ABSTRAÇÃO COM EVA KALiEN NO ENSiNO INFANTiL
PROPOSTA: Incentivar a imaginação e diversidade de texturas e formas com ma teriais artísticos base de forma abstrata;
MATERIAIS
Papel machê/sulfite colorido Tinta acrílica ou aquarela Lápis de cor Giz pastel ou cera Cola
Algodão e Cotonetes
Papel com gramatura de 150g ou sulfite (base do tamanho que o professor optar).
PLANO DE AULA Apresentação e Explicação da Atividade (10 minutos)
O professor vai apresentar para os alunos um vídeo da artista e questioná-los o que ela está produzindo, e, com isso mostrá-los um exemplo com os materiais em sala para eles produzirem.
Execução da atividade (30 minutos)
Os alunos irão produzir de acordo com a imaginação deles, buscar questioná-los o que eles estão produzindo e instigá-los o porque daquela forma ser um “cachor ro” por exemplo.
Finalização e apresentação da atividade (10 minutos)
Em uma mesa com as cordinhas, coloque em uma parede um vara da produção dos alunos, perguntando o que eles produziram para os colegas e por que;
OBSERVAÇÕES
Faça uma roda de produção, instigue o aluno a levantar e buscar o material que ele deseja trabalhar que se localiza no meio do círculo; (Reggio Emilia)
BNCC

(Síntese de aprendizagem) Expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interação, por diferentes meios.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Sem titulo - Arte com colagem, desenho e pintura | 22 de setembro de 2022



PAiSAGiSMO COM VAN GOGH NO ENSiNO
FUNDAMENTAL 1 E 2
PROPOSTA: Produção de estudo de estilo artístico impressionista inspirado na geografia de sua rua/bairro;
MATERIAIS
Papel machê/sulfite colorido Tinta acrílica ou aquarela Lápis de cor Giz pastel ou cera Cola
Pratos de plástico (Para mistura de cores)
Papel com gramatura de 150g (base do tamanho que o professor optar).
PLANO DE AULA

Apresentação (10 minutos)
Apresentar o artista Van Gogh para os alunos, mostrando sua vida e suas obras famosas e paisagens.

(Durante a aula trazer questionamentos de onde o artista viveu; se há semelhança com a rua ou casa que eles moram; perguntar das plantas que ele vêem; o que eles gostam e sentem quando vêem uma flor de verdade e a pintura de Van Gogh; etc)
Explicação da atividade (5 minutos)
O professor irá deixar sobre a mesa os materiais, e deixar a proposta de produzir o ambiente de sua rua, praça ou casa dentro do papel de gramatura 150g como base.
Execução da atividade (25 minutos)
Os alunos irão produzir, auxilie e os elogie mostrando retoques que eles podem fazer
Finalização e apresentação da atividade (10 minutos)
Coloque em um corredor ou no meio da sala de aula uma mesa para os alunos observarem os trabalhos que o colega produziu, pergunte qual parte da rua ou da casa ele pintou e porque ele gosta desse ambiente.
OBSERVAÇÕES
Deixe a sala dividida em grupos de mesas de 5 ou 6 no máximo para melhor con trole. Deixar tintas com cores primárias somente, instigue-os a misturar;
BNCC

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regio nais e nacionais.
A Noite Estrelada - Óleo sob Tela | Junho de 1889

NO ENSiNO MÉDiO
PROPOSTA: Produção de página de quadrinho e estudo teoria de cores através da música “Passarinhos” de Emicida;


MATERIAIS:
1 ou 2 papéis de gramatura 150g/ ou sulfite; Tinta aquarela ou guache; Caneta nanquim ou esferográfica azul/preta; Lápis HB/B ou similar; Lápis de cor e/ou canetas;
PLANO DE AULA Apresentação (10 minutos)
Apresentar aos alunos um pouco da história dos quadrinhos e sua função atualmente (entretenimento, criação, reflexão), ensinar a teoria da cor em diversas áreas como cultu ra e mercado de trabalho, trazendo as inspirações principais (Emicida e Gabriel Piccolo como artistas,) para uma base de pensamento e inspiração inicial para produção.

Explicação da Atividade (5 minutos)
Separar os alunos em grupos e apresentar as técnicas e os estilos que os alunos podem produzir uma folha de história em quadrinho começando a listar seu personagem, seu ambiente e tempo para depois colocar sua forma no papel (rascunho)
Execução da Atividade em Sala de Aula (25 minutos)
Após a explicação, auxiliar e tirar dúvidas durante esses 25 minutos, buscando ver a pro dução individual/dupla e se está dentro da atividade proposta.
Roda de Conversa e Apresentação da Execução da Atividade (10 minutos)
Para fechamento, vamos reunir os alunos e mostrar em uma roda de conversa a ativida de (Qual o contexto da história?; Por que produzir essa história?; O que chamou atenção? Quais as sensações/impressões trouxeram a produção de uma história em quadrinho?)
OBSERVAÇÕES
Separar os alunos em duplas/trios para a execução da atividade caso tenha mais de 15 alunos; Buscar pelo menos fazer dois quadros para acontecer uma sequência de tempo ou ação; O aluno não precisa fazer colorido caso não dê tempo da execução, o importante é buscar a mensagem que ele deseja transmitir naqueles quadros; (Opcional) Deixar a música de fundo com som baixo para trazer uma outra sensação em sala de aula; Caso não dê para formar uma roda de conversa, colocar os trabalhos em um corredor limpo para que possa ser observado pela sala;
BNCC:

(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.


(EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e cultu rais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continua mente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
CONCLUSÃO SOBRE O PLANO DE AULA:
Este plano de aula teve inicialmente a ideia de produção abstrata e livre de temática do aluno para expressar seus pensamentos, momentos de vida ou imaginações com base no estudo da fotografia, composição e cores. Na segunda atualização, com feedbacks da Professora Waldirene da Escola Estadual de Ensino Médio Nelson do Nascimento Monteiro, para adicionar mais significado e autorreflexão na atividade, utilizou a música “Passarinhos ”que expressa o momento de mudança deles, a própria adolescência, e espera que nesta atividade os alunos expressem principalmente o sentimento que é estar entre a vida adulta e deixando de ser criança aos poucos.
