pg_72_73_74_75

Page 3

Artes marciais

KUNG-FU Disciplina, paciência, equilíbrio e busca da perfeição são considerados requisitos básicos da arte marcial., segundo Shih-Fu Gabriel Amorim da TSKF Academia de Kung-Fu (SP): ORIGEM E AULAS: Seu nome é traduzido como “trabalho duro”., e a prática está centrada em três pilares: saúde, estética (condicionamento físico e beleza dos movimentos ), e arte marcial (luta). Apesar de não ser inerentente a arte, algumas escolas adotam faixas para motivação. Aulas práticas , ética marcial e filosofia também fazem parte do treinamento. BENEFÍCIOS: Entre dos adultos, o objetivo é ter maior disciplina nos vários âmbitos da vida. A parte física é trabalhada com o aquecimento e a prática dos movimentos, e ambos se intensificam de acordo com o nível. As mulheres se beneficiam com melhor postura e maior segurança pessoal. Como é um exercício de impacto, o corpo é fortalecido e torneado. Crianças e adolescentes aprendem a ter mais disciplina e respeito por meio da atividade física. Desenvolvimento corporal, alongamento e equilíbrio se aprimoram. Já para os idosos, o kung-fu ajuda a prolongar a vida, fortalece os ossos e, enrijece a musculatura, e ainda tem sido indicada no combate à depressão.

Kung-Fu: entre as mulheres, como é um exercício de impacto, o corpo se torna fortalecido e torneado

74 | VIVA SAÚDE

lutas REV.indd 74

JUDÔ “Educação, respeito, equilíbrio, melhor uso da energia física e mental, amizade e prosperidade mútua são algumas de suas filosofias,” diz Amadeu Moura, gerente da Seleção Brasileira de Judô. ORIGEM E AULAS: Japonês, seu significado é “caminho da suavidade ou da flexibilidade”. As turmas são divididas por idade e faixas, e a a teoria é ensinada junto com os movimentos. BENEFÍCIOS: Entre os adultos, combate o estresse, além de ensinar a respirar, trabalhar a força, velocidade e coordenação. Para as mulheres, que geralmente têm uma densidade óssea mais prejudicada, é útil para prevenir a osteoporose, por ser uma atividade

física de força, que estimula os ossos e a musculatura. Crianças hiperativas se beneficiam pelo aprendizado do equilíbrio e da disciplina. E todas elas passam a entender que há tempo para tudo, desde a saudação em silêncio até o momento de extravasar. A autoconfiança e a concentração são estimuladas. A parte física tem como reflexo o equilibrado desenvolvimento musculoesquelético, maior coordenação, força e resistência. Idosos mantêm a musculatura desperta e ativa, a ponto de o aluno sentir prazer com a atividade. Caso ele já tenha praticado no passado, pode reaprender a usar o seu corpo, mesmo com um esforço maior.

WWW.REVISTAVIVASAUDE.COM.BR

12/12/2011 20:13:31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.