Jornal das Cidades Edição 148

Page 5

GERAL

BRASÍLIA - DF, 14 A 20 DE FEVEREIRO DE 2011

T RANSPORTE PÚBLICO

MELHORIAS AOS USUÁRIOS DE ITAPOÃ E PARANOÁ

S ELEÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO

Administradores das duas cidades apresentaram reivindicações ao diretor do DFTrans, que prometeu intensificar fiscalização no sistema

Por Odirlei Ribeiro O diretor do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antônio Campanella, reuniu-se recentemente com os administradores regionais Garibel (Paranoá) e Gesiel da Silva (Itapoã) para ouvir suas reivindicações. O objetivo do encontro foi conhecer as demandas do transporte público da região. A estimativa é que mais de 25 mil moradores do Itapoã dependam de ônibus. Uma das reivindicações importantes do administrador do Itapoão Gesiel da Silva diz respeito ao transporte urbano. Gesiel defende que os ônibus deixem de circular na DF-250. A solução seria o uso as vias marginais do Itapoã I. Tal medida desafogaria o trânsito, na visão do administrador. Outra medida seria a construção de um terminal de ônibus na cidade. Sendo assim, ele apresentou uma sugestão: os ônibus da linha Itapoã-Plano Piloto prosseguiriam direto até a rodoviária, sem precisar circular mais pelo Paranoá. "Essa parceria com o DFTrans vai beneficiar as duas regiões e o Campanella é uma pessoa preparada para o cargo que exerce" diz o administrador. Por outro lado, Campanella salientou que um estudo minucioso da situação tem de ser feito com urgência nas duas regiões administradtivas, melhorando o atendimento dos passageiros e das próprias empresas. Um dos maiores problemas do transporte público do DF, apontado por Campanella, é baixa renovação do fluxo de passageiros, o

FOTO: ODIRLEI RIBEIRO

que propicia o aumento do custo de cada viagem. Na opinião do diretor, a descentralização das autarquias públicas e a geração de empregos nas próprias cidades satélites seria a maneira de melhorar o sistema de transporte da capital. Outra medida que tornaria o sistema eficiente seria a colocação de GPS nos ônibus. "O transporte da capital precisa ser gerenciado com isenção. Os órgãos públicos e as empresas de ônibus devem oferecer o melhor para os passageiros" ressalta Campanella. O diretor da DFTrans frisou ainda que a região precisa de uma fiscalização rigorosa a respeito do transporte pirata porque, além de oferecer perigo ao usuário, é um dos fatores que prejudicam o trabalho das empresas e das cooperativas que operam na legalidade. "Essas empresas precisam ser fortalecidas", reiterou Campanella. PARANOÁ - O administrador do Paranoá, Professor Garibel, também fez as suas reivindicações ao diretor do DFTtrans. Ele pediu melhorias no atendimento aos usuários do transporte coletivo. Garibel solicitou maior reforço nas linhas de ônibus que circulam na zona rural - uma delas é a que circula no "Café Sem Troco". Garibel sugere que o coletivo possa ir até a rodoviária do Plano Piloto. Atualmente, os ônibus só vão até o Centro Comercial Gilberto Salomão. Outra reivindicação importante é a instalação de paradas de ônibus com abrigos em toda a zona rural, abrigando os passageiros em dias de chuva.

Órgão irá contratar profissionais ligados aos quadros do GDF

CODEPLAN

ABRE PROCESSO SELETIVO PARA VÁRIOS CARGOS

Campanella: fiscalização rigorosa no transporte pirata

Gesiel defende que ônibus deixem de circular na DF-250

Garibel pediu reforço às linhas que atendem a zona rural

A Diretoria de Gestão de Informações da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) está recrutando profissionais qualificados nas áreas abaixo, mediante processo seletivo simplificado, para reforço de sua equipe técnica. Os profissionais solicitados são os seguintes: economista, geógrafo, sociólogo, cientista político e engenheiro florestal com experiência nas áreas de pesquisas socioeconômicas, planejamento territorial e análise social e ambiental; estatístico com experiência em amostragem e modelagem de base de dados; demógrafo com experiência em projeção de população e análise da dinâmica demográfica e programador de TI com experiência em programação de sistemas WEB.

Os candidatos às vagas deverão pertencer, obrigatoriamente, aos quadros de pessoal do Governo do Distrito Federal ou Federal, uma vez que ocuparão cargos comissionados, mediante requisição. Os currículos serão analisados pela equipe técnica da Companhia e os candidatos pré-selecionados passarão por entrevistas e avaliação de conhecimento técnico e capacidade analítica. Os interessados devem encaminhar currículo para o seguinte endereço eletrônico: recrutamento@codeplan.df.gov.br ou por meio de correspondência para o seguinte endereço: Diretoria de Gestão de Informações - Sain, Projeção H, Edifício-sede da Codeplan, CEP 70620-000, Brasília. Informações: (61) 3342-2218.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.