Desmistificação, alcance e aproximação do feminismo no Instagram1

Page 1

Desmistificação, alcance e aproximação do feminismo no Instagram1

Jaqueline Clarindo Batista Chaves2

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a utilização do Instagram como meio de comunicação para propagação, desmistificação e aproximação do movimento feminista brasileiro. Parte-se do pressuposto de que o feminismo contemporâneo tem, além das pautas intrínsecas à causa, um desafio que perdura no tempo, mas ainda demanda atenção: a desmistificação do que é o movimento feminista e a sua definição para as mulheres que não entendem ou não aceitam a causa como válida para si mesmas. Entende-se, hipoteticamente, que pelas ferramentas de comunicação e interação disponíveis na plataforma Instagram, defensoras do feminismo tem tentado desmistificar o movimento, alcançar novas adeptas e aproximar-se das mulheres que mal compreendem a causa ou não conhecem o feminismo. Para comprovar tal hipótese, é feita aqui uma análise comparativa de duas páginas do Instagram (Empodere Duas Mulheres e Todas Fridas) e de suas abordagens comunicacionais e conceituais a fim de identificar quais são as pautas colocadas em discussão nas páginas, como elas tentam desmistificar o feminismo e como elas usam as possibilidades de comunicação do Instagram como plataforma digital. Palavras-chave:

feminismo;

desmistificação;

Instagram;

empoderamento;

propagação.

1

Trabalho apresentado ao curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais como requisito de obtenção do título de especialista em comunicação e marketing em mídias digitais. 2 Pós-graduanda em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais no Centro Universitário Estácio de Brasília, e-mail: jaquelinebatcha@gmail.com 1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Desmistificação, alcance e aproximação do feminismo no Instagram1 by Jaqueline Batista - Issuu