Unidavi REVISTA Ano 02 – Nº 03 – Maio/2023
Revista Universo Unidavi
Ano 02 – Nº 03 – Maio/2023
Patrícia Pasqualini Philippi
Pró-reitora de Ensino
Mehran Ramezanali Pró-reitor de Administração
Charles Roberto Hasse Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação
Sônia Regina da Silva (SC 00737 JP) Projeto Editorial, Reportagem e Edição
Projeto Gráfico e Imagens Departamento de Eventos, Comunicação e Marketing (Decomm)
Periodicidade: Semestral
Impressão: Kaygangue Tiragem: 2.000 exemplares Distribuição Gratuita
Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – Unidavi Rua Dr. Guilherme Gemballa, 13 Jardim América, Rio do Sul/SC
www.unidavi.edu.br
editora@unidavi.edu.br
(47) 3531-6056
COMPROMISSO EM SER E FAZER SEMPRE MELHOR
A Unidavi, em toda a sua trajetória de quase seis décadas, tem sido protagonista do desenvolvimento, priorizando estratégias e ações primordiais para o crescimento do Alto Vale do Itajaí. É uma Instituição que procura criar, inovar e se ajustar aos cenários e desafios para o fiel cumprimento de sua nobre missão.
Os novos tempos requerem uma visão “de fora para dentro” objetivando integrar-se com a sociedade local e regional e, alinhar suas competências e entregas às demandas, a fim de integrá-las ao ecossistema de inovação para que os resultados criem riqueza e agreguem valor para todos.
Assim, a Unidavi procurou se reestruturar e se reposicionou estrategicamente visando implementar novas matrizes curriculares, por competências, ajustadas às exigências e necessidades do mercado profissional e da comunidade acadêmica.
Com o propósito maior de oferecer uma educação transformadora, com foco no sucesso do aluno, a Unidavi mantém maior sinergia e interação entre a academia, empresas e governos na resolução de problemas reais e do cotidiano. Dessa forma, os alunos têm uma formação qualificada e plena, para que sejam protagonistas de seus aprendizados e se mantenham relevantes como profissionais e cidadãos.
Somos uma Instituição que propicia liberdade plena para criar, inovar e buscar - através das pessoas, ideias e opiniões para a construção de novos modelos de ensino e aprendizagem. Buscamos uma relação de harmonia, respeito, confiança e, sobretudo, de compartilhamento de conhecimentos e experiências; de cooperação e colaboração. Pensamos no coletivo e na transformação das pessoas para que possam ter qualidade de vida. E, que Rio do Sul e região sejam locais de inúmeras possibilidades e oportunidades.
Por se tratar de uma Instituição comunitária, filantrópica e sem fins lucrativos, a Unidavi é de todos e para todos. Destaca, no seu papel social, benefícios primordiais para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e com equilíbrio social e econômico. Sua missão, visão e valores vão além do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Tem na gestão o primor pela eficácia na captação e alocação de recursos, priorizando os investimentos no desenvolvimento humano; na capacitação continuada; na tecnologia e inovação como diferenciais competitivos para assegurar a sua perenidade.
Também, estimula seus professores a se desapegarem do “saber tudo” para focarem no “aprender tudo” – saber aprender, saber fazer, saber entender, saber conviver e evoluir sempre. Ainda, manter o mindset expansivo à captura do novo para melhor atender às expectativas e demandas do mundo contemporâneo e, dar as respostas que a sociedade tanto almeja.
A cultura, o jeito de ser e de fazer da Unidavi, vão além das necessidades de captar e alocar os recursos com eficácia: prioriza o exercício da liderança servidora, preocupada com as pessoas e o seu bem-estar. Procura, além da empatia, alcançar a compaixão, ou seja, não somente se colocar no lugar do outro, mas assimilar o sentimento do outro.
Para a Unidavi, exercer a liderança servidora não significa “ter que levar as pessoas nas costas”, mas sim “no coração”. Dessa forma, pretende ser um Centro Universitário diferente e de referência ímpar, com todo o seu pessoal engajado e com o compromisso em ser e fazer sempre melhor - para que cada um se sinta orgulhoso e feliz em fazer parte dessa grande família.
Alcir Texeira Reitor
UNIDAVI: FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL DE EXCELÊNCIA
Pensar, falar, descrever a Unidavi é também de alguma forma retratar os vários caminhos que nos levam ao conhecimento, à educação e à formação humana e profissional. É crer num futuro promissor em todos os sentidos da vida. É manter a esperança de um mundo melhor. É isso que faz a Unidavi. É essa a sua missão: promover o conhecimento para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.
Os anos difíceis - vividos em 2020, 2021 e parte de 2022, motivados pela pandemia, pelo isolamento social, pela adoção repentina de novas modalidades de ensino, pelas aulas remotas, pelas dificuldades econômicas e culturais, pelas incertezas de todas as ordens e pela concorrência desleal, também foram de muita união, resiliência e superação.
A Unidavi enfrentou inúmeros desafios e venceu grandes batalhas. Para tanto, contou sempre com o respeito, a competência, a colaboração e o comprometimento da reitoria, dos pró-reitores, coordenadores, professores, colaboradores de todos os quadros funcionais e de nossos alunos. Todos permaneceram unidos e, com o mesmo propósito, mantiveram forte a nossa Unidavi. Mais que isso, fizeram-na pujante! E, assim, ela cresce em todos os sentidos.
A Unidavi, de maneira responsável, absorve as mudanças e, mais que isso, percebe as reais e efetivas necessidades da comunidade acadêmica e de todo o Alto Vale. É uma Instituição que se reinventa constantemente para além do ensino, a fim de conhecer e vivenciar um futuro melhor.
O ano de 2023 reflete bem isso. Novos cursos de Graduação foram lançados, como o de Biomedicina e o de Medicina Veterinária. Novas modalidades de ensino foram consolidadas e hoje a Unidavi oferece cursos de Graduação e Pós-graduação na modalidade EAD, presencial pleno e presencial híbrido. A adoção de um currículo por competências, o incremento de metodologias ativas e de aulas práticas, a manutenção da qualificação e a contínua formação dos professores: a grande maioria mestres e doutores, os investimentos em tecnologia, laboratórios, estrutura física e capacitação profissional de todos os colaboradores marcam também o crescimento no número de alunos. São mais de 4.200 alunos que hoje estudam na Unidavi. São também aproximadamente 500 colaboradores, entre professores e funcionários que a Unidavi emprega e que aqui dedicam a maior parte do seu tempo e da sua vida.
E a Unidavi não para! Ela cresce! Cresce, sobretudo, na qualidade do ensino que oferece. É hoje, conforme a avaliação MEC, a 2ª melhor instituição de ensino da Acafe, está entre as 10 melhores de Santa Catarina e entre as 50 melhores do Brasil. Prova disso é o curso de Sistemas de Informação que alcançou Conceito Máximo 5 e foi considerado pelo MEC o melhor curso de toda a região sul e o 8º melhor do Brasil; e também Educação Física - Bacharelado, que obteve conceito 4, sendo considerado o 3º melhor de Santa Catarina e o 34º do Brasil.
A Unidavi faz história e cumpre honrosamente sua missão e seu papel social na formação humana e profissional de excelência. E, como uma instituição de ensino comunitária, sem fins lucrativos, patrimônio de todos e que deve servir a todos, segue buscando, cada vez mais, melhorar e aprimorar tudo o que faz com o objetivo de transformar a vida dessa e das futuras gerações.
Patrícia Pasqualini Philippi Vice-reitora e Pró-reitora de Ensino
Nesta edição da REVISTA UNIVERSO UNIDAVI – BOAS PRÁTICAS você conhecerá iniciativas que rompem o espaço físico da Instituição e lançam novos olhares para o cotidiano regional.
Saberá sobre projetos: educativos, agroecológicos, ambientais, sociais, solidários, sustentáveis, esportivos, inovadores e/ou tecnológicos, enfim, de todos os tipos e voltados à toda gente.
Gente que precisa e gente que orienta. Gente que cuida, que se preocupa, que corre atrás e que não se contenta com qualquer coisa. Gente que estuda, pesquisa, se dedica, testa, analisa, pensa, repensa, olha para todos os lados, mete a cara e faz. Gente como você que vê na rotina diária uma constante busca por melhores dias.
Nestas páginas impressas e digitais às vezes falta espaço para contar tudo, pois há vários outros projetos em andamento ou sendo planejados. Há mais por vir e, portanto, mais a conhecer. Mas, por enquanto, comece por aqui. Você é nosso(a) convidado(a). Se inclua nesta vivência muito além do ensino.
Boa leitura!
AGRICULTURA REGIONAL: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DIRETO À MESA 10 AGROECOLOGIA: UMA REDE DE APOIO PARA CHAMAR DE SUA 12 PARCERIA DEIXA CIDADE MAIS VERDE 14 SISTEMA DE BIBLIOTECAS UM PROJETO PARA CORPO E MENTE 15 FLOR&SER PARKINSON UM OLHAR ATENTO AO PACIENTE NEUROLÓGICO 16 INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA UNIDAVI EM BUSCA DE OUTROS HORIZONTES 18 MEDICINA VETERINÁRIA PRIMEIRA TURMA INICIA AULAS 20 CARTILHA ABORDA DESENVOLVIMENTO INFANTIL 27 HACKATHON MULTIMÍDIA PROJETO DESMISTIFICA ÁREA AZUL 28 ALTO VALE CONQUISTA AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE INOVAÇÃO 32 GTEC/UNIDAVI - PARCERIA FOMENTA DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS 33 EMPRESAS RECEBEM CONSULTORIA GRATUITA 22 PROJETO CUIDAR DE QUEM CUIDA 24 DESTINO CORRETO AO LIXO ELETRÔNICO 26 INICIAÇÃO ESPORTIVA PARA ESTUDANTES 34 PROESDE - UNIDAVI PARTICIPA DE SEMINÁRIO ESTADUAL 36 GTEC SOCIAL PROJETOS PRIORIZAM ECONOMIA SOLIDÁRIA 38 MESTRADO E DOUTORADO DOCENTES EM BUSCA DE MAIS CONHECIMENTO 42 COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL 43 PÓS-GRADUAÇÃO IN COMPANY: CURSOS PERSONALIZADOS PARA A REALIDADE DE CADA EMPRESA 44 MEU TCC, MEU ORGULHO AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO? TEMOS... 46
Junto com o resgate de cultivo e consumo desses alimentos, também se resgata a história e identidade cultural da comunidade, que se constrói com as conquistas e aprendizados de seus hábitos alimentares.
Sandra Aparecida dos Santos Diretora Colégio Unidavi
AGRICULTURA REGIONAL: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DIRETO À MESA
Uma ideia aqui, outra inquietude ali. Um estudo envolve outro, gera pesquisa e debate. E, quando se vê, nascem propostas tão valiosas que transformam a vida de muita gente. É dessa forma que o projeto
perdendo espaço nas escolhas da população do Alto Vale e, para tanto, são realizadas pesquisas em pequenas propriedades de agricultura familiar.
O estudo recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) - Programa Jovens Projetos/SC e abrange momentos técnicos-teóricos, saídas a campo e elaboração de oficinas culinárias.
10
COMO ACONTECE
O projeto iniciou em 2022 por meio de visitas a propriedades rurais para o mapeamento da região e coleta de dados sobre a produção agrícola de alimentos. Conta também com o auxílio de profissionais como agrônomos e nutricionistas e são realizadas reuniões e oficinas culinárias.
A divulgação dos resultados à comunidade se dará através da produção de materiais como a Cartilha de Sazonalidade (com formas de plantio e colheita, a fim de garantir alimentos com mais cor, sabor, textura e melhor preço). O projeto se estende por todo este ano de 2023 com a realização de oficinas culinárias. Assim, a população se beneficiará com alimentos de fácil acesso e alto valor nutricional.
Então, para intensificar as pesquisas e garantir que tudo isso dê realmente certo foi implantado o subprojeto: Criação de uma Comunidade que Sustenta a Agricultura. A professora Sandra explica que as duas ações (projeto e subprojeto) acontecem simultaneamente.
O primeiro projeto visa a qualificação nutricional na elaboração e escolha dos alimentos. No segundo estabelece-se uma relação de consumo consciente pelo compromisso dos consumidores com os agricultores. É uma ação articulada.
• Proporcionar à agricultura familiar maior visibilidade e apreço por parte dos habitantes - que poderão obter novas habilidades culinárias e de cultivo de alimentos.
• A economia pode ser movimentada, desde a produção de mudas e/ou alimentos, até a produção de preparações culinárias para comercialização.
• Impulsionar estabelecimentos que produzem alimentos de forma artesanal para o uso de matérias-primas em preparações culinárias e consequente venda ao consumidor.
Gerar um reajuste na economia das famílias que, ao produzir em suas residências e/ou adquirir alimentos regionais, poderão diminuir gastos com alimentos industrializados e investir em habilidades culinárias e produção do próprio alimento.
• Impactos positivos poderão ser percebidos na saúde e no ambiente, pois a adoção de hábitos alimentares saudáveis tende a levar as famílias a estados fisiológicos saudáveis e/ou melhora do estado de saúde se houver uma doença, o que diminui o uso do sistema de saúde e a necessidade da busca de medicamentos.
• As novas formas de cultivo reduzirão grandes extensões de monocultura e o compartilhamento de habilidades e práticas de cultivo poderá reduzir o uso de agrotóxicos buscando-se por alternativas que promoverão a saudabilidade da terra e, por consequência, o aumento do valor nutricional do alimento.
09
Sandra Aparecida dos Santos Diretora Colégio Unidavi
11
UMA REDE DE APOIO PARA
Que a alimentação é relevante no crescimento e desenvolvimento das pessoas, bem como na prevenção e tratamento de doenças, muita gente já sabe. E, que é necessária a manutenção a longo prazo de hábitos saudáveis - como a escolha e preparo de alimentos adequados, também. Mas, este subprojeto traz novos olhares sobre o tema: como as condições interferem na capacidade do indivíduo em estabelecer uma boa relação com os alimentos? Uma destas condições é o distanciamento do consumidor da produção e do entendimento deste sistema - que pode levar ao excessivo consumo de produtos ultraprocessados e à diminuição da ingestão de alimentos
Para intensificar as pesquisas e garantir um novo olhar sobre essa problemática, foi desenvolvido o Criação de uma Comunidade que Ou seja, um grupo que compra, prepara, avalia o alimento e ainda é responsável por criar receitas saudáveis para elaboração de cartilhas a serem compartilhadas com a população.
O principal objetivo é a aproximação dos consumidores com as famílias agricultoras agroecologistas do
12
COMO ACONTECE
A ideia é promover saúde e hábitos saudáveis a partir de ações educativas. “Abrange conhecimentos, habilidades e comportamentos envolvidos no planejamento, na compra, na preparação e no consumo de alimentos”, argumenta a coordenadora do curso de Nutrição e responsável pelo subprojeto, professora Mestre, Sarita Martins Camiña Reinicke.
Outra diretriz é a compra direta com o agricultor que, além de beneficiar a saúde - pois o consumidor recebe alimentos saudáveis, orgânicos e frescos - o auxilia a manter a família na propriedade rural ao receber um valor justo pelo seu trabalho e, ainda, permite a proteção do ambiente em seu entor no.
Assim, todas as manhãs de quartas-feiras, bem cedinho, os agricultores entregam no Campus da Unidavi, em Rio do Sul, as cestas com os produtos aos membros da Comunidade - nesta etapa composta por colaborado res da Instituição.
ENTENDA A CSA
O QUE É: a Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) é um movimento organizado pela sociedade civil que procura manter a agricultura familiar - responsável pela produção de alimentos frescos e saudáveis. Também promove a proteção da natureza e da cultura alimentar.
PRINCÍPIOS:
apoio mútuo; cultura do apreço em substituição à cultura do preço; diversificação do cultivo; aceitação dos alimentos de época; gestão compartilhada; distribuição independente; manutenção do tamanho apropriado; fortalecimento da economia local.
COMO ACONTECE:
o agricultor deixa de vender os produtos por intermediários e passa a contar com a participação de coagricultores - pessoas da comunidade que financiam a produção e se organizam em grupo para cuidar da logística de distribuição, organização do trabalho e comunicação. Desta forma, a CSA colabora com o desenvolvimento sustentável e o estímulo ao
O trabalho natural agrícola, sem uso de agrotóxicos, apoiado pela comunidade é também base para a saúde, alimentação e manutenção dos recursos hídricos.
As reuniões e atividades entre alunos e professores do curso de Nutrição e do Grupo Estudantil de Iniciação Científica do Colégio Unidavi com os agricultores ocorrem no campus Rio do Sul e/ou nas propriedades rurais. Utiliza-se, ainda, o Laboratório de Técnica Dietética e Cozinha/Padaria Didática do Nutrição Unidavi.
Sarita Martins Camiña Reinicke Coordenadora Curso de Nutrição Unidavi
PARCERIA DEIXA CIDADE MAIS VERDE
Um projeto aplicado no alto da Serra Canoas permite uma cidade mais atrativa ao mesmo tempo em que resgata valores, autoestima e vivências afetivas. É o Arboriza Rio do Sul, uma parceria entre a Unidavi e o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório
Aprovado pelo Fundo da Infância e Adolescência de Rio do Sul (FIA) o projeto recebe adolescentes e jovens do sexo masculino que cumprem medidas socioeducativas. O objetivo é produzir mudas de espécies arbóreas, de maior porte, para plantio na própria unidade do Casep e/ou distribuição para arborização urbana e entidades do município.
Com início em 2022 e término previsto para setembro de 2023, o projeto é desenvolvido na própria unidade do Casep/Rio do Sul, que conta com uma área externa para armazenamento de mudas de aproximadamente 900 m².
A intenção é permitir a ressocialização dos socioeducandos através de ações concretas do trabalho e troca de experiências.
14
Robson Carlos Avi Responsável Arboriza Rio do Sul e Horto Florestal Universitário da Unidavi.
SISTEMA DE BIBLIOTECAS UM PROJETO PARA CORPO E MENTE
Nutrir o corpo, o cérebro e o coração com boas leituras, alimentação adequada e solidariedade. Com este pensamento foi criado o Projeto Ler pelo Sistema de Bibliotecas Unidavi. Além do incentivo à leitura a ideia é arrecadar alimentos não perecíveis a serem doados a entidades beneficentes do Alto Vale.
Em 2022 foram realizadas duas edições do projeto o que resultou em mais de 400 quilos de alimentos. Foram cerca de 150 kg em maio e 252,5 kg em outubro, além de inúmeros produtos de limpeza. As doações seguiram para instituições de diferentes municípios: Lar São Vicente de Paulo e Comissão BR Haiti, de Rio do Sul; Centro de Recuperação Nova Esperança (Cerene), de Ituporanga; Lar Mover Caminhos e APAE de Presidente Getúlio além do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), de Salete.
COMO FAZER
Para participar é bem simples. A cada semestre os livros ficam expostos em lugares estratégicos nos quatro campi da Unidavi: Rio do Sul, Ituporanga, Taió e Presidente Getúlio. É só escolher o título preferido entre os vários disponíveis na estante e deixar a doação na caixa coletora. Trata-se de um gesto simples e acolhedor que transforma as pessoas que doam e recebem”, festeja a coordenadora do Sistema de Bibliotecas, Andreia Senna de Almeida da Rocha.
Também, uma vez ao ano, o Sistema de Bibliotecas organiza campanha para arrecadação dos livros a serem utilizados no Projeto Ler Alimenta. A partir da divulgação da data, as doações podem ser entregues nas bibliotecas de cada campus. Como incentivo os acadêmicos da Unidavi podem trocar um livro por uma hora de Atividade Complementar - com o limite de 10 horas. A primeira campanha de arrecadação resultou na doação de 1023 exemplares.
15
COMO ACONTECE
O programa, que iniciou em 2022, prevê reuniões, encontros, aulas, palestras e oficinas nas dependências do Campus da Unidavi. Ou, eventualmente, poderá utilizar outros espaços como: Academia, pista de atletismo e Horto Florestal Universitário para orientações particulares e oficinas conjuntas e, ainda, locais de acesso
FLOR&SER
PARKINSON UM OLHAR ATENTO AO PACIENTE NEUROLÓGICO
Envelhecer todos iremos. Tomara que sim! E, torcemos para chegar à velhice com saúde. Mas, às vezes poderemos nos deparar com alguns obstáculos: os chamados “males da idade”.
Os distúrbios neurológicos crônicos compreendem atualmente as principais causas de incapacidade mundial e o envelhecimento da população é um importante fator de risco para tais doenças - a exemplo da Doença de Alzheimer (DA) e da Doença de Parkinson (DP).
A intenção é proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos portadores da DP e de seus familiares, uma vez que terão profissionais qualificados desenvolvendo um conjunto de ações integralizadas e singulares, sendo, portanto, coadjuvantes no processo terapêutico.
Estudos apontam o aumento da DP como o mais significativo, com projeções duplicadas da proporção atual para os próximos 30 anos. A DP é o tipo mais comum de parkinsonismo - termo que reflete um grupo de distúrbios neurológicos com problemas de movimento semelhantes como: rigidez, lentidão e tremor.
As consultas são semanais e ocorrem de forma remota (teleconsulta; contato telefônico, chamada de voz e/ou videochamada). Também poderá haver participação em atividades com professores e alunos do Ensino Médio do Colégio Unidavi e membros do Horto Florestal.
Samantha Cristine Lopes Professora Doutora e coordenadora do Projeto
16
Neste contexto, um grupo de professores e acadêmicos da Unidavi se preocupou e criou o Flor&ser Parkinson: um programa de Extensão Interdisciplinar com ênfase no plano terapêutico voltado a indivíduos com Doença de Parkinson no Alto Vale do Itajaí.
O Flor&ser Parkinson traz um olhar único com um diferencial por meio da empatia, escuta ativa e atenta. Segundo a professora-coordenadora o contato dos estudantes com os pacientes parkinsonianos e familiares promoverá um entendimento mais aprofundado da patologia, do contexto social em que estão inseridos, do aperfeiçoamento das condutas, do desenvolvimento do raciocínio clínico, do trabalho em equipe - incluindo planejamento, liderança, cooperatividade e, principalmente, na formação de acadêmicos éticos e atentos.
Sob a coordenação da professora Doutora, Samantha Cristiane Lopes, o objetivo é promover a assistência integralizada e interdisciplinar à pessoa com DP, bem como, atender as individualidades e fragilidades desses pacientes e respectivos familiares.
Integram o programa, equipes multiprofissionais formadas por coordenadores, professores e acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Educação Física da Unidavi.
OBJETIVOS DO FLOR&SER PARKINSON
Proporcionar contato e troca de conhecimentos científicos entre acadêmicos das diferentes áreas da saúde a partir da criação e aplicação do Plano Terapêutico Singular (PTS), como uma estratégia da atenção básica de saúde para assistência aos pacientes com DP.
Proporcionar contato e troca de saberes entre acadêmicos e pacientes, com a criação de vínculos entre os mesmos a partir de oficinas e encontros mensais.
Oferecer assistência contínua aos pacientes com DP a partir de teleconsultas.
Oportunizar a melhoria da qualidade de vida dos pacientes através da troca de experiências e vivências entre os mesmos.
Proporcionar a ampliação do conhecimento acerca da condição clínica e suas correlações fisiopatológicas através de grupos de estudo para criação de cartilhas de orientação, aulas e palestras sobre a temática.
Estimular a pesquisa científica dentro do centro universitário através da coleta e análise de informações dos pacientes e posterior confecção de manuscritos científicos e divulgação de resultados.
Engajar a sociedade no melhor entendimento da doença e de seus impactos através de estratégias de divulgação em mídias sociais e meios de telecomunicação.
De acordo com o programa, as ações são pautadas em encontros com oficinas mensais (durante todo o período) e no Plano Terapêutico Singular (PTS) - um conjunto de propostas de condutas articuladas. O PTS visa maior proximidade com a rede de saúde, vinculando as bases teóricas ao campo prático com foco na atenção básica.
17
INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA
UNIDAVI EM BUSCA DE OUTROS HORIZONTES
Os últimos meses de 2022 foram de muito conhecimento para gestores e acadêmicos que buscaram intercâmbios no exterior. Em outubro o reitor da Unidavi, Alcir Texeira e o coordenador do curso de Medicina, Augusto Fey realizaram visita à Universidade de Mendoza/Argentina visando futuras parcerias.
E, duas acadêmicas de Medicina realizam estágios supervisionados em outros países: Patrícia Sens de Oliveira, na Flórida/Estados Unidos e Eduarda Fritsche, em Portugal.
Outros dois acadêmicos foram aprovados no processo seletivo e realizaram intercâmbio na Universidad Autónoma de Chile. Heriton Vavassori, de Engenharia Mecânica e Antônio Rafael Pachechne, de Direito, embarcaram para Santiago, Chile, em agosto e retornaram ao Brasil na segunda quinzena de dezembro. Ambos, realizaram o semestre letivo de seus cursos de Graduação na instituição chilena.
Há 15 anos a Unidavi promove programas de intercâmbio aos acadêmicos e cerca de 100 deles já participaram. A vivência em países diferentes enriquece não somente o currículo do estudante, mas também traz experiências para a vida toda.
18
COMITIVA CATARINENSE
Também no segundo semestre o reitor Alcir Texeira compôs a comitiva catarinense que viajou ao Japão e a Singapura. Após 15 dias de intercâmbio cultural e científico o retorno ao Brasil ocorreu em novembro com expectativas de um novo momento na interna cionalização acadêmica.
O grupo, formado por reitores e pró-reitores de 20 instituições, foi liderado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Foram visitadas universidades, embaixadas e espaços de inovação com a proposta de conhecer oportunidades ligadas à pesquisa científica, ao desenvolvimento socioeconômico e à inovação.
0:50 2:50 19
É enorme a importância dessa iniciativa para o Alto Vale, principalmente para Agronômica. É uma conquista gigante e temos certeza que o município vai desenvolver muito. Toda a região ganha com isso também porque a demanda por Medicina Veterinária é grande.
MEDICINA VETERINÁRIA
PRIMEIRA TURMA INICIA AULAS
Entre as novidades da Unidavi para 2023 está o curso de Medicina Veterinária. A primeira turma iniciou os estudos em fevereiro com recepção e aula magna ministrada pelo médico veterinário, professor Doutor Guilherme Valente de Souza.
Durante a recepção, os calouros conheceram o projeto do novo campus a ser construído especialmente para abrigar o curso no município de Agronômica.
O contrato de parceria para construção do Campus 4 e implantação do curso foi assinado pelo prefeito de Agronômica, Cesar Luiz Cunha e pelo reitor da Unidavi, Alcir Texeira na tarde de 20 de dezembro de 2022. O primeiro passo do acordo foi a cessão de uma área de 30 mil m², na localidade de Mosquito a fim de abrigar a instalação do curso.
Cesar Luiz Cunha Prefeito Agronômica
20
O campus de Agronômica vai abrigar o Medicina Veterinária e outros cursos que virão complementar essa área. É uma edificação com salas de aula, auditório, setor administrativo, laboratórios e, futuramente, o hospital veterinário com policlínica, que atenderá pequenos e grandes animais e as necessidades da região.
Mehran Ramezanali
Pró-reitor de Administração/Unidavi
Agronômica é um município estratégico, dotado de um centro de capacitação na linha do agronegócio muito forte, por meio da Epagri e da Cidasc,. Esperamos aproximar o relacionamento com esses órgãos para trabalhar, além do Ensino, também a Pesquisa e a Extensão.
Alcir Texeira Reitor Unidavi
21
Atendimento:
Seg a Qui, das 18h às 21h por agendamentos (47) 3531-6006 / (47) 9 9649-8760 www.unidavi.edu.br/cau
EMPRESAS RECEBEM CONSULTORIA GRATUITA
Acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis têm na Consultoria Acadêmica Unidavi (CAU) um espaço para praticar conhecimentos, desenvolver projetos e, ainda, auxiliar as micro e pequenas empresas do Alto Vale nas áreas econômica, financeira, tributária e/ou trabalhista.
Nela, professores, estudantes e egressos debatem os problemas apresentados, identificam soluções e as aplicam nas dinâmicas empresariais cotidianas. O atendimento é personalizado e o envolvimento dos cursos de Graduação depende das demandas de cada empreendimento.
A CAU TEM AINDA
LABORATÓRIO DE FINANÇAS que objetiva a educação financeira voltada à comunidade acadêmica. A ideia é incentivar estudantes e egressos a buscarem, quando necessário, orientação nesta área, que é importante para o sucesso pessoal.
agende seu atendimento: labfinancas@unidavi.edu.br
NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL DA RECEITA FEDERAL (NAF) onde o curso de Ciências Contábeis, com apoio técnico da Receita Federal, presta assistência de forma gratuita à população de baixa renda.
Acesse: unidavi.edu.br/naf
CAU - Consultoria Acadêmica Unidavi Unidavi - Campi Rio do Sul (Bloco G), Taió e Presidente Getúlio.
0:50 / 2:50
22
NEGÓCIO ASSISTIDO
A Métrica Móveis sob Medida, de Lontras, aproveitou a oportunidade e está sendo auxiliada pela CAU. Com os conhecimentos que tinha em marcenaria, Francis co Juliano Hermann de Mattos decidiu, em 2019, abrir o próprio negócio. Em 2020, a empresa ainda estava dando os primeiros passos quando a pandemia de Covid-19 trouxe novos desafios e preocupações. Foi
Graduada em 2021, Tamires havia desenvolvido a ferramenta como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com a intenção de contribuir para a análise da saúde financeira da empresa da família, além de auxiliar nas tomadas de decisões a partir de oportunidades identificadas e nas negociações com fornecedores e clientes.
O tempo passou, mas a Métrica ainda é assessorada pela CAU. Agora está sendo desenvolvido um Plano de Marketing a fim de gerar valor sobre produtos, serviços e marca do negócio para posicioná-la no mercado.
Por ser uma empresa pequena fomos aprendendo o processo. E, o auxílio da CAU é fundamental, pois com ela a gente começou a se estruturar. Agora, com novas habilidades, já planejamos aumentar a produção. Com um passo de cada vez, vamos crescendo devagarinho até chegar entre as grandes empresas de móveis sob medida.
A Métrica encontrou o apoio que faltava para começar a se planejar para o futuro. E, foi interessante porque veio com a necessidade de saber como aplicar os custos de seus produtos para poder cobrar de seus clientes. Então, trouxemos a Tamires para aplicar a mesma ferramenta desenvolvida no seu TCC. O que deu muito certo.
Francisco Juliano Hermann de Mattos Proprietário Métrica.
Osmar Niquelatti Coordenador CAU e curso de Administração
0:50 2:50
23
CUIDAR DE QUEM CUIDA
O lugar por si só já transmite uma sensação de aconchego e bem-estar. É iluminado, amplo e cercado por um jardim florido. De portas abertas para toda a comunidade regional está sempre pronto a acolher quem chega e aquietar quem sai. Esse lugar é o Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia (NEAP), que envolve a Clínica de Psicologia da Unidavi, pertinho do Campus Rio do Sul.
Nesse ambiente são realizados atendimentos gratuitos a crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias, por meio de estágios supervisionados que envolvem professores e acadêmicos das duas últimas fases do curso de Psicologia.
E são para esses estagiários que o projeto “Cuidando de quem Cuida” acontece. Desde 2022 a Clínica realiza diversas ações de cuidado com as turmas que passam horas dedicando-se aos atendimentos internamente. São delicadezas, como pequenas sacolas nos armários com mensagens e doces trocados entre "Cantinho do Autocuida, com recursos para a atenção pessoal.
A saúde mental deve ser pauta o ano todo, em especial àqueles que cuidam do outro. Sentir-se acolhido e cuidado são importantes fatores para qualidade de vida e saúde.
Para a coordenadora do NEAP, professora Mestre, Katia Gonçalves dos Santos as ações têm por objetivo enfatizar a importância do autocuidado para profissionais da saúde.
Katia Gonçalves dos Santos Coordenadora do NEAP
24
ATENDIMENTOS
Os Estágios Supervisionados em Área Clínica são realizados exclusivamente no NEAP, bem como, atividades e ações práticas do curso. Os Estágios acontecem de fevereiro a junho e de agosto a novembro por acadêmicos que estejam cursando a 9ª e a 10ª fases. Cada estagiário permanece quatro horas semanais no NEAP para realização dos atendimentos – que têm duração de uma hora e são realizados semanalmente.
A comunidade pode acessar os atendimentos através de encaminhamentos do serviço públi co ou privado da região. Ou, ainda, comparecer pessoalmente e demonstrar interesse próprio. Ao chegar no NEAP o interessado realizará uma entrevista inicial e aguardará ser chamado.
Além dos Estágios em Área Clínica ocorrem, em paralelo, os Estágios Supervisionados em Área Específica - conforme escolha de cada acadê mico. Estes podem ser realizados em hospitais; Unidades Básicas de Saúde; escolas; presídios; fóruns; Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); Centros de Referência Especializado de Assis tência Social (CREAS); Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e demais instituições como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
Em 2022 foram
25
2.550 atendimentos à comunidade, através dos Estágios
Michela da Rocha IopCoordenadora Psicologia
DESTINO CORRETO AO LIXO ELETRÔNICO
A tecnologia evolui de forma muito rápida. E, com isso, surge um problema: a grande quantidade de equipamentos que se tornam obsoletos e que, muitas vezes, são descartados incorretamente. O que alguns ainda não sabem é que esse lixo eletrônico ou tecnológico possui substâncias prejudiciais às pessoas e ao meio ambiente como cobre, chumbo, alumínio e zinco.
Telefones celulares, computadores, impressoras, aparelhos de rádio e televisão, baterias, pilhas e outros tipos de materiais, quando descartados erroneamente, podem poluir o solo, o ar e os lençóis freáticos.
Conscientes de que não é ambientalmente correto dar a esses produtos um destino qualquer, o curso de Sistemas de Informação iniciou o projeto de Extensão: Infosustentabilidade. Com a parceria das empresas Rdois Tecnologia da Informação e GreenTec Reciclagem, ambas de Rio do Sul o objetivo é recolher equipamentos eletrônicos para encaminhamento e reciclagem. A ideia é ampliar o descarte correto; diminuir o impacto ambiental; alertar para a problemática do lixo eletrônico; e promover o desenvolvimento da indústria de reciclagem desse tipo de material.
O coordenador do curso, Fernando Andrade Bastos explica que o planejamento e execução do projeto envolvem professores e acadêmicos em diferentes unidades curriculares. Ele conta que o passo a passo inicia com campanhas de conscientização junto aos acadêmicos da primeira fase do curso – que conscientizam familiares e comunidade para o recolhimento
Os pontos de coleta são os campi da Unidavi – Rio do Sul, Taió, Ituporanga e Presidente Getúlio. Todo o material fica acondicionado temporariamente em local próprio até que seja recolhido pela empresa especializada para o descarte correto.
26
CARTILHA ABORDA DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Uma atividade em sala de aula com um tema importante. Um livro envolvente. Uma turma de calouros destemida. Uma professora focada. A atividade virou Cartilha Pedagógica e rompeu o campus.
No segundo semestre de 2022, a primeira fase do curso de Pedagogia estudou o crescimento infantil na Unidade Curricular de Desenvolvimento e Aprendizagem, sob orientação da Professora Mestre, Michele Zanella. E, o resultado foi a produção de uma Cartilha Pedagógica direcionada a familiares e demais educadores.
Tudo começou com a leitura do livro: O Cérebro da Criança: 12 estratégias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho e ajudar sua família a prosperar (2015), de Daniel Siegel e Tina Bryson.
A turma também visitou escolas e realizou ação na Praça Ermembergo Pellizzetti em Rio do Sul para orientar e informar as pessoas sobre tais estratégias.
Além de conhecerem novas técnicas para o desenvolvimento e a aprendizagem no contexto de sala de aula, os acadêmicos possibilitaram o repasse de informações valiosas acerca do amadurecimento da inteligência emocional das crianças.
Michele Zanella - Professora
A partir da leitura, os acadêmicos
27
O resultado do Hackathon foi extremamente positivo. Podemos dizer que a APAE ganhou mais pais pela causa. Criou-se uma engrenagem onde cada ideia apresentada vai se completar e se tornar uma grande obra - que é a APAE como entidade beneficente.
Genésio de Borba Junior Membro Diretoria APAE.
HACKATHON MULTIMÍDIA PROJETO DESMISTIFICA ÁREA AZUL
A experiência foi surpreendente. E, vem mais por aí. É o projeto de Extensão Hackathon Multimídia realizado por professores e acadêmicos do curso de Produção Multimídia envolvendo instituições filantrópicas.
Na primeira edição, em 2022, o Hackathon se propôs a pensar estratégias e disseminar informações para conscientizar a comunidade do Alto Vale do Itajaí sobre o estacionamento rotativo Área Azul, em Rio do Sul. O serviço é administrado pela APAE, mas também beneficia outras três entidades: a Renal Vida – que atende pacientes portadores de insuficiência renal crônica; o Lar para idosos Conferência São Vicente de Paulo e o Lar da Menina, que acolhe crianças e adolescentes.
Os gestores da APAE e Área Azul estiveram no campus da Unidavi por duas vezes entre outubro e novembro de 2022. A primeira para conversar com os acadêmicos e repassar todo o processo de funcionamento, tanto de um quanto de outro serviço. A segunda vez foi para receber os resultados dos trabalhos por parte das equipes. “Houve uma entrega à APAE com o objetivo de disseminar um pouco mais sobre o que é a Área Azul e o quanto o serviço é saudável para o município e às entidades que apoia”, afirma o professor do curso Sandro Alencar Fernandes.
Para os acadêmicos o Hackathon Multimídia foi uma oportunidade para aprimorar habilidades e competências necessárias para atuarem no mercado de trabalho.
O Hackathon buscou uma necessidade da APAE em desmistificar alguns mitos em relação ao serviço, valores cobrados aos usuários do estacionamento e de como esse dinheiro é aplicado. Poucos sabem, por exemplo, que a renda é distribuída a outras três entidades beneficentes.
Sandro Alencar Fernandes Professor Curso Produção Multimídia e Responsável pelo projeto.
28
O QUE É O HACKATHON
Dinâmica competitiva com local e duração predeterminados usada para aguçar a criatividade. Pode ser definido como um evento que propõe a inovação por meio de uma disputa positiva de ideias e de ações entre os envolvidos em prol de uma organização ou projeto.
A Área Azul tem que existir para gerar rotatividade na cidade. Hoje está sendo administrada pela APAE, em outro momento poderá ser por outra empresa, mas Rio do Sul não suporta mais não ter este serviço tão importante para as instituições filantrópicas.
Marlise Kanitz Kulmann Assessora Administrativa APAE
de lidar com situações e clientes reais. Esbarram em dificuldades e critérios que precisam ser, de fato, levados em conta no mercado de trabalho. As equipes apresentaram ideias bem embasadas.
Nicole Alessandra Geller Professora Curso Produção Multimídia
Existem muitos mitos e desconhecimentos relacionados ao estacionamento rotativo. O usuário precisa perceber que os recursos são distribuídos a quatro entidades beneficentes. Em outros municípios o serviço é explorado por empresas privadas – e, muitas vezes, esse dinheiro não retorna para a comunidade como acontece em Rio do Sul.
Jean Marcos Baumer Diretor administrativo APAE.
0:50 / 2:50 29
Assim as edificações de concreto e obras de pavimentação terão um controle de qualidade ainda maior, com resultados mais precisos e confiáveis – o que impacta diretamente na durabilidade das obras e garante a segurança da população.
Alcir José Testoni Coordenador Curso Engenharia Civil
CONVÊNIO POSSIBILITA A PREFEITURAS ENSAIOS DE SOLOS E PAVIMENTAÇÃO
Desde 2022 o Núcleo de Práticas das Engenharias firmou convênio com a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) para realização de ensaios laboratoriais na área de engenharia civil para prefeituras e empresas do Alto Vale. A intenção é proporcionar um serviço mais ágil, pois não havia até então laboratórios para esse tipo de serviço na região.
O projeto de cooperação favorece o controle tecnológico dos materiais, antes do início da obra e dentro das normas técnicas. Entre os ensaios laboratoriais ofertados estão os relacionados à resistência de concreto; compactação e expansão de solos e, ainda, resistência à compressão de peças de concreto para
A egressa de Engenharia Civil, Laisla Françoase Sieves, responsável pelo Laboratório na Unidavi, foi capacitada para realizar os ensaios e, assim, atender às demandas dos municípios. Atualmente um dos ensaios que mais possui demanda é o ISC (Índice de Suporte Califórnia) também conhecido como CBR (California Bearing Ratio). “De forma breve, o CBR visa verificar as características mecânicas de um solo para determinar a dimensão das camadas de
Segundo a engenheira Laisla, este ensaio é fundamental para realizar um projeto de qualidade e, também, para execução de pavimentos que pretendem alcançar economia; resistência adequada ao volume de tráfego e durabilidade. Com a aplicação dos resultados do CBR na execução do pavimento flexível impede-se, por exemplo, fissuras, trincas, rachaduras, buracos e recalques - evitando-se, assim, custos futuros com manutenções não previstas.
Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Mestre Alcir José Testoni, a prestação desse tipo de serviço às prefeituras e empresas se torna
30
(47) 3531.6095 www.colegio.unidavi.edu.br colegio@unidavi.edu.br
O Colégio Universitário Unidavi está inserido em uma estrutura de gente grande. Aqui, respiramos inovação e tecnologia sem esquecer dos bons momentos com os amigos e com a família.
Os estudantes contam com biblioteca exclusiva, laboratórios com tecnologia de ponta, ginásio poliesportivo, áreas verdes, ótima localização, salas-ambiente confortáveis e professores especialistas nas disciplinas que atuam. Além disso, participam de atividades contraturno, entre elas os grupos de pesquisa, que os permitem estar em eventos acadêmicos e científicos com o ensino superior.
Para oferecer ainda mais comodidade a pais e filhos, nossa estrutura é projetada para o acesso ágil e seguro, com uma equipe preparada, segurança 24 horas e brigadistas formados nas áreas de atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio.
Escaneie e conheça os motivos para estudar no Colégio Universitário Unidavi
A qualificação do CINF oportuniza a promoção da cultura da inovação e geração de negócios com elevado potencial de crescimento e sustentabilidade.
ALTO VALE CONQUISTA AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE INOVAÇÃO
A movimentação é grande e barulhenta. O vai e vem de máquinas e operários é intenso. Mas tudo valerá muito a pena quando o novo prédio estiver finalizado e em pleno funcionamento. Trata-se da reforma e ampliação do Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF), no centro de Rio do Sul.
O convênio foi firmado em junho de 2022 entre a Unidavi e a Fundação de Amparo à Pesquisa e
produtos, processos e modelos gerenciais.
O Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação da Unidavi, professor Mestre, Charles Roberto Hasse afirma que a estruturação permite ativar o ecossistema de inovação regional. Para ele o projetoque integra a Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI), é imprescindível para o Alto Vale pois traz outras perspectivas de desenvolvimento e internacionalização.
32
Charles Roberto Hasse Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação da Unidavi
PARCERIA FOMENTA DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS
Onde é possível encontrar mentes voltadas ao avanço de negócios e planos para o progresso regional?
Resposta: no Núcleo de Desenvolvimento de Incubação da Unidavi (GTEC). Em julho de 2022, o GTEC passou a fazer parte do Programa de Incubação Miditec, da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), devido ao investimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC).
O Programa tem por objetivo o desenvolvimento de startups por meio da metodologia Miditec. Cria-se, assim, uma rede de colaboração que apoia empreendimentos catarinenses de base tecnológica, que já tenham um modelo de negócios definido, com serviços ou produtos inovadores.
Como atua em rede, articulam-se ações e eventos com várias incubadoras de Santa Catarina distribuídas em municípios como: Rio do Sul, Florianópolis, Joinville, Blumenau, Brusque, Chapecó e Lages.
No caso do GTEC/Unidavi, quatro empresas fazem parte do Programa de Incubação Miditec/Acate: Caio Bitt Finanças, Concreta Assessoria e Consultoria em Licitações, Remake Business e Trennir Softwares Personalizados. Muitos dos gestores destas startups são egressos e/ou acadêmicos da Unidavi das áreas de Administração e Ciências Econômicas.
SOCIALIZAÇÃO
No mês seguinte à implementação, agosto, a equipe do GTEC/Unidavi participou da 5ª Roda de Gestores da Rede Miditec/Acate, no Whizzo Coworking Company, em Brusque. O encontro reuniu os gestores que fazem parte da Rede para compartilhar as boas práticas de gestão e discutir os desafios enfrentados no processo de incubação.
Foram socializados os indicadores de desempenho das empresas incubadas na Rede e discutidas estratégias de engajamento no Programa Miditec/Acate.
O propósito do Miditec é criar e estruturar negócios e empreendedores de alto impacto, com provisão de conhecimento, criação de conexões e implantação da cultura de colaboração. Temos certeza do potencial empreendedor regional e o quanto este passo vai fortalecer nosso ecossistema de inovação.
Ana Paula Rosembrock, analista técnica Sebrae/Alto Vale.
Integram a Rede Miditec
Centro de Incubação, Tecnologia e Inovação (CITI) de Brusque
GTEC/Unidavi de Rio do Sul
INCTech de Chapecó
Incubadora Fermento de Florianópolis
Instituto Gene de Blumenau
• Orion Parque Tecnológico de Lages
• SebraeHub de Florianópolis
• Softville Ágora de Joinville
33
INICIAÇÃO ESPORTIVA A ESTUDANTES
Eles são bons. Têm garra, muito fôlego para competir e vontade de sempre fazer melhor. E, desde o ano passado têm motivos a mais para se dedicar aos treinamentos com o Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE) – uma parceria entre o curso de Educação Física e a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).
A partir da assinatura, em junho de 2022, crianças e adolescentes de Rio do Sul, Ibirama e Rio do Campo, no Alto Vale do Itajaí, passaram a contar com o incentivo e auxílio de acadêmicos em seus treinos e atividades físicas.
Com duração de dois anos, o PIDE objetiva ofertar práticas esportivas para estudantes na faixa etária entre 10 e 16 anos, regularmente matriculados na rede de ensino pública estadual e municipal, a fim de desenvolver e promover a iniciação esportiva em Santa Catarina. Assim, busca disseminar, oportunizar e promover a prática esportiva educacional com vistas a contribuir para a formação integral dos envolvidos.
O projeto visa auxiliar na formação para a área socioeducacional, por meio da aplicação da teoria na prática. Nosso acadêmico levará à comunidade parte das competências que já desenvolve em sala de aula.
Julio Cesar Nasário Coordenador Curso de Educação Física
monitores esportivos nas unidades executoras. Opor tuniza, ainda, cursos, oficinas e participação em traba lhos e eventos profissionais ligados ao esporte educacional. Cada unidade executora também recebeu um kit de material esportivo.
A participação da Unidavi no PIDE é na condição de entidade concedente. “Apresentamos 20 acadêmicos que foram aprovados por meio de edital para atuarem como monitores no projeto”, comenta o coordenador do curso de Educação Física, Julio Cesar Nasário.
Os acadêmicos selecionados atuarão durante quatro horas semanais em modalidades esportivas - supervisionados por outros profissionais já formados. E, a contrapartida do Governo do Estado ao acadêmico é uma bolsa de R$ 800.00 mensais, por até 24 meses para praticar as atividades, que também são de Extensão Universitária.
34
transformação e inclusão. A decisão de usar as instituições de ensino como ferramenta para execução do PIDE foi estratégica porque já possuem seus próprios projetos de Extensão. É, também, um grande laboratório de Ensino e Pesquisa.
É mais uma oportunidade que possibilita aos nossos acadêmicos uma atuação forte e dinâmica junto às escolas, desenvolvendo a Extensão e engrandecendo a qualidade do curso, onde se pode exercer teoria e prática.
0:50 / 2:50
Alcir Texeira Reitor da Unidavi
Kelvin Nunes Soares Presidente da Fesporte/2022
35
PROESDE UNIDAVI PARTICIPA DE SEMINÁRIO ESTADUAL
Acadêmicos e professores envolvidos no Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde/Unidavi) participaram do XI Seminário
Entre as temáticas estão: preservação dos recursos hídricos; coleta de recicláveis; gestão de custos em estabelecimentos rurais; instalação de jardim evolutivo; observatório do desenvolvimento municipal; elaboração de projetos e captação de recursos.
0:50 / 2:50 36
CONHEÇA ALGUNS DOS PROJETOS PROESDE/UNIDAVI
Coleta de recicláveis como instrumento de desenvolvimento social e educação ambiental.
Objetivo: sensibilizar a comunidade sobre a importância da separação e destinação adequada dos materiais recicláveis por meio da educação ambiental.
Municípios envolvidos: Ituporanga, Leoberto Leal, José Boiteux, Alfredo Wagner, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Taió, Urubici e Salete.
Acadêmicos envolvidos: 134.
A preservação dos recursos hídricos.
Objetivo: sensibilizar a comunidade escolar sobre a necessidade de preservação e sustentabilidade no uso dos recursos hídricos locais.
Municípios envolvidos: Santa Terezinha, Presidente Getúlio, Leoberto Leal, Alfredo Wagner, José Boiteux e Vitor Meireles. Acadêmicos envolvidos: 113.
Gestão de custos em estabelecimentos rurais.
Objetivo: sensibilizar os estudantes e desenvolver oficinas de custos para gestão sustentável dos estabelecimentos rurais.
Municípios envolvidos: Santa Terezinha e Vitor Meireles. Acadêmicos envolvidos: 47.
Objetivo: implantar um jardim evolutivo no espaço escolar, abordando as linhagens evolutivas dos diferentes grupos de plantas, criando um espaço diferenciado, que além de servir como laboratório a céu aberto, também melhora o paisagismo e torna o ambiente mais harmonioso.
Município envolvido: Angelina. Acadêmicos envolvidos: 39.
Elaboração de projetos e captação de recursos: estratégias para potencializar oportunidades
Objetivo: promover o treinamento de voluntários e capacitá-los para a elaboração de projetos robustos e completos para a captação de recursos.
Município envolvido: Rio do Sul
Acadêmicos envolvidos: 01.
Observatório de desenvolvimento municipal: quando informações se transformam em ações concretas.
Objetivo: analisar a realidade do desenvolvimento recente da municipalidade, identificando problemas e/ou dificuldades e propondo soluções e iniciativas que colaborem para corrigir rumos e mitigar e/ou eliminar riscos e ameaças.
Município envolvido: Rio do Sul.
Acadêmicos envolvidos: 12.
37
Jardim evolutivo como instrumento de educação e melhoria do espaço escolar.
GTEC SOCIAL PROJETOS PRIORIZAM ECONOMIA SOLIDÁRIA
Lançado em agosto de 2021 o GTEC SOCIAL é uma extensão do Núcleo de Desenvolvimento de Incubação da Unidavi (GTEC) que potencializa negócios que contribuam para o desenvolvimento regional. Os projetos atendem diversos grupos da sociedade nos âmbitos econômico, social e ambiental.
Segundo a professora Mestre, Anielle Gonçalves de Oliveira o objetivo é atender empreendimentos de impacto social, basicamente os vinculados à Econo-
Trata-se de projetos que respeitam os princípios da gestão do trabalho justo, que sejam ambientalmente sustentáveis e ecologicamente corretos.
O GTEC SOCIAL foi organizado na perspectiva de ampliar o escopo de atuação da Unidavi e de todos os cursos da Instituição. Tem a parceria da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Prefeitura de Rio do Sul (Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretaria do Meio Ambiente; Vigilância Sanitária), Câmara de Vereadores de Rio do Sul e Obra Kolping.
Professores coordenadores
Profª M.e Anielle Gonçalves de Oliveira
Profº M.e Andrei Stock
Profº M.e Daniel Rodrigo Strelow
Profº M.e Robson Avi
Centro de Inovação Norberto Frahm - CINF
Herculano Nunes Teixeira, Nº: 105, Centro, Rio do Sul - SC
CEP: 89165-478
Telefone: (47)3531-6000 Ramal 4000
E-mail: gtecsocial@unidavi.edu.br
Twitter: https://twitter.com/incubadoragtec
0:50 2:50
Anielle Gonçalves de Oliveira Coordenadora GTEC Social
38
PROJETOS EM ANDAMENTO - GTEC SOCIAL
Contribuições da Economia Solidária e das tecnologias sociais para agregação de valor às atividades dos catadores de materiais recicláveis do município de Rio do Sul/SC.
Público-alvo: catadores de materiais recicláveis.
Objetivo: agregar valor ao processo produtivo e de gestão dos grupos de catadores com base nas experiências de Economia Solidária e tecnologia social.
Entidade patrocinadora: Fapesc.
Mês/ano início e término: 10/2021 a 9/2023.
Parceria: Prefeitura de Rio do Sul e Associação Recicla Rio do Sul.
XV Encontro de Economia Catarinense: Bicentenário da Independência
Público-alvo: cientistas, docentes, pesquisadores e estudantes de Graduação e Pós-graduação.
Objetivo: realizar o XV Encontro de Economia Catarinense, que promove a exposição e debate das pesquisas científicas sobre a socioeconomia e a integração entre pesquisadores.
Entidade patrocinadora: Fapesc.
Mês/ano início e término: 5/2022 a 1/2023.
Parceria: Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense (APEC) Fapesc e curso de Ciências Econômicas/Unidavi.
Empreendedorismo em saúde: uma abordagem transformadora nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Público-alvo: população que utiliza as unidades de Rio do Sul, Agronômica, Laurentino e Lontras; gestores e funcionários públicos; acadêmicos de Medicina.
Objetivo: potencializar a criação, desenvolvimento, validação e disponibilização de métodos e práticas inovadoras para atender aos desafios da saúde pública através do empreendedorismo acadêmico.
Entidade patrocinadora: Fapesc.
Mês/Ano início e término: 1/2022 a 12/2024.
Parceria: Secretarias de Saúde e curso de Medicina/Unidavi.
Rede solidária de comercialização dos produtos dos grupos de Economia Solidária da região do Alto Vale do Itajaí/SC.
Público-alvo: grupos que trabalham com Economia Solidária.
Objetivo: potencializar os canais de comercialização e os espaços de integração dos empreendimentos nos meios urbano e rural.
Entidade patrocinadora: Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de Santa Catarina (SDE/SC).
Mês/ano início e término: 8/2022 a 8/2023.
Parceria: grupos de Economia Solidária.
Mapeamento da Economia Solidária em Santa Catarina.
Público-alvo: grupos que trabalham com Economia Solidária.
Objetivo: realizar o mapeamento dos empreendimentos e das instituições de apoio à Economia Solidária no Estado nos meios urbano e rural.
Entidade Patrocinadora: Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de Santa Catarina (SDE/SC).
Mês/Ano Início e Término: 8/2022 a 8/2024.
Parceria: fóruns regionais e estadual de Economia Solidária.
39
Elaboração de projetos para captação de recursos - assessoria a entidades do terceiro setor.
Público-alvo: entidades do terceiro setor que necessitem de assessoria para elaboração e redação de projetos; inscrição em editais de captação de recursos.
Objetivo: fornecer, de forma gratuita, uma hora semanal a cada entidade que necessitar de assessoria.
Entidade patrocinadora: Unidavi.
Mês/ano início e término: 7/2021 - fluxo contínuo.
Observação: o atendimento se dá através de agendamento prévio.
Mentoria a projetos de impacto social.
Público-alvo: entidades/empreendedores/empresas que necessitem de assessoria para elaboração e redação de projetos que impactem em algum dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e contribuam com o Alto Vale.
Objetivo: fornecer, de forma gratuita, uma hora semanal a quem necessitar de assessoria/mentoria na escrita de projetos que contribuam com o desenvolvimento local.
Entidade patrocinadora: Unidavi.
Mês/ano início e término: 7/2021 - fluxo contínuo.
Observação: o atendimento se dá através de agendamento prévio.
Uso de sacolas específicas para materiais recicláveis no município de Agronômica/SC.
Público-alvo: moradores de Agronômica, Prefeitura de Agronômica e Associação de Catadores Recicla Rio do Sul.
Objetivo: elevar a quantidade de materiais recicláveis a serem coletados.
Entidade patrocinadora: Prefeitura Municipal de Agronômica.
Mês/ano início e término: 6/2022 a 12/2023.
Parceria: Secretaria de Meio Ambiente de Agronômica, GTEC Social/Unidavi e Associação Recicla Rio do Sul.
Horta Comunitária Bela Aliança: promovendo sustentabilidade e o bem-estar dos idosos em Rio do Sul/SC.
Público-alvo: moradores do bairro Bela Aliança.
Objetivo: transformar a Horta Comunitária em um espaço de promoção de práticas sustentáveis, de interação e de convivência para os idosos da comunidade do Conjunto Habitacional (COHAB).
Entidade patrocinadora: Fundo do Idoso de Rio do Sul.
Mês/ano início e término: 3/2023 a 3/2024.
Parceria: Secretaria de Meio Ambiente de Rio do Sul.
Arboriza Rio do Sul – Produção de Espécies Arbóreas
Público-alvo: adolescentes e jovens do sexo masculino que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep).
Objetivo: promover o incremento da produção de mudas de espécies arbóreas para plantio na unidade, distribuição para o município (arborização urbana) e entidades afins, resgatando valores, autoestima e vivências afetivas dos socioeducandos através de ações concretas do trabalho e troca de experiências.
Entidade patrocinadora: Fundo da Infância e Adolescência de Rio do Sul.
Mês/ano início e término: 09/2022 a 9/2023.
Parceria: Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Rio do Sul
Mês/ano início e término: 8/2022 a 8/2023.
Parceria: grupos de Economia Solidária.
40
PROJETOS RECÉM-CONCLUIDOS - GTEC SOCIAL
Apoio à Associação de Catadores(as) de Materiais Recicláveis - Recicla Rio do Sul - Trabalho Justo, Dignidade e Preservação Ambiental.
Público-alvo: Associação de Catadores Recicla Rio do Sul.
Objetivo: elevar o nível de dignidade dos trabalhadores da Associação através da revitalização de 02 refeitórios das unidades de trabalho e da aquisição de uniformes de trabalho.
Entidade patrocinadora: Fundo Social Sicredi.
Agregação de Valor às atividades econômicas da Associação de Catadores(as) de Materiais Recicláveis - Recicla Rio do Sul
Público-alvo: Associação de Catadores Recicla Rio do Sul.
Objetivo Geral: Mapear experiências no campo da inovação social capazes de agregar valor às atividades desenvolvidas pela Associação.
Entidade patrocinadora: Unidavi.
Público-alvo: Coletivo que se reúne para comercializar no AMO - Mercado Criativo. Objetivo: identificar as principais oportunidades e desafios dos empreendedores criativos que participam do AMO - Mercado Criativo.
Entidade patrocinadora: Unidavi.
Cursos e treinamento em idiomas - Individuais e grupos / online e presencial;
Idiomas para fins específicos - Negócios, viagens, aviação, medicina;
Imersões em idiomas para executivos;
Preparatório para entrevista de emprego em língua inglesa;
Preparatório para testes de proficiência linguística;
Traduções técnicas, comerciais e acadêmicas, livres e juramentadas;
Economia Criativa e desenvolvimento sustentável: estudo de caso do Coletivo Amo Mercado Criativo de Rio do Sul. unidavi.edu.br/idiomas
Interpretações de eventos, reuniões, palestras e congressos;
Transcrições e legendagem de vídeos;
Revisões textuais metodológicas técnicas, comerciais e acadêmicas ABNT e conteúdo;
Produção de conteúdo digital SEO.
Português Alemão Inglês Russo Holandês Espanhol Italiano AGENDE SEU TESTE contato@teachers-idiomas.com (47) 99267-3859
A iniciativa traz diversificadas possibilidades para o desenvolvimento não só do quadro docente, mas também dos projetos em que estão inseridos nos cursos, agregando, portanto, valor aos estudantes.
MESTRADO E DOUTORADO DOCENTES EM BUSCA DE MAIS CONHECIMENTO
Para a Unidavi capacitar o quadro de professores é fundamental para a permanência da qualidade de ensino. Por isso, muitos deles são beneficiados com bolsas de estudo para a realização de Mestrados e Doutorados em suas áreas de atuação, dentro ou fora da Instituição.
Um dos programas disponibilizados é em Desenvolvimento Regional. As aulas iniciaram em fevereiro/2023 e a turma já está entrosada na busca
Temos trabalhado para aproximar nossas instituições, que têm muitas similaridades além da proximidade geográfica. Temos buscado ao longo do tempo estreitar essa parceria, até porque, nossas realidades são bem parecidas.
O programa é importante do ponto de vista acadêmico e da boa ciência. Além de fortelecer a relação institucional, é mais um aspecto do potencial que as instituições do Sistema Acafe possuem de contribuir com as diversas dimensões do desenvolvimento.
Prof. Dr. Ricardo Bittencourt Chefe da Divisão de Pós-graduação/FURB.
Prof. Dr. Oklinger Mantovaneli Junior Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Cultura/FURB.
Prof. Me Charles Roberto Hasse Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação/Unidavi.
42
COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL
Em abril, Unidavi e FURB trouxeram outras boas notícias relacionadas à qualificação docente. Na semana comemorativa ao aniversário de 92 anos de Rio do Sul as instituições assinaram uma parceria educacional para oferecimento de Mestrado e Doutorado.
Um dos convênios permitirá que a FURB, por meio do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, possa capacitar até 20 docentes da Rede Municipal de Ensino, em nível de Mestrado.
Já, outro convênio possibilita cursos Stricto Sensu na área da Educação especialmente para professores do Colégio Universitário Unidavi. Serão titulados até 20 mestrandos e cinco doutorandos.
As aulas de todos os cursos serão ministradas nos formatos remoto e presencial nas dependências da Unidavi - Campus Rio do Sul.
Estes convênios marcam o nosso compromisso com a educação como propulsora da construção de uma sociedade mais inclusiva, em que o conhecimento está ao alcance de todos, promovendo o progresso tecnológico, econômico e social da região.z
Prof. Alcir Texeira Reitor da Unidavi.
43
PÓS-GRADUAÇÃO IN COMPANY: CURSOS PERSONALIZADOS
PARA A REALIDADE DE CADA EMPRESA
Em fevereiro a Unidavi iniciou as aulas do “MBA em Liderança Estratégica e Construção de Times”, na modalidade in company, nas dependências da empresa Rohden, de Salete. No total 37 colaboradores participam da formação que vai durar cerca de um ano e meio.
A coordenadora do departamento de Pós-graduação, professora Doutora Susana Gauche explica que a empresa Rohden identificou a necessidade da formação para suas lideranças. “Os gestores entendem que desenvolver competências comportamentais em sua equipe resulta em um ambiente de aprendizagem contínua, com melhorias nos resultados, produtividade, qualidade e agilidade em seus processos”, afirma.
Ao ser procurada pelos gestores, a Unidavi coletou informações para compreender o dia a dia e necessidades da empresa.
INFORMAÇÕES
Organizações interessadas em oferecer uma formação customizada aos colaboradores podem entrar em contato:
(47) 3531-6017 – posgrad@unidavi.edu.br
Elaboramos, então, um projeto de Pós-graduação onde cada disciplina está voltada para atender as demandas elencadas, ou seja, um curso personalizado. A duração de um ano e meio também foi adaptada, a pedido dos gestores. Oferecemos, inclusive, cursos customizados com uma carga horária menor e certificamos como qualificação profissional.
Susana Gauche Coordenadora Pós-graduação
44
PORTAL DO EGRESSO UNIDAVI
(47) 3531-6045
O coletor solar (responsável por converter radiação solar em calor para a água) e as tubulações (por onde circula a água) são totalmente compostos por PVC, e o reservatório (que armazena a água aquecida) é uma caixa d’água convencional composta de polietileno, utilizada em residências.
Lucas Kurceszki Acadêmico Engenharia Mecânica
MEU TCC, MEU ORGULHO AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO? TEMOS...
Lucas Kurceszki está na nona fase do curso de Engenharia Mecânica e decidiu que seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não ficará engavetado, pelo contrário, pretende auxiliar muitas pessoas. Sua ideia virou projeto que já está sendo testado tendo em mente dois focos: economia e sustentabilidade.
O futuro engenheiro projetou um Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) a ser utilizado para economizar energia elétrica através de sistemas de aquecimento de água com uso de placas solares. Com o equipamento, a água aquecida dispensa/minimiza o uso de resistências elétricas, como em chuveiros e torneiras, por exemplo.
Lucas conta que o projeto se diferencia do sistema convencional devido aos materiais utilizados, ou seja, com preços acessíveis ao consumidor.
Mas, de que forma?
Acredita-se, de acordo com Lucas, que essa fonte de energia térmica ainda seja pouco utilizada devido ao custo elevado - o que torna a aquisição financeiramente difícil. “Por isso surgiu a ideia de desenvolver esse projeto, para que seja mais acessível a pessoas de baixa renda e também funcional e útil”, comenta.
O ASBC está sendo montado em escala real, pois a intenção é ser exposto para motivar sua utilização como fonte de energia. “Por antecipação minha, o TCC está em andamento desde o semestre passado, com fundamentos teóricos por enquanto”.
46
PROJETO-PILOTO
O Aquecedor Solar de Baixo Custo ainda está em desenvolvimento, mas já existe um projeto-piloto instalado no Complexo Multiuso da Unidavi, no bairro Albertina, em Rio do Sul.
Em novembro de 2022, a partir de materiais patrocinados pela Unidavi, o equipamento foi montado para testes. “Pretendo fazer algumas melhorias estéticas e funcionais antes de partir para os testes experimentais. A ideia é executá-las até o final deste primeiro semestre e testá-lo no início do segundo semestre de 2023”, explica Lucas.
A instalação do projeto ocorreu em quatro dias (três sábados e um feriado) e contou com o apoio dos colegas: Alex, Gabriel, Kleyton e Maicon, também da 9ª fase de Engenharia Mecânica. O professor Sandro Hering esteve presente na montagem e o professor-orientador, Leandro Rogel da Silva auxiliou no dimensionamento do projeto. Outra ajuda significativa tem sido do coordenador do curso, professor Alcir José Testoni.
Mas, e quanto ao custo do projeto? Lucas explica que dependerá do número de usuários/moradores. “Quanto mais pessoas utilizarem a água aquecida, maior deverá ser o dimensionamento do sistema”, esclarece.
Lucas está confiante e determinado. Seus estudos apontam que aquecedores solares de água residenciais buscam espaço no mercado nacional devido à economia e sustentabilidade. “Se trata de um investimento que economizará energia elétrica da residência por aproveitar energia térmica (água aquecida) do sistema. Isso sem afetar negativamente o nosso planeta, pois usa recursos naturais não poluentes”, deixa claro e comemora.
DIA 01
DIA 02
DIA 03
DIA 04
Administração ead+ Unidavi
bacharel
EAD
8 fases
noturno
Por que este curso?
O curso tem foco em Gestão de Negócios com atuação em Empreendedorismo e Inovação. O curso forma líderes com qualificação para o mercado, aumentando oportunidades de construir uma carreira sólida. O currículo oportuniza a geração de seu próprio negócio, também sua contratação em empresas ou ingresso em órgãos públicos. O corpo de professores é excepcional, formado em grande parte por mestres e doutores, com experiência acadêmica e de mercado. Investir no curso de administração é investir em você e obter um retorno garantido.
Sobre a modalidade
Este curso é ofertado na modalidade On-Line, o formato ideal para quem precisa de ainda mais liberdade e flexibilidade para os estudos. Nesta modalidade as aulas acontecem de forma on-line, com professores em tempo real e atividades remotas.
(47) 3531.6047 unidavi.edu.br/ead digital@unidavi.edu.br
R$ 322 ,64 NOVO
Ciências Contábeis ead+ Unidavi
bacharel
EAD
8 fases noturno
R$ 322 ,64
Por que este curso?
O curso está estruturado para formar profissionais com competências para exercer as funções contábeis e atender a um mercado que demanda soluções inovadoras, sustentáveis, éticas e legais. As disciplinas que compõem a matriz curricular são direcionadas para a formação profissional do aluno desde o início do curso, o que facilita sua inserção ao mercado de trabalho. O corpo de professores é excepcional, formado em grande parte por mestres e doutores, com experiência acadêmica e de mercado. Investir no curso de Ciências Contábeis é investir em você e obter um retorno garantido.
Sobre a modalidade
Este curso é ofertado na modalidade On-Line, o formato ideal para quem precisa de ainda mais liberdade e flexibilidade para os estudos. Nesta modalidade as aulas acontecem de forma on-line, com professores em tempo real e atividades remotas.
(47) 3531.6047 unidavi.edu.br/ead digital@unidavi.edu.br
NOVO
Com o ead+ Unidavi, você tem a oportunidade de aulas presenciais uma vez por semana e os demais encontros acontecem de forma on-line, com professores em tempo real e atividades remotas.
MÁXIMA MEC
14 opções de cursos
ead+ Unidavi
Só no você tem:
+ flexibilidade
+ liberdade
+ estrutura
+ qualidade
+ compromisso
+ professores + acessível
R$ 322,64* mensalidades
a partir de
(*) exceto os curso de Radiologia, Biomedicina e Gastronomia
Saiba mais
3531-6047
(47)
unidavi.edu.br/ead