Jca 537

Page 1

canalABERTO

Nº 537| Ano 11 | 14 de julho de 2017

Ilhabela | Distribuição Gratuita | Circulação Semanal | www.jornalcanalaberto.com.br Fotos: Ronald Kraag

Condenação de Lula será um perigo? Na esteira da permissividade poderemos ver na presidência um político casado com bisneta de Getúlio Vargas (os mesmos!), Rodrigo Maia, genro de Moreira Franco (ministro também envolvido na Lava Jato), genro de Ernane do Amaral Peixoto, dono de Cartório (presente de Getúlio) em Niterói. Inclusive, de Rodrigo Maia pode-se anotar, ainda, filho de Cesar Maia, ex-exilado brasileiro no Chile, durante o regime militar, onde o filho Rodrigo nasceu. Imbróglio dos bons, não é mesmo? Filiado a um partido não muito expressivo (Democratas), Maia aparenta estar ligado a Temer, mas faz inserções no rol de outras bancadas, procurando enxertar a sua atuação partidária com apadrinhamentos e compadrios, como se divulga.

Editorial

Leonardo da Vinci, uma nova mostra Pág. 4

Castelhanos recebe reforma da escola Pág. 5

Itajaí homenageia Ilhabela, no esporte Pág. 5

Ilhabela está nos Jogos Regionais O tradicional espetáculo de luz e cores que a Semana Internacional de Vela oferece é um brinde aos apaixonados pela náutica, revivida anualmente, em Ilhabela. Com céu aberto, sol, temperatura amena, pode-se ver velas desfraldando ao longo do Canal de São Sebastião. Alegria de ver, conforto aos organizadores

Pág. 8


02

Canal Aberto 537 | 14 de julho de 2017 | www.jornalcanalaberto.com.br

FORMADORES DE OPINIÃO

EDITORIAL

Com Lula condenado, mais cuidado Mais Gramsci, menos

deve ter a democracia brasileira fundamentalismo Sem jamais tripudiar sobre os vencidos, há que se comentar a primeira condenação de um ex-presidente da República, por crime comum, o maior líder político brasileiro dos últimos tempos, Luiz Inácio Lula da Silva, apesar de tudo. Condenado pela Justiça Federal de Curitiba (PR), por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, além de multa em torno de R$ 650 mil e a proibição de assumir cargo público por 19 anos. Após a apuração realizada pela Operação Lava Jato, sobre um tríplex do Guarujá, construído pela Construtora OAS, envolvida no processo como responsável pela edificação do Edifício Solaris, na Praia das Astúrias, para a Cooperativa dos Bancários (BANCOOP), então presidida por João Vaccari Neto, ao depois tesoureiro do Partido dos Trabalhadores. O recebimento do apartamento pelo casal Marisa Letícia – Lula seria propina provinda de contrato da Petrobras com a OAS, segundo investigações iniciadas pelo Ministério Público de São Paulo, em 2006, comandada pelo Promotor de Justiça, José Carlos Blat. Lula negou até o fim do processo qualquer envolvimento, mas o Promotor Blat tinha inclusive fotografias que confirmaram a presença de Lula com o dono da OAS, o engenheiro da obra e a falecida ex-primeira dama, acompanhando a obra, no interior do apartamento, onde a construtora aplicou o valor de R$3.500 mil. A lavra do Juiz Federal Sérgio Moro não decretou a prisão do ex-presidente por se tratar de réu primário e para não causar traumas à nação. Poderá recorrer da decisão de primeira instância e seguir os autos à instância superior, do Tribunal Regional Federal, da 4ª Região, em Porto Alegre. Essa condenação tem vários aspectos a serem abordados, mas não nos estenderemos, haja vista a desnecessidade, principalmente porque ela abre um precedente muito sério, justamente por estar na mira de ter contra si instaurado um processo, o atual presidente, Michel Temer. Se Lula é o primeiro a ser condenado, como ex-presidente, poderá Temer ser o segundo, apontam alguns cientistas políticos, se bem que, depende do legislativo permitir que a autorização seja encaminhada ao Supremo Tribunal Federal e ele determine o acolhimento. O Brasil jamais passou por uma crise política como a que vivemos, por culpa de pessimamente formados representantes do povo que, mal e porcamente os elegeram. Somos culpados sim.

Fernando Antonio Braga de Siqueira - ME CNPJ: 16.930.164/0001-58 Registrado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas de São Sebastião sob nº 5.909

ESCRITÓRIO CENTRAL, REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO Rua Olímpio Leite da Silva, 217 Perequê - Ilhabela - SP CEP 11630-000

Fone: (12) 9.9744-2383

Na esteira da permissividade poderemos ver na presidência um político casado com bisneta de Getúlio Vargas (os mesmos!), Rodrigo Maia, genro de Moreira Franco (ministro também envolvido na Lava Jato), genro de Ernane do Amaral Peixoto, dono de Cartório (presente de Getúlio) em Niterói. Inclusive, de Rodrigo Maia pode-se anotar, ainda, filho de Cesar Maia, ex-exilado brasileiro no Chile, durante o regime militar, onde o filho Rodrigo nasceu. Imbróglio dos bons, não é mesmo? Filiado a um partido não muito expressivo (Democratas), Maia aparenta estar ligado a Temer, mas faz inserções no rol de outras bancadas, procurando enxertar a sua atuação partidária com apadrinhamentos e compadrios, como se divulga. Voltando à condenação de Lula pode-se dizer que em menos de seis meses não haverá decisão no TRF. Mas mesmo assim já se movimenta o seu PT para assimilar a derrocada, haja vista ser o nome de seu líder, embora com maior rejeição, o preferido na corrida presidencial. Desponta, opostamente, o nome de Geraldo Alckmin, o menos comentado na Lava Jato, se bem que o PSDB não esteja falando a mesma voz, com divergências gritantes que podem ser enumeradas em fria análise que se exteriorizam a cada dia, podendo apear do governo Temer em seguida às votações das reformas programadas, trabalhista e previdenciária, porque a política não se sabe se alçará vôo livre e de longo alcance, podendo ser curto, qual galinha em galinheiro fechado. Esfacela-se o PT, embora já tenha se manifestado o ex-líder revolucionário Zé Dirceu, dizendo que o maior partido oposicionista dos últimos tempos está se reestruturando para retornar ao poder. Dizem alguns que o que Zé Dirceu fala não tem valor, mas acontece como em briga de família – irmãos podem brigar com irmãos, entre si – mas, quando a briga acontece dos irmãos antes desunidos contra terceiros, poderá haver a união novamente; os outros é que serão os adversários contundentes. De uma coisa todos estamos certos, Lula foi atingido, o PT idem, mas só o tempo (senhor da razão) poderá dizer como andará o futuro político do Brasil, principalmente em virtude da corrupção que nivelou por baixo a nossa democracia. Não pode haver esmorecimento na luta pelo estado democrático de direito, para que não venhamos a ser desmerecedores da confiança do povo.

DIREÇÃO GERAL Fernando Siqueira - MTB 10.428 redacao@jornalcanalaberto.com.br COMERCIAL comercial@jornalcanalaberto.com.br DESENVOLVIMENTO Guilherme Siqueira | Projeto Gráfico arte@jornalcanalaberto.com.br

Fernando Alves Me. Ciência Política FFLCH A noção de hegemonia foi cunhada no âmago da tradição marxista para refletir as várias configurações sociais que se ofereciam em distintos pontos, no tempo e no espaço, adaptada para ajuizar as relações sociais, sem cair no materialismo vulgar e no idealismo da tradição. Estudioso que gosto de citar é Portelli, quando define como Lênin via a relação entre estado e sociedade e chega à conclusão de que o problema essencial para ele (Lênin) é a derrubada, pela violência, do aparelho do estado, a sociedade política é o objetivo e, para atingi-lo, uma prévia hegemonia política é necessária, haja vista hegemonia política porque a sociedade política é mais importante, em suas preocupações estratégicas, do que a civil. Gramsci, ao contrário, estabelece o terreno efetivo da luta contra a classe dominante da sociedade civil, o grupo que a controla é hegemônico e a absorção ou sociedade política como essa hegemonia, estendendo-a ao conjugado do Esta-

do (sociedade civil mais sociedade política). Para Gramsci, a consciência crítica é alcançada através de uma contestação de hegemonias contrastantes, primeiro no campo da ética, depois no âmbito político, culminando em uma incubação superior da percepção do real. Por assim ser ele destaca a indigência de se arquitetar o desenvolvimento político do conceito de hegemonia como progresso político-prático. A hegemonia é um procedimento de constituição, agentes sociais em seu método de se tornar Estado, ou seja, força hegemônica. Desse modo, ao assimilarmos as categorias gramscianas como as de concepção de uma “vontade nacional popular” e de uma “reforma intelectual e moral” a tudo a que elas aludem, para além do terreno histórico-concreto em que emergiram; o processo de conformação da hegemonia aparece como um movimento que diz respeito sobretudo, à construção social da realidade e que se conclui remanejando de maneira inédita os próprios sujeitos sociais.

IMPRESSÃO Atlântica Gráfica e Editora Ltda.

TIRAGEM 2.000 exemplares PERIODICIDADE Semanal

www.jornalcanalaberto.com.br Todos os direitos reservados ao Jornal Canal Aberto. É vedada a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a permissão do jornal ou sem citar a fonte. Os artigos assinados não têm a responsabilidade do Jornal Canal Aberto.

Ilhabela (12) 3896 5820 S. Sebastião (12) 3893 0401


Canal Aberto 537 | 14 de julho de 2017 | www.jornalcanalaberto.com.br

03

NA PONTA

DO LÁPIS

Cultura? Qual? (1)

Chegou atrasada a programação da Semana de Vela deste ano. Normalmente chegava com antecedência de 15 a 20 dias, para facilitar a agenda dos turistas que sempre honram Ilhabela com suas visitas. Mesmo assim, o público local tomou conta do Race Village, no Centro Histórico.

Cultura? (2)

Fora do contexto o vocabulário usado pelos comediantes (?), nos shows do stand up comedy, dito (insistido por três vezes no programa da Prefeitura) como “programação especial”. Já que perguntar não ofende: “será que o contratante – Prefeitura ou quem de direito – teria coragem de levar aos shows a mãe, a esposa, a sogra, os filhos menores e ficar ou sentir-se à vontade)?

Cultura (3)

Se cultura é isso, Ilhabela está na contramão, porque embora digam que stand up comedy seja assim, ficaram muito rasteiros e ofensivos os shows desses artistas que sequer se envergonham dos palavrões proferidos. Entretanto, o erro não é deles não, é de quem contratou, jogou dinheiro (que não é pouco) fora.

Cultura (4)

Certo é que eles não podem falar na televisão o que falaram no palco em Ilhabela. Nossos pêsames a quem contratou, porque havia crianças, pais, mães, sogras que ficaram deslocados durante as apresentações. Se alguém disser que apreciou os shows, ou está mentindo ou a sua vida é um Deus nos acuda. Palavras de baixo calão em show aberto ao público, sem limite de idade, pago com dinheiro público é uma afronta. Ou não é?

Insistindo (1)

É bom insistir mesmo, porque

a falsidade de documentos que alteraram a legítima propriedade de imóvel, no alto da Barra Velha, está dando o que falar. Ao que parece, a vice-prefeita Gracinha viu o que se passa com o legítimo dono.

Insistindo (2)

Ao que parece, o falsificador de documentos, ao que parece não é primário na sua forma de agir. Trata-se de reincidente, talvez contumaz, que sabe onde estão as pedras do caminho e, por isso, poderá complicar a situação do legítimo dono. Abra os olhos fiscalização!

Negligência (1)

Não se sabe por pare de quem, mas diante de alguns casos de leptospirore, em Ilhabela, parece haver negligência, sim. Há obrigação das clínicas veterinárias informarem a Saúde do município sobre os casos registrados. Só no Perequê há mais de cinco que se sabe.

Negligência (2)

Quando noticiamos caso com uma cadela Schnauzer, semana passada, o correto veterinário que dela cuidou por mais de uma semana seguida, se posse do laudo laboratorial informou o setor especifico. A responsável comunicou-se com o dono do animal falecido e desconhecia outros casos registrados na cidade.

Negligência (3)

No próprio quadro de servidores municipais há pessoa residente no Bairro da Cocaia que perdeu dois animais, ultimamente. Há, também, casos registrados no sul da Ilha. Então, é preciso haver uma informação mais abrangente para se evitar maiores problemas e prejuízos. A vereadora Salete (Salva Animais) conhece bem esse problema.

Pela culatra

Apesar do Projeto de Lei aprova-

do, proibindo a soltura de fogos de artifício na cidade, na abertura da Semana de Vela o barulho foi ensurdecedor. E o meio ambiente como fica? Pra que fogos? Somados os gatos com fogos de artifício em Ilhabela, nos últimos anos, daria para se construir muitas escolas, creches e ajudar a manter o Hospital. Ou não?

Escatológica

Se escatologia é “a doutrina das coisas que deverão acontecer no fim do mundo”, escatológica é o efeito. Foi assim que alguns dos presentes na Race Village de Ilhabela caracterizaram os “espetáculos de Stand up Comedy, do fim de semana, com o desfile de palavrões dos “artistas” contratados pela Prefeitura, para abrilhantar as noitadas da Semana Internacional de Vela.

Falhas da Cetesb

Reclamações desse importante órgão estadual chegam às raias do inconveniente. Depois do fechamento da agência, em São Sebastião, permanecendo centralizado, em Caraguatatuba, o atendimento do Litoral Norte, engrossou o caldo.

Falhas

0 atendimento precisa ser agendado, o trabalho não se desenvolve e há processos em andamento há meses ou anos. Não andam, parecem engavetados e dependendo de técnicos especializados. Até o “não” demora em demasia, causando prejuízos e aborrecimentos constantes.

Falhas

A Cetesb, com certeza pode-se afirmar, não é mais a mesma. Será preciso uma cutucada boa junto a quem de direito e, se necessário acionar o Ministério Público, porque o órgão está mal administrado, mal operacionalizado e não dá para dormir com uma inércia e inoperância dessas.

Odontologia

Excelente idéia adotada pela Prefeitura de São Sebastião, com dentistas atendendo pacientes no Hospital de Clínicas do município. Prática bastante sensível e que vai melhorar a saúde bucal de quem passa por aquele setor de saúde da cidade.

Descalço, nem pensar (1)

Com a informação de que a urina do rato pode penetrar na pela do ser humano, bem que poderia a Secretaria de Saúde de Ilhabela adotar alguma programação efetiva para divulgar que há leptospirose (doença do rato) na cidade.

Descalço (2)

Sem alarde e muito menos sem estardalhaço, cabe informar a população de que há mais de uma dezena de casos de leptospirose canina, na cidade. A Vigilância Epidemiológica poderia sim adotar essa medida informativa, distribuindo informações para o grande público, - sempre – mas principalmente quando a cidade está cheia de turistas, em gozo de férias. Fica a sugestão. Não adianta esconder, porque haverá prejuízos.

Folha falha (1)

De novo, a Folha de são Paulo comete nova falha. E isso não passou pelo crivo do setor de ombudsman do centenário jornal. Na edição de domingo, 9 de julho, anunciou em uma página que custam ao erário do Estado de São Paulo R$ 900 mil por mês, os valores das aposentadorias e pensões dos “heróis de 32”.

Folha (2)

Um fato que jamais a Folha divulgou é o pagamento a título de indenização aos que foram revolucionários, na época da ditadura (1964 a 1985) e mataram, seqüestraram, furtaram, roubaram e deixaram enfermos e tetraplégicos, civis e militares.

Ato falho de dona Folha.

Caraguá muda (1)

O prefeito Aguilar Júnior fez alterações em seu primeiro escalão, inclusive na Secretaria de Esportes, às vésperas do início dos Jogos Regionais. Depois de uma série de denúncias, envolvendo servidores municipais, na pasta, afastou-se o titular Lelau e assumiu o vereador De Paula, militar por formação, Prof. de Educação Física e ex-coordenador do Proerd.

Caraguá (2)

Foi nomeado, também, como Secretário Adjunto, Edvaldo. Surpresa para alguns foi a nomeação do ex-vereador Neto Bota como Secretário de Governo. Para nós não, haja vista a capacidade de gestão do jovem político daquele município, com ligação tanto na esfera estadual quanto na federal.

Caraguá (3)

Há mais mudanças e foi para o setor de Habitação Carlos Conco, saindo Quincas, remanejado para o setor de Regularização Fundiária; Dr. Leon Macedo, deixou o cargo de Adjunto da Administração e foi como Adjunto do Governo, sendo que Tripak foi nomeado Adjunto da Administração.

Caraguá (4)

O processo administrativo envolvendo servidores municipais corre em sigilo absoluto, tendo sido todos afastados, no decorrer da semana, pela Divisão Disciplinar da gestão Aguilar Júnior, “com muito respeito ao ser humano”, como disse o prefeito. Mudanças nos primeiros seis meses de governo existem em quase todos os governos. Haverá fuga da regra onde não produzem auxiliares diretores do administrador?


04

Canal Aberto 537 | 14 de julho de 2017 | www.jornalcanalaberto.com.br

CULTURA

Ilhabela recebe I Mostra Internacional de Arte para o Turismo que exibe universo criativo de Leonardo da Vinci “Essa exposição vem para somar com a Semana de Vela. O turismo cultural é um produto que começa a ser explorado nesta gestão e tem tudo para movimentar a cidade na baixa temporada”, disse Ricardo Fazzini, secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. Para o secretário de Cultura, Nuno Gallo, ter uma exposição sobre Leonardo Da Vinci é um marco e um ganho cultural muito grande para a cidade. “Da Vinci é conhecido no mundo todo; suas obras e invenções marcaram época, sendo uma inspiração para moradores e turistas, apreciadores e aspirantes à arte”, declarou. As invenções de Leonardo Da Vinci foram reproduzidas cuida-

dosamente pela empresa italiana Contemporanea Progetti com o uso de ferramentas e materiais como madeira, bronze, algodão e corda iguais aos do período em que Leonardo viveu. As peças levaram 18 anos para serem confeccionadas e representam as aspirações de da Vinci nas áreas da aviação, automação, armas militares, engenharia e mecânica. A exposição tem a curadoria assinada pelo Museu a Céu Aberto e estima-se que já tenha sido vista por mais de cinco milhões de pessoas em cidades como Sidney, Pisa, Roma, Florença, Nova Iorque, São Paulo, Rio, entre outras. A mostra é inédita no Litoral Norte, sendo a primeira vez que é apresentada ao público fora de um grande centro urbano.

Os organizadores da exposição criaram uma parceria com a rede hoteleira do município. Os hotéis e pousadas receberam vouchers destinados aos seus hóspedes para que possam retirar, como brinde, uma gravura do artista. Assim, além de cumprir seu papel educativo e cultural, a exposição servirá também como convite para que turistas visitem a cidade e levem de recordação a lembrança de uma das mais importantes exposições já realizadas no Brasil. A novidade, além de gerar um vínculo entre a Prefeitura e a rede hoteleira, cria alternativas para atrair público na baixa temporada e alimenta um mercado pouco explorado na região, o turismo cultural.

CULTURA/ESPORTE

Final de semana em Ilhabela terá programação

intensa com muito esporte, exposições e atrações culturais

Ilhabela começa a explorar o Turismo Cultural A Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, abre nesta sexta-feira, 7, a I Mostra Internacional de Arte para o Turismo. A abertura ocorrerá a partir das 20h no Museu Waldemar Belisário, na Vila

– centro histórico –, e a mostra ficará em cartaz até setembro, com entrada franca. Essa primeira edição traz a exposição Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci, que reproduz 35 máquinas, importantes invenções do maior gênio renascentista.

A previsão é de dias ensolarados com pouca possibilidade de chuva, propícios para toda a programação que Ilhabela apresenta em mais um final de semana recheadíssimo de atrações para divertir e entreter moradores e turistas com eventos para todos os públicos. A programação começa hoje, sexta-feira, 14, às 18h, com a palestra da família Schurmann, no Race Village, na Vila. Logo após, às 19h, o curso de mestre amador deverá acontecer até às 22h30. Ao mesmo tempo em que acontece o curso, às 20h, haverá a premiação dos Campeonatos Brasileiros e Sul Americanos após o término das regatas. A última atração da noite, e a mais esperada também, é o show de Humberto Gessinger, às 21h, que promete ser imperdível. O artista deve apresentar canções de seu mais novo trabalho: a turnê "Desde Aquele Dia", em comemoração aos 30 anos do álbum “A Revolta dos Dândis”, além dos clássicos que cantava na banda Engenheiros do Hawaii. Todas

as atrações acontecerão no Race Village, na Vila, como programação da 44ª Semana de Vela de Ilhabela. A entrada é franca. Igualmente, a cultura também marca presença na noite de sexta-feira. Sessões gratuitas do cinema montado no Race Village acontecem até às 21h (horário de início da última sessão). Além do cinema, até às 22h, as exposições “Coletânea 10 anos de Ilhabela” e “I Mostra Internacional de Arte para o Turismo de Ilhabela”, ficarão expostas para a apreciação do público, no Museu de Arte Waldemar Belisário, localizado no Centro Cultural da Vila. Amanhã, sábado, 15, às 10h, acontecem as provas do curso de arrais amador. A partir das 10h30 as sessões de cinema também devem divertir o público presente do Race Village. O início das últimas regatas está previsto para começar às 12h. Já as provas do curso de mestre amador acontecem a partir das 14h. Finalizando a programação da 44ª Semana de Vela de Ilhabela, às 18h haverá show

da Banda Brisa e às 20h, a premiação dos velejadores. As exposições “Coletânea 10 anos de Ilhabela” e “I Mostra Internacional de Arte para o Turismo de Ilhabela” estarão à mostra das 14h às 22h. E para quem gosta de aventura e sempre está com a adrenalina a mil por hora, pode visitar a Flai (Feira Literária de Aventura de Ilhabela), que expõe diversos títulos, onde o principal item é a aventura misturada com muita emoção. A exposição e venda de livros vai até domingo das 9h às 22h, na Rua Dr. Carvalho, 80 na Vila – centro histórico do arquipélago. Já o domingo, 16, encerra as atividades do final de semana na cidade. As exposições poderão ser visitadas das 10h às 19h e as sessões de cinema acontecem a partir das 10h30. A programação do final de semana é uma realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Cultura e Fundaci; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e Esportes, Lazer e Recreação.


Canal Aberto 537 | 14 de julho de 2017 | www.jornalcanalaberto.com.br

EDUCAÇÃO

05

FOTO: PMI

Prefeitura de Ilhabela inicia reforma de escola da comunidade de Castelhanos

Após a conclusão das obras da Escola Municipal de Castelhanos, a unidade passará a ter dois banheiros com lavabo (feminino e masculino), ampla sala de aula e biblioteca. Pequenas modificações também deverão ser realizadas na cozinha, assim como a ampliação do refeitório e do telhado. Obras necessárias

A E. M. Castelhanos, localizada na comunidade tradicional de mesmo nome, está passando por reforma durante o período de recesso escolar. As mudanças irão melhorar a infraestrutura da edificação,

que atende hoje 43 alunos, do ensino fundamental II, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O anúncio da reforma do local foi feito no final de junho pela secretária de Educação,

Stella Salina, em visita à escola. Após a conclusão das obras, a unidade passará a ter dois banheiros com lavabo (feminino e masculino), ampla sala de aula e biblioteca. Pequenas modificações também deverão

ser realizadas na cozinha, assim como a ampliação do refeitório e do telhado. Além disso, será construído um deck ao redor do prédio, evitando que os frequentadores pisem na área encharcada do terreno. Segundo a secretária, “realizar a reforma no recesso escolar evita diversos transtornos. Além disso, quando voltarem às aulas, alunos, professores e funcionários já estarão em um ambiente melhor iluminado, espaçoso e agradável, beneficiando a todos”, disse Stella Salinas. A reforma da escola, que funciona em um imóvel locado para uso da Educação, faz parte de uma série de medidas to-

ESPORTE

madas pela Prefeitura de Ilhabela para melhorar e valorizar os caiçaras tradicionais. Recentemente, também foi lançado o Projeto de Criação do Conselho Municipal das Comunidades Tradicionais (apelidado de Projeto Tribuzana), com o objetivo de fortalecer a organização das comunidades por meio da união dos próprios moradores. Além do Projeto Tribuzana, o prefeito Márcio Tenório fez a entrega de equipamentos na comunidade do Bonete e discutiu com a secretária de Desenvolvimento Social, Nilce Signorini, o projeto de unidade de beneficiamento de peixe na comunidade da Praia Mansa.

Foto: Arine Pereira/PMI

Equipe de Vela de Itajaí visita alunos do curso de férias de skate em Ilhabela vida das crianças, principalmente por meio do esporte, são bem-vindas”, disse Alexandre Bing. A Equipe Itajaí tem a mais jovem velejadora da 44ª Semana de Vela, fruto do projeto realizado em Itajaí. “Ter a oportunidade de mostrar aqui um pouco do trabalho que realizamos em nossa cidade é emocionante para nós”, disse o idealizador do projeto, Alexandre Santos. Essas ações educativas fazem parte projeto Itajaí Sailing Team, cujo objetivo é deixar um legado para as comunidades onde a equipe participa As ações educativas fazem parte do projeto educacional do Itajaí Sailing Team, que procura deixar um legado às comunidades onde participam de competições, como a Semana de Vela de Ilhabela Os alunos do curso de férias de skate receberam, na segunda-feira 10, a visita da Equipe de Vela de Itajaí (SC). O grupo veio participar da 44ª Semana de Vela de Ilhabela e,

pelo terceiro ano consecutivo, realizou a entrega de kits educativos da Molim. No curso de férias de skate, que ocorre na Praça de Eventos e Lazer do Galera, os

atletas também promoveram um bate-papo com os alunos sobre o papel do esporte para as crianças da cidade. “Todas as ações que visam à melhoria na qualidade de

de competições, trabalhando o esporte como meio de inclusão social. De acordo com Gastão Furlin, coordenador do projeto Itajaí Sailing Team, a ação educativa é uma das linhas de trabalho dos velejadores. “A receptividade dos jovens ao projeto é extremamente gratificante”, diz. O projeto Itajaí Sailing Team – que tem o patrocínio da APM Terminals, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e Poly Terminais, além de apoio da Anasol, Marina Itajaí, Molim e Clindex – tem como foco refletir o desenvolvimento econômico da região por meio do esporte.


06

Canal Aberto 537 | 14 de julho de 2017 | www.jornalcanalaberto.com.br

SOCIAL | DESTAQUES

Fotos: Ronald Kraag

01.

07.

02.

03.

04.

05.

06.

08.

1 - Comandante Anídio, da Capitania dos Portos, em São Sebastião é um entusiasta de seu trabalho, dedicando-se de forma profissional e apaixonada à Marinha do Brasil. Desenvolve exemplar trabalho e consegue convergir ações para os subordinados (colegas da grande tarefa de uma das principais armas do Brasil - 2 - Meteorologista João Hakerott deu uma aula, no decorrer da Semana de Vela que atinge 44 anos de competições, em Ilhabela. Atentos, os presentes ouviram a sua dissertação sobre condições de tempo e a sua importância para a grande jornada - 3 - Um presente inesquecível, feito pelas Voluntárias Anfitriãs da Marinha SOAMAR do Brasil, em São Sebastião - 4 - A apresentação artístico-cultural dos alunos da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), durante as noites desta semana foi muito importante e conseguiu reunir centenas de ilhéus e visitantes, no Race Village, no Centro Histórico de Ilhabela - 5 - O navio Gaspar D´Ávila (patrulha oceânica), construído pela empresa BAE System Marítima Naval Ships, passou por Ilhabela e São Sebastião novamente, sendo alvo de grande interesse público e mereceu atenção das autoridades que o visitaram - 6 - A formatura dos Jovens e Adultos (EJA) de Ilhabela foi vivida intensamente pelos formandos, com a presença de autoridades. Prestigiando a Secretaria de Educação (Profa. Stella, a titular; Profa. Sandra Adão, Adjunta), Profa. Lídia Anita, Coordenadora), a vice-prefeita Maria das Graças – (Gracinha), a Presidente da Câmara, Nanci Peres de Araújo Zanato, a primeira dama, Júlia Tenório, com professores e coordenadores - 7 - Tonhão, “grand chef” internacional foi o responsável pelo coquetel na abertura da 44ª Semana de Vela, mostrando os predicados dessa importante arte culinário-gastronômica. Ele sabe das coisas e encontra tempo para fazer trabalhos beneméritos - 8 - Os irmãos Carol e Jonas, amantes da vida marinha velejaram por águas de grandes mares, ao redor do mundo, sempre acompanhados pelo pai, estudioso marinheiro Sérgio. Hoje, às vésperas de se profissionalizarem, estão em Ilhabela, prestigiando a 44ª Semana de Vela.

RESENHA ESPÍRITA

Nem tudo é Carma Sérgio Carneiro Convivi no trabalho com Antônio. Um moço inteligente e com um temperamento autoritário, bebia muito, arrumava brigas dentro e fora de casa por ninharias. Sua vida era um tumulto com eventos semanais. Mas afinidades levou-nos a construir uma amizade solida com confiança reciproca. Ele pai de dois filhos. O caçula, com 4 anos, portador de uma “leve disfunção endocrinológica”. Com quatro anos pesava como se tivesse vinte e tamanho de oito. Os tratamentos feitos na rede pública complementado com medicamentos pouco progrediam. A esposa, pessoa mais sensível, aproximou-se de mim ao saber espirita. Mantivemos dialogo sob o prisma espirita, implantamos o evangelho no lar, tratamento de passes e água fluida. Com o tempo apresentou boas melhoras mas aconteceu o inevitável e Maurilio infartou vítima excesso de gordura. A família revoltada acabou por aceitando

embora “magoados” com Deus, que “achava tê-los abandonado”. Tempos depois em visita a um médium em MG, numa conversa informal, chegou-nos a explicação da situação: Pela precisão de nascer e por única alternativa, crianças mais vulneráveis vem para pais emocionalmente até desequilibrados. Foi aquele caso. Embora bem planejado para aquele espirito dar firmes passos na sua evolução. O pai não cumpriu o compromisso assumido. O comportamento familiar, e as atribulações da vida irrompeu na criança como busca de compensação somatizando com distúrbio fisiológico. Não tinham compromissos cármicos acentuados, mas passaram a ter. São os riscos das encarnações compulsórias. Relato a partir estudo do Capitulo 11 do livro “Arquitetura Da Reencarnação” de Antônio Carlos Saher. Sérgio Carneiro rsergio39@yahoo.com.br


Canal Aberto 537 | 14 de julho de 2017 | www.jornalcanalaberto.com.br

07

AQUI | MULHER

Espetáculo aberto, desastre para a comunidade. Festival de besteiras Fernando Siqueira

Ela estava sentada comodamente (?) no espaço reservado aos espetáculos que ornamentam a 44ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, sexta-feira à noite. Pretendia ir, também, sábado e domingo, mas deixou o local com menos de 10 minutos da apresentação de “artistas” contratados para o Stand up Comedy. Com dois minutos de apresentação seriada nada menos do que cinco palavrões foram soltos pelas bocas de mal formados humoristas, desrespeitando o público. Quem ficou até o fim ficou horrorizado com o palavreado do pessoal contratado pela Prefeitura de Ilhabela para abrilhantar as noites da extensa programação anunciada, se bem que tardiamente. Antes se fazia conhecer o roteiro com mais de 15 dias de antecedência, proporcionando aos visitantes, mais liberdade de escolha. Certamente os “artistas” não apresentam esses mesmos shows na televisão, justamente porque não permissivos, dado o baixo calão do vocabulário apresentado. Depois dos primeiros momentos ela convidou a filha e a neta que estavam ao lado para se retirarem do local e foram embora. Outros, introspectivos, envergonhados, sorrateiramente “fisgavam” aqui e acolá, envergonhados. De soslaio não tinha quem não ficasse “passado” com os

palavrões pronunciados e mal colocados no curso do humor, excedendo-se na liberdade, passando pelas raias da libertinagem. Ouvindo a mulher de meia idade comentar pude ouvir: “será que um comediante desse tipo conta essas piadas sujas em casa, para a sua mãe, para os seus filhos? Será que quem contratou está aqui com sua família? Será que aqueles religiosos que aqui estão – e eu conheço muitos, quase todos – estão satisfeitos com o que estão ouvindo? Stand up Comedy é isso? Será? Apenas ouvi, mas no dia seguinte aos shows pude saber que a revolta era de maioria das pessoas presentes. Se um espetáculo desse naipe é tão bom assim, por que quem contratou não leva para a sua casa e apresenta os artistas à sua mãe, à sua esposa, aos seus filhos? Foi outra pergunta que se ouviu (eu e outras pessoas ouvimos) porque pagar, gastar o dinheiro público (jogar fora a grana) para shows deprimentes como foram, sem qualquer graduação, só gera descontentamentos. É preciso conhecimento, cautela, controle de qualidade, porque a nossa comunidade não merece isso não. Ao menos é o que entendemos. Cultura é muito mais que isso. Talvez não saibam, não é mesmo? Será que é exigir muito de quem está no poder?


08

Canal Aberto 537 | 14 de julho de 2017 | www.jornalcanalaberto.com.br

ESPORTE

FOTO: PMI

Mais de 200 atletas de Ilhabela

participam da 61ª edição dos Jogos Regionais

A 61ª edição dos Jogos Regionais teve início nesta quarta-feira, 12, em Caraguatatuba. O munícipio de Ilhabela tem presença em 14 modalidades, somando mais de 200 atletas participando das competições. O arquipélago disputa nas seguintes modalidades: Atletismo, Basquete, Ciclismo, Damas, Futebol, Futsal, Malha, Natação, Tênis, Taekwondo, Vôlei de Praia, Voleibol, Handebol e Biribol. Às 14h, o time de futebol masculino de Ilhabela

joga contra o município Santa Isabel no Campo de Futebol XV de Novembro, localizado na Av. Siqueira Campos, 77 – Centro. No mesmo horário, a equipe de Damas estará no Centro Comunitário Cultural e Social, localizado na Rua São Miguel, 1382, bairro Morro do Algodão, para jogar a primeira rodada da modalidade. Os corredores do Atletismo também competirão, a partir das 13h30, no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves. Às 17h, o futsal masculino ilhéu enfrenta a cidade

Ferraz de Vasconcelos, no Ginásio de Esportes “Alcides Crepaldi Filho”, localizado na Travessa Cinco, 75, bairro Morro do Algodão. Abertura oficial A cerimônia de abertura oficial dos Jogos Regionais acontece às 19h no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (CEMUG), que fica na Av. José Herculano, nº 50, Jardim Britânia, Caraguatatuba. A 61ª edição dos Jogos Regionais acontece até o dia 22 de julho.

MOMENTO LIONS Na quarta feira, 12/7, o Lions Clube de Ubatuba empossou a sua nova diretoria, para o biênio 2017 – 2018, no Palace Hotel da importante cidade do Litoral Norte. A CaL Marlene Armeiro continuará na presidência, já preparando os membros para a gestão 2018 – 2019, marcando a continuidade desse importante clube do Litoral Norte, com tradição de mais de meio século. No dia 20, será a vez da diretoria do Lions Clube Caraguatatuba ser empossada, sob o comando da CaL Sandra Cajuela, como Presidente. No sábado, 22 de julho, na sede da Associação Lions Clubes de Guarulhos será a vez do CL Governador, Luiz Carlos Paiva instalar o seu gabinete para o Ano Leonístico 2017 – 2018. Disposto e com muita saúde, o CL Governador Paiva organizou uma equipe capacitada para gerir os destinos do Distrito LC5 “PIP Augustin Soliva” por um ano, pretendendo arregimentar esforços para atender a programação do Presidente Internacional, CL Naresh Aggawal, de Delhi (India). Haverá aprimoramento de esquemas para fortalecer o movimento leonístico, principalmente com o exercício de palestras e ciclos de estudos, na área de liderança. Quer Lions Internacional que haja a evolução dos CCLL, para que mais associados conheçam melhor os fundamentos de Lions Clubes. Importante, sob vários aspectos que os CCLL conheçam mais o seu Lions, porque só mesmo conhecendo a fundo e se aprimorando na análise do que representa Lions para o mundo, para o país, e para a cidade sede do clube é que se poderá desenvolver trabalhos sociais para a comunidade. Sejamos fiéis com Lions, conhecendo e mostrando ao mundo o que é, o que faz, como faz e quando faz um Lions Clube, para a sua cidade, porque nós Leões, servimos.

Monica C.A.Cuono Psicóloga

(12) 3896-1710 Santa Casa de

Misericórdia de Ilhabela

ETERNO APRENDIZ

Cada um dá o que tem e de onde nada existe, nada se tira Provérbio antigo, conhecido por muitos, principalmente por aqueles sessentões que tinham o costume de ler a “filosofia dos irmãos de estrada”, na traseira dos caminhões de carga que cruzavam as rodovias do país. Disse “cruzavam” porque ao que parece não há mais esse costume de caminhoneiros inserirem mensagens nos seus veículos, como aquela “Feliz foi Adão que não teve sogra nem caminhão”. São coisas do passado? Pode ser, mas estão vivas na lembrança de quem acompanhava com curiosidade rara e se dava ao luxo (ou trabalho) de ler o que ali havia. A porcentagem de caminhões com inscrições desses provérbios era muito elevada, uma constante. Aliás, a revista Quatro Rodas trazia sempre, na última página, essas inscrições. Havia algumas tiradas do fundo do baú, inesquecíveis, capazes de fazer rir sisudas pessoas nem tanto curiosas como observadores que conhecemos. Para quem não sabe, existem até livros com essas mensagens, enriquecedoras mensagens, capazes de fazer rir ou corar, dependendo do estado de espírito de quem as lia. Programas de rádios focalizavam a “filosofia” proclamada e destacavam as mensagens e mostrava o espírito do motorista, “irmão de estrada” que rompia fronteiras e tinha a certeza que a sua vida ia muito além do horizonte do amanhecer. As estradas se abriam em meio a mata fechada, os campos de todo o território nacional, seja para o centro-oeste. Há quem se lembre dos trechos de terra vermelha ou mesmo arenoso que rompiam avante, para

o noroeste que se abria para o progresso almejado. Há quem se lembre de chegar a SINOP, município criado no século passado, no Estado do Mato Grosso (já desmembrado) e que ganhou esse nome em virtude da empresa que fundou a cidade: Sociedade Incorporadora do Norte do Paraná, por uma longa estrada de terra. Para quem não sabe Rogério Ceni, ex-goleiro do São Paulo Futebol Clube é originário de lá. Foi a distante SINOP, no sertão matogrossense, que recebeu ministros de estado, em grande festa de assinatura da implantação do município. Lá desceu um Boeing presidencial com a caravana e é bom lembrar que uma pista asfaltada existe desde aquela época, pois foi feita especialmente para esse fim. Viu-se ali reunida, também, comitiva de famílias inteiras de gaúchos que chegavam para implantar a agricultura em larga escala, plantando arroz, soja e milho. Hoje, não reconhecendo a importância do agronegócio há quem condene o desmatamento, mas era preciso acontecer, com respeito natural, porque um país continente como o Brasil precisa produzir e alimentar o seu povo, exportando o excedente, gerando riquezas. Há que se pensar grande e a coragem e o destemor de desbravadores marcaram o desenvolvimento do país. Os desbravadores do século XX precisam ser lembrados e homenageados sempre, pois o seu trabalho além de corajoso foi e será sempre importante para o Brasil. Devem ter saudade de suas origens, da filosofia dos irmãos de estrada, mas se tornaram exemplos. Ou não e assim?


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.