Jenipapo#2

Page 55

Foto:Divulgação.

No livro Hollywood Brasileira você comenta que a novela é uma obra aberta que vai se modificando ao longo da exibição dos capítulos, pois a audiência acaba se assumindo como coautora. Como as redes sociais e a tecnologia ajudam nessa coautoria? O público assume uma função de “quase coautoria” porque pode ajudar a interferir no encaminhamento de uma trama, mas nem sempre isso acontece. É importante sublinhar, no entanto, que tanto a “quase autoria” do público quanto o uso que se faz das redes sociais dependem exclusivamente da disponibilidade do autor da novela em abrir concessões ou não. Há autores que têm uma postura amplamente favorável ao feedback da audiência. Já outros preferem não abrir mão de uma trama previamente engendrada.

Em 2009, as audiências de Viver a Vida e Passione tiveram média de 35 pontos, enquanto Avenida Brasil atingiu 51 pontos. O que está estimulando a volta das altas audiências? As redes sociais são responsáveis? Não, as redes sociais não são responsáveis por um aumento da audiência televisiva. É importante perceber que as redes sociais são uma ferramenta para a divulgação e propagação da televisão, e não a razão em si para seu sucesso. Ou seja, nas redes sociais vemos o reflexo ou a reação do que se produz na TV, e não a criação de um estímulo para que o internauta seja instigado a acompanhar determinado programa ou novela

Cheias de Charme inovou ao realizar as campanhas “Empreguetes Livres” e “Empreguetes para Sempre”. O que você acha dessas mudanças? A propagação das novelas pela internet tem sido criativa e enriquecedora. Permite ao telespectador estender as tramas para além da exibição do capítulo. No caso de Cheias de Charme, além de acompanhar o sucesso das Empreguetes, o público também assume uma postura semelhante à dos personagens quando ficção e realidade se cruzam na campanha Empreguetes para Sempre, por exemplo. A atitude do público é importante para que se crie um contexto favorável à trama. (G.S.)

mauro Alencar pingue pongue

55


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.