Jornal da Cidade de Holambra - Edição 1097

Page 1

Holambra, Artur Nogueira, Jaguariúna e S. A. Posse / Ano XXII / Nº 1097/ Holambra, 06/05/2016

www.jcholambra.com.br TRATAMENTO DE ÁGUA

Nova Estação será inaugurada neste sábado Feira de Artesanato

3

Neste sábado, dia 7, o Centro de Convenções (ao lado do Moinho) recebe a Feira de Produtos Artesanais. O evento, uma parceria do Núcleo de Artesãos de Holambra com a Prefeitura, acontece das 9h às 17h.

08 de Maio Dia das

Mães

Veja o que os filhos afirmam que toda mãe diz 12

a

15


2

Holambra, 06 de maio de 2016

Editorial

Histórias de Dona Ilda

Um convite à reflexão Não há como negar que a figura da ‘mãe’ mexe com o sentimento de todos, não importando sua classe social ou nível cultural. Algumas mensagens que surgem nessa época, querendo explorar um lado mais comercial da data podem, com certeza, ser classificadas de apelativas e/ou de mau gosto. Mas ao se observar a condição da mulher-mãe, não há como negar seu valor nem as memórias de enorme carinho que todos os seres humanos podem levar pela vida. Um ditado japonês diz que “uma mulher é fraca, mas uma mãe é forte”. A simplicidade da expressão descreve um quadro que é de fácil reconhecimento universal: por um filho, uma mãe é capaz de praticamente tudo. Que nesta data fiquem aqui nossos cumprimentos à mãe que já perdeu filhos e que por eles chora, uma dor que nenhuma outra pessoa poderá sentir; cumprimentos à mãe que cria filhos sozinha, abandonada pelo parceiro irresponsável e incapaz de cumprir com o seu papel; cumprimentos também às mães que se desdobram trabalhando fora e cuidando da casa e dos filhos ao retornar ao lar. Cumprimentos ainda às mães em geral, que mesmo sem ter que enfrentar uma situação que poderia ser entendida como especial, cumprem seu papel com amor e dedicação. Neste dia, aqueles que já perderam suas mães também se lembrarão delas e de quando crianças saborearam suas comidas e desfrutaram de seu carinho. E sentirão pena de si mesmos porque nunca mais poderão reviver o que se passou. É verdade que é apenas um dia e que passa rápido com a comemoração em família, com os presentes que se tornaram costume na data e com a agitação da vida moderna. Mas que esse dia seja também de reconhecimento àquela que nos deu a vida e que na maioria das vezes se doa incondicionalmente aos filhos. Que seja também um dia de reflexão para pensarmos se a forma como tratamos nossas mães é um exemplo digno que possa servir para ser repassado às próximas gerações.

PONDERANDO Preservemos a democracia Como cidadão brasileiro, não me orgulho nem me regozijo com o que venho assistindo diariamente pela televisão e lendo na imprensa escrita. Depois de aberta a caixa preta do governo Dilma, em janeiro de 2015, o que temos visto é uma lamentável sucessão de episódios grotescos uns, traumatizantes outros. Ruy Barbosa, - expoente como jurista, político, diplomata, escritor, filólogo e orador para quem não se recorda das aulas de História do Brasil, a “Águia de Haia”, é sempre lembrado por sua máxima “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Atualíssima! Constrange-me constatar que movimentos chamados sociais, como MST e MTST, sindicatos e congêneres, não se levantam contra os responsáveis pelo estado de desamparo – para se dizer o mínimo – em que se encontra este país.

Amargando um PIB negativo, em 2015, de -3,8% e projeção do mesmo de -3,66% para este ano, o país encara, impotente, a inédita cifra de mais de 10 milhões de brasileiros sem emprego. Tenta sobreviver a uma inflação de mais de 10% nos últimos doze meses, taxa básica de juros em 14.25% ao ano - das maiores do mundo - dívida pública de 2,887 trilhões de reais. Responsabilizar-se a quem? Parece-me incoerente que se possa defender a manutenção desse “status quo” diante de tanto sofrimento socioeconômico pelo qual passa a população brasileira. Incoerentemente, são justamente os que menos têm, os mais desamparados, os mais sem perspectiva, que sofrem mais. Tem nos faltado maturidade política para evitarmos colocar como governantes e legisladores nomes distintos dos que hoje estão instalados em Brasília e Estados, salvo honrosas e modestíssimas exceções. Estamos a conviver com “Excelências” que se comportam como colegiais juvenis, indisciplinados em sala de aula, ancorados em suas prerrogativas constitucionais.

www.ponderandoholambra.wordpress.com •

Procuro ser otimista e disposto a subir em um palanque virtual clamando aos movimentos sociais, parlamentares, instituições jurídicas, sociedade para, unidos, buscarmos o caminho que nos permita – não sem enorme sacrifício de todos, por certo – sair desse imbróglio histórico. Que se preserve incólume a democracia. Que evitemos, com bom senso, uma luta de classes, entre nós e eles e, sobretudo, enterrando uma frase recente e perturbadora do ex-presidente Lula: “o único capaz de incendiar este país sou eu”. O remédio alternativo, disponível no mercado, a ser eventualmente aplicado em situações de risco extremo como o de agora, pode vir a matar o paciente. Tempos difíceis à frente!

R. A. de Athayde • ponderando@jcholambra.com.br

Que país é esse? É o país onde sempre nos orgulhamos de suas riquezas de Norte a Sul, de suas praias deslumbrantes e cinematográficas, de clima desde tropical a estados onde a neve é festejada em todos os anos por turistas e moradores. É o país onde são todos bem-vindos seja do país que for, de braços abertos. É também o país onde muitos filhos seus brilham vitoriosamente em diversos setores de atividades, brilham nos esportes, em pesquisas diversas, e muitos ainda vão para sempre disseminar seu saber por outros países. Entretanto, é o país onde o ensino tem falhado em muitos pontos. Hoje não se fala em classe, com raras exceções, sobre comportamento diante de nossa bandeira, sobre os dizeres do Hino Nacional, sobre o respeito para com os idosos, sobre o valor de saberem dizer um “muito obrigado”, de saberem agradecer seus pais por tudo que lhes proporcionaram, respeitarem seus mestres, como se faz no Japão, enfim, isso e outras pequenas atitudes que tornam nossos jovens mais polidos e educados. São detalhes que muitas vezes não aprendem em casa. Todo esse comentário é só para registrar a tristeza que senti ao abrir o jornal e ver também pela televisão o comportamento inacreditável de jovens invadindo a Assembleia Legislativa de S. Paulo, subindo sobre a mesa diretora da casa, andando sobre ela, subindo sobre as cadeiras dos deputados, numa verdadeira ação de depredadores de bens públicos. Pilhas de cadeiras são formadas para barrarem a entrada a esse local! O mesmo estão fazendo com 11 escolas técnicas (Etecs).

IldaThereza13@gmail.com.br Os estudantes lutam por terem a merenda escolar que foi suspensa. A deputada Célia Leão (PSDB) “classificou a ocupação da Assembleia Legislativa de S. Paulo um movimento político partidário e chamou a invasão de arruaça e o que aconteceu ali foi um absurdo. Fora de propósito. Quebraram monitores, computadores.” Num país onde a democracia é adotada, todos nós temos direito de protestar sobre qualquer problema, mas de maneira civilizada e com muito respeito! Com educação tudo pode ser resolvido com dignidade e bom senso. Realmente, o que vi pela televisão me deixou muito triste por ver a falta de civilização com que aqueles estudantes sapatearam sobre a mesa diretora de nossa Assembleia, ficavam de cócoras sobre ela, sentavam-se balançando seus pés, numa verdadeira cena de arruaça, sem o menor respeito, enchendo as paredes de faixas! Eram impressionantes os gestos que faziam, como se ali fosse o local de uma guerra! Portanto, alguma coisa está errada em nossa Pátria Amada! Vamos ensinar essa meninada a repeitar o país onde nasceu! A se lembrar que esse solo é dela! A amá-la como quem vive em um país que nos dá tudo, sem pedirmos nada em troca. Viva o Brasil!!!


Holambra, 06 de maio de 2016

Prefeitura inaugura amanhã nova Estação de Tratamento de Água Obras de recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto, no Fundão, também serão entregues O prefeito Fernando Fiori de Godoy fará amanhã, dia 7 de maio, a inauguração da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Holambra, construída no bairro Jardim das Tulipas. A unidade, que opera em fase de testes há cerca de um mês, já se encontra ativa e atende, atualmente, à maioria os bairros da zona urbana da cidade – exceção feita ao Centro. A estrutura do novo sistema, mais moderna, permitirá ao município dobrar sua capacidade de captação, tratamento e distribuição de água para as famílias holambrenses. Para Dr. Fernando, a entrega da obra é um importante passo no sentido de solucionar o maior problema enfrentado pelo município nos últimos anos. “Resolver as limitações do nosso tratamento de água sempre foi nosso maior desafio e prioridade. Batalhamos muito para conquistar os recursos necessários e, em seguida, para entregar o mais rápido possível aos moradores da cidade uma estação nova, adequada e 100% nossa”, disse, fazendo referência à antiga estação localizada ao lado do Lago Nossa Prainha, doada à cidade há mais de 20 anos após descarte feito por Santo Antônio de Posse. O término da nova ETA

rão entregues amanhã em ato simbólico marcado para as 9h. O sistema recebeu ao longo do último ano investimentos obtidos por meio de parceria com a iniciativa privada para reativar todos os estágios de tratamento de efluentes. A ação, segundo o prefeito Fernando Fiori de Godoy, é resultado de um investimento de pouco mais de R$ 2 milhões feito com apoio do Governo do Estado. A solenidade de inauguração, prevista para as 10h, deverá contar com a presença de representantes da concessionária Águas de Holambra e autoridades locais, regionais e estaduais. “Os holambrenses foram expostos, por muito tempo, a uma água tratada de maneira inadequada em uma estação que operava no limite. O término dessa obra permitirá que Holambra inicie um novo capítulo em sua história de desenvolvimento e qualidade de vida”, afirmou o prefeito. Segundo o superintendente do Serviço de Água, Esgoto e Drenagem Urbana de Holambra (SAEHOL), Antonio Carlos Bernardi Junior, o sistema trata atual-

mente cerca de 30 litros por segundo, mas tem condições estruturais e técnicas para ampliar sua produção para até 50 litros, garantindo uma margem segura para o crescimento da cidade pelos próximos anos. Os recursos hídricos também foram ampliados. De acordo com Bernardi, Holambra detém desde 2014 outorga para utilização de água no Rio Camanducaia. O sistema de captação já foi construído. O abastecimento, no entanto, continuará a ser feito a partir do Lago do Holandês até que seja necessária sua ampliação. Obras do Tratamento de Esgoto também serão inauguradas As obras de recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), instalada no bairro Fundão, também se-

www.jcholambra.com.br

3

é a primeira voltada para melhorias na Estação em muitos anos. “Ampliamos o sistema de tratamento de água e recuperamos o tratamento do esgoto. São obras muito importantes para garantir saneamento e saúde pública aos moradores da cidade”, afirmou.


4

Holambra, 06 de maio de 2016

Rifa de Festa Junina entrega bicicleta A estudante Tamires Ribeiro, aluna do Centro Educacional Jardim dos Sonhos, ganhou na última sexta-feira, dia 29 de abril, uma bicicleta nova por meio do sorteio de rifa em prol da Festa Junina das Escolas. A seleção foi feita na escola municipal Parque dos Ipês por funcionários do departamento municipal de Educação, das unidades Ipês e Flamboyant e por pais e representantes de alunos. A rifa vencedora, de número 7754, foi vendida por Patrícia de Oliveira Carvalho ao pai de Tamires, Dirceu de Oliveira Carvalho.

Violência doméstica é tema de evento na Câmara A Ong Seja promove hoje, sexta-feira dia 6, a partir das 19h30, um encontro na Câmara Municipal para debater a questão da violência doméstica. O tema é especialmente relevante porque os dados policiais indicam queda generalizada na criminalidade em Holambra, mas aumento no que se refere à violência contra a mulher. O evento contará com a participação da jornalista Jenifer Costa, autora de um livro sobre o tema e que falará sobre suas pesquisas para escrever a obra, da advogada Larissa Dias de Freitas, que explicará o funcionamento da Lei Maria da Penha, e do fotógrafo Fabiano Soares, que fará uma exposição de seus trabalhos intitulada

“Faces da Violência” e abordará aspectos do conservadorismo nos dias atuais. Fabiano é membro da Ong promotora do evento e ele também vai coordenar uma rodada de conversas sobre o tema. Livro A jornalista Jenifer Costa, de 22 anos, mora em Artur Nogueira e trabalha como assessora de imprensa para a Igreja Adventista em todo o Estado de São Paulo. Seu livro, “Depois do Sim”, também está sendo lançado na versão ebook (livro na versão digital que pode ser acessado pela internet). Ela concedeu uma entrevista ao Jornal da Cidade em que relata o porquê de ter se dedicado ao tema e diz

Projeto social leva aulas gratuitas de jiu-jitsu ao Imigrantes

esperar que seu livro possa servir como um guia para as mulheres que passam por essa situação. Ela aborda ainda a questão do apoio que entidades públicas precisam prestar às vítimas, a dificuldade que as mulheres têm em fazer uma denúncia além de um perfil do agressor padrão. A entrevista pode ser conferida em nosso site www.jcholambra.com.br.

Um projeto social da Igreja do Evangelho Quadrangular pretende levar aulas gratuitas de jiu-jitsu às crianças do Imigrantes. Batizado de Projeto Jiu Cristo, ele tem o instrutor Wagner Barboza como responsável pelas aulas. Wagner comenta que a iniciativa visa ajudar os jovens ensinando equilíbrio, autocontrole e respeito. “Queremos que crianças e jovens aprendam desde cedo a controlar suas emoções”, disse ele. Jiu-jitsu significa “arte suave” e, segundo Wagner, colabora com a disciplina e o equilíbrio. “O objetivo do projeto é incentivar a prática esportiva com o implemento de uma consciência cristã entre os participantes, como o respeito ao próximo, educação, determinação. Apesar de ser uma luta, ela exige do praticante uma estratégia de imobilização do oponente e caracteriza-se assim como menos violenta quando comparada a outras modalidades”, comenta Wagner. Segundo o Pastor Júnior, a ideia de trazer as aulas para o bairro visa “facilitar o acesso e estimular crianças, jovens e adultos à prática esportiva, dentro de um ambiente saudável e acolhedor, abrindo assim novas possibilidades e oportunidades aos participantes”. Ao mesmo tempo, a iniciativa busca afastar essas pessoas de ambientes onde poderiam ser influenciados de maneira negativa. “O esporte, por si só”, comenta o pastor, “não transforma o ser humano, mas sim os valores que são transmitidos através da filosofia do treinador. Neste caso o Wagner já tem sido referencia entre os praticantes desse esporte na cidade e em nossos encontros semanais nas reuniões de celebração em nossa igreja”, conclui ele. As aulas serão realizadas na Igreja do Evangelho Quadrangular, Av. Hendrix, 431 – Bairro Imigrantes, todos os sábados das 9h00 às 11h00. Maiores informações podem ser obtidas com o Pastor Junior (9.9724-6706) ou com o instrutor Wagner (9.9552-4588).

www.jcholambra.com.br


Holambra, 06 de maio de 2016

5

Campanha contra gripe entra na 2ª fase Pessoas com doenças crônicas começam a receber a vacina contra gripe nesta segunda, dia 9 Helena e Teófilo Gastaldo: casal foi na segunda, quando o lote tinha acabado, mas entendeu a situação e ficou de voltar

Helga Vilela

Os holambrenses com doenças crônicas começam a ser imunizados contra a gripe nesta segunda-feira, dia 9. É a segunda fase da campanha nacional, que teve no último sábado. Para este grupo prioritário receber a vacina, a enfermeira Wilma Gomes, responsável pelo setor, ressalta a necessidade da apresentação de uma receita médica recente ou prescrição médica. O diretor do Departamento de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, explicou que a imunização continuará para as pessoas que estão incluídas na 1ª fase, mas que ainda não receberam a vacina (como grávidas, puérperas, crianças de 6 meses e menores de 5 anos e idosos). “Todos serão atendidos e pedimos às pessoas que apresentem o Cartão Cidadão”, disse. No primeiro dia de campanha, mais de 900 pessoas foram imunizadas em Holambra, com maior demanda entre os idosos: 440 doses aplicadas. Entre as crianças (1ª ou 2ª dose) foram feitas 384 vacinas e Wilma alerta os pais sobre a necessidade de ficarem atentos em relação à segunda dose. Isto porque, explicou, nesta faixa atendida na campanha, a criança que nunca tomou a vacina precisa receber duas doses (a segunda é feita após 30 dias). “Muitas crianças tomaram apenas uma dose no ano passado, mas é preciso fazer o reforço”, reforçou, ao apontar que a dose única começa a partir dos 9 anos. Fechando o grupo prioritário da 1ª fase, foram feitas mais de 60 doses em gestantes, mais de 40 em profissionais da saúde e seis em puérperas.

Segunda sem vacina Para a primeira etapa, Holambra recebeu mil doses (o número, explicou Valmir, é determinado pela Secretaria Estadual de Saúde, tendo como base o censo). Logo na manhã de segunda-feira, o lote acabou e muitas pessoas que foram até a Policlínica voltaram sem a imunização. Este foi o caso de Helena e Teófilo Gastaldo, que já tomam a vacina regularmente. “Sempre tomamos a vacina, mas a demanda foi grande este ano”, disseram, após explicação do Setor de Vacinas. Eles apontaram que voltariam durante a semana porque, imunizados, se pegam gripe, é de forma atenuada. Quarta com vacina Holambra recebeu mais mil doses e 309 foram aplicadas já na quarta-feira, quando a vacinação foi retomada. Valmir acredita que a cidade receberá mais um lote de vacina hoje, para atender o público da 2ª etapa. Sobre a campanha, apontou que cerca de 100 doses foram aplicadas na primeira hora de sábado e pede a colaboração dos holambrenses, uma vez que a demanda deste ano está maior – devido aos casos de H1N1 – e o procedimento leva alguns minutos. “Estávamos

preparados para receber os holambrenses e diferente de outras cidades que enfrentaram problemas com falta de vacina já no sábado, conseguimos imunizar todos que foram até a Policlínica na abertura da campanha”, avaliou. Wilma completou que esta é uma campanha “diferente”, uma vez que não é possível separar por prioridade. “São gestantes, idosos, crianças. E todos integram o grupo prioritário”, exemplificou.

A vacina A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações, ou até mesmo óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45%

www.jcholambra.com.br

o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. O que pode ocorrer é a pessoa, coincidentemente, ser acometida por outro dos milhares de vírus em circulação, inclusive de resfriados. Neste ano, até 23 de abril, foram registrados 1880 casos

de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 1.571 por influenza A (H1N1), sendo 290 óbitos, com registro de um caso importado. A região sudeste concentra o maior número de casos (1106) influenza A H1N1, sendo 988 no estado de São Paulo. Com relação ao número de óbitos, São Paulo registrou 149.


6

Holambra, 06 de maio de 2016

Museu constrói réplica de primeira capela de Holambra O Museu Histórico de Holambra está construindo um anexo ao salão de exibição de fotos e objetos trazidos por imigrantes, o Foto Hall “Wim Welle”. A nova edificação possui duas salas: uma, à qual se terá acesso por uma porta dentro do salão, funcionará como reserva técnica do museu enquanto a segunda, junto à entrada principal, será uma réplica da primeira capela montada em Holambra, que foi improvisada numa das construções existentes na então Fazenda Ribeirão. Essa réplica vai reunir os objetos religiosos, desde bancos ao genuflexório, candelabros e outros itens que foram coletados pela entidade bem como doados pelas irmãs do

O encarregado Alexandre Vederio foi quem trabalhou com a madeira antiga

Santo Sepulcro e que estão ligados à história do município. O coordenador do Museu, Jan Eltink, destaca que a madeira usada na varanda da réplica da capela veio de um celeiro que havia na fazenda na época em que a área era dedicada à cultura do café e que data provavelmente do ano de 1910. Ele lembra que a propriedade nessa época tinha o

nome de Fazenda Jaguari, que antecedeu a passagem da terra ao Frigorífico Armour, que posteriormente a passou à Cooperativa Agropecuária Holambra. Nas primeiras décadas do século passado, a região teve farta produção de café em municípios da região, como Pedreira, Jaguariúna, Amparo e Santo Antônio de Posse. Talvez como um resquício dessa época ainda exista a Fazenda Tozan (Monte d’Este), no mu-

www.jcholambra.com.br

nicípio de Campinas, cortada pela SP 340 e cuja entrada fica pouco após o pedágio (sentido Campinas). A entrada da capela vai ter também uma folheira. A estrutura com o sino já foi instalada no telhado do anexo e a edificação, iniciada há cerca de um mês, deverá levar ainda outras quatro semanas para ficar pronta. Finda essa parte, nova fase terá início já que a ideia é reproduzir nas paredes as pinturas feitas

pelas irmãs, para o que serão necessários os serviços de um artista-pintor. Como explicou Jan, o museu fez toda a obra até o momento com caixa próprio. Mas está em busca de apoio financeiro para poder concluir, conforme o planejado, a edificação e poder bancar projetos futuros como a reconstrução das casas de pau-a-pique que reproduzem as habitações utilizadas pelos pioneiros quando aqui chegaram.


Holambra, 06 de maio de 2016

7

Trade turístico deve fazer cadastro junto ao MTur Em Holambra, Departamento de Turismo ajudará prestador de serviços a efetuar o cadastro junto ao Ministério de Turismo Helga Vilela

Os holambrenses que atuam no trade turístico (pessoa física ou jurídica) precisam efetuar o cadastro junto ao Ministério do Turismo (MTur). Para auxiliá-los, o Departamento Municipal de Turismo fará o cadastro no ‘Cadastur’, mas é preciso que todos os profissionais disponibilizem os documentos necessários para a inscrição até o dia 10 de junho. A diretora de Turismo, Alessandra Caratti, destacou que esta medida foi adotada pelo Circuito das Águas Paulista e visa, além de ajudar os agentes de turismo, garantir que as nove cidades (Águas de Lindóia,

Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro) estejam representadas no Mapa Turístico Brasileiro. Lembrou ainda que a inscrição é obrigatória para quem atua junto ao setor (entre eles, meios de hospedagem, agências de turismo, acampamentos e guias turísticos). “O Cadastur norteará o Ministério de Turismo em relação à expansão turística no mercado, uma vez que o turismo é um dos setores que mais cresce no país, gera emprego e renda”, destacou. Alessandra informou que o departamento encaminhou e-mails para os estabelecimentos cadastra-

dos na cidade e pede que, caso algum não tenha sido comunicado, que entre em contato e disponibilize os documentos. “O cadastro é gratuito e ainda oferece benefícios como informações sobre eventos promovidos

www.jcholambra.com.br

pelo MTur, acesso a linhas de financiamento e capacitação (quando promovidas pelo Ministério). O Cadastur também é fonte de consulta para quem tem a intenção de visitar a cidade, permitindo ao turista ter acesso a todos os comércios que atuam na área pesquisada”, resumiu. A diretora informou que os agentes turísticos podem fazer a inscrição individualmente, mas reforçou que as cidades do Circuito das Águas estão fazendo um ‘mutirão’ para facilitar e incentivar a participação de todos. “Já fizemos um trabalho local parecido

e entendemos que o Cadastur mostrará a realidade de mercado de cada cidade, apontando suas reais necessidades. É um passo muito importante para quem atua na área e para quem tem a intenção de se tornar um agente de turismo”, avaliou. Selo de qualidade A inscrição no Cadastur será um dos requisitos para o trade turístico de Holambra receber o Selo de Qualidade – projeto em andamento na cidade. “É um trabalho sério e por isto nos colocamos à disposição dos agentes turísticos para ajudá-los neste cadastro”, completou. Mais informações: 3802-2704 ou diretoria.turismo@holambra.com.br.


8

Holambra, 06 de maio de 2016

Novas mamães de Holambra! Já são 77 edições, o que prova que o conhecimento deve ser compartilhado e que a integração é sempre bem-vinda: desde abril, 28 futuras mamães de Holambra frequentam o Curso para Gestantes, promovido por um grupo de voluntárias e com apoio da Prefeitura, entidades e empresas – as quais contribuem com um kit de produtos diversos para cada gestante, empréstimo de sala e até de profissionais que ministram as palestras. Nesta edição, as mamães têm de 16 a 36 anos e muitas já estão no final da gestação. Mas as voluntárias ressaltaram: elas são bem-vindas, junto com seus bebês, para a continuação do curso. Esta edição termina dia 30 de maio. Outra curiosidade é que muitas mães de gestantes pedem para acompanha-las aos encontros que acontecem sempre nas tardes de segunda-feira, na Associação Príncipe Bernardo (APB). Este é o caso da agente escolar Karina de Paula de Oliveira, de 19 anos, grávida de 8 meses de Yan: na última segunda-feira, ela estava acompanhada de sua mãe, Maria Aparecida de Paula, de 38 anos, que também frequentou o curso há pouco mais de 9 anos, quando estava grávida de seu segundo filho, Carlos Henrique. “Hoje tem muito mais informação e eu a incentivei a fazer o curso porque sempre temos dúvidas que surgem durante as palestras”, disse Maria Aparecida.

Núcleo promoverá encontro sobre maturidade em Holambra

O Núcleo de Estudos da Maturidade organizará o 1º Encontro da Maturidade Ativa em Holambra e espera a presença de todos que queiram “viver ou trabalhar a fase da maturidade em sua plenitude”. Segundo as organizadoras, o objetivo é “discutir importantes aspectos desta etapa da vida” e está marcado para o dia 4 de junho, no Espaço Cultural Terra Viva. A realização deste evento abre as ações propostas pelo Núcleo de Estudos da Maturidade, formado em Holambra, e visa o compartilhamento e a aprendizagem coletiva de conhecimentos sobre temas de relevância na área do envelhecimento. À frente da coordenação está a professora Leonor Campos Mauad, doutora em Psicologia Educacional pela Unicamp e titulada em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. O encontro contará com a participação de Anna Lygia Barbosa Lunardi, fisioterapeuta especialista em Geriatria e Gerontologia pela Unicamp; Monique de Wit, terapeuta ocupacional especializada em Geriatria e Gerontologia pela Unicamp e Solange Garcia Amoroso Zanini, pós-graduada em Medicina Tradicional Chinesa. Entre os temas que abordarão estão um novo sentido para a maturidade; corpo e atitude; harmonia e equilíbrio na maturidade e Memória, o que posso fazer? O encontro começará com café da manhã e em seguida serão desenvolvidas diversas atividades que permitirão aos participantes, de forma descontraída, refletir sobre diferentes perspectivas da sua própria maturidade. Este evento destina-se aos profissionais da área e pessoas que queiram viver a sua maturidade em plenitude. NÚCLEO DE ESTUDOS DA MATURIDADE

Serviço

Data: 4 de junho (sábado) Local: Instituto Terra Viva – Holambra Horário: 8h30min às 12 horas Valor da inscrição: R$ 45,00 As inscrições podem ser feitas através de depósito na conta 58455 X, variação 51, Banco do Brasil. Mais informações: (19) 9.9778-4909. www.jcholambra.com.br


Holambra, 06 de maio de 2016

9

Ser mãe sem perder a identidade Eliana Maria Campos é médica e tem duas filhas. Por muito tempo atuou na área de obstetrícia e, atualmente, é médica do trabalho. Ela é uma das voluntárias do Curso para Gestantes e, na última segunda-feira, dia 2 de maio, conversou com as futuras mamães holambrenses sobre alterações fisiológicas, pré-natal e desenvolvimento fetal. Sua palestra encerra com a seguinte frase, de autor desconhecido: “ser mãe é carregar o filho na barriga por nove meses, no colo por três anos e a vida inteira no coração”. Nenhuma gestante, de primeira ou muitas viagens, discordou desta afirmação, mas Eliana ressaltou, também, a necessidade de, ao longo da vida, cada mulher preservar sua própria identidade. E não faltam tarefas para que cada mãe escreva sua história. Ao se apresentar para o grupo, Eliana apontou sua formação profissional para, em seguida, completar: “sou mãe, sou filha, sou mulher”. Entre as orientações para

uma gestação sadia, a médica pontuou que “a mulher precisa encarar a gravidez e a maternidade como momentos especiais”. Destacou que os hormônios da gestação são responsáveis por muitas mudanças ao longo dos nove meses, inclusive emocional, e é preciso que cada mulher “se cuide” e aproveite a evolução da gestação, mas lembrando que aquele momento vai passar. “Não podemos perder a nossa identidade porque nos tornamos mãe. Somos mãe, mas também somos

esposa, mulher e profissional”, completou. “Gravidez não é doença”, mas é preciso que cada gestante se cuide para evitar problemas que possam surgir neste período, como o diabetes e alterações na pressão arterial. E a futura mãe, alertou Eliana, precisa adotar uma alimentação saudável, fazer exercícios e ter um sono tranquilo. “São medidas preventivas que contribuirão para que a mulher passe pela gestação sem levar problemas de saúde para o seu futu-

www.jcholambra.com.br

ro. Precisamos estar boni- cional, principalmente na tas para nós mesmas e, não gravidez, evitando assim somente para os outros. uma ansiedade pós-parto Vamos aproveitar este mo- ou até mesmo uma depresmento especial”, são puerperal”, reforçou. apontou. “Ser mãe é Eliana tamNum munbém reforçou carregar o filho do tecnológico, que as mulheres Eliana aproveina barriga por ta para dar um precisam entender que, por conselho às funove meses, um bom tempo turas mamães: no colo por “esse serzinho crie, também, três anos e a que trarão ao um vínculo mundo premaior com seu vida inteira no cisará delas e filho. “Na hora coração”. necessitam ser de amamentar, amados, orienolhe nos olhos tados e preparados para se do seu filho, crie este laço. tornarem adultos seguros Neste momento tão espee equilibrados”. “Para isso cial, deixe de lado o celular, acontecer, nós mulheres a televisão o WhatsApp e precisamos cuidar muito de dedique-se apenas ao seu nossa saúde mental e emo- filho”, finalizou.


10

Holambra, 06 de maio de 2016

Dia das Mães e frio impulsionam vendas Comércio que já esperava aumento de vendas devido à data deve ter ‘ajuda’ da frente fria Helga Vilela

A frente fria que chegou na última semana e a proximidade do Dia das Mães, comemorado neste domingo, dia 8, devem contribuir para que o comércio alcance um aumento de vendas neste período – para muitos setores, a data é considerada a segunda melhor do ano, perdendo apenas para o Natal. Depois de meses com

baixas vendas, o comércio em Holambra registrou um aumento já na semana passada, principalmente devido às baixas temperaturas: se parte dos consumidores procurava antecipar o presente para o Dia das Mães, uma parcela, também significativa, foi atrás de roupas para crianças. No último final de semana, conforme apontou Gabriela Wagemaker, foi possível “sentir uma diferença na

venda de roupas para o frio”. “A maior procura foi no setor de roupa infantil, principalmente meias e calças”, disse, ao destacar que, diferente do adulto que pode aproveitar as roupas de um ano para o outro, “as crianças crescem” e os pais as priorizam neste momento. Gabriela ressaltou que os últimos meses registraram vendas fracas e o pior momento foi em abril. “Mas o Dia das Mães é sempre uma data boa e sempre esperamos crescimento, mas já ficaremos satisfeitos se o aumento de vendas for igual ao do ano passado”, disse. Na loja, completou, o cliente pode encontrar presentes com preços mais acessíveis e voltados para o uso pessoal

www.jcholambra.com.br

Lianca: com preços para todos os bolsos, “joia é um presente que fica para sempre”

Presente para sempre Lianca Swart Derks apontou que as vendas para o Dia das Mães são “muito boas” e, seguindo uma tendência dos últimos anos, a loja conta com opções mais baratas. “As peças de baixo custo saíram muito no ano passado e temos muitos itens para atender o público no Dia das Mães”, reforçou. Ela apontou que fevereiro foi um mês difícil para o comércio, mas em maio “todo mundo tem alguém para presentear” e o que pode mudar é o valor do presente. Entre os itens, destacou a pulseira com berloque que, nos últimos anos, tem conquistado o público de todas as idades. Os preços dos berloques variam de R$ 20 a R$ 150 e, conforme completou Lianca, “joia é para sempre” é um presente que fica e sempre agrada. Neste sábado, véspera do Dia das Mães, estenderá o horário e a loja ficará aberta até as 18h.

até itens mais caros, como eletrodomésticos. A gerente Viviane Antunes também sentiu um maior movimento nas vendas com a chegada do frio e, com o Dia das Mães, espera um aumento de até 20% em relação ao ano passado. Destacou que a loja se preparou para atender o público com coleção nova da estação e presentes voltados para as mulheres. Sobre a forma de pagamento, disse que a maior parte

dos clientes opta pelo crediário, “já que o carnê facilita as compras para quem não tem cartão ou cheque”. O mesmo índice é esperado pela gerente Magali Peçanha, ao destacar que 2015 registrou um ótimo índice de vendas neste período. “O frio ajuda e geralmente quem vem comprar um presente para o Dia das Mães acaba levando mais de um: tem a mãe, a sogra, a esposa”, detalhou.


Holambra, 06 de maio de 2016 Sem outros compromissos Isabel Cristina Rezende apontou que maio sempre traz boas vendas: tem a chegada do frio e do Dia das Mães, mas, também, porque o brasileiro se vê livre de outros compromissos, como impostos, material escolar e até despesas acumuladas das férias. Assim como nas outras lojas, Isabel afirmou que a procura por roupa de frio para crianças tem liderado as vendas nesses primeiros dias, mas espera que o Dia das Mães registre um aumento de até 30% nas vendas. “Com o frio, a maior procura acaba sendo por roupa infantil”, disse, ao destacar que os filhos crescem e os pais vão perceber isso quando abrem

Simone: seguindo vendas do último ano, loja apostou em itens mais baratos

Bem diferente!

o guarda-roupa em busca de calças e blusas de manga compridas. Isabel citou ainda que as roupas de frio são mais caras e acabam contribuindo para um melhor fluxo no caixa. E frisou que os filhos devem presentear suas mães com itens de uso pessoal. “Não é dia do lar e nem da cozinha. Mães merece um presente especial, apenas para ela”, finalizou. Simone Bandeira está mais otimista: espera um aumento de até 40% e acredita que, assim como em 2015, a procura será maior por presentes mais baratos, em torno de R$ 30 a R$ 50. Por isto, ela reforçou a compra de produtos ‘mais em conta’ e citou que muitas fábricas têm investido numa “segunda linha de preço”, remodelando a coleção para oferecer itens mais acessíveis. “O comércio não vai deixar de vender no Dia das Mães, mas é o tipo de consumo que mudou, principalmente porque é difícil comprar apenas um presente nesta época”, disse, ao citar que geralmente os clientes levam de dois a três presentes. Reforçou que, com a crise, o consumidor também prioriza itens que

serão úteis e não peças “que ficarão engavetadas”. Sobre o frio, destacou que as vendas já melhoraram na semana passada, principalmente no setor infantil. “Mas muitos clientes deixaram de comprar roupas de frio nos últimos tempos e disseram que terão de comprar este ano”, completou. Lia Calvo também acredita que os filhos vão buscar presentes mais baratos este ano. “O Dia das Mães sempre ajuda o comércio e as compras para o frio representam uma necessidade. E como há sempre alguém para presentear nesta época, as vendas devem melhorar”, considerou.

Isabel: maio sempre aquece as vendas, seja pelo frio, Dia das Mães ou fim de outros compromissos

Escolher presente para as mães não é uma tarefa das mais fáceis. Por isso, a Holambra by designers – loja que privilegia o trabalho de artistas, arteiros e artesãos e apoia as obras sociais que realizam projetos de geração de renda - escolheu a dedo produtos diferenciados para garantir presentes inesquecíveis. Entre as opções estão quadros em mosaicos com frases ditas pelas mães, bandejas giratórias, colares em crochê e livro de recordações.

www.jcholambra.com.br

11

Café da manhã com sorteios Com o objetivo de impulsionar as vendas para o Dia das Mães, a proprietária Heloisa da Farmácia Multidrogas vai oferecer um café da manhã especial para seus clientes e amigos (pág. 7). A empresa, com o intuito incentivar as compras, vai apostar em sorteios e brindes instantâneos para seus compradores e novos clientes. Heloisa acredita que o bom atendimento e a variedade de produtos, tornam o seu comércio ainda mais atrativo.


12

Holambra, 06 de maio de 2016

Minha mãe sempre diz....

D

izem por aí que apenas o endereço é diferente, pois, no fundo, todas as mães são iguais. Ou melhor: todas as mães falam a mesma coisa! Qual mãe nunca falou para o filho levar o casaco (mesmo em pleno verão) porque vai esfriar? Outras, quando desafiadas pelos filhos em público, logo ameaçam: espere até chegar em casa! Tem ainda aquelas que, por achar que não recebem o devido valor, sempre dizem “o que seria desta casa sem mim?” e até apelam: quando eu morrer, vocês vão me dar valor! E qual filho, ao questionar por que não pode fazer o que ‘todo mundo’ está fazendo, não recebeu como resposta de sua mãe a seguinte explicação: “porque você não é todo mundo”! Mas independente das frases de conhecimento geral, a verdade é que cada mãe é única. E a única semelhança entre elas é que todas querem o melhor para o seu filho! Confira algumas frases que os filhos sempre ouvem de suas mães!

“Seja honesto! Nunca pegue o que é de outra pessoa e trabalhe sempre” José Aparecido Sutto, 40 anos, administrador

“Tenha um bom dia!” Rafael Aparecido da Silva, de 16 anos. E completa: “tento aproveitar o dia da melhor forma, seguindo o conselho de minha mãe “ao pé da letra” e agradeço por todos os bons dias que tenho”.

“Tire o sapato antes de entrar em casa!” Do ‘guri’ João Vitor van den Broek, 9 anos, estudante. Primeiro ele até contesta: mas ela entra com sapato em casa! Mas logo aceita o fato de que, na maioria das vezes, está com o sapato bem sujo. Tem ainda outra frase que sua mãe sempre fala: “Sabia que eu te amo?” E ele responde: ela me ama muito! www.jcholambra.com.br


Holambra, 06 de maio de 2016

“Fica com Deus. Vai com Deus” Eduarda Emídio, 25 anos, vendedora. Grávida de Ana Luísa e mãe de Izadora, de 2 anos, diz que sempre pedirá a proteção de Deus para suas filhas. “Se quer ser respeitada, aprenda a respeitar também” Taniele Patrícia Ladeira Andrade, 28 anos, vendedora, ao explicar: se a gente atende bem as pessoas, elas retribuirão da mesma forma.

“Batalhe para conquistar o que deseja” Luciana Lazaroto Sutto, 32 anos, advogada, ao dizer que a partir deste conselho, sempre teve força e coragem para buscar seus desejos e tem a mãe como “um exemplo” para a sua vida.

www.jcholambra.com.br

13


14

Holambra, 06 de maio de 2016

“Tome juízo, não faça coisa errada e volte cedo para casa!” Jéssica Beatriz Bocaletto Miranda, 20 anos, caixa

“Minha filha, vai sair? Leve o casaco!” Daiana Tâmata, 34 anos, turismóloga

“Tenha juízo e respeite o próximo” Rogério Freitas, 16 anos, estudante

“Meu filho, tenha ética e educação, porque se você tratar bem as pessoas, você será tratado bem de volta” Cícero Ferreira Alves, 18 anos, auxiliar de vendas “Não pare com os estudos. Sempre faça o seu trabalho com dedicação para você conseguir alcançar os seus objetivos” Moisés Barbosa Alves, 21 anos, vendedor

“Meu filho, que Deus te abençoe, que Deus te proteja e que Deus te ilumine” Daniel Pereira Janini, 23 anos, vendedor www.jcholambra.com.br


Holambra, 06 de maio de 2016

“Tome cuidado com quem você anda. Cuide-se bem e não chegue tarde” Pedro Henrique Colombo, 21 anos, vendedor

“Estude para ser alguém na vida” Amanda Caroline de Souza, 20 anos, ao destacar que sempre teve o apoio de sua mãe para não desistir da faculdade (faz Designer de Modas) e que ela sempre disse para a filha se formar naquilo que gosta.

“Aproveite enquanto sua mãe está viva, porque o mundo nunca vai te tratar como eu te trato” Bruno Santos da Costa, 19 anos, vendedor “Enquanto você estava do meu lado, eu era a sua garantia e proteção. Depois que você criou asas, eu continuo te acompanhando sempre em pensamento!” Fabiano Expedito da Silva, 32 anos, balconista www.jcholambra.com.br

15


16

Holambra, 06 de maio de 2016

Receita de amor: costela ao molho de limão e alecrim, com mandioca cozida! Nesta semana que passou, o alvoroço e movimento na cidade foi intenso, o fluxo constante de caminhões dava um gosto da data especial que se aproximava e as flores, nas suas mais diversas formas e cores, circulavam intensamente, prenunciando sua data máxima. Nenhuma data comemorativa supera a quantidade na venda de flores como esta do segundo Domingo de Maio, quando se celebra o dia das mães. Três letras emblemáticas se aglutinam num significado infinito e

sagrado, envolvido por uma aura do mais puro e abnegado amor: Mãe! Musa eterna de todos os filhos, rainha suprema da constelação familiar, mulher guerreira e forte, envolvida na luta diária e constante de parir, gerar e educar. Merece receber flores em todos os dias da sua vida, mas parafraseando o ditado “que nem tudo na vida são rosas”, fica eleito este domingo especial para transformar a vida desta musa num jardim abundante e colorido, regado com o

merecido cuidado e muito amor! Muito se fala da maternidade, desde os gregos até os tempos atuais, ela está na base das religiões, da psicanálise (onde justifica-se todos os problemas que os filhos possam vir a ter), não apenas por curiosidade, mas pela enorme importância da sua complexidade. Toda a base de nossa existência está concentrada nesta mulher que nos deu a vida e nos guiou para seguir

seu curso. Dentro de toda a natureza esta é, com certeza, a maior cadeia de amor. O amor na sua essência máxima, que se aplica abnegadamente, sem cobranças e sem grandes expectativas de retorno, pois ninguém aceita melhor outro ser vivo do que a mãe a seu filho. Mesmo com defeitos e falhas estes são sempre amados e protegidos incondicionalmente. Esta cadeia de amor materno se reproduz e se recria naturalmente, falo por experiência própria: venho de um lar com uma mãe extremamente amorosa e repito este mesmo caminho com as minhas filhas. O amor entre nós flui lindo leve e solto, numa parceria única, de muita camaradagem e grande alegria de viver e estar juntas, seja nos

Ingredientes 2 kg de costela bovina em pedaços 5 dentes de alho picados 2 ramos de alecrim picados 2 folhas de louro 4 colheres (sopa) de óleo 2 cebolas cortadas em tiras 2 limões (suco) 1 colher (sopa) de raspas de casca de limão (reserve de um dos que for preparar o suco) 1 litro de água filtrada Sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO: Tempere a costela com o alho, o alecrim, o suco de limão, sal e pimenta. Aqueça uma panela de pressão com o óleo, em fogo médio, e frite a costela até dourar. Adicione a cebola, o louro, as raspas de limão e refogue por 2 minutos. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe por 35 minutos, após iniciada a pressão. Desligue o fogo, espere a pressão sair naturalmente e abra a panela. Transfira a carne para uma travessa, decore com ramos de alecrim e leve para a mesa. RENDIMENTO: 8 porções! ACOMPANHAMENTO: Arroz e uma sawww.jcholambra.com.br

êxitos, seja nos contratempos, pois mãe é para todos os momentos. Como estas musas que norteiam as nossas existências trabalham incansavelmente e quase sem descanso, vamos aproveitar este domingo que as homenageia para tirá-las de pelos menos um de seus compromissos diários, o de preparar a comida da família. Tenho quase certeza que umas férias da cozinha podem se tornar o melhor presente que uma mãe pode almejar, ou até sonhar. Esta receita é uma sugestão econômica de presente para os filhos homenagearem a sua mãe, muito fácil de preparar e que utiliza uma carne com excelente relação custo benefício: saborosa e de preço acessível, o que nestes tempos instáveis de nossa economia, faz muita diferença.

lada bem sortida. Em minha opinião, não existe casamento mais perfeito para uma costela do que uma boa mandioca cozida. Esta combinação, além de extremamente saborosa, trás ainda o grande atrativo de ser econômica, pois a batata anda muito cara e nenhuma mãe gosta de ver o filho gastar muito. Para beber, um bom vinho tinto! DICA: Quando comprar a costela, peça para o açougueiro retirar o excesso de gordura, para preservar a saúde da sua mãe. De preferência para temperar a costela com pelo menos 2 horas de antecedência. NOTA: Eu e minha família desejamos às queridas e abençoadas mães, o melhor domingo das suas vidas!


Holambra, 06 de maio de 2016

17

Festa de Santa Cruz começa quinta-feira Dias 12 e 13 serão reservados para a parte religiosa; rifa deste ano terá seis prêmios

Helga Vilela

O bairro Palmeiras promove a partir da próxima quinta-feira a tradicional festa em louvor a Santa Cruz. Como nos anos anteriores, a festa contará com a parte religiosa – dias 12 e 13 – e a festiva – dias 14 e 15.

Terço e missa Na quinta-feira, às 19h30, os fiéis começarão um terço na antiga capela e sairão em procissão rumo à nova capela. No dia seguinte, também às 19h30, tem missa em louvor a Santa Cruz. Miguel Esperança, da organização, lembrou que a data marca o terceiro ano da nova capela e a comunidade fará uma confraternização após a celebração. Como no ano anterior, quem puder pode contribuir com um prato doce ou salgado. Esperança lembrou que apesar da exaltação da cruz ser celebrada em 14 de setembro, a festa acontece “desde sempre” em maio e já virou tradição. Assim, sempre na terceira semana de maio, tem festa em louvor a Santa Cruz no bairro Palmeiras – após o Dia das Mães, uma vez que muitos voluntários trabalham com flores, o que impossibilita a realização antes da data.

Parte festiva No sábado a quermesse começa às 19 horas. Vai ter churrasco, assados, batatas, pastéis, barracas de doces, serviço de bar e brincadeiras para crianças. Outra atração será o festival de prêmios, com prendas doadas pelo comércio local. Para fechar a noite, baile com a Banda JM, de Limeira. No domingo a festa começa mais cedo para quem gosta de futebol. Às 8h30 tem Futebol Meia Sola e às 10 horas tem jogo dos Veteranos. A romaria de cavaleiros, amazonas e charreteiros sairá às 10 horas do Tubantia, com previsão de chegada ao Palmeiras por volta do meio-dia. A expectativa é reunir cerca de 300 pessoas, que receberão as bênçãos do padre Paulo Henrique Dias. Na sequência, sorteio de sela e outros brindes aos participantes da romaria. A festa também contará com apresentações musicais e de dança a partir das 10 horas: vai ter música raiz com a dupla Rubinho e Maurinho, de Santo Antônio de Posse, dança country com o grupo Comanches, de Holambra, e catira com os Irmãos Marone, de Mogi Mirim. Almoço comunitário Para o almoço comunitá-

rio serão cobrados R$ 3,00 (arroz, salada e farofa) e as carnes serão vendidas separadamente. Entre as opções, leitoa e frango assados e espetinhos. Esperança informou que muitos holambrenses optam por levar a carne para o almoço em casa. “A festa reúne cerca de 200 voluntários para atender o público entre sábado e domingo. E esperamos, mais uma vez, contar com a presença dos holambrenses”, disse, ao destacar que a festa atrai pessoas de outras cidades da região e até da capital. Ele também lembrou que, no ano passado, os assados acabaram por volta das 16 horas. Foram cerca de 400 frangos e 1,2 mil quilos de leitoa (além de 400 quilos de batata e 150 quilos de massa de pastel) e, para este ano, devem aumentar em 10% a quantidade dos assados. Após o almoço, a festa continua com leilão de produtos diversos e será encerrada por volta das 19 horas, com o sorteio da rifa. O preço

www.jcholambra.com.br

de cada número é R$ 2,50 e este ano contará com mais um prêmio. Serão sorteados um ar condicionado (1º prêmio), R$ 1 mil (2º prêmio), TV LED 32’ (3º prêmio), Home Theater (4º prêmio), microondas (5º prêmio) e bicicleta (6º prêmio). Para quem for prestigiar a festa, o local conta com estacionamento gratuito e

comporta cerca de dois mil veículos. Para evitar transtornos, os organizadores pedem para o público não estacionar na vicinal. A renda deste ano será revertida para a manutenção do salão e da capela de Santa Cruz, além de quitar melhorias que já foram executadas (como a manutenção das barracas de alimentação).


18

Holambra, 06 de maio de 2016

Reencontro 54 anos após formatura Luís Alves

O sábado, 30 de abril, foi muito especial para os ex-alunos da Escola São Paulo que se formaram no antigo 4º ano primário em 1962. Após 54 anos, eles tiveram um reencontro realizado em Holambra e, dos 25 membros originários da turma, 15 participaram de uma comemoração no Hotel Duas Marias. O encontro foi organizado por Jacó Derks, Joana V. Noye, Marlies de Winter e Gustavo Serrarens. Eles declaram que “foi muito emocionante, encontrar, após mais ou menos 50 anos, os colegas da nossa escola São Paulo” e agradeceram a atual equipe da entidade, através da qual conseguiram obter a lista completa dos ex-alunos daquela época. A lista de chamada (com local de moradia entre parênteses) era a seguinte: Ton Niens (Holanda), Bep Segeren (Holanda), Brigitha Swart (Holambra), Constant Bos (Holanda), Corrie Boersen (Holanda), Corrie van Haren (Holanda), Everhard Aaldering (Holanda), Geraldo van den Broek (Campos de Holambra), Henny Meuleman (falecido),

Herman Wigman (Rio Claro), Jaap Swart (Campinas), Jack Twijsel (Holambra), Jacó Derks (Campos de Holambra), Jeane Clijsters (Holanda), Jos Schoenmaker (São Paulo), Joseph Eltink (Holambra), Josien de Wit (Holanda), Lidwien Litjens (Holanda), Margriet de Wit (Holambra), Marinus van Leeuwen (São Paulo), Marlies de Winter (Campos de Holambra), Martinus Kolkman (Holanda), Mary Schoenmaker (Holambra), Natalina Bueno (Artur Nogueira) e Wim van Noye (Campinas). Os organizadores entraram em contato com todos da classe e relatam que todos responderam com muito entusiasmo para realizar o encontro. E que vieram em peso, apesar de que alguns não puderam comparecer por motivo de doença enquanto outros, da Holanda, pela distância. “Mas, com muito orgulho, seis pessoas vieram da Holanda (quatro ex-alunos e duas esposas)”, relataram os organizadores. Para o encontro, foi elaborado um cronograma de atividades que teve início às 9h e se estendeu até o final da tarde.

A classe de ex-alunos do 4º Ano de 1962. Em pé (a partir da esquerda): Jacó Derks, Ton Niens, Jeane Clijsters, Brigitha Swart, Jaap Swart, Margriet de Wit, Jos Schoenmaker, Bep Segeren, Marlies de Winter e Wim van Noye e (agachados, a partir da esquerda) Everhard Aaldering, Joseph Eltink, Gerard van den Broek, Herman Wigman e Marinus van Leeuwen

Após tanto tempo, cada aluno ou aluna apresentou seu companheiro/companheira e eles relataram as carreiras que seguiram. Eles se tornaram técnico mecânico, agricultor, administrador, biólogo, professor, pesquisador, psicólogo, médico, enfermeira, tradutora e secretária. Na parte da tarde, eles tiveram uma exibição de fotos. Foram mostradas muitas fotos antigas, a família de cada um quando eram crianças, fotos atuais do trabalho de cada um e, com orgulho especial, as famílias que constituíram com fotos de filhos e netos. Para relembrar os tempos de criança, foi montada uma classe, com a bandeira do Brasil e o banner da Escola São Paulo. Também foram expostos uma velha carteira escolar, um grande varal com fotos antigas e uma mesa com os cadernos e objetos que remetiam a brincadeiras da época como futebol, queimada, bolinha de gude, perna de pau, www.jcholambra.com.br

cordas de pular e de brincar de cavalinho, giz e amarelinha, pião, além de brincadeiras tipicamente holandesas como um jogo com cinco bolinhas de jogar na parede e kleppers (um tipo de castanhola). Foram lembradas as irmãs Annette, Liduina, Modesta, Magdalena e Therezia, que eram professoras naquela época. Também foram citadas as professoras Dona Martha, Dona Olímpia e Dona Noêmia. “Lembramos também da época boa dos Rakkers (meninos) e Zonnestraaltjes (meninas). Cantamos com voz alta os seus respectivos hinos! Lembramos dos acampamentos na fazenda Santa Helena (em Pedreira), dos morcegos, do banho na Lagoa e das camas com colchão de palha de milho”, relataram os organizadores, mencionando atividades desenvolvidas

em grupos que antecederam o surgimento dos Escoteiros de Holambra. “A apresentação foi emocionante, e muito boa. Cada um contou qual caminho percorreu durante todo este tempo, no estudo, no trabalho e na família. Foi muito, muito legal! E temos muito orgulho do nosso grupo!”, comentaram os participantes. É como um dos ex-alunos escreveu: “Isto é tudo inimaginável para os nossos filhos e netos, o que tivemos e passamos na nossa rica infância!”. Devido à resposta extremamente positiva à realização do evento, foi decidido, ao final, que novo encontro será realizado daqui a dois anos. NR:Mais depoimento sobre o encontro pode ser conferido em nosso site www.jcholambra. com.br ao final da matéria.


Holambra, 06 de maio de 2016

19

Dia do trabalho com festa! Centenas de pessoas prestigiaram mais uma edição da Festa do Trabalhador, promovida pela Prefeitura, de sexta a domingo, dia 1º de maio. Se na noite de sexta teve DJs e o sábado foi animado pelas duplas sertanejas, a manhã de domingo foi reservada para as atividades organizadas pelo Departamento de Esportes e, na parte da tarde, para o “Show de Prêmios”. A diretora Alessandra Caratti apontou que a ampliação dos dias de festa teve, entre outros objetivos, antecipar o horário do sorteio, reservando a tarde de domingo para esta atividade. Destacou que foram sorteados mais de 100 prêmios para os holambrenses (eles recebiam cupons em troca de um quilo de alimento não perecível), ressaltou

que apenas Holambra conta com esta atração e lamentou o fato de muitos moradores terem perdido a oportunidade de levar um presente para casa, uma vez que era preciso estar no local para receber o prêmio. “Quem não pôde ficar entregou o cupom para um amigo conferir, mas teve muitos holambrenses que não estavam por lá, fazendo com que o mesmo presente fosse anunciado várias vezes”, explicou. Alessandra reforçou a parceria dos comércios, em-

presários e fornecedores que, a cada ano, contribuem com os prêmios: e foram muitos, entre eles bicicletas, microondas, lavadora de roupa e eletrodomésticos. “Foi gratificante fazer esta festa, pois era visível a alegria dos sorteados”, completou.

Atividades Na manhã de domingo, teve torneio de truco na Nossa Prainha, com 20 duplas inscritas. Lucildo de Campos e Alcino de Campos foram os campeões, vencendo da dupla João Filipini e João Fogaça. “Foi uma manhã muito divertida e, mesmo com o frio, muitas pessoas compareceram para as aulas de zumba e dança livre”, resumiu o diretor de Esportes, José Roberto Maganha Júnior. Ele apontou ain-

www.jcholambra.com.br

da que no período da tarde a criançada contou com brincadeiras, o que permitiu maior

tranquilidade aos pais que foram acompanhar o sorteio de prêmios. (Helga Vilela)


20

HOLAMBRA IMÓVEIS

VENDA -- ADMINISTRAÇÃO -- LOCAÇÃO -- CONSULTORIA

Fone: (19) 3802.1864 /

9.9723.9151

CRECI 66.194

www.holambraimoveis.com.br

CONTATO@HOLAMBRAIMOVEIS.COM.BR

Avenida das Tulipas, 86 - Centro - Holambra - SP - Cep 13825-000 IMÓVEIS PARA LOCAÇÃO COMERCIAL

IMÓVEIS A VENDA CASAS

DESTAQUES DA SEMANA

PINHALZINHO, Casa simples c/ 02 dor, sala, coz e banheiro, terreno de 4250m² CASAS

COND. DUAS MARIAS, 04 suites c/ AE, sala 3 amb., mez, coz. c/ AE, área lazer c/ pisc e churr., casa de cas.eiro. AC*-692m² AT-5670m² ( CA00183). COND. DUAS MARIAS, Casa c/ 05 dorm. sendo 03 sts, sla de estar, jantar, tv, area de lazer com pis., e churras, e casa de caseiro AC- 605m² AT- 5217m² (CA00033). COND. PALM PARK, 03 domr. (01 suite c/ closet) sala 02 amb., coz. c/ AE, area de serviço com AE, area de lazer com pisc. e churras. AC- 209m² AT-1000m² (CA00170). COND. PALM PARK, Casa c/ 04 dor. c/ AE, sendo 02 sts, salas, coz / AE, suite de empre., area de lazer completa. AC- 361 m² AT- 1000 m² (CA002013). COND. NOVA HOLANDA, Casa nova c/ 03 dorm, sendo 01 suite, sala, copa/cozi., dorm e banh. de empregada,lazer c/ churras. AC-373m² AT-373m² (CA00211). COND. NOVA HOLANDA, Sobrado c/ 03 sts sendo 01 c/ closet, sla c/ 02 amb., escrit., coz com AE, disp., lav., lazer c/ churras. AC-230m² AT-406m² (CA00155). COND. NOVA HOLANDA ,5 dorm, (4 suitesc/ AE), s/de estar, s/de jantar, e tv, copa, coz,, desp., churr, sauna, piscina, gar p/ 2 carros. AC-390m² AT-390m² (CA00134). COND. NOVA HOLANDA, Casa c/ 04 dorm.,(01 suite com closet e banheira), s/de de TV, s/de estar, coz. c/ AE, lavabo, area de lazer c/ piscina e churr. AC-350m² AT-435m² (CA00192) .

COND. DUAS MARIAS, 04 dorm. sendo 03 sts, 03 sls, lav., espaço gourmet, pomar, horta, e quintal amplo. AC-404m² AT-5.840m² (CA00168)

COND. NOVA HOLANDA , Sobrado com 03 suites, coz.. com AE, sala c/ lareira, espaço gourmet c/ churras, piscina e gar. p/ 02 carros.. AC-285m² AT- 409m² (CA00222).

GROOT, Ótima oportunidade, casa à venda com 02 dorm., 01 suite, sala, coz, wc, AS, e garagem. AC-140m AT-250m² (CA00198). CONSULTE-NOS.

GIRASSOIS DE HOLANDA, Sala comercial com 49m², cozi, e 02 banheiros. (SL00008).. CONSULTE-NOS. CHÁCARAS DANUBIO AZUL 03 dor, banh, sala, coz, churras., fundo para o rio, bom p/ pesca. AC-119m² AT-1000m² (CH00022). CAMANDUCAIA, Casa, com 02 dormi., sendo 01 suite, sala, cozinha, lavabo, salão, baia p/cavalo, e qtal grande. AC-220 m² AT-1020m² (CH00030) STO ANTONIO DA POSSE,Casa c/ 03 suites, sala c/ 3 amb., coz, banh.,area lazer c/ pis e churras. AC-400m² AT-1075m² (CH00029) . COLINAS DO CAMANDUCAIA, 03 dorm. (02 suites), sala, coz. c/ AE, piscina e churras. AC-250m² AT-20.000m² (CH00026).

FRANCISCO REFRIGERAÇÕES E MANUTENÇÃO: Conserto de aquecedores, máquinas de lavar, Lava louças, micro-ondas, bebedouros, etc. Rua das Hortênsias, 220. Tel: 3902.4341 9.9204.6221. JARDINAGEM, Poda, plantio e manutenção, corte com motosserra. Profissio-

nalismo e dedicação. Ligar (19) 99259-4027 claro (19) 99624-6307 AULAS DE PINTURA EM TELA: Professora Neusa Cardoso. Para iniciantes e avançados. Óleo sobre tela, acrílico e misto. Pintura acadêmica, texturas e novas tendências. Técnica profissional de aplicação. Ligue e venha fazer uma aula experi-

COND. NOVA HOLANDA, Casa , c/ 03 sts c/ closet (01 c/ hydro), sala de TV, estar, e jantar, coz. c/ AE, lavan., area de lazer c/ pis e churras. AC-340m² AT-440m² (CA00195). COND. NOVA HOLANDA, Casa c/ 03 suites c/ AE, sala, escritório, coz com AE, area de lazer com piscina e churrasqueira. AC-241m² AT-450m² (CA00221). COND NOVA HOLANDA, Casa com 03 suites, sala c/ pé direto alto, coz. c/ AE, area de lazer com piscina e churrasqueira. AC-225m² AT-450m² (CA00220). COND. FILHOS DO SOL, Casa com 03 dormitórios sendo 01 suite com AE, cozinha com AE, sala com AE, lavanderia e quarto de fundo. AC- 165m² AT-508m² (CA00167). JARDIM HOLANDA, Casa c/ 04 dorm., sendo 01 ste, sala, coz. c/ AE, lavan.., qtal grande c/ pisc. AC-210 m² AT- 250m² (CA00203). JARDIM HOLANDA, Casa c/ 03 dor, sendo 01 suite, sla, coz c/ AE, lavan, lazer c/ piscina,. AC- 150m² AT - 300m² (CA00215). JARDIM HOLANDA, Casa c/ 03 dor c/ AE, sendo 01 ste, coz c/ AE,, sala., lazer c/ churras. AC- 170m² AT- 300m² (CA00214). JARDIM HOLANDA, Sobrado com 03 dor, sendo 01 suite, sala, coz, 02 banheiros, e area de lazer com piscina.. AC- 163m² AT- 305m² (CA00197). GROOT, Casa com 03 dorm, sendo 01 suite, sala, cozinha, banheiro, lavandeira, e quarto de fundo. AC-160m² AT-250m² (CA00208). IMIGRANTES, Casa com 03 dorm., sendo 01 suite, sala, cozi., lavan., quintal grande, e gar., p/ 02 carros. AC-140m² AT- 336m².

mental. 3ª e 5ª das 14h ás 16h30 e 4ª das 19h ás 21h30. Tratar (19) 38021591 / 99782-6972. TRATAMENTO DOS PÉS: Para cuidar dos pés e unhas com micose, calosidade, verrugas plantar (olho de peixe), unha encravada com correção “clip system”. Ligue para Dorien Podóloga. Telefone (19) 3802-1079 / 9 9291-8296.

Imóveis Comerciais CENTRO, Sobrado para venda ou locação, com 05 ambientes para escritório, coz/copa, recepção, e 04 banheiros, ótima localização.

TERRENOS

IMIGRANTES, Varias opções. IMIGRANTES, 272m², ótima oportunidade, (CA000083). consulte-nos. TULIPA,Terreno c/ 250 m² murado. (TE00090). JDHOLANDA,Plano c/ 300m².(TE00089) PLAZA VILLE , 1000 m² plano de esquina, linda vista. FLOR D’ALDEIA , Otimas localizações GIR. HOLANDA, Varias opções. DUAS MARIAS, 5.198 m² (TE00067).

SITIO

MOGI GUAÇU, Sitio de 2,95 alq. c/ galpão in-

CENTRO, Imóvel c/ recepção, 02 salas com banheiro, 01 sala c/ 01 banheiro de uso comum, e cozinha. (SA000003). GIRASSOIS DE HOLANDA, Barracão de 360m², c/ mezanino, cozinha, e 02 banheiros . AC-360m² AT-420m² (BA00010). GIRASSOIS DE HOLANDA, Salão com aprox. 470m² de area, exelente para diversas atividades comerciais. (SL00002). GIRASSOIS DE HOLANDA, Sala comercial com 49m², ótima localização e estacionamento privativo. (SA00008).

BORDA DA MATA, Barracão c/ 02 galpoes, dustrial de 600m°, csa de caseiro, csa principal c/ 03 dom. sendo 01 suite, sala, cozi. e espaço de 540 m² +escritorio de 74 m² cada, com benfeitorias, aluga juntos ou separados. gurmet churrasqueira. AT 2,95 Aqueires. (ST000008). (BA 00011) STO. ANT. POSSE, Sitio com 3,25 alqueires, pratica- SP 107, Barracão com 600m², com 01 esmente plano, com casa com 03 dor. sendo 01 suite, sala, critório e banheiro, de frente para pista. coz. e banheiro, e barracão com + - 100m². R$ 3.900,00. AC- 250M²

AT-3,25 AL

Jaguariuna

ESTANCIA DAS FLORES, Terreno plano, com 492 m² ótima localização. (TE00091). ESTANCIA DAS FLORES, Sobrado c/ 03 suites c/ AE, sala, coz, lav.,lazer com churr. AC- 220m² AT-492m² (CA00227) ESTANCIA DAS FLORES, Casa alto padrão, c/ 05 dorm.,03 suites, AE plan..,lazer compl., gar. p/ 06 carros. AC-297m² AT-528m² (CA00228). SÃO JOSÉ, Casa c/ 03 dormitórios, sala cozinha, banheiro, e jardim. AC-146 m² AT-245 m² (CA00207).

Aulas Particulares de matemática e física! Com o professor João Carlos, reforço e acompanhamento. (19) 38022346 ou 9 8177-1404 CHICO SAPO TELAS mosqueteira sob medida, produtos de qualidade! Consulte nossos preços: 19 998504029 e 3802-1871

RESIDENCIAL

( ST00009)) .

CENTRO, Chalé c/ 01 dor, sala/coz, e benheiro. TULIPA,Casa c/ 03 dor, sendo 01 suite, sala, copa, coz c/AE, garagem para 02 carros.. JD.HOLANDA,Casa c/ 01 dormi, sala, cozinha, baneheiro, quintal em comum.R$ 490,00 AC-32,00 (CA00225). COND. NOVA HOLANDA, Casa c/ 03 dor, sendo 01 suite c/ AE, sala , coz c/ AE,, larzer com chur., piscina e sauna. COND.DUAS MARIAS, Casa c/ 03 suites, sala, cozi c/ AE, area de lazer com pisc., e churras, quintal grande. AC-300m² AT-10.000 (Ca000209)

Duas casas em 1 único terreno! Ótima localização no imigrantes. Sendo uma com 70 mts² construídos 3 dormitórios e outra com 61 mts² com 2 dormitórios, ambas com garagem, área de serviço e varanda independentes. Ligue (19) 9 9890-2822 Sitio de 20.000 mts R$

250.000.00 Tratar (19) 99792-3513 ou 99412-0916 Chácara de 1000mts com água e luz R$ 80,000,00. Tratar (19) 99792-3513 ou 99412-0916 VENTILADORES USADOS PARA ESTUFA 5 ventiladores usados para estufa ou granja, marca Pericolli – 1 CV – 220-380V Fone: (19) 9.9788 6909


Holambra, 06 de maio de 2016

21

Aluga-se prédio comercial LOTES A VENDA (HOLAMBRA) ÁREA COML. c/14.000,m²

Ideal p/ Clinica, Pousada, ou Hotel toda arborizada. JD. HOLANDA: Lote com 300,00 m² FLOR D’ALDEIA: Lotes c/parcelamentos em até 180 x c/ alienação ou c/ transferência de dívida. (SUMARÉ) ÓTIMA LOCALIZAÇÃO

JD. RES. RAVAGNANI: Lote c/ 303,00 m² CASAS A VENDA (HOLAMBRA) COND. NOVA HOLANDA: - Sobrado novo c/ 03 dorms., sendo 01st, sala ampla,cozinha,banheiro, lavanderia, area de lazer c/ churrasqueira e piscina. (Lote 435,m² e 260,m²a/c) - Casa nova c/ 03 dorms (1st), sala de jantar e estar, cozinha,banh.,lavanderia, area de lazer c/churrasqueira, e garagem. Fundo c/ 1 dorm ,banheiro. (Lote 373,m² e 186,m²a/c)

CASA VILA NOVA - R$ 60.000,00. Tratar: (19) 99177.0766

JD. DAS TULIPAS: Lote R. Petunia c/ 250 m²

Chácara

de

500

mst água instalada e energia elétriPQ. IMIGRANTES: ca a 3 km do Palmeirinha, Lote coml c/2.230 m² sendo R$ 20,000,00 de Lotes resid. c/ 300,m² entrada e mais 20 parceLotes resid. c/ 357,69 m² las de R$1.000,00. Tratar: PLAZZA VILLE: (19)99808-1065

PQ.RESID. GROOT: R$40.000,00 com Lote c/ 250 m²

Lote c/ 1.566.92m² e Lote c/ 1.694,65 m²

Chácara de 500 mst FLOR D’ALDEIA: próximo do Fundão R$

COND. PALM PARK: - Casa c/ 03 suítes, sala ampla,cozinha,banheiro, lavabo, lavanderia e quintal (a/c 400,m²). JD. DAS TULIPAS: - Casa c/ 03 dorms(01 suíte) com armários, sala c/02 ambientes, cozinha, banheiro,lavand.,garagem. JD. HOLANDA: - Casa com piscina. 03 dormitórios e 01 suíte c/ armários, sala ampla, coz. c/ armários, banheiro, espaço gourmet, garagem c/ portão automatico. - Casa c/03 dormitórios e 01 suíte c/ armários, sala ampla, coz. c/ armários, banh., esp. gourmet, garagem, portão automatico. PQ. RES. IMIGRANTES: - Sobrado c/03 dormitórios (01 st), sala 02 ambientes, cozinha c/ arm., copa, banheiros e quintal. Lote c/ 469,68m² e 224,45m² a/c. VENDA/LOCAÇÃO

(ARTUR NOGUEIRA)

- Casa c/ 02 dorms, sala, coz., banheiro e quintal.

CHÁCARA A VENDA (HOLAMBRA) - Camanducaia : área 1.438,m², c/ fogão a lenha e forno, churrasqueira, 02 quartos, 02 banheiros, toda gramada, árvores fritiferas portão automático. LOCAÇÃO RESIDENCIAL (HOLAMBRA) JD. DAS TULIPAS:

COND. NOVA HOLANDA: - Casa nova c/ 03 suítes, sala ampla, cozinha,lavabo, lavanderia, área de lazer c/ churrasqueira, garagem. - Casa nova c/ 03 dorms. (01st), sala ampla, cozinha, lavabo, lavand., garagem. - Casa térrea c/ 02 dorms (01 st) sala,lavabo, banheiro, cozinha,lav., garagem.

- Casa c/ 02 dorms, sala, cozinha, banh. Fundo c/02 dorms.,banheiro,lavand., garagem.

PQ. RES. IMIGRANTES: - Edícula c/ 01 dorm., sala/ cozinha, lav., quintal

- Sobrado c/ 04 dorms (02 st), sala, lavabo, cozinha, lavanderia. Fundo 01 quarto, quintal e garagem.

LOCAÇÃO COMERCIAL (HOLAMBRA)

- Sobrado c/ 03 dorms, sala/cozinha, banheiros, lavanderia, garagem. - Apto c/ 01 dorm., sala/ cozinha, banheiro. PQ GROOT: - Casa c/ 03 dorms (01st), sala, cozinha, banh. Toda mobiliada. BORDA DA MATA: - Aptos c/ 01 dorm., sala/ cozinha, banheiro.

25.000,00. Tratar cel.: (19) Casa, 2 km do centro de LOTES A VENDA 99808-1065 Holambra (estrada as(HOLAMBRA) faltada) lugar tranquilo e ambiente natural, sala Chácara de 500 mts cozinha, lavanderia e 1 com água e luz. Valor dormitório, quintal 70m² R$20.000,00 pronta para estacionamento coberto, construir. Tratar (19) estilo rustico, ideal para 99081065 uma ou duas pessoas! R$700,00 mensais incluso água e internet. Casa com 3 dormitórios e Não é permitido gatos demais dependências com e cachorros. Tel. (19) fiador Bairro Palmeirinha 9 9671-2714 vivo ou 9 (19) 9 9774—8632 ou 9 9580-7723 claro. 8169-9530

Lotes parcelados ou c/ transferência de dívida

VENDE COMÉRCIO (Artur Nogueira)

Com cozinha, 2 banheiros, 180 mts² térreo e 120 de mezanino! Ótima Localização: Av. Das Dalias, interessados tratar na imobiliária Ravelyn

CENTRO: - Salas c/ banheiro, copa e mezanino. - Casa c/03 dorms, sala, cozinha, banh., lavanderia. -Casa c/03 dorms, sala ampla, cozinha, 03 banheiros, quintal e garagem.

Showroom Natura

Vários kits promocionais à pronta entrega! Sábado 07/05, à partir das 10h. Distribuição de brindes

R. SOLIDAGOS: - Sala ampla c/02 banheiros e copa. AV. DAS DALIAS: - Salão c/ banheiros, copa, mezanino, estacionamento.

Oportunidade única! GM Cobalt LTZ ano 2012 com 37 mil km Branco, completíssimo (pneus novos) Preço abaixo da tabela Fipe

(19) 9 8130-9260

Estacionamento do Remafra

Izabel (19) 99151.7235

AGRADECIMENTO Agradecemos aos proprietários e funcionários do Hotel Duas Marias, que nos ajudou a encontrar a cadelinha Luna.

PARA ANUNCIAR 3802.2306

Mecânica-Acessórios-Pneus CASAS A VENDA (HOLAMBRA) CASA COMERCIAL

(R. DR. JORGE LATUOR)

Excelente localização Terreno c/ 396,66m² e 185,72m² a/c, c/ preço de oportunidade. MORADA DAS FLORES: Casa c/ 02 dorms sendo 01 suíte, sala c/ 2 ambientes, cozinha, banheiro, lav., quarto de serv. e quintal.

www.jcholambra.com.br

Um abraço da Raíssa Flipsen e de toda equipe do Jornal da Cidade


22

Holambra, 06 de maio de 2016

HA

www.imobiliariajdesb erci.com.br

23 ANOS COM VOCÊ! Esberci

Creci: 14.609

AQUI! - VENDAS E LOCAÇÃO - A MAIOR OFERTA DE CASAS, TERRENOaS E IMÓVEIS EM LANÇAMENTOS

CASAS A VENDA EM HOLAMBRA:

2398 Condomínio Nova Holanda: Sobrado com 03 suítes, sendo 01 c/ closet, armários planejado e varanda, sala de estar/Tv, sala de jantar, cozinha planejada, banheiro social, lavanderia, despensa,... 2203 Condomínio Nova Holanda: Residência - piso superior c/ 3 dormitórios suítes c/ closet, sala de Tv c/ lareira e varandas; piso térreo: sala c/ 3 ambientes, escritório, lavabo, cozinha c/ armários,... 2458 Condomínio Nova Holanda: Residência de alto padrão, sendo 3 dormitório suítes (um c/ closet), lavabo, sala jantar e estar, mezanino, cozinha, dispensa, varandas, garagem, área de lazer com... 2469 Condomínio Nova Holanda: Residência com 3 suítes (1 c/ closet) ; sala de estar; sala de TV; Lavabo; sala de jantar.;Cozinha;hall;Área de serviço; Suíte de hóspedes; Espaço gourmet .; Quarto de despejo; área de lazer e Piscina;Varanda e garagem coberta p/ 2 carros ... 2420 Condomínio Nova Holanda: Residência 03 dormitórios (1 suíte), lavabo, sala de Tv, sala de jantar, sala de estar, cozinha, lavanderia, banheiro, área de churrasqueira, despensa, banheiro e garagem... 2355 Condomínio Nova Holanda: Residência com 3 dormitórios, sendo 1 suíte c/ closet, lavabo, banheiro social, sala estar/jantar, cozinha c/ armários, lavanderia com armário, garagem p/ 2 carros, ... 2483 Condomínio Nova Holanda: Uma residência contendo 3 dormitórios, ( sendo os 3 suítes c/ closet e moveis planejados) sala de jantar e estar com pé direito c/ 6 metros de altura, cozinha... 2023 Condomínio Palm Park: Residência com 03 dormitórios ( 1 suíte); banheiro social; lavabo; hall; salas de jantar; TV e estar; cozinha; despensa; lavanderia; varanda e garagem com churrasqueira ... 2429 Condomínio Villa de Holanda: Residência com 03 dormitórios;( 01 suíte com closet) sala de estar; sala de jantar; cozinha; despejo; banheiro externo; área de lazer com churrasqueira; sauna e piscina... 2525 Centro: Residência com 3 dormitórios, sala, copa, cozinha, 2 banheiros , varanda, garagem e uma casa pequena nos fundos com 1 dormitório, sala, cozinha e banheiro...

RES. PORTAL DO SOL:

1253 Jardim das Tulipas: Residência com 02 dormitórios (01 suíte), cozinha americana e sala de jantar, banheiro social, despensa, varand, garagem e área de lazer; contendo 01 dormitório, banheiro, varanda. 2496 Jardim das Tulipas: Residência com 3 dormitórios (1 suíte),sala, banheiro social, cozinha/copa,lavanderia, garagem ... 2502 Jardim das Tulipas: Residência com 3 dormitórios (1 suíte), sala, cozinha, sala de jantar, banheiro social, garagem p/ 2 carros ... 2478 Imigrantes: Residência projetada para construção total de 208.20 já construído 121m2 (Casa Principal), restando suíte e edícula. 2442 Imigrantes : Residência contendo 03 dormitórios (1 suíte); sala de estar; sala de jantar; cozinha; banheiro social; área de iluminação; lavanderia ; banheiro e garagem p/ 2 carros.. 2451 Jardim Holanda: Residência contendo 03 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, garagem e área de lazer coberta ... 2513 Jaguariuna : Residência com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro, garagem p/ 4 carros, churrasqueira com forno e fogão a lenha com banheiro. Toda murada com portão

LOTES COMERCIAIS :

2386-Holambra/SP-R$ 268.921,25- Cond. Res. Resedas: T= 318.25 m2 ... 2380-Holambra/SP-R$ 183.022,00- Cond. Res. Resedas: T= 307,60 m2 ... 0836-Holambra/SP-R$ 320.000,00- Girassóis de Holanda: T = 405 m2 ... 2491 -H olambra/SP-R$ 400 . 00 0 ,00- I migra nte s: T = 1000 m2.. 2441-H o lambra / S P -R$160.000,00- Im i grantes: T= 3 3 6m2 ...

LOTES RESIDÊNCIAS :

2508-Holambra/SP- R$ 245.000,00- Nova Holanda : T=362,50 m2 ... 2473 - Holambra/SP- R$ 130 . 000,00- Imigr an te s : T= 300 m2 ... 2 472-Holam bra/SP-R$ 120. 000,00- Imigrantes: T= 272.50 m2 .. 2494- Holambra/SP-R$ 170.000,00- Imigrantes : T= 315 m2 ... 2511- Hola m bra/SP- R$ 150.000,00- Im ig rantes: T= 260 m 2... 2512-Holambra/SP- R$ 330.000,00- Girassóis de Holambra: T= 405 m2 ... 2488-Holambra/SP- R$ 170.000,00- Jardim das Tulipas: T=250 m2 ...

2399- Holambra/SP- Flor D’Aldeia- R$ 270.000= T: 502.39 m2... 2184- Holambra/SP- Flor D’Aldeia- R$ 228.000= T : 412 m2 ... 2432- Holambra/SP- Flor D’Aldeia- R$ 255.000=T :443 m2 ...

2528- Holambra/SP- Flor D’Aldeia- R$ 247.309,20= T: 363 m2 ... 2529- Holambra/SP- Flor D’Aldeia- R$ 250.532,40= T:368 m2 ... CASAS PARA LOCAÇÃO:

2452- Condomínio Palm Park - R$ 2.000- Res. 3 dormitório sendo 1 suíte ... 2082- Condomínio Palm Park- R$ 3.900- Res. 3 dormitórios sendo 1 suíte ... 2420- R. Nova Holanda- R$ 3.200- Res. 3 dormitórios sendo 1 suíte ... .0186- Centro - R$ 2.500- Res. 2 dormitórios (1 suíte), sala estar, TV, cozinha.. 0050- Jardim Holanda- R$ 1.450- Res. 2 dormitórios, sala estar, copa, cozinha.. 0760-Jardim das Tulipas - R$ 1.500- Res. 3 dormitórios sendo 1 suíte ... 0048- Residencial Groot- R$ 1.500- Res.3 dormitórios sendo 1 suíte ... 2239- Imigrantes- R$ 1.000 - Res. 1 dormitórios, sala, cozinha, lavanderia ... 251 9- Jag uar iúna- R$ 1.300- Res. 3 dormitórios, sala, cozinha ... 2520- Jaguariúna- R$ 800- Res. 2 dormitórios, sala , cozinha .. CASA ENCERRANDO LOCAÇÃO:. 2089- Palm Park- R$ 3.900- Res. 3 dormitórios sendo 1 suíte , coz, sala 0028- Morada das Flores- R$ 3.500- Res. 3 suíte sendo 2 closet... 73- Jardim das Tulipas - R$ 1.500- Res. 3 dormitórios sendo 1 suíte ... 1073- Jardim Holanda- R$ 1.100- Res. 1 dormitório c/ armário , sala, cozinha ...

APARTAMENTOS E DORMITÓRIOS:

0375- Pousada Clube- R$ 700- Dormitório, sala, cozinha, WC e lavanderia .. 2 0 3 - Po usa da C lu be- R $ 4 80 - D o rmi t ó ri o c o m b a n h e i ro . . . .1751- Residencial Groot- R$ 850 - Res.1 dormitório. sala , coz e garagem...

IMÓVEL COMERCIAIS:

2533- Centro- R$4.200- Sobrado contendo 7 salas, wc masculino,feminino...

1310- Galeria Atrium -R$ 1.950-Sala Comercial com 115m2, WC e estacionamento.. 1614- Galeria Atrium- R$ 1000- Sala Comercial com 70m2, WC, e estacionamento.. 1288- Galeria Atrium -R$ 500-Sala comercial com 17m2, WC e estacionamento... 521-Jd.Tulipas - R$ 800-Sala comercial 36m2 banheiro social e ar condicionado... 2418- M. das Flores - R$ 2.500- Sala comercial com 95 m2 com banheiro ... 2369-M. das Flores-R$ 800- Sala p/ profissionais de saúde c/ recepção e limpeza ... 2169- M. das Flores- R$ 700- Sala aprox. 16 m2 com recepção com 2 banheiros .. 0193- M. das Flores - R$ 2.300- Salão c/ mezanino. Wc Feminino e Masculino... 2521- Sansei Office - R$ 1.400- Sala comercial com 25m2 c/ banheiro individual

OPORTUNIDADE:

FRENTE ROTA DOS IMIGRANTES 1000M² POR R$ 480.000,00

Lotes RESIDENCIAS no centro com portaria e segurança a R$ 528,00/m2 . Oportunidade: Lotes comerciais de frente para Rota dos Imigrantes a R$ 655,00/m2

NEGOCIOS & OPORTUNIDADES

www.jcholambra.com.br


Edital Câmara Municipal da Estância Turistica de Holambra COMUNICADO À POPULAÇÃO

Esta publicação custou aos cofres públicos a quantia de R$ 73,20 (setenta e três reais e vinte centavos)

Câmara Municipal da Estância Turistica de Holambra TERMO DE DECLARAÇÃO DE LICITAÇÃO DESERTA CONVITE Nº 001/2016 Tendo em vista o contido nos autos, em especial a ata de abertura dos trabalhos licitatórios da Carta Convite n° 01/2016, datada de 02 de maio de 2016, para aquisição de materiais e equipamentos de informática, mencionando as empresas convidadas, e tendo em vista o NÃO COMPARECIMENTO DE QUAISQUER DAS EMPRESAS CONVIDADAS, fica DECLARADA LICITAÇÃO DESERTA a Carta Convite nº 001/2016, procedendo-se ao arquivamento do processo administrativo. Estância Turística de Holambra, aos 02 de maio de 2016. PETRUS BARTHOLOMEUS WEEL Vereador/ Presidente Esta publicação custou aos cofres públicos a quantia de R$ 73,20 (setenta e três reais e vinte centavos)

INSTITUTO DE PREVIDENCIA MUNICIPAL DOS SERVIDORES PUBLICOS DA ESTANCIA TURISTICA DE HOLAMBRA – IPMH CNPJ Nº 05128453/0001-11

ATOS PÚBLICOS O Instituto de Previdência Municipal dos Servidores Públicos da Estância Turística de Holambra – IPMH, neste ato representado por seu Superintendente Chefe HAMILTON ANDRIGHETTI, no uso de suas atribuições e prerrogativas legais e nos termos da Lei Complementar nº 127/02 e suas alterações posteriores em vigor, TORNA PÚBLICO, que foram editados os seguintes Atos Públicos abaixo relacionados, a saber: Portaria n.º 007, de 01 de abril de 2016. Formaliza concessão de Aposentadoria por Idade a Antônio Gonçalves dos Santos. Portaria n.º 008, de 15 de abril de 2016. Formaliza concessão de Pensão por morte de servidora ativa a Ana Carolina Fernandes de Camargo Teixeira Pombo. Holambra, 04 de maio de 2016. Hamilton Andrighetti Superintendente Chefe Esta publicação custou R$ 56,40 com desc. (cinquenta e seis reais e quarenta centavos)

23

Traga sua poesia e concorra a prêmios, participe!!!

Conforme o disposto no Artigo 50, da Lei Orgânica do Município da Estância Turística de Holambra, cc. o prescrito no § 3º, do Artigo 31, da Constituição Federal, levamos ao conhecimento de qualquer contribuinte, que as Contas da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra, com parecer favorável à aprovação das Contas da Prefeitura, exceção feita aos atos pendentes de apreciação por esse Tribunal, da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (Processo TC-2134/026/13), relativo às contas do exercício financeiro de 2013, encontram-se à disposição para exame e apreciação, na Secretaria da Câmara, pelo prazo de sessenta (60) dias. Câmara Municipal da Estância Turística de Holambra, aos 03 de maio de 2016. PETRUS BARTHOLOMEUS WEEL Vereador/Presidente

Holambra, 06 de maio de 2016

O concurso cultural é promovido anualmente pelo Jornal da Cidade de Holambra nesse mês dedicado às mães. Escreva uma poesia em homenagem às mães e concorra a deliciosos prêmios. ta dos Veja a lis adores: Patrocin

13/05

anas) tas mexic le ... é o prazo para a p 9 cx com 1 ( ia r e t a entrega das nhã) ba Pale fé da Ma Ai Caram a C e d a Poesias no o (Cest é Pioneir f a ) C o m u Jornal da Cidade. Cons nte (Vale a r ) u o a t d s a e it R Uma comissão Confe Casa Bela ut (Bolo o Z n e t avaliará os ia Zoe ) s Confeitar e t n a r e textos e o resultado Refrig hes + 2 c n a L ) s 2 o ( t será divulgado na Produ Di Komê Cesta de ( a s e d n ) edição do ola essoas Martin H para 5 p ã h n a M JC Holambra, site fé da nno’s (Ca o N ia ) r s a o e no nosso Pad 2 kil (Bolo de a) d m a lo lg a a h S S facebook. oce e Padaria ndes - D a r G s a z (2 Piz nde) Serrana Pizza Gra Pizzaria 1 ( m a d Maduro s) taurante s e 2 pessoa R a r a p o ç (Almo oat) ld Dutch O e t o Bloem B n d a a r u in a b t s m e o R em (C Sushi Blo e t n a r u a Rest eau) rand Gat G 2 ( e c Vanila I


24

Holambra, 06 de maio de 2016

Da piscina para as quadras e praças Com a chegada do frio, Esportes suspende aulas de hidroginástica e natação e oferece opções para os usuários Helga Vilela

Desde a última semana, quando os termômetros começaram a registrar temperaturas mais baixas, o Departamento Municipal de Esportes suspendeu as aulas de hidroginástica e natação e ampliou a programação de aulas em praças e quadras para atender este público e demais holambrenses que queiram se exercitar. Os professores de natação e hidroginástica, Fernando Antunes e Vilma Bueno da Silva, ressaltaram que os alunos já deixam de comparecer para as atividades no Complexo Aquático durante os meses mais frios – a partir de maio – e a intenção é desenvolver outras atividades para que todos se mantenham em forma e conheçam outras modalidades. Os dois atendem cerca de

240 alunos: a natação é para crianças e a adultos, enquanto a hidroginástica é para alunos a partir de 15 anos. Para as crianças, os professores promoverão iniciação esportiva, no Ginásio de Esporte, ás segundas, quartas e quintas, das 9h30 às 10h30 e das 15h às 16h. As aulas são abertas para todas as crianças, a partir de 7 anos, inclusive para aquelas que não fazem natação. Entre as atividades estão basquete, vôlei, futsal e recreação (que já acontece às segundas-feiras). Eles explicaram que as turmas são mistas e lembraram que há outras atividades abertas para este público: no campo do Imigrantes, tem futebol de segunda a sexta, das 8h às 10h e das 14h30 às 16h. No centro, as aulas de futebol acontecem de terça a sexta, das 8h às 10h e das 13h às 16h. Nos dois casos, as tur-

Vitória na Guerra e Jack Flores fazem final do futsal

Os times que tiveram o melhor ataque e a melhor defesa entram em quadra hoje em busca do título da 2ª Copa Waldir da Silva de Futsal Amador: Vitória na Guerra e Jack Flores se enfrentam às 21 horas, no ginásio de esportes. Antes, às 20h, Galunáticos e Estrela Azul disputarão o 3º lugar. Desde o início da competição foram realizados 38 jogos, com 318 gols marcados (média de 8 por partida). O Jack Flores tem a defesa menos vazada, com apenas sete gols sofridos. Já o Vitória na Guerra tem o artilheiro da competição, Diego Fernandes, com 16 gols marcados. Durante a fase classificatória foram aplicados 64 cartões amarelos e dois cartões vermelhos. Quartas e Semifinal Nas quartas-de-final, o Vitória na Guerra venceu o Amigos de Holambra pelo placar de 4 a 1. Já o Galunáticos goleou o Grêmio Holambra por 8 a 3. O Jack Flores fez 3 a 1 nos Los Hermanos e o Estrela Azul passou pelo Aliados ao vencer por 6 a 4. Na semifinal, o Vitória na Guerra garantiu a vaga para a final a aplicar 5 a 2 no Galunáticos. Já o Jack Flores goleou o Estrela Azul por 8 a 3.

mas são divididas por faixa etária. Praça das Dálias Já os frequentadores da hidroginástica terão como opção as aulas de alongamento que já acontecem às segundas e quartas, das 8h às 9h, no Salão da Terceira Idade. Tem também as aulas de zumba em vários bairros – no centro tem às quintas, a partir das 19h30, e aos sábados, a partir das 10h, na Praça dos Pioneiros. E a novidade será na Praça das Dálias, às terças e quintas, a partir das 18h: a intenção é orientar para o uso correto dos equipamentos instalados na Academia ao Ar Livre. Serão trabalhadas as turmas em circuito, permitindo que

Fernando e Vilma: professores esperam adesão do público nas atividades de inverno

todos conheçam a finalidade de cada exercício. Esta atividade é voltada para o público adulto e os professores reforçaram que as crianças contam com o parque, ao lado. Os professores acreditam que cerca de 50% dos frequentadores de hidroginás-

tica devem participar das atividades, que são abertas a todos. O Complexo Aquático deve permanecer fechado até final de setembro e mais informações sobre as atividades do departamento podem ser obtidas pelo telefone 3802-4711.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.