Issuu on Google+

Jornal www.taua.ce.gov.br

FARDAMENTO BENEFICIA 13 MIL ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

PÁG. 02

PÁG. 03

200 LUMINÁRIAS INSTALADAS NAS RUAS DE TAUÁ

PARQUE DA CIDADE: ACADEMIA AO AR LIVRE

PÁG. 04

PÁG. 04

AMAZONENSES VISITAM A CIDADE DIGITAL Permissionários do Centro de Negócios recebem capacitações PÁG. 03

Cagece inicia obras para melhorar abastecimento de Tauá PÁG. 03

PROVA DE LEGISLAÇÃO SERÁ DIÁRIA NO DETRAN Tauá participa da Rio+20 PÁG. 03

Agricultores de Tauá faturam 55 mil com o PAA em 2012 PÁG. 04

INFORMATIVO DO GOVERNO MUNICIPAL DE TAUÁ | 27 DE JUNHO DE 2012 | EDIÇÃO Nº 10


Alunos Distrito de Carrapateiras

Alunos dos Distritos de Santa Tereza/Trici

Alunos do Distrito de Inhamuns

Alunos da Sede do Município

Aluna Maria Estefani da Silva do Distrito de Barra Nova Alunos do Distrito de Marrecas

Alunos do Distrito de Marruás

Fardamento Beneficia 13 mil alunos da Rede Municipal de Tauá Mais de 13 mil alunos matriculados nas 87 escolas de Tauá, receberam gratuitamente o fardamento escolar. A entrega foi iniciada pelas escolas de educação infantil da Sede do município, no dia 19 de junho. Já nos dias 21 e 22, foram realizadas solenidades nos Distritos, onde o Prefeito Odilon Aguiar entregou o fardamento na presença de pais, professores e gestores escolares. Desde o início da semana (25/06) o Secretário da Educação, João Álcimo, está percorrendo as escolas da Sede e Sede Distrital, concluindo a entrega do fardamento escolar nesta quarta-feira (27/06). Além da entrega do fardamento, o Governo Municipal realizou, neste mês de junho, a inauguração de laboratórios de informática, salas de recursos multifuncionais e reformas de escolas em várias localidades. Alunos, pais, professores e gestores de todo o município comemoraram e agradeceram pela entrega do fardamento escolar, além das inaugurações de laboratórios, salas de recursos e reformas, enaltecendo todos os investimentos do Prefeito Odilon na Educação, que estão promovendo a elevação da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Concluída instalação de luminárias nas ruas de Tauá O Governo Municipal já concluiu a primeira etapa do Projeto de Implantação de Luminárias no Município de Tauá. A Equipe Técnica de Eletrificação da Seinfra e a Empresa KLC já encerraram o trabalho nas ruas da cidade e agora partem para o interior do Município. Segundo relatório divulgado pela Secretaria de Infra-estrutura, em torno de 200 luminárias foram instaladas, levando iluminação pública para dezenas de ruas e bairros que ainda não haviam sido beneficiados. Nesta quarta-feira, 27 de junho, os eletricistas se deslocaram para o Distrito de Marrecas. A primeira localidade do interior a receber o sistema será o Assentamento Bonifácio, cuja previsão de instalação é de 40 luminárias. Segundo o Prefeito Odilon Aguiar, todas as vilas do Município serão contempladas com a iluminação pública. Inicialmente, 850 luminárias serão instaladas na Sede e Distritos com um prazo de 90 dias para conclusão dos serviços.

02

INFORMATIVO DO GOVERNO MUNICIPAL DE TAUÁ


Academia ao Ar Livre no Parque da Cidade O Parque da Cidade Enéas Alves Oliveira acaba de ganhar mais um espaço público para garantir a saúde dos tauaenses. Esta em fase final de implantação para ser disponibilizada nos próximos dias, a ALL, Academia ao Ar Livre, situada ao lado da Base do Pró-cidadania. Contendo 5 equipamentos destinados às mais diversas atividades físicas desenvolvidas pelos adultos, a Academia conta com Alongador para estimular o sistema nervoso e fortalecimento dos músculos; Esqui e Simulador de Cavalgada para aumentar a flexibilidade e fortalecer a musculatura dos membros superiores e inferiores, além de melhorar a função cardio-respiratória; Multi-exercitador que melhora, alonga e aumenta flexibilidade dos membros do corpo humano e Rotação Dupla Diagonal, melhorando a mobilidade dos ombros e cotovelos. Cada equipamento permite a realização de vários tipos de exercícios diferentes. Os usuários já realizam diariamente suas caminhadas no entorno do Parque e a Academia ao Ar Livre aumentará o volume de opções para quem desejar manter a saúde física e mental, livrando-se das tensões e estresses provocados pela cansativa e rotineira jornada de trabalho. No local, foram instaladas placas contendo informações sobre o funcionamento de cada equipamento. A ALL foi viabilizada graças a uma mais uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Tauá e o Governo do Estado do Ceará.

Empreendedores do Centro de Negócios de Tauá recebem capacitações A Agência de Desenvolvimento Econômico de Tauá (Adecont) em parceira com o SEBRAE, uma série de capacitações para os permissionários do Centro de Negócios Zózimo Ricarte Júnior. A primeira etapa realizou-se de 25 a 27 de junho, na Cidade Digital, com a participação de 90 empreendedores, divididos em 3 turmas. Ao todo, foram realizadas 6 oficinas de boas práticas de promoção comercial, que abordaram os temas: Sei Vender; Sei Comprar; Sei Planejar; Sei Controlar Meu Dinheiro; Sei Empreender; e, Sei Unir Forças Para Melhorar. Conforme Ana Ricarte, Superintendente da Adecont, a iniciativa tem o objetivo de fortalecer e ampliar os conhecimentos dos permissionários, quanto ao atendimento ao público, as técnicas de vendas, o planejamento e o controle de capital, empreendedorismo e associativismo.

Supermata e Fundação Bernardo Feitosa representam Tauá na Conferência Rio+20 O município de Tauá esteve representado na Conferência Rio+20, com uma comitiva composta pela Superintendente Municipal do Meio Ambiente, Socorro Almeida e membros da Fundação Bernardo Feitosa, no período de 15 a 22 de junho, quando o mundo todo estava voltado para discutir o destino do planeta, por meio da temática do Desenvolvimento Sustentável. Na oportunidade, a comitiva tauaense também participou da entrega da Declaração da Caatinga, elaborada nos dias 17 e 18 de maio de 2012, em Fortaleza, por representantes de todo o Nordeste, solicitando a aprovação da proposta que transforma a Caatinga e o Cerrado em Patrimônio Nacional e a criação de um Fundo da Caatinga para financiar projetos em benefício da preservação do bioma. Conforme a Superintendente da Supermata, a Rio+20 foi organizada em torno de dois eixos temáticos: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável com a erradicação da pobreza e Governança para o desenvolvimento sustentável. O encontro tratou também de questões como emprego, energia, cidades, alimentos, água, oceanos e desastres.

CURTAS FEBRE AFTOSA Campanha de vacinação de bovinos se encerrará no próximo dia 30 de junho. Em Tauá a cobertura vacinal até agora é de 46% do rebanho.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA Engetec Engenharia inicia em Julho a substituição de 1.500 metros de tubulação da Cagece objetivando melhorar a distribuição de água para os bairros de Tauá.

27 de JUNHO de 2012 | EDIÇÃO Nº 10

CHITÃO DOS PALESTRA INHAMUNS Proprietários de restaurantes O Festival de Quadrilhas e lanchonetes participam nesta de Tauá acontecerá nos quarta-feira, 27, de uma palestra dias 05 e 06 de Julho no promovida pela Adecont Clube Forró no Sertão com e SEBRAE de Tauá com o premiação de R$ 13 mil. objetivo de implantar As inscrições se encerram o manual de boas práticas no dia 02 de Julho. de fabricação de produtos.

03


Agricultores de Tauá faturam 55 mil com o PAA em 2012 Conforme dados da Secretaria de Agricultura, nos últimos três meses (abril a junho de 2012), o PAA já comprou mais de 16 toneladas de alimentos dos 120 agricultores familiares cadastrados, promovendo assim a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. Só neste período, o PAA gerou uma receita total de R$ 55.000,00. Além disso, os alimentos adquiridos de agricultores familiares, isentos de licitação e a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais, destinam-se a 27 entidades sócio assistenciais, promovendo segurança alimentar para mais de 6 mil pessoas. Veja a lista abaixo de produtos mais comprados: Galinha Caipira Doce Caseiro Bolo Caseiro Cheiro Verde

Deposito do PAA

2.432,45 kg 2.204,29 Kg 2.086,00 kg 2.071,70 kg

Carne Ovina Polpa de frutas Carne Caprina

1.765,54 kg 1.366,40 kg 718,10 kg

CNH: Detran aplicará prova de legislação diariamente A partir de julho próximo os candidatos à CNH terão maior facilidade para se submeterem à prova de legislação dos exames de habilitação. Já está montada na 6ª Regional do Detran, no Setor J do PIVB em Tauá, uma sala com 10 terminais para a aplicação da prova com o moderno sistema informatizado onde o candidato passará a responder as questões pelo computador utilizando um teclado para escolher a alternativa correta. O resultado será divulgado imediatamente após o candidato concluir o exame. A novidade é que se for reprovado na prova de legislação, o candidato já poderá repetir o exame 15 dias depois. Com o atendimento diário a tendência é que não seja mais necessária a vinda da Comissão de Habilitação porque o Detran já está planejando como serão realizados os exames de Práticas de Direção. Atualmente a Regional de Tauá emite o DUT do veículo na hora, faz renovação da Carteira de Habilitação e agora disponibilizará mais um serviço dando maior comodidade à população dos Inhamuns. O expediente ao público é de segunda à sexta, das 7h às 15h.

Sala da Prova de Legislação

Empresários amazonenses querem adquirir softwares em Tauá Os investidores amazonenses Rodrigo Carvalho e Ronaldo Fonseca, do ITEC, Instituto de Tecnologia da Amazônia estiveram em Tauá entre os dias 19 e 20 de junho e foram recebidos pelo Secretário de Ciência e Tecnologia do Município, Elvis Gonçalves. A Empresa deles trabalha com o desenvolvimento de pesquisas e invocações tecnológicas que são vendidas para as fábricas instaladas na Zona Franca de Manaus. Os empresários conheceram às incubadoras digitais e os programas desenvolvidos na área de softwares pelo Instituto Quinamuiú e Associação de Desenvolvimento Tecnológico de Tauá, que atuam na área de TI. Os alunos do Curso de Informática da Escola de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade de Tauá também foram visitados e conheceram a proposta dos amazonenses. A parceria desejada é para que os softs produzidos por jovens de Tauá sejam comprados pelo ITEC e vendidos às Unidades Fabris da Zona Franca.

DÚVIDAS, CRÍTICAS E SUGESTÕES ENTRE EM CONTATO

04

Expediente www.taua.ce.gov.br

Governo Municipal de Tauá Núcleo de Informação e Comunicação comunicacao@taua.ce.gov.br www.taua.ce.gov.br

Jornal Tauá Sempre em Ação Informe do Governo Municipal de Tauá Centro Administrativo José Castelo Fernandes Av. Cel. Vicente Alexandrino, 322 Tauá-CE - Fone: (88) 3437.2068

Textos: Nivia Scarcela Wilrismar Holanda Fotos: Camila Lima Projeto Gráfico: Jefferson Sales

INFORMATIVO DO GOVERNO MUNICIPAL DE TAUÁ


JORNAL TAUÁ SEMPRE EM AÇÃO Nº 10