JAILSON BELFORT PORTFÓLIO
ARTE COM CANETAS
ESFEROGRAFICAS
- QUANDO A ARTE VEM DAS ESFEROGRÁFICAS ............................... 03 - EXPOSIÇÃO BRASÍLIA EM LINHAS .......................................................... 04 - EXPOSIÇÃO BRASILIDADE 10 - EXPOSIÇÃO CANETA CRIATIVA ............................................................... 12 - BRASÍLIA EM TRAÇOS .................................................................................... 16 - GRANDE SÃO LUÍS EM LINHAS .............................................................. 18 - OUTROS EVENTOS 20 - NA MÍDIA ....................................................................................................... 21 - O ARTISTA ......................................................................................................... 22 - BIOGRAFIA 23 SUMÁRIO
O desenho à caneta é uma técnica que se adapta perfeitamente nas obras em tela ao criar um efeito visual imponente trazendo sofisticação por meio de cores vivas no jogo entre figura e fundo seguindo um olhar quase fotográfico num efeito anguloso e inusitado para cada monumento e paisagem figuradas.
Ao desenhar com caneta, Jailson Belfort con vida o espectador a se divertir com texturas, sombras e perspectivas. O artista “corre riscos”, pois os traços permanentes não podem ser apagados, corrigidos ou desfeitos, unindo liberdade criativa e técnica apurada, desenhando sem régua ou corretivo. Preenche os espaços brancos ao compor paisagens, cujas cores são resultado de muita precisão e paciência.
As linhas coloridas identificam prontamente lugares icônicos e traços arquitetônicos, com temáticas culturais, históricos, turísticos de Brasília-DF. Cada tema, ângulo e detalhes foi pensado para destacar os monumentos paisagísticos em sua grandeza e identidade própria.
Reconhecido em exposições, mostras e oficinas pelo Brasil, o trabalho deste artista está, pela primeira vez, disponível ao grande público como produto acessível a todos.
3 Arte com Esferográficas
quando a arte vem das canetas esferográf icas
exposição
'brasíliA EM LINHAS' BRASÍLIA
(2020-23)
SESSENTA OBRAS HOMENAGEIAM A CAPITAL FEDERAL
EXPOSIÇÕES REALIZADAS:
2020 - Espaço Oscar Niemeyer
2021 - Espaço Lúcio Costa
2022 - Biblioteca Demonstrativa do Brasil
2023 - Espaço Cultural Renato Russo Brasília-DF
“Brasília em Linhas” é a mais recente exposição do artista plástico Jailson Belfort. A mostra composta de 60 obras feitas com esferográficas, homenageia os 60 anos da Capital Federal e retrata seus principais monumentos e ícones.
A exposição marcou a reabertura do Espaço Oscar Niemeyer e a volta da visitação de museus no Distrito Federal, de setembro a novembro de 2020. Desde dezembro, a mostra encontra-se no Espaço Lúcio Costa, na Praça dos Três Poderes, com 10.000 visitantes.
‘Brasília em Linhas’ destaca lugares e monumentos marcantes da nossa Capital numa abordagem criativa feita pelo artista maranhense.
Cada arte retrata Brasília por meio de milhares de traços. Belfort evidencia a precisão, a dedicação e a atenção aos detalhes numa técnica única e inovadora. Para esta composição, utilizou-se linhas, curvas e texturas variadas, inspiradas pela beleza e simplicidade brasiliense.
“As obras apresentam um ponto turístico retratado em duas tonalidades. A cor viva representa o céu icônico da cidade. A neutra, revela detalhes do monumento, num efeito de Gestalt que brinca com os elementos de luz, sombra, figura, fundo e ângulo”, explica o artista.
4
Portfólio - Jailson Belfort
5 Arte com Esferográficas
BRASÍLIA EM LINHAS (cont.)
Portfólio - Jailson Belfort
6
OBRAS - 30x42cm
BRASÍLIA EM LINHAS (cont.)
7 Arte com Esferográficas
BRASÍLIA EM LINHAS (cont.)
BRASÍLIA EM LINHAS (cont.)
AMOR À BRASÍLIA
OBRAS DE ARTE PARA UMA CIDADE QUE É OBRA-PRIMA!
Lugares e monumentos marcantes da Capital Federal são homenageados na série “Brasília em Linhas”, numa abordagem criativa feita pelo artista maranhense Jailson Belfort. São 60 (sessenta) obras feitas apenas com canetas esferográficas, medindo 42x30cm, em diversas cores, retratando nosso olhar de admiração para a capital brasileira.
Assim como Brasília, cada arte foi feita com dedicação, precisão e atenção aos detalhes. Para esta composição, foram usadas linhas, curvas e texturas variadas, inspiradas pela beleza e simplicidade brasiliense.
A cor viva representa o céu icônico da cidade. A neutra revela detalhes do monumento, num efeito de Gestalt. Cada quadro apresenta um ponto turístico retratado em duas cores. Em cada ângulo, a cidade gera uma bela experiência de contraste entre o vasto céu e seus monumentos.
Desta forma, as obras fogem do óbvio: em vez de fazer o céu emoldurar a construção, é esta que emoldura o céu. Como efeito, torna-se explícito o que está implícito, permitindo que o olhar escolha projetar para a cena exterior aquilo que está no interior.
Seguir as linhas coloridas identificando prontamente os lugares icônicos fornece um gatilho na memória das primeiras experiências da cidade: seu céu e seus riscos arquitetônicos.
É um convite ao sublime para apreciar a relação entre a criação humana e a divina, o natural e o artificial, a forma e o conteúdo, a luz e a sombra. Um passeio que nos eleva e borra as fronteiras entre criatura e criador.
Pensar que tudo foi construído por traços de canetas esferográficas é inusitado e surpreendente.
8 Portfólio - Jailson Belfort
BRASÍLIA EM LINHAS (cont.)
CARTÕES POSTAIS
9 Arte com Esferográficas
exposição
'brasíliA EM TRAÇOS' BRASÍLIA (2020-23)
Galeria JK Espaço Arte - JK Shopping fevereiro e março de 2023
Taguatinga-DF
Utilizando apenas canetas esferográficas, o artista visual maranhense, radicado em Brasília, Jailson Belfort recriou paisagem e lugares marcantes da capital brasileira através de desenhos coloridos: “Brasília em Traços”, uma reunião de 12 (dozes) obras assinadas pelo maranhense.
As obras utilizam das variadas cores das canetas esferográficas, como azul, vermelho, verde, rosa e outras, utilizadas por Jailson em uma só cor na obra ou em diferentes tonalidades, para recriar cenários da Capital Federal, detalhes de monumentos e espaços públicos. Radicado em Brasília desde 1999, o artista usa suas criações para interligar memórias, vivências e contrastes de ambas as realidades. O uso da caneta representa um traçado definitivo, sem a possibilidade de correção, e instiga a curiosidade e amplia as possibilidades de ocupação do campo em branco.
Por utilizar apenas a tinta da caneta para retratar efeitos de luz e sombra, ângulos de visão, texturas e densidade, a obra do artista preza por detalhes e traços minuciosamente encaixados, que convidam o visitante a observar atentamente e refletir sobre a composição de cada objeto e cena no espaço.
Dentre suas obras, encontramos cobogós, ipês e azulejos característicos da nossa cidade. Além dos monumentos e templos religiosos, até um grande mapa do Plano Piloto em detalhes. Dividido em lâminas monocromáticas, as telas ganham um colorido que enchem os olhos e despertam a curiosidade de como tudo isso foi feito utilizado apenas canetas esferográficas!
10
Portfólio - Jailson Belfort
DOZE OBRAS SOBRE ÍCONES E MONUMENTOS DA CAPITAL FEDERAL
11 Arte com Esferográficas
BRASÍLIA EM LINHAS (cont.)
'brasíliA EM traçoS'
INÉDITA
12
Portfólio - Jailson Belfort
TELAS - 55 x 85 cm
BRASÍLIA EM TRAÇOS (cont.)
13 Arte com Esferográficas
exposição 'brasilidade' RIO DE JANEIRO (2019)
ARTE,
SOM E MOVIMENTO REUNIDOS NO MAM RIO NA SÉTIMA EDIÇÃO DO FESTIVAL ARTE CORE.
Museu de Arte Moderna - MAM-Rio Outubro de 2019
Rio de Janeiro-RJ
O evento apresentou trabalhos de diferentes regiões do Brasil com temáticas que valorizam a pluralidade. Nos dias 12 e 13 de outubro, manifestações artísticas ocuparam os pilotis, os jardins e a cinemateca do Museu. O público de todas as idades poderá acompanhar a programação gratuita, com exibições de painéis de artes visuais e instalações inéditas, oficinas lúdicas e educativas, shows, DJs, debates e muito mais.
Na Galeria Arte Com BIC foi apresentado o trabalho de Roberto Bieto, Clara Veiga e Jailson Belfort, artistas que utilizam caneta nas obras.
Arquitetura e azulejaria brasileiras - Novos olhares da Regionalidade brasileira distribuídas em dois hemisférios. Dentre as obras, portas e fachadas de casarões coloniais, extraída de diversas cidades brasileiras de todos as regiões do país.
Além disso, novas releituras da azulejaria brasileira, com seus desenhos modernistas de Brasília e os coloniais de São Luís, com destaque para os painéis da Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte, além do colorido das marajoaras paraenses.
As obras foram feitas com canetas Bic Cristal coloridas sobre papel supremo 200g, nos formatos A2, A3 e A4.
14
Portfólio - Jailson Belfort
DIMENSÕES - 60x42cm / 30x42cm / 30x21cm
15 Arte com Esferográficas BRASILIDADE (cont.)
exposição 'caneta criativa' BRASÍLIA (2018)
60 CRIAÇÕES FEITAS COM CANETAS
ESFEROGRÁFICAS
RETRATAM PAISAGENS
E CENAS DO COTIDIANO
Supremo Tribunal Federal julho a agosto de 2018 Brasília/DF
Utilizando apenas canetas esferográficas, o desenhista e ilustrador maranhense Jailson Belfort recriou paisagem e o cotidiano de Brasília e outras cidades brasileiras através de desenhos. A exposição Caneta Criativa, um compilado de 60 obras assinadas pelo maranhense, esteve em cartaz para visitação no Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto de 2018.
A exposição foi dividida em temas em dois ambientes: a coleção “Cidades e o STF” no Espaço Cultural Menezes Direito e a coleção “Desenhos Lúdicos”, em frente a Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal.
As ilustrações utilizam das variadas cores das canetas esferográficas, como azul, vermelho, verde, rosa e outras, utilizadas por Jailson em uma só cor na obra ou em diferentes tonalidades, para recriar cenários da Capital Federal, detalhes de monumentos e espaços públicos, figuras do imaginário do artista e de outras cidades do Brasil, como São Luis (MA), onde nasceu. Morando em Brasília desde 1999, o artista usa suas criações para interligar memórias, vivências e contrastes de ambas as realidades.
O uso da caneta representa um traçado definitivo, sem a possibilidade de correção, e instiga a curiosidade e amplia as possibilidades de ocupação do campo em branco. Em tamanhos variados, é possível encontrar na exposição desde pequenos desenhos lúdicos até grandes composições de horizontes urbanos.
Por utilizar apenas a tinta da caneta para retratar efeitos de luz e sombra, ângulos de visão, texturas e densidade, a obra do artista preza por detalhes e traços minuciosamente encaixados, que convidam o visitante a observar atentamente e refletir sobre a composição de cada objeto e cena no espaço.
16
Portfólio - Jailson Belfort
BRASÍLIA - 50 x 85 cm
CIDADES - 23 x 11 cm
STF - 30 x 42 cm
17 Arte com Esferográficas CANETA CRIATIVA
(cont.)
CANETA CRIATIVA (cont.)
LAPSO - 21 x 21 cm
PASSARINHO MUSICAL - 21 x 21 cm
Portfólio - Jailson Belfort
18
ANIMAIS - 21 x 21 cm
COMIDAS- 21 x 21 cm
19 Arte com Esferográficas
CANETA CRIATIVA (cont.)
'grande são luís em linhas'
20
Portfólio - Jailson Belfort
INÉDITA
TELAS - 55 x 85 cm
21 Arte com Esferográficas
GRANDE SÃO LUÍS EM LINHAS (cont.)
outros eventos
OFICINAS PARA CRIANÇAS
Shopping Conjunto Nacional agosto e outubro de 2018 | Brasília-DF
SELO 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO
Supremo Tribunal Federal - STF outubro de 2018 | Brasília-DF
LIVE PAINTING
Museu Catavento janeiro de 2020 | São Paulo-SP
ANIVERSÁRIO DE SÃO LUÍS-MA
Guaraná Jesus - Coca-Cola setembro 2020 | São Luís-MA
WORKSHOP - CRIANÇAS
Supremo Tribunal Federal agosto de 2018 | Brasília-DF
OBRIGADO, PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Bic do Brasil abril de 2020 | Campanha Nacional
Portfólio - Jailson Belfort
22
na mídia
23 Arte com Esferográficas
o
artista
Jailson Belfort
Artista natural de São Luís/MA) radicado em Brasília desde 1999, começou a desenhar na infância, tendo como referência o apresentador de TV e ilustrador Daniel Azulay. É formado em Design pela Universidade Federal do Maranhão.
Trabalhou com Publicidade e Propaganda, em agências, desde 1991 onde foi designer gráfico, ilustrador e diretor de arte. Experiente na área de criação, projeto gráfico e diagramação de revistas e jornais, bem como criação de peças publicitárias, logos e identidade visual.
Essa trajetória o levou ao universo dinâmico da comunicação visual, e sua sensibilidade às imagens do cotidiano foi tomando forma de arte ao longo dos 28 anos de carreira. Uma de suas maiores referências em técnica e criatividade é o artista gráfico holandês M. C. Escher.
24
Portfólio - Jailson Belfort
biografia
1974
• Nascimento, em São Luís do Maranhão
1991
• ilustrador e designer gráfico em agências de Publicidade de São Luís
1998
• Bacharel em Desenho Industrial, pela Universidade Federal do Maranhão
1999
• Muda-se para Brasília-DF
• Diretor de arte e designer em agências de publicidade de Brasília
2018
• Primeira exposição: Caneta Criativa, no Supremo Tribunal Federal - Brasília/DF
• Oficina de Desenhos para crianças, no STF - Brasília/DF
• Arte de Selo Comemorativo - 30 Anos da Constituição, STF/Correios - Brasília/DF
• Oficina de Desenhos para crianças, no Shopping Conjunto Nacional - Brasília/DF
2019
• Aluno especial de mestrado em Artes, na Universidade de Brasília
2020
• Live Painting, a convite da Bic Brasil, no Museu Catavento - São Paulo-SP
• Ilustração de Agradecimento aos profissionais de saúde, pela Bic Brasil
• Campanha São Luís 404 Anos, a convite do Guaraná Jesus - São Luís/MA
EXPOSIÇÕES
• 2018 - Caneta Criativa, no Supremo Tribunal Federal - Brasília/DF
• 2019 - Brasilidade - Arte Core (Museu de Arte Moderna) - Rio de Janeiro/RJ
• 2020 - Brasília em Linhas, no Espaço Oscar Niemeyer - Brasília/DF
• 2021 - Brasília em Linhas, no Espaço Lúcio Costa - Brasília/DF
• 2022 - Brasília em Linhas, na Biblioteca Demosntrativa do Brasil - Brasília/DF
• 2023 - Brasília em Linhas, no Espaço Cultural Renato Russo - Brasília/DF
• 2023 - Brasília em Traços, na Galeria JK Espaço Arte (JK Shopping) - Taguatinga/DF
• 2023 - Brasília em Linhas, no Terraço Shopping - Brasília/DF
25 Arte com Esferográficas
JAILSON BELFORT NOGUEIRA M.E.
CNPJ: 16.157.477/0001-15 - I.E.: 07.614.700/001-78
END.: SQN 410, Bl. A, SL. 106, Brasília/DF - 70865-010
FONE: +55 (61) 99249-0670
E-MAIL: jailson.belfort@gmail.com.br
INSTAGRAM: @jailsonbelfort - @brasiliaemlinhas
© DIREITOS RESERVADOS - 2023