Não importa se concluíram o ensino médio ou o cursinho pré-vestibular no ano passado, há dois, três ou mais tempo. Os “feras” que se reúnem todos os anos no Anglo aproveitam o momento para matar a saudade. Mesmo quem está longe da escola há apenas alguns meses, como os alunos de Áudio Visual da USP, Barbara Framil e de Engenharia da Computação da Unifei, Rafael Viola, faz questão de participar do “Encontro de Feras”. Para rever os amigos, os professores e curtir “o ambiente acolhedor”. “Aqui todo mundo é mais próximo. Na faculdade, cada um tem que se virar”, diz Bárbara. Rafael, que só cursou o terceiro ano no Anglo, também sentiu a diferença. “Fiz muitos amigos em pouco tempo. Eram 40 alunos na sala. Na faculdade, são 110!” Outro consenso entre os feras é o desejo de voltar sempre ao encontro. A estudante de Odontologia da Unicamp, Ana Carolina Valim concluiu o ensino médio em 2007 e já conseguiu estar presente três vezes. Carlos Henrique Alcântara, aluno de Direito da USP, participou pela terceira vez e quer voltar. Thiago Barbieri de Oliveira, estudante de Química da Unifei, saiu do Anglo em 2011 e não faltou a nenhum encontro. Todos os anos, o evento é um dos principais assuntos dos “feras” através das redes sociais. No Facebook, muita gente curte a convocação para o reencontro e posta fotos para motivar os colegas. Nicole Tadei, aluna de Engenharia de Alimentos da Unicamp, desde 2009, veio pela primeira vez. Quer repetir a experiência. Outra que sente falta do Anglo é Mariana Marchioto, que estuda Relações Internacionais na University of Westminster em Londres.
EXPEDIENTE Boletim Informativo Anglo Cassiano Ricardo Ensino Médio e Pré-vestibular Jornal escolar / Mantenedores: Anísio Spani e Saulo Daolio / Diretora: Mônica Yumi Kukita Gonçalves Fone: (12) 2134.9100 - contato@cassianoricardo.com.br www.anglosaojose.com.br
Produção: Regional Marketing / Jornalista Responsável: Eloá Maria de Oliveira - MTb 18.941- Núcleo Comunicação Corporativa Direção de Arte: Regional Marketing ANGLO CASSIANO RICARDO - Edição 3º Trimestre/2013 Rua Laurent Martins, 329 - Jd. Esplanada II - São José dos Campos
Mais de cem estudantes do ensino médio participaram de 28 de junho a 1 de julho, da quinta edição da SIAN (Simulações Anglo), para discutir assuntos de interesse global, como se estivessem em reuniões das Nações Unidas (ONU). Alunos do Ensino Médio comportaram-se como diplomatas, expondo e defendendo ideias além de propor soluções sobre os mais diversos temas. Através da SIAN, o Anglo proporciona não apenas a seus alunos mas também aos de escolas participantes (inclusive de outros municípios) a oportunidade de compreender as diferenças e debater as questões do mundo. O secretário geral Henrique Schiamareli, resume: “Foram oito meses de preparação para este nosso encontro com a cidadania”.
Encontro com a Cidadania
O estudante diz não ter dúvidas de que tanto para ele quanto para toda a equipe organizadora a SIAN “foi um importante complemento acadêmico, um fator de crescimento pessoal”. Sua colega Camila Pimentel, secretária acadêmica, concorda. Ela entende que a experiência a ajudará em seu futuro profissional e deseja que os participantes tenham aproveitado ao máximo as simulações. Foi o que fez a estudante Tainá Nogueira, do colégio Guilherme de Almeida (de Guarulhos). Em matéria de carreira, ela ainda tem dúvidas entre Jornalismo e Geologia, mas escolheu o Comitê de Imprensa para estrear nas simulações. Vitória Moreira Alves, da mesma escola, foi uma dos 13 alunos que vieram da Grande São Paulo para conhecer a SIAN. Futura estudante de Direito, não perdeu tempo e se inscreveu no Comitê de Direitos Humanos. Já Maria Luiza Tápias, aluna do Anglo de Taubaté, ainda está no 1° ano, mas fez questão de se inscrever. “Sonho em fazer a diferença em alguma coisa. Para isso, acho interessante conhecer as diversas formas de pensar o mundo”, afirma. Ela, que talvez estude Sociologia, atuou no Comitê da Organização Mundial do Comércio.