Os ambientalistas são contra o desenvolvimento?* Os ambientalistas em inúmeras instâncias são acusados, às vezes ferozmente, de serem (impatrióticamente) opositores ao desenvolvimento. Em primeiro lugar, é necessário entender o que se quer dizer por desenvolvimento. O que se desenvolve o faz rumo a uma meta previamente estabelecida que, de fato, define o que se deve fazer para alcançá-la. Quando se fala em estratégias de organização social-política e economia - cumpre perguntar qual o sentido do termo "desenvolvimento", o que inclui, entre outras coisas, dizer-se a que finalidade se aspira. Uma análise banal de nossa sociedade indica que a finalidade principal do que se chama desenvolvimento é o crescimento econômico. Isso se evidencia pela onipresença de análises baseadas no PIB. Ora, isso é uma confusão brutal. As ações que vêm se impetrando justificadas pelo "desenvolvimento" em grande parte respondem ao imperativo do lucro privado, com prejuízo do meio ambiente e, portanto, da população. Some-se a isso o fato incontestado de que a economia mundial já ultrapassa em 20% a capacidade de suporte da biosfera (www.footprintnetwork.org). Nesse sentido, como ambientalista, não exito em afirmar que sou contra um desenvolvimento econômico voltado à acumulação de alguns poucos em detrimento de um possível bem-estar da totalidade da população, inclusive com consequências terríveis para a subsistência e a paz da sociedade futura. * por Vicente Medaglia, coordenador geral do InGá (www.inga.org.br), filósofo, mestrando em Desenvolvimento Rural (UFRGS)
9 agosto 2008 - Porto Alegre, RS - www.agirazul.com
Comunidade não quer edifícios de 40 metros de altura na Ponta do Melo
Reunida na última quarta-feira, 6/8, a Câmara de Vereadores abriu espaço para escutar a comunidade sobre o projeto Pontal do Estaleiro, previsto para ser implantado na Ponta do Melo, antiga localização do Estaleiro Só, fechado há anos. O projeto pretende criar uma nova ´porta de entrada´ para a Zona Sul da cidade. Muita gente teve que ficar de pé na audiência pública do projeto Pontal do Estaleiro, que atraiu para o plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre mais de 400 pessoas, entre vereadores, ambientalistas, corretores e consultores imobiliários, além de representantes de associações de bairros e do Fórum de Entidades. O projeto foi apresentado pelo arquiteto Jorge Debiagi O presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), esclareceu que o projeto está tramitando pelas comissões legislativas. A proposta prevê a destinação da área para prédios residenciais e comerciais com cerca de 40 metros de altura. Sandra Jussara Ribeiro, vice-presidente da Agapan e lider comunitária da Zona Sul, citou o artigo 245 da Lei Orgânica, que estabelece tratamentos especiais à Orla e veda atividades que a descaracterizam. “O projeto altera a Orla sem o Eia/Rima”, destacou, ao citar ainda os artigos 126 e 127 da mesma lei, que dizem que “os interesses privados não podem se sobrepor aos da coletividade”. “Tudo isso é uma especulação”, lamenta Sandra, sugerindo “a construção dessas seis torres em outro local da cidade, pois a Orla é uma área especial, de interesse cultural e, por isso, deve ser revitalizada com parques e jardins para lazer, sem descartar a sociedade”. Com texto de Adriane Bertoglio Rodrigues, da EcoAgência www.ecoagencia.com.br, edição de responsabilidade do editor do AgirAzul Expresso. Foto Ramon Nunes/CMPA
JJ APOIO - O CASA - Centro de Apoio Sócio-Ambiental realizou reunião em 8/8, em Porto Alegre. Foram apresentados os critérios para a continuidade do apoio. A volta do AgirAzul é um dos projetos que receberam recursos da instiuição. A Conselheira da entidade, Lúcia Ortiz, do Núcleo Amigos da Terra Brasil, falou sobre os critérios que serão utilizados nos próximos patrocícnios. JJ SACOLAS PLÁSTICAS A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu nesta sexta, 8/8, o debate de dia inteiro sobre “Qual é a sacola correta?” A Feira Ecológica da 1ª Quadra da José Bonifácio, no Bom FIm, tem realizado uma vez por sábado, um dia sem plástico. JJ CANADÁ - A socióloga Naia Oliveira , à convite da Fundação Gaia - Legado Lutzenberger, vai palestrar aos interessados sobre “Visão Ecológica de uma viagem: Vancouver – Canadá”. Será em 12/8, às 19h30min no auditório da Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country JJ Câmara Técnica Permanente de Biodiversidade e Política Florestal do Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA - começa a avaliar, como determinado em acordo judicial, a proposta de Zoneamento Ambiental para a Silvicultura dos técnicos da Fundação Zoobotânica nesta segunda-feira, 11/8, 14h, na sede da SEMA, sala 1107. JJ Fundo do Meio Ambiente de Porto Alegre - 13/8, às 10h30min, sala 300 - Av. Carlos Gomes, 2120. Pauta: projetos. JJ A APEDEMA - Assembléia Permanente das Entidades de Defesa do Meio Ambiente do RS deverá marcar a sua assembléia Geral para fo mês de setembro.. JJ Câmara Federal de Compensação Ambiental, junto ao Ministério do Meio Ambiente, fará a primeira reunião em 20/8, em Brasília. Regimento e critérios na pauta.