Periódico Jardim 10 anos

Page 1


JARDIM

EDIÇÃO ESPECIAL 10 ANOS

“Um objeto, um adorno estético funcional poético, uma joia” aponta o designer Jader Almeida sobre a Jardim. O ano era 2012, quando uma proposta ousada foi apresentada durante o principal evento anual da marca SOLLOS., evento esse que nos tempos áureos das mostras de decoração pelo país, já figurava no calendário como uma das mais aguardadas exposições de produtos high-end pelos principais players do segmento mobiliário do Brasil, pelos prestigiados profissionais da arquitetura, além dos mais influentes jornalistas e editores de arquitetura e decoração.

Ela, dentre as novidades - peças que ao longo dos anos tornaram-se igualmente icônicas -, estava exposta como uma joia: uma solução de tamanho enxuto, com brilho próprio, delicadeza, leveza e elegância numa harmoniosa proporção e seleção de materiais. “A proposta era de ser quase como algo pessoal, onde as pessoas poderiam ter o objeto consigo em momentos diversos: por vezes em um momento de trabalho ou mesmo em instantes de puro relaxamento” pondera o designer em relação ao uso da peça. Apesar da assertividade em lançar esse produto, a marca não tinha a dimensão de que a peça estava destinada a ser um best seller, um símbolo, uma nova tipologia… foi em 2012 que surgiu para o público o apoio Jardim.

Jader Almeida, o premiado designer e autor do produto, observou uma lacuna no mercado, revisitou o antigo mobiliário inglês de época, adaptou para a tecnologia atual e para as necessidades atuais, estudou proporções, composições, elementos, formas e materiais para chegar a um resultado sem precedentes. “Claro que não há uma linearidade objetiva nessa nesse pensamento já que tudo parte do caos, uma miríade de ideias que povoam a imaginação de um designer,” confirma Jader.

Os apoios Jardim, com suas proporções diminutas, com tampos menores que 30cm, e sua função extremamente versátil e altamente complementar instigaram pela relação direta ao modo de viver contemporâneo. O iPad, fenômeno que aproximou ainda mais o ser humano das telas de toque com cores vibrantes, havia sido recém lançado… e por tanto as telas e aplicativos ganhavam cada vez mais espaço nos hábitos cotidianos. Parecia cada vez mais comum que a informação estivesse na palma da mão, e não concentrada no televisor e nos jornais que ainda circulavam em enormes edições impressas diariamente. Também, com o aumento da concentração populacional das grandes cidades era de se esperar que os lares fossem cada vez menores e que os cômodos fossem mais integrados acompanhando a evolução do morar.

Então, porque maior? Porque mais pesado? Entre olhares atentos e alguns narizes torcidos - que achavam pequena demais para apoiar objetos e leve demais para se manter estável - pouco a pouco a peça foi assimilada e ganhou espaço em incríveis projetos, e foi transformando-se em um objeto de desejo.

Talvez não se sabia, mas que essa mesa de apoio inaugurava uma nova tipologia ao mercado, uma peça

transitória, transportável e que se conecta com todos os ambientes… algo realmente novo ao mercado que havia se habituado aos objetos estáticos, com marcenarias planejadas. Instantaneamente a peça virou hit, e em pouco tempo percebeu-se no mercado uma acentuada multiplicação de versões do original.

O nome Jardim se dá justamente pelo formato da peça, que remete a uma flor: a base um vaso, a haste um caule e o tampo uma interpretação à corola de pétalas. Quando dispostas em conjunto e com diferentes alturas e formatos de tampo, remete a um jardim florido.

Jader complementa enfatizando que “os elementos de tampo em figuras geométricas quando combinados criam essa alusão, a partir de formas universais como os triângulos, quadriláteros os círculos que foram ligeiramente manipulados para criar uma forma sofisticada”.

Além disso, foram apresentados acabamentos nobres, amplamente utilizados nos anos 80, e até então em desuso por serem considerados fora de moda, como o latão e o cobre. Com jaderalmeida fez-se uma perfeita analogia às joias, uma confecção exímia, com perfeição em todos os detalhes, fazendo o objeto cumprir além de sua função de uso, a função estética, e assim como a joia veste o corpo, a Jardim vestiu a casa.

“O que se espera do trabalho de um designer? Acredito que inovação, racionalidade no emprego de materiais, identidade própria, qualidade e boa comunicação para apresentar o produto.

Vejo isso no projeto da mesa Jardim, criada em 2012, mas vejo também uma certa poesia. Ao concebê-la, Jader Almeida imaginou uma flor. Está tudo ali, traduzido em formas elegantes e singelas: a base do vaso, a haste como caule e o tampo remetendo a corola de pétalas.

Com três ou mais modelos de diferentes alturas, pronto! Está feito o JARDIM. Uma peça coringa para a casa, que já se tornou ícone no extenso portfólio do designer.”

- Regina Galvão

“Após 10 anos, a mesa Jardim se consagra como um Best Seller da Sollos, se elevando acima de seus pares para se tornar simbólico de seu próprio gênero. Um design icônico, memorável e inovador, que atravessa os anos e segue sendo reconhecível e desejado”.

- Clarissa Schneider

“A mesa Jardim é exemplar do shape brasileiro - moderno para sempre. Jader Almeida, aos 40 anos, é um dos designers mais consistentes da indústria e coleciona tantos clássicos tipo exportação porque já despontou maduro mais de duas décadas atrás, mantendo-se fiel à originalidade de seu traço e à evolução e revolução dos processos.

Ao completar 10 anos, a peça se afirma mais atemporal do que nunca.”

- Allex Collontônio

“Quem me compra um jardim de flores?” Já dizia Cecília Meireles , numa das suas muitas poesias. e é sobre poesia quando penso na mesa Jardim, desenho icônico do Jader Almeida, a simplicidade linda das suas formas orgânicas, a sinuosidade do desenho que parece realmente brotar do chão, num jardim de cores, formatos e materiais. Um lindo jardim.

- Denilson Machado

A Jardim nos encanta pelos detalhes e função, com sua leveza visual e pesagem equilibrada é facilmente transferível a qualquer canto da casa. Seu design e mistura de materiais nobres e naturais se preservam ao longo do tempo, tornando sua atemporalidade notável.

Michel Hüning e Jean Lorenzett Arquitetos em Chapecó/SC

Em sua proposta minimalista, a Jardim revela a grandiosidade do conceito desenvolvido por Jader Almeida. Com muita técnica e sensibilidade, ele associou o traço leve com materiais naturais e alta tecnologia na criação de uma peça funcional, versátil, criativa e plasticamente elegante. É uma verdadeira obra de arte que enriquece qualquer ambiente.

Marília Ruschel Arquiteta em Florianópolis/SC

A Jardim tem um conceito único, que leva a simplicidade e a sofisticação à uma peça que é bem-vinda em qualquer ambiente! Ela circula por diversos estilos e nos dá infinitas possibilidades de composição. E é muito interessante o fato de que alguns materiais são tão presentes na nossa história, como as madeiras e pedras naturais, que transformam a nossa percepção no ambiente!

Laura Lage Ferreira Carneiro Arquiteta em Belo Horizonte/MG

Um vinho, Um livro

Um aperitivo

Só comigo, com você, com tantos outros

Joia objeto, base que aproxima

Como já dizia o poeta: “a vida é a arte do encontro” Obrigada Jardim

Diana Radomysler

Arquiteta em São Paulo/SP

A decor tem que abraçar o morador. Tem que agradar os olhos, sensibilizar o cliente, e despertar boas emoções. E a Jardim é o exemplo perfeito disso. É uma peça atemporal, elegante, esbelta que faz todo sucesso porque reuni o que a de melhor do design.

Sig Bergamin Arquiteto em São Paulo/SP

A pureza do desenho nos remete de forma ímpar a memória afetiva, tendo a sensação que o produto existe à muito tempo e que se tornará eterno, passando de pai para filho.

Richard Gohr Arquiteto em Blumentau/SC

Uma peça delicada, prática, bem acabada, que arremata bem a produção de qualquer ambiente contemporâneo.

Otto Felix Arquiteto em Blumenau/SC

A capacidade de fluidez dentro dos espaços faz das mesas jardim um organismo vivo dentro de casas, espaços públicos e comerciais, pronta para atender várias necessidades da vida contemporânea, fazendo assim parte de diversas histórias, memórias afetivas daqueles que a possuem ou utilizam.

Hugo Sasdelli Arquiteto em Belo Horizonte/SC

Apaixonada pelo design simples, essencial e atemporal da Jardim. Um minimalismo e leveza que combinam nos projetos com a funcionalidade em vários ambientes.

Simara Deola Arquiteta em Balneário Camboriú

Os apoios Jardim são uma escolha deliberadamente diferente. Objeto do desejo.

Celso Laetano Arquiteto em Piracicaba/SP

Com uma harmoniosa proporção, a peça assinada por Jader Almeida traduz uma estrema delicadeza e sofisticação atraves do design que alia estética e funcionalidade em seu uso, imprimindo personalidade ao espaço como uma peça chave, atendendo diferentes necessidades e momentos de bem estar do viver contemporâneo!

Andrea Ottoni Arquiteta em Campinas/SP

Jader seguramente é um gênio do nosso tempo, dos seus traços já saíram várias jóias que a cada ano se desdobram em famílias de possibilidades! Mas para mim, uma apaixonada por versatilidade a mesa Jardim é peça chave! Sou inquieta , ela é minha companheira, na hora da leitura, na banheira, para garantir o conforto dos convidados numa recepção!

Ingrid Stemmer

Arquiteta em Porto Alegre/RS

Uma peça delicada e versátil, com um desenho poderoso. Uma vírgula entre as frases, a “inspiração” na calmaria.

Cristiana Delpizzo Arquiteta em Florianópolis/SC

A Jardim tem tudo que busco nos meus projetos: simplicidade, elegância e atemporalidade.

Elaine Carvalho Arquiteta em Campinas

Uma peça de formas limpas e minimalistas, com linhas fluidas e curvas suaves, ela é atemporal e cosmopolita, e de extrema funcionalidade e elegância. Discreta, esguia, presente e necessária para compor nossos projetos.

Karina Tostes Carrazzoni Arquiteta em Ribeirão Preto/SP

Desde que foi lançada a linha Jardim me encantei com a delicadeza, acabamento , versatilidade de uso e as possibilidades das composições. Acho incrível a diversidade de ambientações que se criam com o deslocamento da Jardim hora ao lado de um sofá , hora de apoio para um drink em meio as poltronas. Pra mim é Jardim é como acessórios na moda , traz cor e bossa e a gente não vive sem eles.

Juliana Pippi Arquiteta em Florianópolis/SC

Mesa Jardim, vi nascer. Pequena no tamanho mas gigante na usabilidade. Charmosinha, e dependendo do material, elegantérrima. Sem dúvida , atemporal. A partir dela , as mesinhas começam a caminhar por todos espaços da casa, inaugurando inúmeras formas de uso.

Taís Marchetti

Arquiteta em Florianópolis/SC

Vejo a Jardim como uma peça atemporal de extrema versatilidade e elegância, sendo possível usá-la de diversas formas: somada a outros apoios, em salas de estar ou como protagonista em espaços intimistas de leitura, cumprindo sua função estética e funcional com perfeição. Os clientes se apaixonam à primeira vista, tornandose a ‘menina dos olhos’ em qualquer ambiente.

Adriana Ferreira

Arquiteta em Ribeirão Preto/SP

UM OBJETO CAPAZ DE CAPTAR ENTRE FORMA E FUNÇÃO O ESPÍRITO DO TEMPO.

Indefectível. A depender do dicionário consultado, encontra-se alguns sinônimos para essa palavra: infalível. Incontestável. Sólida. Ou, numa acepção levemente diferente, mas correlata: imperecível. Indestrutível. Eterna. Se há um item de design praticamente onipresente nos projetos de interiores residenciais realizados no Brasil já há mais de uma década, é a mesa de apoio Jardim, de Jader Almeida. Pegue qualquer obra recente, do mais renomado escritório de arquitetura a um profissional que mal deixou a escola, e fatalmente ela estará lá – sua diminuta superfície flutuando sobre uma esguia haste fincada numa base ainda mais estreita que o tampo, calculada precisamente para oferecer sustentação com a mínima dimensão possível. Uma peça capaz de passar despercebida e, paralelamente, revelar sua presença no momento mais crucial: aquele em que se faz necessária. Há quem proteste contra certos chavões do design. Mas só ganham este status alguns poucos objetos capazes de captar, em forma e função, o espírito do tempo. Não deste –de todos os tempos. O dicionário não estabelece hierarquia entre os verbetes. Já no léxico de Jader Almeida, Jardim talvez seja o termo supremo. Indefectível.

- Guilherme Amorozo

No lançamento da mesa jardim eu já vislumbrava sua longevidade tanto pela estética quanto pelo uso. Tornou-se mesmo objeto do desejo.

João Caetano

Arquivo Contemporâneo (Rio de Janeiro)

Cada elemento de mobiliario de Sollos, reluce como una obra de arte puesta en su lugar. Cumplen una bella función estética, y manifiestan maravillosamente el propósito por el que fue creado. Felicitaciones por estos diez años de éxito!

Enrique Concha

Enrique Concha & Co (Chile)

“Este side table se adapta y se mueve contigo , te acompaña con tu libro o tu bebida cuando estás cómodamente disfrutando el aire exterior . Es apenas perceptible con su esbelta estructura y curvas suaves.”

Ines Gusman

Kamalio (Costa Rica)

Na sua simplicidade a mesa Jardim representa a grandeza do trabalho do designer Jader Almeida. Tem atravessado o tempo desdobrando-se em múltiplas versões sem nunca perder a sua intenção original. Uma mesa sempre em destaque nas lojas QuartoSala em Lisboa.

Pedro d’Orey QuartoSala (Portugal)

Las mesas Jardim siempre son un éxito rotundo, versátiles, estéticas, líneas refinadas, se adaptan a cualquier espacio. Sus casi infinitas combinaciones la hacen un “must” en los livings. Su nombre le va de maravilla, simulan flores en un jardín , se llevan muy bien en set de 3 con sus distintas alturas y terminaciones. Es un broche de oro en la cada casa!

Erica Heidenreich Solsken (Argentina)

La inigualable practicidad y ligereza visual de la Jardim. Siempre aportando paz y atemporalidad a cada espacio.

Juan Carlos Menacho Galería Siete (Bolívia)

For the first perception about SOLLOS Jardim side table, it is “simple”, “practical” and “applicable”. Nevertheless, to further explore, Jardim side table is like a kaleidoscope to bring you colour, variousness and joyfulness

La Deux (Hong Kong)

“La mesa jardím es una joya de mesa lateral para cualquier espacio. Ya sea en pareja o solo, agregará ligereza junto a muebles modernos y contemporáneos. Los materiales crean diferente reacciones emocionales desde calmantes hasta energizantes. Hay más de 100 combinaciones diferentes para crear, tanto como en el diámetro superior y base.”

Amanda Ferreira Arte San Ramon (República Dominicana)

TODAS ESSAS PEÇAS SÃO

PERFEITAS PARA QUALQUER AMBIENTE .

Jader ainda enfatiza que “as hastes podem ser confeccionadas diversos tipos de metais materiais, que quando combinados entre tantas opções de tampos tangem ao infinito”. Ano após ano, a peça recebeu algumas atualizações para melhoria de sua performance, explorou materiais e técnicas de produção fabril novascomo mármore esculpido, vidro moldado, vidro plano com aro em latão escurecido -, além de ser uma escolha certeira para quem quer presentear com um objeto original, de assinatura ímpar e com funções múltiplas que a tornam um complemento essencial à rotina de qualquer pessoa, seja para apoiar um smartphone enquanto carrega no quadro, degustar uma taça de um saboroso vinho em uma reunião com os amigos, ou mesmo aparar um bom livro em um relaxante espaço de leitura.

2022 é comemorado o décimo ano de produção ininterrupta desse produto. E para essa comemoração uma edição especial composta de três mesas, bandejas, luminárias, objetos, aromas e joias, disponíveis de maneira inédita para compra on-line. Duas das mesas possuem o tampo de uma rocha nacional denominada quartzito formada por uma combinação de quartzo e outros minerais que geram uma intensidade de veios, de cores. Sedimentos que marcam

DAS JOIAS DA CASA PARA AS JOIAS DO CORPO

a passagem do tempo. Isso é um testemunho material da vida na Terra. O outro é em madeira de Imbuia que tem sua característica única, sua essência parte de um amarelo negro com desenhos incríveis. A imbuia é proveniente do sul do brasil, com maior incidência no estado de Santa Catarina, sendo um símbolo do estado.

Dentre os metais escolhidos o aço Damasco, que tem uma técnica de confecção milenar, onde a junção de camadas distintas e a composição de carbono geram quase um movimento da água, mimetiza uma peça de madeira, com seus veios e desenhos orgânicos.

Também o ouro que é um dos metais nobres o mais perfeito que evoca a sabedoria, a luz e a eternidade. Além da prata com sua característica de cor, o mais branco dos metais, com incrível capacidade de reflexão. Essas três combinações formam algo definitivamente belo.

Enquanto as luminárias apresentamse em latão e em pintura bronze, tanto nos modelos à energia elétrica ou à bateria; as bandejas apresentam técnicas inéditas, como a de composição de rochas para o modelo sem alça, e de base em imbuia maciça com haste em aço damasco. Assim como os apoios, todas essas peças são perfeitas para qualquer ambiente.

A partir da observação do resultado dessa combinação, o símbolo de tudo aquilo que nos torna essencialmente humanos a as fronteiras da criação deixam de existir abrindo caminho para uma investigação da forma escalas de geometrias. E para essa edição foram criados uma miniatura em latão, e pela primeira vez colares pulseiras, brincos e broches. “O DNA original se estende a estas incríveis peças, podendo serem combinadas com diferentes geometrias e diferentes metais”, conceitua Jader.

Reafirmamos com essa ação que o produto jaderalmeida segue a risca o pioneirismo, por meio da capacidade de resposta e por seguir e os preceitos de elegância e atemporalidade. “A materialização, sobretudo uma característica humana, a nossa busca pelos adornos estéticos, e aqui caracterizadas por objetos que viajam pelo tempo e permanecem elegantes” finaliza o designer.

O DNA ORIGINAL SE ESTENDE A ESTAS INCRÍVEIS PEÇAS.

CITAÇÕES DE JORNALISTAS

Allex Collontônio

Clarissa Schneider

Guilherme Amorozzo

Regina Galvão

CITAÇÕES DE PROFISSIONAIS

Adriana Ferreira

Andrea Ottoni

Celso Laetano

Cristiana Delpizzo

Diana Radomysler

Elaine Carvalho

Hugo Sasdelli

Jean Lorenzett

Juliana Pippi

Laura Lage Ferreira Carneiro

Marília Ruschel

Michel H¬uning

Richard Gohr

Sig Bergamin

Simara Deola

Tais Marchetti

CITAÇÕES DE PARCEIROS

Amanda Ferreira

Denilson Machado (Fotógrafo)

Erica Heidenreich

Henrique Concha

Ines Gusman

João Caetano

Juan Menacho

La Deux

Pedro d’Orey

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.