetos para eventos, catálogos, cartazes, manipulação de imagens em grandes formatos e tipografia digital.

07


08


o Tentรกculos grรกfic


Consider a

ções finais

Editor

Heliana Soneghet Pacheco Designers

Fernanda Rúbia Batista Jesley de Barros

Todos os textos contidos nessa edição foram retirados do site da designer Helenbar (www.helenbar.com)

10


Fernanda RĂşbia Jesley de Barros


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.