Jornal das Cidades Edição 181

Page 3

BRASÍLIA, DF - 2

L

A

9

DE ABRIL DE

20 12 201

POLÍTICA

EI ORGÂNICA FOTO: CARLOS GANDRA/CLDF

F OTO: DIVULGAÇÃO

IVELISE

Os deputados distritais membros da Comissão Especial para análise das LEDOs ainda não se reuniram

LEI ORGÂNICA DO DF DEVE RETORNAR À AVALIAÇÃO

A COMISSÃO ESPECIAL PARA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE EMENDAS À LEI ORÇAMENTÁRIA NÃO SE AINDA NÃO REUNIU DURANTE 2012

N

a sessão ordinária do dia 3, os parlamentares discutiram a necessidade de a Câmara Legislativa retomar as atividades da Comissão Especial para análise das Propostas de Emendas à Lei Orgânica (PELOs), instalada em outubro de 2011. A deputada Eliana Pedrosa (PSD) observou que não houve reunião este ano e cobrou que o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício (PT), volte a convocar novos encontros da comissão, uma vez que "a Lei Orgânica apresenta dispositivos inconstitucionais e há diversas emendas em tramitação na Casa". A deputada ressaltou a necessidade de serem revistos os incentivos fiscais concedidos a diversos segmentos empresarias do DF. De acordo com a distrital, o governo deixa de arrecadar cerca de R$ 1 bilhão por ano. "Com as novas isenções aprovadas semana passada, esse valor chegará a R$ 1,4 bilhão. Precisamos ver se toda essa renúncia fiscal ainda se faz necessária”, afirmou Eliana Pedrosa. Arlete Sampaio (PT) concordou com a proposta de Eliana e ob-

servou que o Congresso Nacional precisa aprovar uma reforma tributária que acabe com a guerra fiscal entre os estados. "Devemos fazer uma análise com o GDF a respeito da necessidade de mantermos esse benefício. Não é possível que setores empresariais sejam sempre beneficiados em detrimento da arrecadação de recursos para políticas públicas do governo", afirmou Arlete. Já Chico Leite (PT) reiterou a necessidade da apreciação de diversos PELOs e também de retomar o trabalho de revisão da Lei Orgânica. O petista propôs ainda uma reunião entre os sete membros da Comissão Especial para adiantar os trabalhos antes da convocação de nova reunião pelo presidente. Presidindo os trabalhos no plenário, Aylton Gomes (PR) comprometeu-se a solicitar que o presidente da CLDF agende uma nova reunião “o mais rápido possível”. VETOS - Os deputados também apreciaram alguns vetos parciais do governador na sessão ordinária do dia 3. Foram analisados

BASTIDORES DA PROPAGANDA Brasília está muito bem servida de agências de propaganda. Imaginem o tamanho da criatividade emanada pelo Distrito Federal em direção às várias regiões do país, até no Rio de Janeiro. Não podendo excluir os grandes personagens do mercado da propaganda brasiliense, gente de grosso calibre da criatividade, com Marcelo Toledo Watson, conhecido no ramo pelo apelido de Tucunaré, também seu colega Marcelo de Oliveira Lopes junto com a irmã deste, Andréia, e num degrau superior o empresário Paulo Octávio (foto) Alves Pereira (foto). Aliás, tem muito colunista na cidade que se orgulha de estar bem informado sobre a importância dessas figuras.

itens de três projetos de lei do GDF que tratavam de matérias orçamentárias: PL 336/2011, PL 523/2011 e PL 637/2011. A maioria dos vetos às propostas, originárias de emendas de parlamentares, foi mantida. Apenas dois itens referentes ao projeto de lei 336/2011, que estabeleceu as diretrizes orçamentárias para 2012, foram derrubados. Um deles trata do fornecimento de informações on line do Sistema Integrado de Gestão Governamental - SIGGO e o outro refere-se ao contigenciamento de recursos. M O Ç Ã O - Os parlamentares aprovaram ainda a moção, de autoria da deputada Arlete Sampaio (PT), em repúdio à decisão do STJ, proferida em 23 de novembro de 2011 e publicada no Diário de Justiça Eletrônico no dia 23 de março de 2012, que trata da relativização da violência presumida no caso de estupro de vulneráveis. O caso tratava de de violência sexual perpetrada por um adulto a três meninas adolescentes, que à época dos fatos contavam com 12 anos de idade. F OTO: DIVULGAÇÃO

NA

NOVACAP

A Novacap deve ser comandada pela atual presidente da Codeplan, Ivelise Longhi (PMDB). A ex-vicegovernadora do DF teria recebido proposta para assumir a companhia e teria aceitado a missão. A previsão é que sua nomeação seja publicada nos próximos dias. Talvez até mesmo assinada, pelo vicegovernador Tadeu Filippelli (PMDB), , de quem Ivelise (FOTO) é aliada, em um momeno em que assumir a titularidade do cargo, Segundo fonte, a Codeplan pode ficar nas mãos de Oswaldo Russo (PT), aliado do grupo da deputada federal Érika Kokay (PT). A assessoria de Ivelise negou a saída da peemedebista da Codeplan.

REGUFFE TUCANO?

O deputado federal Reguffe (PDT), por influência de seu tio , o exsenador e atual presidente da Transpetro, Sergio Machado, ensaia o seu ingresso no ninho tucano. A intenção de Reguffe é f iliar-se ao PSDB e assim poder viabilizar sua candidatura ao Buriti, trazendo consigo o DEM e o PPS. Sua ida para o PSDB teria o aval de Aécio Neves.

NOIVA

COBIÇADA

No meio político do DF, o nome mais badalado do momento é o do ex-governador José Roberto Arruda. O comentário é que Arruda passou de relegado a noiva cobiçada. Tem partido político na cidade que esconjuradva quando ouvia falar seu nome em seus quadros. Mas parece que os ventos mudaram e a situação nesse momento é outra.

TROCA-TROCA NAS ADMINISTRAÇÕES

O fato já foi tema de noticiários nos blogs em janeiro, a dança das cadeiras nas administrações regionais já começou. A primeira Administração a ocorrer o troca-troca foi a do Recanto das Emas. Izaudete Carneiro de Souza Abrantes, não é mais administradora da cidade. Ela foi substituída por Sebastião Stênio Pinho que ocupava uma diretoria na Novacap. É bom alguns administradores começarem a limpar as suas gavetas. F OTO: DIVULGAÇÃO

AH, SE MEU

CARRO FALASSE

“Vou chutar o pau da barraca”. Esta frase foi dita pelo secretário de Condomínios, pelo menos até agora, Wellington Luiz (foto), em reclamação a falta de estrutura na pasta. Pela jeito, a frase tem tudo para ser real. Segundo a coluna do jornalista Lívio di Araújo, uma pessoa queria visitar o secretário, mas não sabia o local. Ele disse que era só descer à garagem.

F OTO: DIVULGAÇÃO

RÁPIDO NO GATILHO

Os distritais que ensaiaram alcançar um quórum de votação em recente sessão na Câmara Legislativa deram com a cara na porta. É que o vice-presidente Doutor Michel (foto), delegado de carreira, foi mais rápido no gatilho. Declarou aberta e encerrada a sessão em quase 30 segundos de fala. Um verdadeiro recorde.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.