Issuu on Google+


Fique ligado www.facebook.com/BrasilnoJamCam brasilnacolombia.blogspot.com.br

APRESENTAÇÃO Esse Manual foi especialmente elaborado para auxiliá-lo nos preparativos para um bom desempenho durante o Jamboree. Contém dicas e sugestões para o seu bem estar e um enorme desejo de que você viva intensamente esse momento da sua vida escoteira, e que sua participação no evento seja repleta de êxitos e muitas novas amizades.

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

2

Manual do Contingente do Brasil


Boas vindas do Coordenador do Contingente Brasileiro para Jamboree Interamericano na Colômbia. Olá Amigos,

Finalmente chegou a hora! Em breve, as bandeiras brasileira e dos Escoteiros do Brasil estarão tremulando em solo colombiano. Seremos 200 brasileiros! Jamboree cria aquela expectativa, é aquele turbilhão de emoções, ansiedade, e o desconhecido. Você estará em solo estrangeiro, representando seu país e seu grupo escoteiro. Na viagem, nos passeios, no turismo

você será visto como um escoteiro. Transmita alegria, curta muito esse momento, conheça as pessoas ao seu redor, seus costumes e sua cultura. Essa é uma opurtunidade para voce aprender algo novo: línguas diferentes, alimentação curiosa, música, danças, folclore. Um Jamboree é diferente de tudo que voce já viu. Jamboree é único. Somente o movimento escoteiro pode propiciar esse encontro de jovens, com o único propósito de construir um mundo melhor, onde todos buscam novas amizades, onde as diversidades são aceitas e compreendidas. Este manual vai ajudá-los a entender ainda mais sobre o Jamboree para poder tirar o máximo de proveito dele. Divirta-se, faça amigos, conheça pessoas de outros países, tente se comunicar mesmo que seja na linguagem “Jamboresca”. Tenham orgulho do Brasil, orgulho esse que deve ser demonstrado não só durante o Jamboree, mas em cada dia de nossas vidas! Por fim, não se esqueçam de seus pais, parentes e amigos do Grupo Escoteiro que, de uma forma ou outra fizeram sacrifícios para que vocês estejam aonde estão. Liguem, postem no facebook, dêem noticias, e lembrem-se: quando voltarem para casa, vocês serão pessoas completamente diferentes, que terão participado de uma experiência única e incrível. Venha “Redescobrir a América”!

Sempre Alerta! Jonathan Govier Coordenador do Contingente Brasileiro

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

3

Manual do Contingente do Brasil


Índice Boas vindas do Coordenador do Contingente.. 3 Boas vindas do Escoteiro Chefe.............................5 Código de Conduta (jovens)..................................6 Preparando-se para a viagem.................. ..........8 Material Individual.................................... ........10 Considerações e Dicas - Material Individual..12 Material Individual - Jamboree ............. .........14 Uso do Enxoval Brasileiro..................................15 Material Preparatório para o Jamboree........16 O Contingente do Brasil.............................. .........18 A Equipe do Contingente.....................................19 O Contingente do Brasil - Tropas......................20 O Stand do Contingente do Brasil............ .........22 A Vida no Campo....................................... .........23 Material de Campo .............................................24 Estrutura dos Territórios....................................27 Alimentação das Patrulhas....................... .........28 Cozinha no Campo................................................29 Responsabilidade Ambiental..............................32 Acordo Ambiental................... ............................33 Troca de Distintivos.............................................38 Segurança e Saúde Pessoal no Jamboree........40 Serviços no Campo....................................... ........46 Distintivo Contingente do Brasil......................48 Programa do Jamboree.......................................49 Quadro do Programa...........................................52 Dia do Território..................................................54 Insignias Especiai.................................................55 Visitando o Jamboree...........................................58 Saída do Campo.....................................................58 Movimento Escoteiro na Colômbia...................59 Informações sobre a Colômbia...........................60 Informações sobre a Colômbia - Clima.............61 nformações sobre a Colômbia - História..........61 Glossário Escoteiro...............................................66 Quadro dosJamborees Panamericanos............67 Pequeno Dicionário Viajante............................67 Mensagem de B.P.................................................68 Mensagem do Presidente da UEB....................69

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

4

Manual do Contingente do Brasil


Boas vindas do Escoteiro Chefe

Logos Oficiais do Evento

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

5

Manual do Contingente do Brasil


Código de Conduta (jovens) Como participante e Escoteiro do 1º Camporee e 14o. Jamboree Interamericano, farei o meu melhor para tornar a experiência no Jamboree a melhor possível para cada um e todos no campo. Nossa Regra maior é nossa Lei e Promessa Escoteira. Eu concordo com o seguinte Código de Conduta: • Serei atencioso e respeitoso com os outros; • Estou ciente de que sou um representante do Movimento Escoteiro, e vou agir de maneira adequada dentro e fora do local do Jamboree; • Eu vou seguir a Promessa e a Lei Escoteira; • Vou obedecer todas as leis e regulamentos Colombianos; • Durante o Jamboree, vou agir de acordo com a Política de Drogas e Álcool do Jamboree, especificamente: • Eu não vou consumir bebidas alcoólicas ou fornecê-las para outra pessoa; • Eu não vou fumar. • Eu não vou consumir nem fornecer qualquer substância entorpecente. • Eu não vou participar de nenhum jogo de azar; • Enquanto estiver no Jamboree, vou usar o meu lenço e cartão de identidade do Jamboree, a não ser se estiver participando de uma atividade em que eles precisam ser removidos por questões de segurança; • Eu vou seguir todas as restrições de acesso às diferentes áreas do campo, e só entrarei em barracas privadas se convidado; • Eu não vou mover nem pegar nenhum item que não seja meu. Eu não vou “caçar troféus”; Tenho ciência que furto será caso de polícia e serei expulso do Jamboree. • Eu vou respeitar os horários de silêncio do Jamboree e serei pontual; • Serei respeitoso e atencioso com outras culturas. • Eu me vestirei adequadamente para um ambiente multicultural; • Eu não vou falar nem agir de maneira ofensiva. • Eu não levarei nenhuma faca e meu canivete não terá lâmina maior que 10 cm; • Eu estou ciente que participantes juvenis não podem entrar no campo dos adultos; • Eu não vou trocar distintivos ou outros itens com pessoas maiores de 18 anos; • Eu não vou vender nada; • Eu respeitar os locais exclusivos para fogueiras.

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

6

Manual do Contingente do Brasil


1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

7

Manual do Contingente do Brasil


Preparando-se para a viagem Em todas as viagens, providências e cuidados são sempre necessários. Nessa em particular, além de não termos a retaguarda de nossos familiares, não devemos nos esquecer que muita gente estará na nossa dependência, direta ou indiretamente. Assim, é muito importante lembrarmos que antes de nossos interesses pessoais devemos ter em mente que fazemos parte de um grupo que de alguma forma depende de nós. Lembrando disto poderemos ter certeza de que desfrutaremos melhor todos os momentos do turismo e do JAMBOREE.

DOCUMENTOS Documentos são itens críticos em qualquer viagem. Não deixe para a última hora. NÃO ESQUEÇA DE LEVAR PARA O AEROPORTO NO DIA DA VIAGEM!

Os documentos que você deverá levar são: 1. Passaporte (com validade superior a julho/2013) 2. Autorização conjunta do Pai e da Mãe para menores de 18 anos 3. Carteira do Seguro de Viagem (obrigatório) 4. Carteirinha Vacina Febre 5. Cópia carterinha de vacinação (vacina tríplice). 6. Carteira de Identidade (original)

A Colômbia não exige visto de entrada para brasileiros. O visto é concedido na imigração (30 a 90 dias). Se você estiver fazendo escala em outros paises, verifique a necessidade de visto antes de viajar, diretamente nos consulados / embaixadas de cada país. Se você pretende viajar através dos Estados Unidos, o visto é obrigatório, mesmo em casos de conexão em aeroportos americanos. IDENTIDADE (R.G.) ORIGINAL O novo passaporte brasileiro (azul) não possui filiação, portanto é imprescindivel levar a carteira de identidade (RG) ORIGINAL para mostrar à Polícia Federal na saída do país. CÓPIAS DE DOCUMENTOS Da Carteira de Identidade e também do Passaporte você deverá providenciar duas cópias das páginas em que estão sua foto, assinatura e o número do documento. Uma cópia ficará em poder do Escotista da Patrulha e a outra em seu poder. Guarde as cópias dos documentos em locais separados dos originias. Uma dica para não perder os documentos durante a viagem, é scaneá-los e mandar para si mesmo por email ou dropbox. AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM É necessária a todos os jovens com menos de 18 anos que viajam desacompanhados dos pais, deve ser solicitada mediante firma reconhecida em cartório e possuir a assinatura do pai e da mãe ou responsáveis legais. Se os pais são separados e/ou moram em locais diferentes, é bom começar a providenciar este documento o quanto antes. Desta autorização também devem ser feitas duas cópias autenticadas: uma você guardará junto de seu documento de identidade ou passaporte e a outra, em local distinto (com seus remédios, por exemplo). Afixe uma cópia do R.G. Se um dos pais é falecido, leve a certidão de óbito ao aeroporto juntamente com a autorização assinada pelo outro pai.

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

8

Manual do Contingente do Brasil


Caso um dos pais tenha guarda definitiva do filho é importante levar esse documento expedido pelo Juiz para ser apresentada a Policia Federal no aeroporto. FICHA MÉDICA Além dos serviços médicos que se encontram à disposição no campo, é importante lembrálos que nosso Contingente possui um Médico, Dr. Pedro Sferelli e uma enfermeira, a Cleide de Jesus, que estarão prontos e preparados para atender à qualquer eventualidade, principalmente porque possuem nossas fichas médicas individuais e conhecem os medicamentos aos quais estamos habituados. AUTOMEDICAÇÃO Nunca tomem remédios sem o prévio conhecimento de seus Chefes ou do corpo médico de nosso contingente. CARTEIRA SEGURO VIAGEM O Seguro Viagem é obrigatório a partir da data de saída até a data de retorno ao Brasil. Guarde a carteira do seguro em fácil acesso caso seja necessário. CARTERINHA DE VACINAÇÃO (SARAMPO) “Em virtude de exigência da Secretaria de Saúde de Bogotá, cidade sede do evento, o mesmo nos comunicou em 18/12/2012, que necessitamos que cada membro de seu contingente, traga consigo o certificado de vacinação contra sarampo-rubeola, comumente chamada de vacina tríplice viral. Basta trazer consigo a carteirinha de vacinação emitido pela autoridade local competente brasileira, e enfatizar que não há necessidade de seja um certificado de vacinação internacional.

Para o seu transporte, assim como o do dinheiro, cartões de crédito internacionais e as passagens aéreas, aconselhamos o uso da pochete e/ou do porta documentos ou de uma guayaca, usada por dentro da roupa. A pochete e o porta documentos deve ser mantido sempre junto ao corpo e mesmo durante o banho todo cuidado é pouco, já que sua viagem depende disso. Jamais os exponha em locais públicos. Guarde as cópias dos documentos em local separado.

Agradecemos, antecipadamente, a comunicação ao seu contingente, para que coloque junto aos seus documentos particulares o seu respectivo certificado de vacinação. Cordiais saudações, SLPS, Juan Carlos Rodríguez Nieto Director Ejecutivo JamCam 2013”

CUIDADOS COM DOCUMENTOS 1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

9

Manual do Contingente do Brasil


Material Individual Realizar uma viagem de 10 dias ou mais exige planejamento. Você precisa organizar seu material individual com antecedência. Deixar para última hora pode acarretar sérias dores de cabeça. Lembre-se, voce estará fora de casa e tudo precisa caber na sua mochila. Esse pode ser um desafio e tanto. Certamente terá que lavar roupa em algum momento.

Lembre-se que você terá que caminhar com sua mochila durante a viagem.

Identifcação na Mochila

Uma sugestão é o uso de fitas coloridas, identificando as bagagens de um mesmo grupo de viagem, uma mesma Patrulha ou uma mesma Tropa. Sugerimos etiqueta em inglês com:

Planejamento Imprima a sugestão de material ao lado para começar a separar o que você precisa levar e o que você quer levar. Divida a tarefa da seguinte forma: 1. Documentos 2. Cópia e-ticket (passagem aérea) 3. Dinheiro, cartão de crédito/débito 4. Mochila 5. Roupas e calçados 6. Outros acessórios 7. Distintivos para trocas 8. Lembranças

Esteiras e Mochilas As esteiras de aeroportos são os piores inimigos de uma mochila e você não vai querer correr o risco de estragar sua mochila. O ideal é que a mochila seja colocada em uma sacola (tipo saco de marinheiro) para protegê-la. O seu grupo de viagem talvez adote um padrão, todos com a mesma cor e numeradas.

Documentos

Veja a seção específica sobre documentos nesse manual. Nunca deixe documentos Cuidados com a Mochila originais em sua mochila despachada.

Mochila O Escoteiro sabe como arrumar sua mochila, no entanto, deve ser sua primeira vez numa viagem desse porte. Seguem comentários e uma lista de material sugerida. É claro que você deve decidir o que é mais ou menos importante levar, bem como se preparar para o turismo, se esse é seu plano de viagem.

Jamais deixe sua bagagem desacompanhada no saguão dos aeroportos, rodoviárias e locais públicos. Cuide bem de seus pertences, qualquer bagagem ou pacote “sozinho” pode ser interpretado como uma ameaça. Alguém do seu grupo de viagem deve sempre ficar tomando conta (e de perto) da sua bagagem.

Faça as seguintes ponderações sobre sua mochila: • Ela tem tamanho suficiente? O ideal é uma mochila de 65 a 75 litros. • O saco de dormir cabe na mochila? • Ela é confortável nas minhas costas? 1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

10

FACAS E CANIVETES Não leve facas! Canivetes (tipo Suiço), pequeno, devem ser despachados dentro da mochila pois não é permitido na bagagem de mão,

Manual do Contingente do Brasil


2013

JAMCAM Interamericano Colômbia

Contingente do Brasil

Lista de Material Individual

Uniforme ou Traje  traje escoteiro completo ou uniforme escoteiro completo conforme P.O.R.  lenço do contingente Brasileiro (ver enxoval)  cinto da UEB ENXOVAL UEB Roupas enxoval do contingente completo Agasalho moleton completo bermuda, shorts 4 ou 5 pares de meias grossas roupas íntimas traje de banho roupas quentes para dormir: fleece, gorro roupa de briga, para atividades mais rudes capa para chuva impermeável

 1 bandana tipo «tube»  1 agasalho de moleton  3 camisetas (veja calendário para uso

        

   

específico) 1 mochila de ataque 10 distintivos do contingente 2 pins do contingente 1 lenço escoteiro oficial da UEB

      

Calçados

 2 pares de tênis (laceados)  1 par de chinelos/sandálias/crocs Equipamento

Passaporte, RG Original Autorização de Viagem Visa Travel Money Cartão de crédito Vacina Febre Amarela Pescrição Médica (se houver)

 uma mochila cargueira (60 a 75 litros de capacidade), que comporte todo o material.  uma mochila de assalto (20 litros de capacidade), para transportar durante a viagem, turismo     

e atividades fora do local de acampamento o material individual como agasalho, máquina fotográfica, lanche, etc. cantil, medicamentos pessoais como analgésicos, band-aid, etc. 1 saco de dormir que possa ser transportado dentro da mochila isolante térmico Recomenda-se o uso de uma sacola para transporte da mochila durante os trechos aéreos. cadeados para mochila e barracas (dar preferência a cadeados com códigos evitando problemas com chaves quando a barraca for compartilhada Barraca (veja com sua Tropa)

Outros

 toalha de banho, kit de higiene pessoal (sabonete, xampu, condicionador, pente, escova e     

pasta de dentes, barbeador, cortador de unhas, absorventes, etc.) jogo de mesa (talheres, copo e prato inquebráveis) 1 lanterna pequena e jogo de pilhas extra sacos plásticos para roupas sujas e/ou molhadas sabão em pó/barra óculos escurosKit pessoal primeiros socorros: protetor solar, protetor labial, remédios uso pessoal, repelente.

kit de costura (alguns botões, agulha e linhas) Outras roupas para frio: luvas, cachecol, casaco de lã. máquina digital com carregador. Cartão de memória. Kit para trocas (distintivos e outros “souvenires” para troca

IDENTIFIQUE

SEU

Contingente do Brasil

MATERIAL 2013

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

11

Manual do Contingente do Brasil

JAMCAM Interamericano Colômbia

   


Considerações e Dicas Material Individual Identificação do Material Individual Calçados Identifique suas roupas e pertences com Botas e tênis devem estar bem laceados antes marcadores próprios de tecido. (Nome, da viagem para evitar calos e bolhas. Não compre uma bota de véspera. Tropa e Contingente do Brasil).

Organização Interna da Mochila

Peso da Mochila

Todo o material a ser levado deverá ser pensado com o objetivo de ocupar pouco espaço, ser prático, leve, necessário e durável. Seguem algumas dicas: • Agasalhos: Bogotá é uma cidade a 2600m acima do mar. O clima é ameno e as noites podem ser bem frescas, às vezes até frias. Portanto não deixe de levar um bom agasalho, um gorro e escolher um bom saco de dormir. • Xampu e condicionador: devem durar apenas o necessário. Procure saber o quanto você consome desses itens por banho e leve apenas o necessário em uma embalagem pequena. Dê preferência aos tipos 2 em 1 (Xampu + Condicionador). • Sabonete: deve ser glicerinado ou neutro. • Toalha de Banho: Leve ao menos 2 toalhas de banho e de rosto. Lembrando que existem algumas toalhas superabsorventes que, além de menores, secam muito mais rápido. • Lavar Roupas: planeje-se para lavar algumas roupas durante a sua viagem e o Jamboree. Isso lhe poupará peso. Leve algumas roupas já em final de vida útil (principalmente meias e roupas íntimas). Recomenda-se sabão em pedra. • Isolante: Leve um isolante compacto para afixar na mochila. • Durante a viagem: com certeza você vai levar roupas mais bonitas para a parte de turismo, certo? Então, na primeira oportunidade separe suas roupas “chiques” das roupas “de guerra” (você pode fazêlo usando sua mala/mochila de mão, por exemplo) de modo a evitar amassá-las ou sujá-las antes mesmo de colocá-las em uso; • Objetos de valor e jóias: são lindos, mas deixe-os em casa.

Lembre-se sempre que o peso e o tamanho devem ser compatíveis com quem carrega. Arrume bem a sua mochila e procure proteger todos os ítens frágeis que estiver levando. Lembre-se também de prender as alças. Coloque a roupa em sacolinhas tipo ZIP, em caso de chuva inesperada.

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

Equipamentos Eletrônicos Tomada Colombiana é o padrão americano: A voltagem é de 110v (60Hz)e a tomada são dois pinos chatos. Veja na figura. Verifique a necessidade de adaptador antes de viajar.

12

ÍTENS PROIBIDOS Os seguintes itens são proibidos: • Alimentos restritos pelas autoridades fito sanitárias; • Facas e “armas brancas”; • Fogos de artifício; • apontadores ou iluminadores a base de “Raio Laser”; • Rádios de comunicação (PX, PY) Lembre-se de que você está indo para um acampamento escoteiro.

Manual do Contingente do Brasil


Considerações e Dicas Material Individual Bagagem de Mão No enxoval da UEB você receberá uma mochila de ataque. Essa é a mais indicada para você levar como bagagem de mão na hora do embarque. Sugerimos uma troca de roupa e um agasalho, para que você não passe apuros no caso de sua mochila extraviar. Preste atenção pois as companhias aéreas controlam o peso e tamanho da bagagem de mão. Lembre-se voce é responsável pela sua bagagem e cada um deve levar o seu. O peso dessa mochila não deve ultrapassar 5kg.

Itens Proibidos Aeronaves

em

Muita atenção no que não pode ser levado dentro da bagagem de mão. Veja quadro acima. As autoridades alfandegárias exercem um rígido controle fitossanitário dos produtos alimentícios, na Colômbia. É absolutamente proibido o ingresso de: vegetais crus de qualquer espécie (plantas, arvores, flores, raízes, sementes, folhas, ervas, etc.), embutidos de carne e derivados de leite como iogurte, queijos e quaisquer espécies de animais, sizal, penas. Portanto, todo o alimento que você estiver pensando em levar deverá ser industrializado e estar com a embalagem lacrada. As restrições se aplicam também para madeira, isto impedirá a entrada de bastões de patrulha feitos de madeira.

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

Não será permitido o porte de facas nas áreas comuns do Jamboree, sendo o seu uso restrito ao interior do campo de cada Tropa como utensílios de cozinha. O transporte de facas e objetos cortantes é proibido em todos os vôos. Portanto não deverão ser levadas! Fogos de artifício e lasers também são estritamente proibidos. A fim de evitar problemas com a segurança dos aeroportos, não coloque na sua bagagem de mão nenhum objeto metálico como: canivete, tesoura, lixa de unha, grampos de cabelo, canetas, aerosol etc. Todo esse material deve ser despachado junto com sua bagagem, conforme determina a Infraero.

13

Manual do Contingente do Brasil


Material Individual Kit do Participante - Kit Jamboree ENXOVAL DO BRASIL Ao chegar no Jamboree todos os Grupos de viagem devem efetuar seu cadastramento e retirar o Kit individual de cada participante: • o distintivo, • lenço do Jamboree, • crachá de identificação, • manual do participante ou manual para escotistas ou manual para a equipe internacional de serviço (EIS).

Todos os membros do contingente brasileiro receberam um enxoval composto de: (1) Bandana tipo Tube (1) Jaqueta (3) Camisetas (10) Distintivos do Contingente (1) Mochila de ataque (2) Pins (1) Lenço Contingente

O crachá e o lenço do participante são de uso obrigatório durante TODO o período do Jamboree.

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

14

Manual do Contingente do Brasil


Uso do enxoval Brasileiro

Durante o Jamboree, teremos dias específicos para utilizar algumas peças do nosso enxoval, o que dará um efeito visual super bacana! A maior parte dos contingentes faz isso! Nos outros dias, a utilização é livre, sendo que você nunca deve se esquecer de utilizar o seu lenço do evento e a identificação do evento.

Data

Atividade

Uso

4 de Janeiro sexta-feira

Cerimônia de Abertura

TTraje /Uniforme Lenço Contingente Moleton Contingente

5 de Janeiro sábado

Todo o Dia

6 de Janeiro domingo

Todo o dia

7 de Janeiro segunda-feira

Todo o dia

8 de Janeiro terça-feira

Todo o dia

9 de Janeiro quarta-feira

Todo o dia

10 de Janeiro quinta-feira

Dia do Território Festival Gastronômico Cerimônia de Encerramento

Camiseta BRANCA Uniforme/ Traje lenço Contingente

11 de agosto sexta-feira

Saída do campo

Traje/Uniforme Moleton Contingente

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

15

Camisa Verde

Camisa Gola Vermelha

Manual do Contingente do Brasil


Material Preparatório para o Jamboree Introdução Participar de um Jamboree Internacional é uma experiência única para a grande maioria dos escoteiros. A finalidade do Material Preparatório é de assegurar que vocês tenham uma ótima experiência de campo e lembranças inesquecíveis do JamCam Interamericano da Colômbia.

diferentes as mídias sociais são uma forma interessante de se conhecerem. Tarefas - Escolha juntamente com os demais um nome para sua patrulha - Defina o grito de sua patrulha. - se houver tempo bolem uma camiseta.

Obs. Não levar o bastão da patrulha no Jamboree. Você pode fazer todas as atividades exatamente como sugerimos ou pode DIA DO TERRITÓRIO usar o material como base para criar suas próprias atividades. No sia do Território haverão apresentações folclóricas de cada país, além de um mostra Entretanto, todas as Tropas devem gastronômica. tentar completar as atividades marcadas com “Atividade exigida” tal como estão O Quê levar? explicadas antes de chegar ao Jamboree. Leve comidas típicas, doces, etc de fácil 1. Conheça sua Patrulha - comece preparo. Essa atividade costuma ser um construindo seu espírito de equipe. tremendo sucesso. A idéia é que cada um Defina juntamente com os demais possa experimentar um pouco da comida. elementos da patrulha o nome de sua O aspecto mais interessante é conhecer patrulha. pessoas e seus costumes e não comer em 2. Dia do Festival Cultural - prepare-se abundância. para compartilhar sua cultura. Atenção: Em função de regras fito-sanitárias todos os alimentos Conheça sua Patrulha precisam ser industrializados. Não leve alimentos “in natura”. Propósito Conhecer melhor os membros de sua Patrulha e criar um espírito de equipe. SKATE - ROLLERBLADES Cenário Durante todo o Jamboree, tanto as atividades Se você prática esses esportes, saiba que como a vida diária nos Territórios e Aldeias será possível usar a estrutura do Parque será conduzida por Patrulha. Juntamente com Florida para usar seu Skate ou Rollerblade. sua Patrulha, você irá às atividades diárias internas e externas ao campo. Vocês farão suas refeições e conviverão muito proximamente por 8 dias. Se você dispuser de algum tempo Agora, verifique antes se realmente esse para conhecer um pouco melhor seus colegas equipamento cabe na sua mochila. Ah, o de Patrulha antes de chegar à Colômbia, você uso de equipamento completo de proteção terá um ponto de partida melhor quando você é essencial e obrigatório. vier ao Jamboree. Se voces moram em cidade

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

16

Manual do Contingente do Brasil


Material Preparatório para o Jamboree PATRULHAS RAMO SENIOR Atenção Escotistas: Para a melhor execução do programa Senior a organização do Jamboree solicita que levem um notebook (Windows) ao evento. É claro que cada um fica responsável pelo seu equipamento. OUTRAS SUGESTÕES Se você possui algum talento musical ou artítistica (dança, folclore) haverá momentos para mostrar isso aos demais participantes. Quem faz o Jamboree Legal e Divertido somos todos nós! SE PREPARE... • Faça revisão de seus conceitos sobre a técnica escoteira; os módulos Patrulhas em Ação exigirão um alto desempenho, coordenação e trabalho em equipe para conquistar a meta proposta. • O preenchimento em sua totalidade do Formulário de Inscrição ao JamCam2013 é importante, icluindo os apsectos médicos. Sua saúde em primeiro lugar. Entregue uma cópia para o seu Escotista de Patrulha.

• A sua patrulha já se preparou para a mostra gastronômica que pretendem apresentar no JamCam2013? No Dia do Território haverá uma grande oportunidade para que a América conheça os sabores de sua terra. • Há mais de um mês que esta circulando em nossa página internet, redes sociais e canais de vídeo, uma convocação para nosso Bloco de Programa “Um sonho Chamado América”; faça uma busca, leia e nos ajude comunicando seus sonhos para que os participantes do JamCam2013 os tornem realidade. • O desafio Extremo do JamCam2013 esta cada dia melhor e sugerimos que junto com sua patrulha faça um condicionamento físico como alongamento para se preparar para esse evento, pois temos certeza que serão bastante importantes. • Você sabe o que é desafio de orientação? No seu país existem competições ou Clube de Orientação? Informese a respeito e se prepare para umas das atividades mais desafiadoras e dinâmicas do JamCam2013.

• Participantes do 1o Camporee Scout Interamericano e o 14o Jamboree Scout Interamericano, terão a oportuinidade de se confraternizar com seus irmãos escoteiros de mais de 20 países diferentes, portanto não deixe de organizar suas insignias, distintivos, pins, escudos, selos e lembranças para troca. O evento contará com locais específicos para que todos possam fazer o tradicional “cambio” scout. •

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

17

Manual do Contingente do Brasil


O Contingente do Brasil Seremos 199 brasileiros! • 5 Tropas : jovens de SP, RJ, MG, RS, PR, CE, e DF. • Jovens: 141, Escotistas: 18, • IST: 30, CMT: 9

O Comitê Contingente

Organizador

do

Este Comitê é formado por um grupo de Escotistas que trabalhou anteriormente na organização do Contingente Brasileiro no Fazem parte deste Contingente Brasileiro, Jamboree Panamericano da Argentina (2005) Escoteiros, Escotistas de todo o Brasil, assim e México (2010) além de vários Jamborees distribuídos: Mundiais, dentro de um grande espírito de patrulha. • Jovens participantes: Escoteiros e Escoteiras, Seniors e Guias divididos em 4 Patrulhas de Este grupo, denominado Comitê Organizador 9 elementos cada uma, agrupadas em Tropas; do Contingente Brasileiro, conta com a participação de Escotistas e Dirigentes de vários • Escotistas de Patrulha: Adultos que estados do Brasil e com os Profissionais do acompanham as Patrulhas no dia a dia Escritório Nacional com experiências em vários do Jamboree e nas atividades externas do outros Jamborees Mundiais. Jamboree. Um dos Escotistas será o Chefe de Tropa; Temos trabalhado muito, isto é, muito mais do que normalmente trabalhamos, pois a • Staffs da Equipe Internacional de Serviços quantidade de detalhes é enorme e muitas vezes (EIS): Pioneiros e Escotistas que atuarão nos roubam muitas horas de sono. a serviço da Organização do Jamboree, Estamos quase lá e só quem já participou de um exercendo as mais diversas funções para que Jamboree sabe como vale a pena tanto esforço, o Jamboree aconteça. não apenas do Comitê Organizador, mas também dos Chefes que se dedicam na motivação e • Staffs do Contingente Brasileiro (CST): preparação das Tropas; dos Pais, que à custa de Escotistas e Dirigentes que darão suporte às esforço, e às vezes sacrifícios, dão aos filhos esta Tropas e ao Contingente Brasileiro; oportunidade e também de vocês, jovens, que muitas vezes abriram mão de presentes, roupas Assim percebam que jamais estarão sozinhos, novas por mochilas, sacos de dormir, ou então pois além dos amigos Escoteiros que como por participar desta oportunidade única. você fazem parte da Fraternidade Mundial, será possível encontrar brasileiros em diversos locais.

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

18

Manual do Contingente do Brasil


Equipe do Contingente (CST)

Lia Kaori Coordenadora Adjunta contingente

Jonathan Govier - Coordenador do contingente

Marco Romeu - Apoio Operacional

Kuminha Logísitca

Kiko Facilitador - Mídia

Padilha - Facilitador de campo

Equipe Médica Dr. Pedro e Cleide 1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

Boulanger coordenador EIS 19

Manual do Contingente do Brasil


O Contingente do Brasil - Tropas Brasileiras Seremos um total de 5 tropas Brasileiras na Colômbia. É certo que as Tropas que se formam para um evento deste tipo são totalmente diferentes daquelas com as quais estamos acostumados a conviver em nosso dia a dia. As diferenças começam pelo número de integrantes, 36 jovens (em 4 Patrulhas de 9) e 4 adultos, sendo que muitos dos jovens (e talvez dos adultos) estarão atuando juntos pela primeira vez. Isto é razão suficiente para alguns aspectos serem cuidadosamente avaliados.

• •

Preparação da Tropa Seguem algumas sugestões para serem analisadas e implementadas na preparação da Tropa, desde sua formação até o evento, além de algumas considerações sobre o dia a dia das Tropas durante o Jamboree: • não apenas a Tropa pode ser mista como também as Patrulhas. Vale lembrar que se a Tropa for mista, também a Chefia deverá sê-la; • cada Patrulha deverá ter um Escotista responsável que a acompanhará em todas as atividades, orientando no momento das escolhas do programa, coordenando juntamente com o monitor a rotina do dia, a higiene, os horários e a boa alimentação de seus integrantes; • os 4 Escotistas responsáveis deverão escolher um representante para ser o Chefe de Tropa para participar das reuniões do Conselho de Sub-campo e do Contingente Brasileiro. É importante que o Chefe da Tropa, tenha conhecimentos básicos de espanhol, pois irá participar diariamente do Conselho de Sub-campo (presença indispensável, já que neste momento o Chefe da Tropa irá entregar as opções de atividades das Patrulhas e receber informações sobre as quais a Tropa irá participar). Se acharem melhor, podem optar pelo sistema de rodízio para essas reuniões; • a faixa etária dos jovens estará variando 1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

20

entre 12 e 17 anos, portanto o ideal será contar com Escotistas com formação e experiência no Ramo Escoteiro ou Sênior; a grande maioria das atividades irá se desenvolver por Patrulha e a escolha das mesmas acontecerão no Conselho de Patrulha, onde o monitor consulta e toma decisões em consenso com os demais elementos de sua patrulha; o Escotista responsável pela Patrulha não deve substituir a função do monitor, seu papel é de irmão mais velho e orientador; após constituída, a Tropa deverá objetivar a realização de uma atividade, no mínimo, de um acampamento, visando a integração dos Escoteiros e da Chefia, além de testar cardápios, treinar a construção do pórtico da Tropa, definir e treinar um número artístico com trajes ou fantasias para as apresentações e definir (e treinar o preparo de) um prato típico; quanto a alimentação cada uma das Patrulhas receberá um conjunto completo de materiais de cozinha. Tanto o toldo como a mesa e os bancos poderão acomodar a Patrulha para as refeições. Este material deverá ser cuidadosamente montado, conservado, desmontado e devolvido ao final do acampamento. Os monitores e os Chefes da Tropa poderão optar por coordenar as refeições em conjunto, no sistema de “patrulha-de-serviço”, ou cada patrulha faz individualmente cozinha e lava para si; cada Tropa será visitada diariamente por uma dupla de Escotistas brasileiros (denominados de “Facilitadores de Campo”) que preencherão uma planilha sobre a situação das Patrulhas/Tropa, isto é: • participação e segurança nas atividades, • alimentação, • avaliação dos jovens sobre as condições das instalações sanitárias, • registro de queixas por mal-estar ou outros desconfortos, etc... para tomarmos as providências cabíveis em cada caso; a cordialidade é regra número 1 no dia a dia de um Acampamento Escoteiro. Políticas de boa vizinhança e diplomacia devem ser estimuladas e elogiadas continuamente; Manual do Contingente do Brasil


Localização das Tropas Brasileiras Tropa

Nome da Tropa

I.D.

Território

TROPA 1 TROPA 2 TROPA 3 TROPA 4 TROPA 5

Tropa

Integrantes da Patrulha

Escotista Monitor 2 3 4 5 6 7 8 9

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

21

Manual do Contingente do Brasil

Aldeia


O Stand do Contingente do Brasil • O stand do Brasil será montado no Centro Scout Interamericano (EXPOAMERICA) • O Stand será a base do Contingente Brasileiro, servindo de apoio e coordenação de todos os participantes brasileiros. • Toda e qualquer ajuda ou informação estará à sua disposição. Só não se esqueça que conversar com seu Chefe de Tropa - é o primeiro passo para resolver eventuais problemas. • Haverá um setor de achados e perdidos além e auxilio para bagagem extraviada. • Finalmente, o ambulatório estará à sua disposição com médicos brasileiros, 1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

sobre os quais já citamos anteriormente. • Não deixe de nos visitar, afinal você é parte deste pedacinho de Brasil que vamos levar à Colômbia e mostrar às Américas. • Serão realizados aqui reuniões de contingente com os Chefes de Tropa e demais escotistas para o compartilhamento de experiências.

22

Manual do Contingente do Brasil


A Vida no Campo

Cada Tropa Escoteira é formada de 40 elementos: 36 jovens e 4 escotistas. Cada Tropa Brasileira será direcionada para uma Aldeia (subcampo) diferente com o objetivo que cada um de nós possa conhecer pessoas de outras origens e culturas. Vamos nessa seção entender como será nosso dia-a-dia nas Aldeias. O Campo estará subdividido em dois: 1o. Camporee Interamericano para as Tropas do Ramo Escoteiro, e 14o. Jamboree Interamericano para as Tropas do Ramo Senior.

Estrutura do Campo Uma Patrulha

9 jovens 1 adulto

10

Uma Tropa

4 patrulhas

40

Uma Aldeia

2 a 3 Tropas

80 a 120

Um Território

4 Aldeias

480

Camporeee

Territórios

1440

Jamboree

Territórios

1440

Camporee e 3 na Área do Jamboree. Serão as áreas de convívio diário entre patrulhas e tropas de todas as partes das Américas, onde serão montados as barracas, as cozinhas das patrulhas, o pórtico de entrada. Aqui nos cantos das patrulhas serão preparados as refeições e o planejamento diário das atividades. Serão momentos importantes para conhecer novas culturas convidadando patrulhas e ser convidado para experimentar uma nova comida, trocar distintivos ou mesmo bater-papo em busca de novas amizades. Os Territórios são centros administrativos e provedor de serviços, facilitando a operacão, comunicação e escolha de atividades; cada um com sua equipe própria: Chefe, Sub-chefe e Coordenador do Programa.

Os Territórios No total são 3 Territórios na Área do

A Aldeia é a unidade básica para a rotação do programa.

Territorios Camporee

Territórios Jamboree

SIKÍ “Território dos Vulcões” • Santa Helena (América do Norte) • Cotopaxi (América do Sul) • Arenal (América Central) • Katmai (América do Norte)

SITSI “Territorio dos Rios” • Amazonas (Suramérica) • Mississippi (Norteamérica) • La Plata (Suramérica) • San San (Centroamérica)

UUTSÍ “Território das Montanhas” • Aconcagua (América do Sul) • Logan (Norteamérica) • Caropuna (América do Sul) • Hillaby (Caribe) HASAÍ “Território dos Desertos” • Mojave (América do Norte) • Atacama (América do Sul) • Lençois Maranhenses (América do Sul) • Uyuni (América do Sul)

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

LAMMÚNA “Território dos Lagos” • Guija (Centroamérica) • Atitlan (Centroamérica) • Erie (Norteamérica) • Titicaca (Suramérica) WÓWAI “Território das Ilhas” • Victoria (Norteamérica) • Tortuga (Caribe) • Sauna (Caribe) • Dos Lobos (Suramérica)

23

Manual do Contingente do Brasil


Material de Campo Ao chegar no Campo o Chefe de Tropa deve se reportar a Chefia do Território para obter instruções quanto a: • retirada de material de Tropa • retirada de material de Patrulha • local para compra de mantimentos • local de montagem do campo • material para construção do pórtico • Receber outros avisos e instruções

Material de Tropa 1 Toldo Equipamento de Patrulha 2 Bancos 1 Mesa 1 Fogareiro com 2 bocas

Utensílios de Cozinha

1 Cada Tropa receberá um toldo para ser 1 o local de reunião. Cada patrulha rece- 1 berá um Kit com mesa, cadeira e os 1 utensílios de cozinha. 3 1

panelão 4 litros frigideira 26 cm panela 2 litros jarra de água de 2 litros colheres de servir facas de cozinha

IMPORTANTE Material de Limpeza Cordas, sizal e lampiões NÃO estão inclusos. Indefinido. FOGAREIROS.

ATENÇÃO O material de cozinha não inclui pratos, Cada Patrulha receberá em seu kit de cam- copos e talheres. po, um fogareiro Coleman de duas bocas. Cada um deverá levar o seu kit de praAs patrulhas receberão um cilindro de gás, to, copo, talher. a qual será conectado por um membro previsamente treinado da Equipe Internacional Isso também se aplica ao pessoal de de Serviço (E.I.S). Os integrantes dessa EIS, que fará suas refeições no refeitório equipe da EIS serão os únicos autorizados a central. realizar as conexões de gás aos fogareiros.

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

24

Manual do Contingente do Brasil


1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

25

Manual do Contingente do Brasil


Campo da Tropa

Área de Acampamento:

Corresponde ao local destinado as barracas dos participantes do Território, contará com um portal e banner correspondente. O desenho esta a cargo da Equipe de Coordenação do Território. Conforme estabelecido, a construção dos portais deve ser realizada com projetos criativos, sem fazer buracos no terreno. Isso exige uma boa dose de criatividade e engenhosidade e do uso da boa técnica escoteira, ao seu máximo.

(compostas de 4 patrulhas) podem reunirse, preparar seus alimentos e fazer suas refeições de maneira comôda e sentados. A construção das cozinhas ficará a cargo de cada Patrulha de acordó com um prédesenho e materias a serem fornecidos pela Organização do Jamcam 2013. Serviços: Corresponde a área de zonas húmidas, onde estarão localizados os banheiros portáteis, chuveiros e pias para higiene pessoal.

Area de Cozinha : Corresponde a uma área central da Tropa, IMPORTANTE sendo que os materiais e equipamentos Cordas, sizal e lampiões NÃO estão serão fornecidos pela Organanização inclusos. do JamCam 2013 para que as Tropas

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

26

Manual do Contingente do Brasil


Estrutura Território PIAS PARA HIGIÊNE PESSOAL E UTENSÍLIOS (coxos).

BANHOS. Teremos módulos com duchas aparelhadas com cortinas e água quente, de aproximadamente 34°C (93,2°F).

BANHEIROS Estarão disponíveis em módulos (cada módulo com 10 banheiros, aproximadamente), com gel antibactericida para uso na entrada e saída do banheiro. Solicitamos o uso responsável desse recurso. Depois de voce outra pessoa também necessitará do banheiro, repeite o bem alheio e principalmente respeite o próximo.

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

27

Nas zonas húmidas, próximos ao campo, serão disponibilizados módulos para facilitar a lavagem das mãos e dos utensilios de cozinha. Antes da lavagem desses utensilios, deverá ser cuidadosamente retirado todo resto de alimento e descartados nas lixeiras BIODEGRADAVEIS localizadas nos pontos estratégicos (devidamente sinalizados) e assim estarem prontos para lavagem. Recomenda-se a cada Patrulha nomear um encarregado para evitar congestionamento e aglomeração nesses pontos.

Manual do Contingente do Brasil


Alimentação das Patrulhas A alimentação estará toda disponível no Supermercado do Campo. Cada patrulha receberá um cartão pré-pago do Jamboree, o qual deve ser utilizado para pagar as compras no mercado durante todo periodo do Jamboree. Calcule, logo no primeiro dia o valor disponível para cada refeição. Objetivos Este modelo já foi usado no Jamboree Muncial do Chile e de forma similar na Suécia de 2011 e foi um sucesso. Os objetivos são os seguintes: • Planejamento: com o conhecimento prévio dos ingredientes cada patrulha pode planejar suas refeições e tomar decisões de compra. • Elaborar menus próprios e fazer o controle do orçamento. • Inspirar a criatividade • Convidar outras patrulhas

Retirada do Cartão de Alimentacão O Chefe de Tropa deverá efetuar a retirada dos cartões das 4 patrulhas no mercado e em seguida entregá-los aos Escotistas de cada patrulha. A sugestão é que isso seja feito quando forem fazer a retirada da primeira refeição. Nesse momento também disponibilizado: • caderno de receitas • instruções para uso do cartão Livro de Receitas Será entregue a cada patrulha um livro de receitas que são sugestões para o preparo da comida. Se for a vontade da patrulha vocês poderão criar algo novo.

Pontos de atenção: • O volume e quantidade de escolha será menor do que encontramos em um mercado regular de rua. • Diariamente a loja disponibilizará as refeições do dia: café e jantar • A patrulha deverá comprar no mercado de sua respectiva Vila. • O mercado estará aberto das 07:0013:00 e das 16:00-20:00h • Sem cartão não será possível comprar a comida. • Será possível consultar o saldo no cartão para auxiliar no seu planejamento.

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

será

28

Manual do Contingente do Brasil


Cozinhando no Campo

As patrulhas terão que prepar seu próprio café da manhã e o jantar. Todos os dias a patrulha deverá retirar os mantimentos no supermercado. O Almoço será lanche. O supermercado também terá kits de refeição prontos e uma sugestão de menu também será fornecida. A preparação e o cozimento das refeições será feito no canto da patrulha com uso de fogareiros a gás.

Que tal convidar outros países e cada um prepara um prato diferente? Patrulha de Serviço É muito importante e recomendável que a Tropa (as 4 patrulhas) trabalhem de forma coesa e organizada. A forma mais inter-

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

essante de organizar as refeições é usando a Patrulha de Serviço. Que prepara o menu, compra e retira os alimentos no supermercado, cozinha e faz a limpeza geral ao final. Com isso uma patrulha trabalha bastante um dia/ refeição e folga 3.

Fogareiros • Será fornecido o gás na quantidade certa para as refeições. • Devem ser mantidos longe das barracas e toldos. • Rígidas instruções de uso devem ser observadas. Qualquer dúvida sempre procure a Chefia do subcampo. Refeições da EIS Os membros da EIS farão suas refeições em refeitórios. O almoço também deverá ser lanche.

29

Manual do Contingente do Brasil


Responsabilidade Ambiental A organização de qualquer evento envolve a geração de uma pegada ecológica, um impacto sobre o meio ambiente produzidos por meio do consumo de recursos naturais (água, energia, etc), a geração de resíduos e emissões de gases de efeito estufa (GEE). É por isso que cada um de vocês, e a partir de hoje, você pode contribuir um pouco para diminuir o impacto que o JamCam gerar, em 2013, começando a refletir sobre suas ações diárias e aqueles feitos durante o acampamento.

melhor.

ÁGUA PARA O ACAMPAMENTO

Durante o acampamento teremos água disponível para diversas atividades e é muito importante fazer uso adequado do mesmo. Veja como usá-lo para obter o melhor do proveito. Como lavar os itens de cozinha? A seguir, vejam alguns passos simples para cuidae da seu canto de patrulha, e ajudar o meio ambiente: PASSO 1: Ao término de sua refeição, verifique se não utensílios residuais atualizações ou potes, se você está depositando nas caixas amarelas estão na zona de lavagem.

PASSO 2: Mergulhe sua casa ou um pequeno pote e passar a almofada com sabão para remover a gordura, deixando a almofada de limpeza para que outros Minimizar esse impacto através da realização possam usá-lo. de uso eficiente e sustentável, deve ser o objetivo de todos os participantes do PASSO 3: Lave seus itens com menos evento, isso requer uma mudança de atitude água e salvar posibel. que leva a uma conexão de preservação. Seguindo as instruções dos guarda-parque, cumprindo o acordo ambiental e pensando em um bem comum, vamos manter um ambiente limpo e saudável, proporionando um evento ambientalmente consciente. Muitos acreditam que as suas contribuições e ações são mínimas e não vai melhorar a situação, mas se tomarmos consciência e reavaliarmos o impacto individual, perceberemos que a partir de nossa patrulha, das tropas e grupos escoteiros, temos uma margem de ação, e somos capazes de tomar decisões e medidas sustentáveis​​ para proteger o meio ambiente e, assim, deixar para as gerações futuras um planeta

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

30

ÁGUA PARA CONSUMO O campo possui fontes de água potável em vários locaus. Lembre-se: • Não deixe a torneira aberta. evite assim o desperdício de água. • Não brinque com a água, lembre-se

Manual do Contingente do Brasil


Responsabilidade Ambiental que é para seu uso e dos outros. • Mantenha sua garrafa de água ou cantil com a quantidade de água que você bebe. • Para saídas externas, sempre recarregar o seu cantil e evite o uso de copos plásticos. • Água para higiene pessoal. Enquanto você tomar banho, lavar as mãos e dentes, lembre-se: • Desligue a água enquanto ensoabar as mãos e enquanto escova os dentes. • Tome banhos mais curtos e desligue a torneira enquanto coloca o xampu e sabonetes. • Você pode economizar usando um copo de água para escovar os dentes.

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

SEPARAÇÃO DOS RESIDUOS A separação na fonte é a base fundamental da gestão adequada dos resíduos, é a seleção de resíduos, é o palco antes de uma série de atividades e processos cujo ness eficaz depende da classificação adequada dos resíduos. Durante o evento, teremos quatro cores que irão orientar na segregação de resíduos e sua gestão adequadas. Lembrese de manter essas cores em todos os momentos do evento, se você tem alguma dúvida sobre onde jogar um item, você pode pedir os guardiões ambien-tais, eles vão ajudá-lo a descartar adequadamente. Tenha em mente também que você pode jogar as baterias que você não usa mais no recipiente especial encontrado na Biosfera Escoteiro stand-traras. Aqui vamos explicar em detalhes o que vai resíduos em cada cor, para torná-lo mais fácil para você entender o sistema.

31

Manual do Contingente do Brasil


1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

32

Manual do Contingente do Brasil


1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

33

Manual do Contingente do Brasil


1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

34

Manual do Contingente do Brasil


1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

35

Manual do Contingente do Brasil


1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

36

Manual do Contingente do Brasil


ACORDO AMBIENTAL O acordo ambiental é um acordo em que todas os participantes do JamCam 2013 se comprometem a cumprir com os padrões ambientais estabelecidos para JamCam 2013, a fim de reduzir o impacto ambiental que produzir, manter um ambiente limpo e saudável e trabalho para o cuidado ambiental dentro e fora do evento. Esse acordo foi enviado todos os chefes de contingente, que deverão assinar e entregá-lo no momento da inscrição para entrar no Florida Park Regional. O acordo consiste em oito itens desenvolvidos da seguinte forma: - Objetivos - Terminologia - Gestão de Resíduos - Cuidados com a Água - Cuidados com o ar - Tratamento de solos - Biodiversidade - Pegada de compensação ambiental Todos os escotistas de patrulha deverão entregar uma via assinada desse documento à Coordenação do Contingente.

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

37

Manual do Contingente do Brasil


Troca de Distintivos

Uma das atividades mais características do Jamboree é a troca de distintivos. Além de proporcionar um ótimo tema de coleção, possibilita o exercício de uma língua estrangeira e grandes amizades. Para tanto há no campo, locais específicos que se transformam em “Mercado de Pulgas”, com mesas onde são expostos os distintivos para troca. Pode-se também peregrinar pelo campo, buscando contato nas Tropas, contato este que pode se transformar em uma animada visita social, principalmente se você já estiver em um clima festivo. Para ser bem sucedido nas trocas, defina o quê você está procurando/colecionando: • qualquer acabado? • distintivos • distintivos • distintivos

distintivo

bonito

comemorativos? de Promessa? de Delegação?

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

e

bem

• lenços, bonés, camisetas, anéis, pins? Definida a sua opção, você deve se municiar para não ficar sem material logo nos primeiros dias do evento. Assim, visite a Loja Escoteira e escolha bem o que comprar, considerando que: • os distintivos estrangeiros são bem acabados, em material de boa qualidade. Evite levar distintivos feitos em silk-screen sobre plástico ou feltro, principalmente a-queles de eventos pequenos e sem uma temática definida, pois terão pouca acei-tação; • os distintivos (badges ou parches em espanhol) mais aceitos são: Contingente – Brasil, Promessa e Escoteiros do Brasil. Para diferenciá-los ainda mais, faça um acabamento com entretela para tornálo rígido e arremate as bordas com ‘overlock’ ou similar. Isso vai torná-lo

38

Manual do Contingente do Brasil


Troca de Distintivos

parecido com os de Especialidade, mais atraente e mais valioso em uma troca. Os Distintivos de Especialidade também têm boa aceitação, mas tenha a certeza de que você vai saber explicar nosso sistema de especialidades, pois ele é diferente e desperta curiosidade. • os topes e demais alfinetes e broches metálicos são muito procurados. Os Escoteiros de outros países também possuem distintivos metálicos que fazem questão de valorizar, trocandoos somente por outro distintivo similar (são conhecidos como ‘pin’ - alfinete, em inglês).

Feitas as compras, providencie uma sacola, ou similar com fecho na boca. Essa sacola deve ser bem guardada, pois como não há nome nos distintivos, será difícil de reavê-la em caso de perda. Outra sugestão é separar pins e distintivos em sacola diferentes daquilo que você trocou. Na hora das trocas, seja educado, fazendo uma aproximação cortês e não seja afoito, nem belicoso demais. Seja justo, faça sua oferta e mostre interesse em conhecer a pessoa que está a sua frente. Agradeça a atenção e a oportunidade, convidando-o para conhecer seu campo e seus amigos.

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

Uma regra que deve ser observada é:

As trocas devem acontecer entre pares, isto é, jovens trocam distintivos com jovens e adultos com adultos. O distintivo é para troca. Nunca para venda.

Saiba que toda troca sempre é selada com um Aperto de Mão Escoteiro (poucos são os países que entrelaçam o dedo mindinho). A tradição das trocas de distintivos, selos, moedas, camisetas e afins, são formas de demonstrar a amizade com seus pares no Jamboree. Evite pensar no valor monetário do objeto que está recebendo, pois os custos de fabricação nos diversos países são distintos e o valor do distintivo é proporcional à sua procura, havendo a possibilidade de “inflação” durante o acampamento. Lembre-se: seja honesto em todos os sentidos e você terá o prazer de ter amigos em diversas partes do mundo, que poderão visitá-lo, recebê-lo, trocar materiais e informações não só escoteiros, mas profissionais também.

39

Manual do Contingente do Brasil


Segurança e Saúde Pessoal no Jamboree Higiene e Alimentação

5. Esfregue as mãos com um pouco de produto anti-séptico.

Nessa seção veremos questões importantes para sua segurança e saúde pessoal. Essas Atenção! questões estão ligadas a responsabilidade e discplina, menosprezá-las pode estragar Quando for lavar as mãos é preciso ficar atento a alguns cuidados: seu Jamboree e dos seus amigos. • esfregar todas as regiões das mãos; Após usar o banheiro lave muito bem as • secar bem as mãos após a lavagem usando papel toalha ou outro sistema mãos com sabonete. Pesquisas indicam de secagem eficiente; que a metade das pessoas esquece de • Finalmente suas mãos estão limpas e lavar as mãos quando saem do banheiro. prontas para manipular os alimentos.

Você lava as mãos corretamente?

Para lavagem correta das mãos siga os seguintes passos: 1. Utilize água corrente para molhar as mãos; 2. Esfregue a palma e o dorso das mãos com sabonete, inclusive as unhas e os espaços entre os dedos, por aproximadamente 15 segundos; 3. Enxágüe bem com água corrente retirando todo o sabonete; 4. Seque-as com papel toalha ou outro sistema de secagem eficiente;

Antes do preparo dos alimentos e de fazer sua refeição lave as mãos e use um bactericida (Alcóol em gel).

Como preparar os alimentos com higiene? O que fazer? Por que fazer? Lave as mãos antes de preparar os alimentos e depois de manipular alimentos crus (carnes, frangos, peixes) e vegetais não lavados. As carnes cruas e os vegetais não lavados apresentam micróbios patogênicos que podem ser transferidos aos alimentos prontos por meio das mãos dos manipuladores. O alimento deve ser bem cozido, em altas temperaturas de forma que todas as partes do alimento atinjam no mínimo a temperatura de 70ºC. Para ter certeza do completo cozimento, verifique a mudança na cor e textura na parte interna do alimento. Para carnes bovinas e de frango tome cuidado para que as partes internas não fiquem cruas (vermelhas). Os sucos dessas carnes devem ser claros e não rosados. Evite o contato de alimentos crus com alimentos cozidos. Além disso, lave os utensílios usados no preparo de alimentos crus antes de utilizá-los em alimentos cozidos. CUIDADO! As carnes cruas e os vegetais não

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

40

Manual do Contingente do Brasil


Segurança e Saúde Pessoal no Jamboree lavados também podem transmitir micróbios patogênicos aos alimentos prontos por meio dos utensílios (talhares, pratos, bacias, tabuleiros). Isso é chamado de contaminação cruzada. Um exemplo desse tipo de contaminação é cortar frango cru e usar a mesma faca, sem lavar, para fatiar uma carne assada.

O que fazer? Por que fazer?

(alface, escarola, rúcula, agrião, etc.) folha a folha, e as frutas e legumes um a um; 3. Colocar de molho por 10 minutos em água clorada, utilizando produto adequado para este fim (ler o rótulo da embalagem), na diluição de 200 ppm (1 colher de sopa para 1 litro); 4. Fazer o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados;

Os alimentos congelados e refrigerados não devem permanecer fora do freezer ou geladeira

A comida está pronta! Como devemos servi-la? O que fazer ? Por que fazer? Deixe a área das mesas e bancos bem limpa e organizada. Procure diminuir ao máximo o tempo entre o preparo e a distribuição dos alimentos. Lembre-se que os micróbios apenas reduzem a velocidade de multiplicação quando os alimentos são armazenados a frio (5ºC) ou aquecidos (60ºC). Portanto, os alimentos não devem ser mantidos por muito tempo nessa condição.

Lave todos os pratos, talheres, fogão e limpe mesas e bancos logo após as refeições. Não deixe para depois. por tempo prolongado. Lembre-se sempre: os micróbios patogênicos multiplicam-se rapidamente em temperatura ambiente. Durante o descongelamento, a carne produz sucos que podem contaminar outros alimentos com micróbios patogênicos.

Atenção! Alimentos como frutas, legumes e hortaliças devem ser higienizados, tendo em vista que esses podem ser consumidos crus. A correta higienização elimina os micróbios patogênicos e os parasitas. Para higienização de hortaliças, frutas e legumes:

Qual o papel do Escotista de Patrulha? Atenção! A atividade de supervisão é de muita responsabilidade, pois o escotista deve garantir o compromisso dos manipuladores em trabalhar conforme todas as regras de higiene necessárias à produção de um alimento seguro e saudável. Também deverá inspecionar a limpeza e lavagem de todos os utensílios. Fonte: Adaptação Ministério da Saúde/Anvisa

1. Selecionar, retirando as folhas, partes e unidades deterioradas; 2. Lave em água corrente os vegetais folhosos 1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

41

Manual do Contingente do Brasil


Segurança e Saúde Pessoal no Jamboree

Dicas Importantes para seu Bem Estar:

1. Beba Muita Água 2. Alimente-se adequadamente 3. Durma Bem 4. Cuide de seu corpo: higiene, banho) 5. Vista-se adequadamente - tanto no frio como calor. 6. Tenha um Seguro Médico (obrigatório)

Beber Água! A água corresponde a 60% de nosso corpo, portanto precisamos dela para viver. Com uma hidratação adequada, o coração bombeia melhor o sangue, o corpo se mantém mais fresco e os músculos

A hidratação está diretamente relacionada ao suor. Quanto mais elevada a temperatura e a umidade relativa do ar, mais nosso corpo se aquece, e com isso necessita de maior quantidade de água para resfriá-lo e dissipar o calor através do suor. Logo, quanto mais suamos mais perdemos água do corpo. Como precisamos da água para garantir o bom funcionamento do organismo, preservar as funções fisiológicas, transportar nutrientes e para regular a temperatura corporal, como foi dito, é fundamental estar adequadamente hidratado. Não devemos esperar a sede aparecer para beber algum líquido. O organismo, neste caso, dá um sinal tardio. Quando sentimos sede significa que já estamos em processo de desidratação, e o agravamento do quadro pode levar à fadiga, dor de cabeça, náusea, e até mesmo calafrios, batimento cardíaco acelerado, inabilidade de suar e testa avermelhada.

Na Jornada ou nos caminhos do Jamboree

longos

Manter-se hidratado é muito importante em uma caminhada, especialmente se for um dia de muito sol. Seja do mais simples cantil, ao mais elaborado, o importante é que não falte água (ou bebidas esportivas ou água de côco) durante o passeio. Quando começamos a sentir sede, nosso equilíbrio hídrico (água) e eletrolítico (sódio e potássio) já foi afetado. Portanto uma regra simples é beber pequenos goles (cerca de 200 ml) a cada 20 ou 30 minutos; Vestuário – Ainda que a caminhada seja num lindo dia de sol, quem sai para ambientes na-turais tem que estar preparado para mudanças repentinas de tempo;

recebem a energia de que precisam para se movimentar. Mas uma boa hidratação começa antes da atividade. O corpo precisa de um tempo para os tecidos absorver os fluidos, por isso recomenda-se beber cerca de meio litro de água pelo menos uma Fonte: hora antes de começar qualquer atividade http://viajarepreciso-viajarepreciso.blogspot. física. com

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

42

Manual do Contingente do Brasil


Segurança e Saúde Pessoal no Jamboree Primeiros Socorros

Cuide bem das suas coisas

Cada Tropa deve possuir um estoque básico de primeiros socorros para pequenos cortes ou escoriações. Não coloque medicamentos que necessitem de prescrição médica nesse kit.

Mantenha suas coisas organizadas dentro da barraca. Não guarde roupa molhada dentro da barraca e se preocupe em guardar seus distintivos e trocas dentro da mochila. Use um cadeado (com segredo) para fechar sua barraca.

Emergências Médicas Ao chegar no Jamboree localize os Centros Médicos e de Emergência. Conheça o local da Chefia dos Territórios que possui rádios e comunicação com as equipes médicas. A equipe médica do contingente brasileiro estará sempre a disposição no Stand do Brasil para atendê-lo. Casos de emergencia devem seguir para o Centro Médico. Em caso de qualquer emergência é muito importante que o Chefe de Tropa informe à Equipe Médica do Contingente Brasileiro.

Seguro Médico É obrigatório a contratação de Seguro Médico antes de voce sair do Brasil. O seguro deve cobrir todos os dias em qie voce estiver fora do Brasil. Verifique o plano da UEB ou junto ao seu agente de viagem e providencie antes de embarcar à Colômbia.

Dicas para sua Segurança 1. 2. 3. 4.

Use o Crachá de identificação Use o lenço do evento Mantenha seus pertences organizados Observe as regras de segurança e fogo

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

43

Manual do Contingente do Brasil


1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

44

Manual do Contingente do Brasil


1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

45

Manual do Contingente do Brasil


Serviços no Campo Neste tópico veremos os serviços oferecidos no Jamboree: 1. 2. 3. 4. 5.

Bancos e Caixas automáticos Lojas e lanchonetes Internet e carregamento de bateria Lavanderia Correio

se o seu cartão de crédito está habilitado para ser utilizado no exterior, para não ter nenhuma surpresa. Por segurança, em alguns bancos, mesmo os cartões de crédito internacionais vêm bloqueados para compras fora do Brasil, e precisam ser liberados. Sempre guarde seu dinheiro e cartões consigo. Não deixe na barraca.

DINHEIRO O dinheiro no campo será o peso Colombiano.

Lojas e Lanchonetes

É claro que todas as atividades do programa e toda a alimentação dos participantes e staffs estão incluídas na taxa de participação. Mas vamos ter lojas no campo: a loja escoteira, os Correios, lanchonetes, sorveterias, artigos de camping e até supermercado, então é bom levar algum dinheiro para gastar e comprar lembranças.

Serão varios empresas vinculadas a JamCam 2013, de ta maneiras que os participantes poderão consumir alimentos (frango, pizza, hamburguer, crepes, sorvetes, café, entre outros) na “Plaza de la Fraternida”. Prepara-se para encontrar longas filas na loja escoteira e não deixe para a segunda metade do Jamboree. Além da loja do Jamboree, outras lojas estarão disponíveis nas vilas para compra de sorvetes e refirgerantes e outras pequenas necessidade diárias. Isso não quer dizer que voce deva substituir as refeições pela lanchonete, muito pelo contrário. As refeições são pensadas numa dieta balanceada para o Jamboree e é o momento que você deverá estar com sua patrulha ou entretendo visitas.

Visa Travel Money é também uma opção para levar dinheiro. As lojas do Jamboree aceitarão papel moeda somente de Pesos Colombianos. CAMBIO DE MOEDA Haverá no campo um banco para trocar as seguintes moedas USD - Dólar Americano EUR - Euro (sujeito a confirmação) O nosso Real não será aceito pelo banco do Jamboree, então os brasileiros devem levar de preferência Dólar Americano Também será possível sacar Pesos Colombianos nos caixas eletrônicos; veja com o seu banco se essa opção está habilitada para a sua conta, e qual é o custo. CAIXA AUTOMÁTICO Com a finalidade de prestar esse serviço, será disponibilizado no campo um Caixa Automatico, para que os participantes, de qualquer nacionalidade, possam retirar dinheiro em moeda local (pesos colombianos). Você também precisa confirmar com o seu banco 1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

FARMÁCIA No Stand do Contingente do Brasil teremos uma equipe médica pronta para lhe atender. SERVIÇO MÉDICO. No campo dos participantes jovens dois (2) pontos de Atendimento Básico estarão disponíveis e no campo adulto um (1) ponto de Atendimento Básico e de Emergência para atender qualquer eventualidade. Nos casos mais complexos, o participante será encaminhado ao Hospital do Campo para os cuidados de profissionais médicos e, caso seja necessário, em situações mais extremas, encaminhamento ao Centro Hospitalar. ATENÇÃO: NA EVENTUALIZADE DE UMA EMERGÊNCIA MÉDICA INFORME A EQUIPE MÉDICA DO CONTINGENTE.

46

Manual do Contingente do Brasil


Serviços no Campo COMUNICAÇÃO Vocês imaginam o tamanho do desafio de criar uma infraestrutura de comunicações no meio de um campo aberto. Trata-se de uma país de primeiro mundo, porém todo projeto de comunicação é limitado do ponto de vista financeiro. Além disso a demanda por serviços de comunicação e internet será muito grande. Uso da Internet Com nosso mundo cadas vez mais conectado todo mundo quer usar a internet e contar aos seus amigos e sua fam;ilia sobe as aventuras do Jamboree. Certamente haverá um limite de tempo disponível para cada um. Use esse tempo limitado para enviar email para seus pais ou postar uma mensasegm nas rede sociais para seus amigos. A idéia do Jamboree é você fazer novas amizades então use a internet de forma eficiente para você se comunicar com o pessoal que ficou no Brasil. Não esta previsto Wi-fi no campo, entretanto alguns podem optar por aquisição de chips pré pagos junto a operadoras locais para dispor dos serviços de telefonia móvel. CELULARES A principal forma de comunicação de toda organização do Jamboree será por meio do celular. Para os escotistas nossa sugestão é: 1. levar um aparelho celular desbloqueado 2. comprar um chip pré-pago na Colombia. 3. Aos familiares no Brasil, informe seu o número do aparelho por email. 3. Indicamos o uso do Skype-out para seus familaires entrarem em contato. CARREGAMENTO DE BATERIAS Isso sempre é um ponto crítico. Tenha paciência e aja escoteiramente. Para facilitar o carregamento das baterías e pilhas de seus equipamentos, a Intendência Geral disponibilizará um serviço de carregamento de baterías para os equipamentos móveis e para pilhas recarregaveis de maquinas fotográficas, O serviço será fornecido em horarios pré determinados e mediante um custo que será informado no local. LAVANDERIA 1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

O Jamboree irá oferecer um serviço de lavanderia. mas avalie bem se voce necessita. Normalmente no Jamboree é possível lavar roupa. Leve um sabão em pedra/neutro para lavar seus pertences. Se fizer uso da lavanderia, verifique a data da devoulção. E não se esqueça de retirar. Não deixe nada na lavanderia e nem no varal de tropa sem estar devidamente identificado com seu nome. Loja Escoteira Essa não dá para perder. Aqui você poderá encontrar um monte de lembranças do Jamboree para você, seus familiares e seus amigos escoteiros que ficaram no Brasil. Recomenda-se visitar a loja escoteira logo nos primeiros dias, pois é provável que o estoque acabe rapidamente. Não saia comprando desesperadamente, avalie bem o que voce quer e defina quanto voce pode gastar. A loja disponibilizará insignias, distintivos, cintos, lembranças do evento, além de outros artigos que poderão ser adquiridos a preços bem camaradas. Também, haverá um show-room da COLEMAN, para aqueles que desejarem adquiri os productos desa marca. ACHADOS E PERDIDOS. Em caso de perda de algum bem pessoal, ou mesmo encontrar objeto de outra pessoa, dirijase ao local definido ao lado da Intendencia Geral. Cada artigo recebido será identificado, feito observação quanto ao seu estado e a pessoa que entregou. Esse serviço terá um horario de funcionamento específico informado no local.

SUPERMERCADO A rede “La 14” estará vinculada ao JamCam 2013 com um supermercado, onde os participantes do JamCam 2013 poderão adquirir alimentos, artigos de higiene pessoal, pilhas fósforos, isqueiros e tudo que for necessário para uso dentro de um acampamento.

47

Manual do Contingente do Brasil


Distintivo Contingente do Brasil

Programa do Jamboree O trançado de Caña Flecha é proveniente da cultura indígena Zenú, com mais de mil anos de idade e internacionalizado como elemento de distinção da Colômbia e por meio do Sombrero Vueltiao (Chapéu típico), foi eleito o símbolo típico para o 1o. Camporee e 14o. Jamboree Scout Interamericanos 2013 por reunir o simples, a complexidade e a beleza, como mostra perfeita dos elementos, mesclando no seu entrelaçado a natureza e espírito humano, porque 1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

tal qual o movimento escoteiro na América, é uma história em si mesmo, uma identidade, um missão. Suas cores representam a missão de nosso evento: Redescobrir a América.

Atividades cotidianas da manhã Despertar, oração, atividade física, higiene pessoal, café da manhã, limpeza dos utensílios e do local, reflexão e reunião geral

48

Manual do Contingente do Brasil


Programa do Jamboree

de todo o Sub-campo com hasteamento Internacional dos contingenetes presentes das bandeiras. no Jamboree e também o Expo-Rover. Nesta reunião matinal serão passadas todas as informações importantes e necessárias para o dia e deste momento em diante já se dará início ao deslocamento das Patrulhas para os locais de Atividades Modulares. Portanto, é necessário que toda a Tropa se desloque para o local de reunião e hasteamento já preparada para o dia e após já ter feito o hasteamento de suas próprias bandeiras.

Módulo DESAFIO EXTREMO

Você já terá as informações sobre as atividades do dia na noite anterior. Assim leve tudo o que for necessário: agasalho, água, protetor solar, protetor labial, câmera fotográfica, etc. mas, lembre-se de que é você quem vai carregar e cuidar das suas coisas.

Aqui você poderá entra em contato com jovens e os aspectos relevantes da cultura colombiana. Os participantes poderão escolher dentre várias atividades, onde se pretende mostrar um pouco sovbre o interior da Colômbia, sua gente, seus costumes, seu trabalho, suas rqiuezas, etc.

Este módulo permitirá que as patrulhas se entretem entre si e vencerem desafio próprios em atividades radicais, localizados fora do local do evento, com ênfas em rafting, kayak, trekking, arvorismo, rapel, entre outras.

Módulo COLOMBIA ÉS PASION

Prepare sua mochila de ataque com água e outros materiais de seu interesse para as Módulo atividades Modulares.

UM AMÉRICA

Atividades Modulares

SUEÑO

LLAMADO

Este módulo permitirá aos jovens, atuando A visitação às atividades modulares se de forma coletiva, prestarem um serviço comunitário. As atvidades previstas são dará por subcampo: • Ocorrem diariamente das 10:00 as contrução de pontes, trilhas, parques infantis, etc. 15:00h • Chefe de patrulha pode participar • São 5 módulos de atividades para realizar em 7 dias: Terra, Pessoas, Desafio, Aldeia Global e Sonho (Dream) • Ganhe um bracelete e uma conta em cada um dos módulos.

Módulo EXPOAMERICA Uma cenrto de exposições na qual o participante pode viver em harmonia com suas raizes, com o meio ambiente e os demais escoteiros. Nesse local, se encontrará a Aldeia Interamericana de Desenvolvimento, o Centro Scout

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

Módulo ESCOTISMO EM AÇÃO Estruturado a partir de várias oficinas que complementam a vivência escoteira, habilidades e técnicas escoteiras, contando com um parque de pionerias, uma cozinha mateira sem utensilios, sinais de pista, atividades nauticas, técnicas de acampamento e vda ao ar livre, entre outras, configurando um ambiente 100% escoteiro, dinâmico, atrativo e inesquecível.

49

Manual do Contingente do Brasil


Programa do Jamboree - Território Atividades TERRITÓRIO

específicas

do

São atividades que se realizam no Terriório sob a coordenação da Equipe do Território: • acolhida, registro e entrega de materiais; • instalação e ambientação da Tropa e suas Patrulhas e exploração do lugar; • atividades de integração com as Tropas já instaladas; • fogos de conselho; • festivais gastronômicos e artístico. • jogos; • d e s m o n t e das

construções, limpeza do local e devolução dos materiais; • avaliação, despedidas e partida: os Chefes da Tropa preenchem a ficha de avaliação com auxílio dos jovens, despedem-se e entregam as lembranças aos Chefes de Território.

Atividades cotidianas permanentes São atividades que se realizam diariamente no Território: • Diário Mural: além de ser o quadro de avisos do Território, será um espaço livre para você colocar anúncios, convites

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

e piadas (deixe seu humor negro em casa antes de viajar e cuidado com o “mau gosto”) • Atividades Espontâneas: atividades que serão desenvolvidas dentro do próprio Terriório ou Aldeia nos nos horários livres; • Refeições – A boa alimentação é importante para suprir as necessidades calóricas. Cada patrulha poderá cozinhar para si, ou elege-se uma patrulha de serviço para cozinhar para os demais. Essa opção é interessante pois dá mais tempo livre para cada patrulha. Lembre-se também que a refeição é um excelente momento para se confraternizar com ou-tras patrulhas e outras tropas.

Atividades Cotidianas da Tarde Atividades Noturnas Arriamento, preparação do jantar, Conselho de Patrulha, Conselho de Território, Escolha das Atividades. • Conselho de Patrulha - aqui a sua Patrulha irá avaliar o dia e tomar as decisões necessá-rias para as atividades dos dias subseqüentes. Qualquer problema, sugestão ou reclamação deve ser passada ao Chefe de Tropa para que seja levado ao Conselho do Território; • Conselho do Território - com a participação do Chefe da Tropa. É nesta ocasião que o dia será avaliado e serão passadas as informações para o dia seguinte;

50

Manual do Contingente do Brasil


Programa do Jamboree - Território Escolha de Atividades O JamCam terá um programa bastante variado a disposição das patrulhas, as quais deverão escolher de acordo com suas preferências, interesses ou necessidades. Todos os dias durante as atividades cotidianas da tarde, as patrulhas e Tropas deverão informar a cada Aldeia qual o módulo de programa que desejam participar no dia seguinte. Cada patrulha deverá escolher 3 atividades de sua preferencia. O monitor dessa patrulha levará essa lista de atividades escolhidas ao local indicado na praça do Território e procederá com a inscrição de sua patrulha nessas atividades selecionadas. Caso a primeira atividade esteja com participação “lotada” a patrulha deverá seguir para a sua segunda opção. Na manhã seguinte, a patrulha se deslocará para o local daquela atividade escolhida conforme instruçòes recebidas na noite anterior, validando sua participação. De esta manera, a la mañana siguiente la patrulla o equipo se dirigirá al punto de encuentro acordado, y mediante su identificación, validarán su asistencia y participación dando paso al inicio de actividad.

Limpeza do Campo A limpeza de utensílios e do campo da Tropa não deve se restringir ao período da noite. Há sempre muita gente circulando pelos campos das Tropas e não é muito agradável receber alguém no meio da bagunça.

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

Silêncio O horário de silêncio no campo é as 23:00h. É muito importante respeitar aqueles que querem descansar e recarregar suas energias para o dia seguinte.

51

Manual do Contingente do Brasil


1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

52

Manual do Contingente do Brasil


1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

53

Manual do Contingente do Brasil


Programa do Jamboree - Território Dia do Território - 10/Janeiro

patrulha de outra Tropa, não brasileira, do seu Território.

Mostra Gastronômica Durante o Dia do Território, no período da manhã, será realizado a grande Mostra Gastronômica Interamericana, onde cada Tropa terá a oportunidade de oferecer a seus irmãos escoteiros a delícias da cozinha típica de seus paises. Cada Tropa poderá montar seus quitutes na frente de seu portal. A finalidade dessa mostra gastronômica é oferecer algo de seu pais ou da sua região aos demais participantes do Território, pense em algo fácil de transportar e de preparo.

Convite Especial de Almoço Disfrutar de uma boa companhia e muito melhor ao redor de uma boa comida. Dia 10 de janeiro será o Dia do Território, e nesse dia a sugestão é convidar uma

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

O processo será o seguinte: na caixa de correio de cada patrulha, disponível na Chefia do Território, as patrulhas poderão convidar umas as outras para almoçar, colocando o horário, local de encontro, e o trajamento. O convite será para 5 membros da outra patrulha, considerando que todos irão convidar e ser convidados. O escotista ficará no seu local de origem. Nesse dia prepare algo especial para seus convidados, não é necessário que seja algo típico do Brasil, mas é claro que isso também seria bastante interessante e diferente para os convidados. Essa será nossa maneira de homenagear a Fraternidade Escoteira Mundial e essa América que estamos redescobrindo. Esperamos que cozinhar para seus irmãos escoteiros seja algo memorável.

54

Manual do Contingente do Brasil


Programa do Jamboree - Massivas Cerimônias Especiais

que somos. Os Mensageiros da Festa, todos juntos, num belo espetáculo de luzes e cores disfrutarão uma grande festa de integração, que terá como elementos principais: de onde viemos, tudo que se passou até aqui e o que ainda temos a percorrer pela frente para a construção da Paz, do compromisso assumido e aquilo que é esperado de nós como verdadeiros Mensageiros da Paz. Na Cerimônia de Encerramento, uniremos nosso laços de amizade para que ao regressarmos às nossas casas, possamos seguir adiante com firmeza, reforçados pelo compromisso de uma América Melhor, uma América Livre, uma América em Paz e uma América Scout.

Atividades “MASSIVAS” Serão atividades onde todos os participantes estarão juntos, num ambiente fraterno e alegre, onde teremos a oportunidade de, em meio a toda diversidade, enocntrarmos com muitos que pensam como nós, que compartilham da mesmas alegrias, e que antes de tudo sentimos no coração a mesma Promessa e Lei; será um ambiente onde todos ao mesmo tempo, em um mesmo local, sentiremos mais claramentea mística que nos une como Movimento Escoteiro: Abertura Oficial

Cerimônia de Encerramento

A Cerimônia de Abertura ocorrerá na noite de sexta-feira 4 de janeiro, às 20:00. Na Cerimônia de Abertura, as portas para se redescobrir a América serão abertas, compartilharemos nossa chegada de modo fraternal a um continente sem fronteiras, ávido por nossa história e no nosso espírito escoteiro. Será o momento de contemplar a magnitude da América como americanos

Na quinta-feira, dia 10 de janeiro à noite, ocorrerá o encerramento oficial do JAMCAM Interamericano. É o momento das despedidas e de reflexão de todas as experiências marcantes que nos ajudarão a tentar fazer um mundo melhor e passar o bastão para o próximo Jamboree.

Insignias Especiais Caso haja oportunidades para insignias especiais fique atento. • Os participantes devem juntar-se em patrulhas de 4-8 componentes de pelo menos duas diferentes nacionalidades; • Assumir um conjunto de atividades físicas e intelectuais; • As atividades variam sobre conhecimentos de campo, sobre a Colômbia e sobre diferentes culturas; • Os detalhes serão informados no Jamboree.

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

55

Manual do Contingente do Brasil


1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

56

Manual do Contingente do Brasil


1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

57

Manual do Contingente do Brasil


Visitando o Jamboree Sabia que você pode visitar o 1º Camporee Interamericano e o 14º Jamboree Interamericano?! Nós projetos o DIA DA VISITA para quem deseja visitar o JamCam 2013 por um dia. Cada visitante – de 1 a 99 anos- poderá desfrutar de um dia no JamCam 2013, desde as 10 da manhã até as 6 PM. O JamCam 2013 estará aberto ao público entre os dias 05 e 09 de janeiro de 2013. Serão recebidos na entrada dos visitantes. Lá será feito um rápido registro de ingresso e será entregue uma pulseira de identificação e uma lembrança do JamCam 2013. Uma vez com a pulseira de identificação, poderão ingressar em todos os lugares que construímos para desfrutar com todos os participantes do JamCam 2013. Haverá uma ampla gama de atividades disponíveis

para os visitantes no Jamboree, terão oportunidade de visitar o pavilhão da Expo-Rover (projetos liderados por jovens entre 17 e 23 anos), o pavilhão do Centro Interamericano de Organizações, a área dos 100 anos de escotismo na Colômbia, a área das oficinas da Aldeia Interamericana de Desenvolvimento, os stands dos países que nos visitam – no Centro Escoteiro Interamericano – e desfrutar da zona comercial onde poderão adquirir alimentos, bebidas, material de acampamento, lembranças, entre outros. A taxa para desfrutar de tudo isso que foi descrito anteriormente é de $25.000 (pesos colombianos) por pessoa, que devem ser pagos antes do evento. O local possui estacionamento, porém o valor não está incluso dentro da taxa de ingresso. Jovens nõ podem sair do campo sem autorização expressa do Coordenador do Contingente.

Saída do Campo Conforme as regras de participação do Jamboree, a saída do campo dos jovens e dos escotistas será no dia 11 de janeiro e a saída dos membros da Equipe Internacional de Serviço será no dia 12 de janeiro. As saídas do campo, serão coordenadas pelo Felipe Sototuka ( “Kuminha”), membro do CST Brasil.

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

58

Atenção! Durante o Evento a saída do Campo só com Autorização do Chefe do Contingente do Brasil. Exceção atividades do Programa.

Manual do Contingente do Brasil


Escotismo na Colômbia A Scouts Colombia possui 15.000 membros registrados na Associação Scouts de Colombia. Foi fundado en 1917, é parte integrante da Organização Mundial do Movimento Escoteiros (WOSM) desde 1933. É um movimento coeducacional, para meninos e meninas. Escotismo tem suas origens em 1913, introduzido por Miguel Jiménez, que a epóca residia na Inglaterra. Ao retornar à Colômbia trouxe consigo o escotismo. Destacam-se as atividades ao ar livre e serviço a comunidade, como partes importantes do Programa escoteiro na Colômbia. Escoteiros participam das datas festivas nacio-

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

nais e ajudam em encontros esportivos, desastres naturais e pronta resposta. Há também uma grande ênfase no conservacionismo e ecologia. Scouts Colombia esta organizada em 4 níveis: Nacional, Regional, Distrital e Local (Grupo Escoteiro). O Programa de Jovens dividese em 4 ramos, da mesma forma que no Brasil: Lobinho (Lobatos) Escoteiro (Scouts) Senior ( Caminantes) Pioneiros (Rovers)

59

Manual do Contingente do Brasil


Informações sobre a Colômbia

FATOS RÁPIDOS • • • • •

Capital: Bogotá População: 9.276.509 (2009) Idioma: Espanhol Moeda: Peso Colombiano Superfície: 450.000 km² (terceiro maior da Europa) Equivalente aos estados de São Paulo e Paraná juntos. • Distância norte-sul: 1.574 km • Distância leste-oeste: 499 km • Bosques: 53%, Montanhas: 11%, Terra cultivada: 8%, Lagos e rios: 9% • Religião: 80% pertecem a igreja evangélica luterana • Esperança de vida média: 79 anos para homens e 83 anos mulheres. • Principais produtos de exportação: Café, carvão, minério, flores. Colômbia, oficialmente República da Colômbia (em espanhol: República de Colombia), é uma república constitucional do noroeste da América do Sul. Com uma população de mais de 45 milhões de pessoas, a Colômbia tem a 29ª maior população do mundo e a segunda maior da América do Sul, depois do Brasil. A Colômbia é o terceiro país mais populoso com a língua espanhola como idioma oficial (depois do México e Espanha), e tem a quarta maior comunidade de língua espanhola no mundo depois do México, Estados Unidos e Espanha.

GEOGRAFIA

A Colômbia faz fronteira a leste com a Venezuela e Brasil; ao sul com o Equador e Peru, ao norte com Panamá e Mar do Caribe e a oeste com Equador e Oceano Pacífico. Parte do Círculo de fogo do Pacífico, uma região do mundo sujeita a terremotos e erupções vulcânicas, a Colômbia é dominada pelas montanhas dos Andes. Além do Maciço Colombiano (nos departamentos do sudoeste de Cauca e Nariño), estas são divididas em três ramos conhecidos como cordilheiras: a Cordillera Occidental, junto à costa do Pacífico, incluindo a cidade de Cali, a Cordillera Central, entre os vales dos rios Cauca e Magdalena (a oeste e a leste, respectivamente) e incluindo

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

as cidades de Medellín, Manizales, Pereira, Armênia e Quindío, e a Cordillera Oriental, que se estende de nordeste da Península de La Guajira e inclui Bogotá, Bucaramanga e Cúcuta. Os picos na Cordillera Occidental excedem 3.962 metros, enquanto a Cordillera Central e a Cordillera Oriental atingem 5.486 metros. Com 2.591 metros de altitude, Bogotá é a cidade mais alta de seu tamanho no mundo. A leste dos Andes está a savana do Llanos, parte da bacia do rio Orinoco, e, no extremo leste do sul, a selva da floresta amazônica. Juntas, essas planícies constituem mais de metade do território da Colômbia, mas elas contêm menos de 3% da população do país. O norte da costa do Caribe, que abriga 20% da população e onde se localizam as importantes cidades portuárias de Barranquilha e Cartagena, geralmente consiste de baixas planícies, mas também contém a Sierra Nevada de Santa Marta, que inclui os picos mais altos do país (Pico Cristóbal Colón e o Pico Simón Bolívar), e o deserto de Guajira. Em contrapartida, as estreitas e descontínuas planícies costeiras do Pacífico, apoiadas pelas montanhas da

60

Manual do Contingente do Brasil


Informações sobre a Colômbia Serranía de Baudó, estão cobertas de uma densa vegetação e são pouco povoadas. O principal porto do Pacífico é o de Buenaventura. O território colombiano também inclui uma série de ilhas do Caribe e do Pacífico.

BOGOTÁ

É uma cidade jovem, moderna, cosmopolita, dinâmica, estimulante, que oferece aos moradores locais e aos visitantes uma semnúmero atratividads de lazer e de negócios, 24 horas por dia, ao lomgo dos 365 dias do ano. É ua cidade histórica, mas ao mesmo tempo contemporânea, culta, criativa, e sofisticada, que se destingue pela qualidade de sua gente hospotaleira e acolhedora. Suas parques naturais e urbanos, as serras que rodeiam, mostram um belo cenário natural e preservado. Bogotá é uma cidade verde e preocupada com a preservação de seu entorno. Possui mais de 70 museus, 90 galerias de arte, 29 igrejas, 132 monumentos nacionais e 5256 parques!.

CLIMA

Bogotá tem um clima subtropical de montanha,. A temperatura média sobre o vale é de 14.0°C , com variação de 3 até 20°C durante o transcorrer do dia. Temporadas secas e chuvosas se alternam durante o ano todo. Os meses mais secos são dezembro, janeiro, julho e agosto, O mes mais quente é marços, com máxima de 19.7°C. As noites mais frias ocorrem do mes de janeiro, com temperaturas médias de 5,4°C na cidade de Bogotá. Nas cidades vizinhas a temperatura pode ficar ainda mais baixa durante a madrugada. A temperatura mais baixa registrada em Bogotá foi de −7.2°C em fevereiro de 2007. Para janeiro de 2013, a temperatura pode oscilar entre 18°C a 24°C durante o dia e durante a noite a temperatura cai, especialmente durante a madrugada – 2°C a +5°C. Portanto, é fundamental cada um se precaber e levar ropuas adequadas para essas baixas temperaturas que a maioris de nós brasileiros não esta acostumada.

FUSO HORÁRIO

Como na maior parte do Brasil estamos com horário de verão, o fuso horário entre Bogotá

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

e Brasilia é de menos 3 horas. Quando lá são 9:00hs em Brasilia é meio dia.

HISTÓRIA

De acordo com pesquisas e estudos arqueológicos, o povoamento da atual Colômbia existe há pelo menos vinte mil anos. Essas civilizações provinham de diferentes locais, e levaram para a região diferentes idiomas e culturas. Os primeiros vestígios arqueológicos datam de cerca de 20.000 a.C., no sítio de Pubenza. Em Puerto Hormiga encontramse formações e vestígios do período arcaico, incluindo a cerâmica mais antiga encontrada na América. Por essa época inicia-se o cultivo de milho em algumas regiões do atual país. As pesquisas mostram que por volta de 1.120 a.C., havia próximo ao Rio Magdalena uma ou mais comunidades sedentárias, mais desenvolvidas. As primeiras explorações na região por parte dos espanhóis aconteceram em 1499, com Alonso de Ojeda, não tendo muito êxito. Em 1525, ocorreu a conquista de Santa Marta, e em 1533, a de Cartagena das Índias. Iniciou-se então a conquista do interior, com a fundação das cidades de Popayán, em 1536, e Santa Fé, atual Bogotá, em 1538. Bogotá torna-se a capital do Vice-Reino de Nova Granada em 1718, este que na época ainda abrangia os países que atualmente são Venezuela, Equador e Panamá. Com as crises institucionais na Espanha, por volta de 1808, começaram movimentos pela libertação das colônias espanholas nas Américas. Em 20 de Julho de 1810, acontece a primeira tentativa de proclamação da independência. Uma longa guerra pela independência liderada principalmente por Simón Bolívar e Francisco de Paula Santander, terminou em 7 de Agosto de 1819, após a Batalha de Boyaca. Neste ano, o Congresso de Angostura fundou a República da GrãColômbia. O país era formado no momento por Nova Granada e Venezuela, tendo o Equador sido incorporado posteriormente. Pouco depois, houve falta de consenso entre federalistas e unionistas. Após vitórias dos primeiros, Venezuela e Equador se separam do país e

61

Manual do Contingente do Brasil


Informações sobre a Colômbia constituem duas repúblicas separadas.

A Grã-Colômbia.

As divisões internas, políticas e territoriais levaram à secessão da Venezuela e de Quito (atual Equador) em 1830. O chamado “Departamento de Cundinamarca” adotou o nome “Nueva Granada”, que se manteve até 1856 quando se tornou a “Confederación Granadina” (Confederação Granadina). Depois de uma guerra civil de dois anos, em 1863, os “Estados Unidos da Colômbia” foram criados e duraram até 1886, quando o país finalmente se tornou conhecido como a República da Colômbia. As divisões internas permaneceram entre as forças dos dois partidos políticos, às vezes resultando em guerras civis muito sangrentas, sendo a mais significativa a Guerra dos Mil Dias (1899-1902). Isto, juntamente com as intenções dos Estados Unidos em influenciar a área (especialmente na construção e no controle do Canal do Panamá), levou à separação do Departamento do Panamá em 1903 e o seu estabelecimento como uma nação. Os Estados Unidos pagaram 25 milhões de dólares para a Colômbia em 1921, sete anos após a conclusão do canal, para reparar o papel do presidente Theodore Roosevelt na criação do Panamá, e a Colômbia reconheceu o Panamá nos termos do Tratado Thomson-Urrutia. A Colômbia foi tragada numa guerra de um ano de duração com o Peru por uma disputa territorial envolvendo o Departamento de Amazonas e sua capital Leticia.

vice-presidente e pelo Conselho de Ministros. O presidente é eleito por voto popular para mandatos de quatro anos e está atualmente limitado a um máximo de dois mandatos. Ao nível provincial o poder executivo é exercido pelos governadores de departamentos, prefeitos municipais e os administradores locais para pequenas subdivisões administrativas, tais como corregedores para corregimientos. O ramo legislativo do governo é composto pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. Os 102 assentos do Senado são nacionais e os representantes são eleitos por cada região e grupos minoritários. Os membros de ambas as câmaras são eleitos dois meses antes do presidente, também por votação popular e para mandatos de quatro anos. Ao nível provincial o Poder Legislativo é representado por conjuntos de departamento e conselhos municipais. Todas as eleições regionais são realizadas um ano e cinco meses depois da eleição presidencial.

SUBDIVISÕES

A Colômbia é dividida em 32 departamentos e um distrito capital, que é tratado como um departamento (Bogotá também serve como a capital do departamento de Cundinamarca). Os departamentos são divididos em municípios, por sua vez subdivididos em corregimientos. Cada departamento tem um governo local com governador e assembleia eleitos por sufrágio universal para um mandato de quatro anos. Cada município é dirigido por um prefeito e um conselho e cada corregimiento por um corregedor eleito ou líder local.

SISTEMA DE GOVERNO

A Colômbia é uma república presidencial democrática representativa, tal como estabelecido na Constituição de 1991. Em conformidade com o princípio da separação dos poderes, o governo é dividido em três poderes: o executivo, o legislativo e o judiciário. O Congresso Nacional da Colômbia está localizado do Distrito Federal de Bogotá. O chefe do poder executivo é o Presidente da Colômbia, que serve tanto como chefe de Estado quanto como chefe de governo, seguido pelo

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

62

Manual do Contingente do Brasil


Informações sobre a Colômbia

Lema da Colômbia: “O risco é você querer ficar.”

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

63

Manual do Contingente do Brasil


1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

64

Manual do Contingente do Brasil


1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

65

Manual do Contingente do Brasil


Glossário Jamboree Português

Espanhol

Caixa Eletrônico

ATM

Distintivo de especialidade ou de atividade.

Parche ou badge ou insignia

Módulo de atividade externa acampando com grupo escoteiro escandinavo

Taller

Local para efetuar check-in para ingressar no Jamboree

Check-in, ingreso

Equipe do Contingente de cada País

Contingente ou Delegacion

Dia do Festival Cultural e Gastronômico

Muestras Folclóricas e Muestra Gastronômico

Cerimônia de Abertura

Cerimonia de Inauguração

Cerimonia de Encerramento

Cerimonia de Clausura

Bandeira

Bandeira

Aldeia Mundial de Desenvolvimento (AMD)

Aldeia Mundial de Desarrollo (AMD)

Módulo de atividade de jornada de um dia

Módulo de atividade de jornada de um dia

Atividade de intercâmbio com famílias escoteiras, antes ou pós Jamboree

Atividade de intercâmbio com famílias escoteiras, antes ou pós Jamboree

Cartão de identificação do Jamboree.

Cartão de identificação do Jamboree.

Insignia Internacional da Amizade - Forme uma patrulha internacional e realize tarefas e desafios

Insignia Internacional da Amizade - Forme uma patrulha internacional e realize tarefas e desafios

Equipe Internacional de Serviço (IST)

Equipe Internacional de Serviço (IST)

Criação artística para a Praça Principal

Criação artística para a Praça Principal

Associação Nacional Escoteira

Associacion Nacional Scout

Monitor da Patrulha

Guia de Patrulla

Pin, Botton,

Pin

Camiseta

T-shirt,

Lenço escoteiro

Pañoleta, scarf

Fazer troca

Cambiar, regalar

escotista, chefe de Tropa

Scouter

Anel (arganel) escoteiro

Turco

Repare que conforme o pais de origem, as palavras em espanhol são diferentes.

Canção do Jamboree http://youtu.be/-FiaQge9RXo

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

66

Manual do Contingente do Brasil


Quadro dos Jamborees Panamericanos

Dicionário do Viajante Português Como vai?

Espanhol

Cómo vas?

meu amigo/minha Mijo/Mija (contração) amiga Parcero amigo

Trocar

cambiar

Quanto custa?

Qué custa?

Segunda-feira

lunes

Terça-feira

martes

quarta-feira

miércoles

quinta-feira

jueves

Muito bem (ok)

Listo

sexta-feira

viernes

vender/dar

regalar

Sábado

sabado

Bom dia

Olá bueno dias

Domingo

domingo

Boa noite

Buenas noches

Café da manhã

desayuno

Tchau

adíos

Almoço

almuerzo

Até logo

hasta luego, hasta pronto

Jantar

cena

Sim

si

Aberto

abierto

Não

no

Fechado

cerrado

Desculpe

disculpe

Obrigado

gracias

Socorro

Auxilio!

Por favor

por favor, permiso

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

67

Manual do Contingente do Brasil


Mensagem de B.P. AOS JOVENS PARTICIPANTES “A amizade é como um “boomerang” você dá sua amizade a um de seus com-panheiros, e depois a outro e a outro ainda, e eles retribuem com a sua amizade. As-sim, a sua amizade e boa vontade iniciais vão se fortalecendo à medida que vão sendo transmitidas aos outros, e acabam por regressar a você, em retribuição, tal como o “boomerang” retorna à mão de quem o lança.” AOS ESCOTISTAS NAS TROPAS “Eu gostaria de insistir em que no Jamboree não deixássemos os nossos jovens contenta-rem-se com o simples fato de estarem acampados com jovens de outros países, mas que os encorajássemos a empregar em cada minuto do pouco tempo que lá estiverem para travar conhecimentos, e a partir daí fazerem amizades, com seus irmãos escoteiros, seus futuros companheiros no mundo inteiro.” AOS PIONEIROS E ESCOTISTAS NO STAFF “Existem diferenças de pensar e de sentir entre os povos do mundo, tal como existem diferenças físicas e de línguas. A guerra ensinou-nos que, se uma nação tentar impor a sua vontade particular às outras nações, uma cruel reação seguirse-á inevitavelmente. O Jamboree ensinou-nos que, se exercitarmos a tolerância mútua e o há-bito de fazermos concessões recíprocas, então haverá compreensão e harmonia. Se for essa sua vontade, partamos daqui totalmente decididos a fomentar esta camaradagem entre nós e entre nossos jovens, através do espírito mundialmente espalhado pela fraternidade escoteira, para que possamos ajudar a desenvolver a paz e a felicidade no mundo e a boa vontade entre os homens.”

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

68

Manual do Contingente do Brasil


Mensagem do Presidente da UEB Amigo participante do JAMCAM, Aproxima-se mais um grande evento dos escoteiros de toda a américa. Em breve estaremos todos reunidos na Colômbia vivenciando a fraternidade escoteira que tanto nos une e nos empolga. Tenho certeza que os irmãos escoteiros da Colômbia estão trabalhando ao máximo, fazendo seu Melhor Possível, para bem nos receber e podermos nos sentir verdadeiramente em casa. Façamos deste espaço um período de convivência, de aprendizado e reflexão de nossa vida escoteira. Com muita alegria iniciemos 2013! Peço a todos que participem deste belo evento com muito entusiasmo, vibração e, sempre, inspirados pelos valores previstos em nossa Lei e Promessa para que bem representemos os ESCOTEIROS DO BRASIL. Até lá! Sempre Alerta! Marco Aurélio Romeu Fernandes Presidente dos Escoteiros do Brasil

AGRADECIMENTOS Pelo apoio e ajuda durante toda a preparação do Contingente, agradeço a todos os que colaboraram direta ou indiretamente, em especial a: Luiz Debiazio, Pedro Sferelli, Lia Kaori, Fernanda Vogt, Márcio Calvacanti, Felipe Sototuka, Ricardo Stuber e demais integrantes da Equipe Internacional. Jonathan Govier Coordenador Nacional do Contingente

1 o. Camporee 14 o . Jamboree Interamericano

69

Manual do Contingente do Brasil



Manual do Contingente Brasileiro Jamcam 2013_2