Revista | News
EDIÇÃO 683 WEEKEND 28 E 29/01/2023
MODA SAÚDE POLÍTICA CULTURA CIDADE PET AGRO ECONOMIA INTERNACIONAL NACIONAL GASTRONOMIA
"Democracia": pacote antigolpe de Lula obrigará redes sociais a apagar posts; veja mais detalhes PGS 5 E 6
Líder latino-americana, PPA (geradora de empregos, renda e tecnologia) celebra 40 anos com várias ações e inovações constantes.
Veja vídeo!
PG 8
fundadores Flávio
Presidente da Câmara, Eduardo Nascimento, assina convite internacional do Japan Fest
Tecnologia brasileira permitirá transplante de órgãos de porcos para humanos. Coração, rim, pele e córnea PGS 10 A 14 PGS 18 A 22
Sanduíches de frutos do mar para aproveitar o verão.
Frescos e leves, nos lembram das praias
Visita do Ministério da Saúde constata que Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília já tem 27% de obras executadas
Esse é o Brasil hoje: Baseado no STJ, STJ absolve traficante que polícia apreendeu drogas em sua casa sem pedir licença
PG 24 PG 26
Foto Divulgação
Os
e Mara Peres
Acompradeumloteéconsiderada
Invistanavalorizaçãodeumprojeto sustentáveledealtopadrão!
umdosmelhoresinvestimentos?
Sabiaque...
"Democracia": pacote antigolpe de Lula obrigará redes sociais a apagar posts; veja mais detalhes. Faz o "L".
Por incrível que pareça a grande mídia com jornalistas e empresas vendidas, artistas rouanet, bancos, grupos que se dizem minoritários e tudo quanto cúmplice de tudo isso não se manifestam. Calamse diante da censura e o pior que vem por aí. Os anencéfalos e sem caráter são cúmplices de tudo isso. E vão pagar caro. Pena que eles, mesmo os estudados, como milhões de professores e universitários fingem não saber. Vão todos para o Inferno. E aqui na terra ainda. Veja como já estão começando. E é só o começo, hein!
Ministro da Justiça fala em enquadrar publicações consideradas criminosas; leia os 4 pontos da proposta
O “pacote da democracia“, apresentado pelo ministro da Justiça Flávio Dino (PSB) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prevê uma Medida Provisória que cria obrigações às plataformas digitais para a retirada de conteúdos que forem considerados ilícitos.
O projeto foi entregue nesta 5ª feira (26.jan.2023) e será discutido entre integrantes do governo antes de ser apresentado por Lula ao Legislativo. O objetivo das medidas seria o de combater a organização de ataques como os do 8 de Janeiro.
O pacote apresentado pela Justiça contempla quatro propostas, como explicado por Dino. São elas:
• uma Medida Provisória que “cria obrigações para as plataformas no que se refere a crimes” sobre a manutenção de publicações consideradas ilícitas;
• Uma Emenda Constitucionalrelativa à criação da Guarda Nacional;
• Um Projeto de Lei para tratar do aumento de penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito, além de propor a criação de crimes, como o atentado contra a vida dos presidentes de Poderes;
Revista | News EDITORIAL
"Democracia": pacote antigolpe de Lula obrigará redes sociais a apagar posts; veja mais detalhes
• Um Projeto de Lei que visaria a agilizar a perda de bens de pessoas físicas e jurídicas que participam de atos com pautas consideradas antidemocráticas.
A MP prevê a imposição da retirada de publicações que forem consideradas crimes contra o Estado Democrático de Direito ou de terrorismo. A suspensão do conteúdo, determinada pelo Poder Judiciário, deve seguir a prática adotada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que estabelece um prazo de 2 horas e aplicação de multa.
“Nós não estamos falando de postagens antidemocráticas de um modo geral. Nós estamos tratando de postagens que correspondam especificamente aos crimes tipificados no Código Penal, assim como também na lei do terrorismo [Lei 12.360/2016]“, declara o ministro. “Não é uma regulação da internet, não é algo que se confunda com a temática das fake news“.
Em reunião com representantes de Secretarias de Segurança Pública dos Estados, Dino alegou que um debate sobre “obrigações jurídicas para as plataformas” na internet deve ser iniciado.“Empresas que operam no meio virtual consideram que não têm nenhuma obrigação jurídica com relação àquilo que lá transita, e nós não concordamos com isso”, declarou.
Dino considerou que a discussão deve ser feita com cuidado para proteger o direto à liberdade de expressão, mas afirmou, ainda, que “nenhuma liberdade de expressão é absoluta, porque não existe liberdade de expressão para quem cometa crimes“.
“Nós não estamos propondo uma regulação sobre a definição do que é democrático, do que não é, nada disso. Nós ancoramos a ideia da responsabilidade das plataformas no cumprimento da lei penal“, afirmou.
As propostas só serão tratadas quando as comissões estiverem instauradas no Congresso. Conversas de Lula com integrantes do governo podem resultar, ainda, em novos projetos ao pacote, como alertou o ministro. Para Dino, os 4 pontos elaborados pela sua pasta são “suficientes“.
Poder 360
Presidente - Editor: Marcos Flaitt
FALE CONOSCO:
Anúncios, divulgação de empresas, serviços e eventos
Fale com MARCOS FLAITT:
Mobile: (14) 9 9601-3070
E-mail: marcos.flaitt@gmail.com
EDITORIAL
Celebração à vista: PPA comemora 40 anos de fundação em 2023
Algo grandioso será comemorado em 2023: os 40 anos de fundação da PPA. A empresa prepara uma extensa programação para celebrar a data, com iniciativas variadas.
A história de sucesso da líder do setor na América Latina deve ser contada no decorrer do ano, através de ações e produtos. “Será um ano muito marcante para todos. Hora de refletirmos sobre tudo o que representa a PPA para cada um de nós, para Garça, para o Brasil e para o mundo”, destacou o fundador Flávio Peres.
O aniversário não poderia
vir em melhor momento, já que a PPA está em franco crescimento nacional e internacional, com expansão do seu já robusto portfólio.
Além de liderar os segmentos de portões automáticos, portas e cancelas, a marca tem investido no crescimento
das novas linhas de produtos como câmeras, interfones e IoT (Internet das Coisas).
PPA
A PPA é líder latino-americana em automatização de portas, portões e cancelas. Com sede em Garça-SP, a empresa tem outra unidade fabril em Manaus-AM, além de
Centros de Desenvolvimento e Pesquisa.
A marca é 100% brasileira e está presente com produtos e soluções em 51 países, distribuídos em dois continentes.
www.ppa.com.br
GERAL
Os fundadores Flávio e Mara Peres
9
A doença da curvatura adquirida atinge cerca de 10% da população masculina e se manifesta em homens a partir dos 50 anos. Por que a condição virou tabu e os homens sentem medo do caso?
Os homens chegam a ir 6 vezes menos ao urologista em comparação às mulheres que
visitam ginecologistas. O que causa o distanciamento dos homens com consultas médicas e o silêncio sobre diagnósticos relacionados à saúde sexual?
É incomum que as conversas na mesa de bar ou na roda de amigos sejam sobre saúde física e até mental. Diferente do comportamento das mulheres,
que costumam conversar com especialistas e entre si sobre mudanças corporais e questões da saúde.
No caso da Doença de Peyronie, o silenciamento e até medo são ainda maiores. A síndrome, também conhecida como curvatura adquirida, afeta diretamente a qualidade
GERAL
Por que a Doença de Peyronie (pênis torto a partir dos 50 anos), assusta os homens, mas ninguém fala sobre ela?
e performance sexuais masculinas, podendo causar impotência sexual. Para evitar o agravamento da doença e de aflições psicológicas com o caso, é necessário falar mais sobre o tema. Vamos entender o que assusta os homens e como tratar o diagnóstico de Peyronie.
Homens não vão ao médico tanto quanto deveriam
Embora a Doença de Peyronie seja o principal exemplo de diagnóstico que assusta os homens, ela não está sozinha nessa lista. O fato é que 62% dos homens visitam um médico apenas quando sentem dores extremas, em níveis insuportáveis.
Ou seja, apenas 38% costumam frequentar médicos generalistas ou especialistas para avaliações, os famosos check-ups.
Os homens reproduzem uma cultura de ignorar problemas médicos e sequer consideram realizar a consulta para conferências simples. Segundo
dados do Ministério da Saúde, 70% dos homens precisam ser forçados por companheira e familiares para visitar um médico.
No caso das condições urológicas, os dados são ainda mais preocupantes, aproximadamente 50% dos homens nunca realizaram uma consulta com um urologista, segundo dados do Instituto FioCruz.
Condições associadas aos órgãos genitais ou à saúde sexual como um todo, ainda são recebidas com muito preconceito pelo público masculino.
No senso comum, termos como masculinidade e virilidade estão associadas a um suposto estado perfeito de saúde e de funcionamento “perfeito” do pênis e do corpo de modo geral, como se a saúde fosse super resistente e ilimitada.
indicaram as principais razões pelas quais os homens não vão ou visitam menos os médicos: vergonha de expor o corpo ou passar por exames com contato físico (como no exame de toque, em que o médico insere o dedo na região anal para examinar a próstata); medo de descobrir doenças sérias/graves;
A questão é que quanto mais medo ou vergonha de frequentar médicos em diferentes especialidades, maiores são os riscos de que doenças se agravem e exijam tratamentos mais rigorosos.
Entenda melhor como é o caso da Doença de Peyronie para ficar informado e tranquilo sobre essa condição.
Tenho a Doença de Peyronie, e agora?
Por que os homens vão menos ao médico?
Na pesquisa do Instituto FioCruz, as informações levantadas
Informação também é prevenção
Primeiro, é importante ter clareza sobre o que é a Doença de Peyronie. Por vezes, a
GERAL
13
confusão entre diagnósticos atrapalha na interpretação correta do que precisa ser feito.
A síndrome de Peyronie, ou curvatura adquirida, é uma condição que costuma acometer homens a partir dos 50 anos e afeta a anatomia e desempenho do pênis.
A doença forma placas ou nódulos fibrosos na região das túnicas albugínea, nos corpos cavernosos penianos (área interna do órgão). Essas placas comprometem a expansão regular do tecido peniano, além de afetar na curvatura normal do membro, deixando-o progressivamente torto e causando fortes dores.
Diagnóstico precoce
As placas fibrosas podem ser formadas pela repetição do movimento sexual de penetração, que cria micro lesões no pênis ao longo de toda a vida. As pequenas lesões, ao cicatrizar, são acompanhadas das fibroses, que afetam a anatomia do membro.
A doença é progressiva e pode se desenvolver em até 2 anos. O que significa que com o passar do tempo, as deformações de Peyronie ficam mais intensas e notáveis. Com o agravamento do caso, as opções de tratamento diminuem e o desconforto será cada vez maior. Doença de Peyronie causa dor? Como identificar os sintomas e o que fazer Sim, a Doença de Peyronie pode causar dores e desconfortos durante a ereção e em casos mais agravados a dor pode ser sentida o tempo todo.
A mudança anormal na curvatura peniana causa bastante incômodo durante as relações sexuais com penetração e pode ser que fique insuportável manter o ato. Esse é outro fator que causa tanto medo nos homens, não conseguir o melhor desempenho na “hora H”.
Porém, isso deve ser mais um motivador para procurar manter os exames em dia e
garantir que qualquer doença pode ser tratada com rapidez.
Sintomas
Os principais sintomas da Doença de Peyronie são: formação de nódulo no pênis que pode ser visível ou não. Às vezes pode ser palpável; sensações incomuns de dor durante o sexo ou na hora de fazer xixi; mudança acentuada da curvatura peniana, geralmente com alterações superiores a 30 graus.
Tratamentos para Peyronie
A doença pode ser tratada por dois caminhos: medicamentos orais quando no início ou tratamento cirúrgico.
A cirurgia, realizada a partir de incisões geométricas, pretende expandir os tecidos até os limites máximo dos nervos, de modo que seja possível recuperar tamanho, diâmetro e calibre do pênis, aumentando a satisfação dos pacientes que precisam passar pelo procedimento.
GERAL
(Chipa)
Santander finalmente começa a liberar car tões no Apple Pay
Durante a reunião, a Samsung apontou que o mercado de smartphones dobráveis terá uma taxa de crescimento anual de 80% até 2025.
Além disso, a empresa também espera que a Apple adentre o mercado de dobráveis até 2024 mas com notebooks e tablets primeiro, não smartphones.
Rastreador da eufy é uma alternativa mais barata ao AirTag
F i n a l m e n t e ! P o d e m o s e x t e r m i n a r completamente aquela pergunta que ressoa por anos: “Cadê o Santander no Apple Pay?”
A c o n t e c e u : o b a n c o c o m e ç o u a disponibilizar a integração com o sistema de pagamentos por aproximação da Maçã
A partir de agora, você poderá adicionar seus cartões do Santander ao aplicativo Carteira (Wallet) para fazer pagamentos, além de permitir comprar pela internet sem a n e c e s s i d a d e d e t e r o c a r t ã o p o r p e r t o .
Samsung prevê Macs e iPads
dobráveis até ����
A e u f y, m a r c a d a f a b r i c a n t e A n k e r , r e c e n t e m e n t e a n u n c i o u s u a a p o s t a d e rastreador inteligente, o qual seria uma alternativa mais barata ao AirTag.
Trata-se do rastreador SmartTrack Link, que sincroniza com o app Eufy Security e tem suporte ao aplicativo Buscar, nativo do iOS.
Starlink: internet de Elon Musk faz bonito no Brasil e no ex terior
O Brasil levou a melhor no mais recente ranking da internet via satélite, com a primeira posição em termos de velocidade na América do Sul.
O provedor Starlink, do visionário (e controverso) empresário bilionário Elon Musk, alcançou a conexão mais veloz da região, com download médio de 128,38 Mb/s, de acordo com levantamento da e m p r e s a O o k l a , e s p e c i a l i z a d a e m medições de internet.
Quiosque do iPhone, Assistência Técnica Especializada Apple
Pensou em reparo para seu iPhone, pensou Quiosque do iPhone - Apple Marília
✅Leva e traz
✅Horários flexíveis
✅ G a r a n t i a d e 3 m e s e s s e h o u v e r problema na peça
Whats: (14) 99601-4468
Rua: Navarro de Andrade, 137 Marília, SP
Visita do Ministério da Saúde constata que Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília já
tem 27% de obras executadas
Visita técnica de representantes do Ministério da Saúde, neste dia 26 de janeiro, apontou que 27% das obras da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília já foram executadas. Estiveram no local onde está sendo construído o prédio que vai fazer parte do Centro de Oncologia da
unidade hospitalar filantrópica mariliense, representando a Pasta da Saúde do Governo Federal, o coordenador geral de equipamentos e materiais de uso em saúde, Thiago Rodrigues Santos e a consultora técnica, engenheira civil Layane Calheiros de Melo.
A equipe técnica conferiu a
implantação das paredes do Bunker e o início das instalações elétricas e hidráulicas. Quanto ao prédio ambulatorial, segue em execução a estrutura de concreto armado, piso armado, instalação de esgoto e instalação elétrica, bem como a estrutura e alvenaria das edificações adjacentes.
GERAL
@ESCOLADEEDUCAÇÃO INFANTILCATIVAR
Iniciadas em 29 de agosto de 2022, as obras da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília têm previsão para serem concluídas no final de agosto deste ano.
Representando a Santa Casa de Marília, acompanharam a equipe técnica do MS: o primeiro vice-provedor Luiz Orlando, o diretor-administrativo João Luís Castro Vellucci, o assessor de Direção Elton Turola e a
gerente de projetos Dilene Lopes. Também estiveram no encontro e na visita à área de construção do prédio membros da Incorplan - construtora responsável técnica pelas obras e Concremat - que faz a fiscalização das obras. Um mês após o início das obras, no dia 28 de setembro de 2022, representantes do Ministério da Saúde já tinham realizado uma visita técnica às obras da
Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília. No dia 8 de novembro, novamente os representantes do Governo Federal estiveram na cidade para acompanhar a execução das obras.
O próximo encontro técnico na obra de implantação da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília deve acontecer em dois meses.
Plano de Expansão
Desde 2018, a Santa Casa de Marília foi incluída no Plano Nacional de Expansão da Radioterapia e com um esforço da Direção do Hospital, contando com o apoio de parlamentares, o Ministério da Saúde autorizou o início das obras para este ano.
Com recursos de R$ 8,8 milhões do Ministério da Saúde, o novo prédio está sendo instalado em área total de 2.151,70 m² e terá 804,94 m² de área construída. A previsão para a entrega da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília é 29 de
agosto de 2023.
A Varian vai fornecer o equipamento acelerador linear para a realização das sessões de radioterapia, que atenderão uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes em 62 municípios do DRS IX (Departamento Regional da Saúde).
Com o novo serviço, o Centro de Oncologia da unidade hospitalar filantrópica mariliense, com mais de 20 anos de tradição, vai passar a realizar um atendimento integral ao paciente no tratamento do câncer, em âmbito regional.
Referência SUS
Atualmente, já são realizadas
18 mil consultas, 9 mil sessões de quimioterapia e 400 cirurgias por ano, somente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), na unidade de tratamento de câncer da Santa Casa de Marília, o que consolida o hospital como o maior prestador de serviços SUS na área oncológica na região abrangida perlo DRS IX.
A expectativa é que pelo menos 1 mil pacientes sejam atendidos anualmente na nova Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília.
e leves, nos lembram das praias
Os peixes e frutos do mar são um grande sucesso no verão. Frescos, leves, que nos lembram das viagens de férias à praia. O avec, comandado pelo chef Lucas Bassoleil, é uma das casas que trabalha com esses ingredientes em diversos tipos de receitas, principalmente em sanduíches - o que, à primeira vista, pode parecer bem incomum. Mas, na verdade, são amor à primeira mordida! O Gravlax (Salmão gravlax, maçã verde, erva doce, rabanete, alcaparras e raspa de limão siciliano. No pão preto
com molho de mostarda mel e dill - R$90) é um sucesso na casa, que traz salmão defumado e tem todo o frescor que a estação pede.
O Calamari Roll (Lulas frescas puxadas com bacon caramelizado, tomate cereja, cebola roxa, uva verde e páprica, no pão de hot dog - R$55) é outra receita que faz sucesso na casa. Além dele, o Bao de Camarão (Camarão pistola empanado com picles de cenoura, pepino, maionese de wasabi, folhas de coentro e pó de nori - R$33)
também faz sucesso.
Sobre o avec O objetivo do avec é reunir as pessoas em um ambiente agradável e remeter a elas a lembrança de lugares no mundo que já visitaram e sabores que estão em suas memórias. A experiência gastronômica do chef também soma a toda a inspiração do restaurante, já que ele viajou e trabalhou em vários países – isso ajuda a compor um cardápio repleto de sabores únicos.
GASTRONOMIA
Sanduíches de frutos do mar para aproveitar o verão. Frescos
A Sexta Turma do Superior
Tribunal de Justiça (STJ) absolveu uma pessoa que havia sido presa pelo crime de tráfico de drogas depois de considerar que as provas do crime foram colhidas de forma “ilícita”.
Boa gente o homem não era: foi preso em flagrante, na rua, por porte ilegal de arma de fogo, devido à uma denúncia anônima.
A polícia realizou a prisão em flagrante e logo em seguida verificou que era um criminoso com “passagens” na polícia por crime de tráfico.
No curso na investigação, os policiais foram até a casa do traficante, onde encontraram e apreenderam drogas. O bandido,
claro, foi processado pelos crimes de tráfico e porte de arma de fogo.
No julgamento em grau de recurso no STJ, o relator do habeas corpus, ministro Rogerio Schietti Cruz, entendeu que a atuação policial “não citou a presença de drogas no imóvel, mas apenas de arma de fogo em via pública distante do domicílio”. Para o ministro, houve “constrangimento ambiental/ circunstancial”, já que não haveria “provas suficientes” para a busca domiciliar, “nem consentimento do suspeito”.
Para o advogado Willer Tomaz, a missão funcional dos agentes da segurança pública não os licencia para a “entrada forçada”
no domicílio do cidadão. Além disso, diz, a fé pública dos seus atos não os isenta de “comprovar o consentimento do morador” quanto à entrada no domicílio, sob pena de institucionalizar-se a “violação indiscriminada do espaço sagrado” do indivíduo, no caso um traficante de drogas.
O Supremo Tribunal Federal (STF) entende que o ingresso forçado em domicílio, sem mandado judicial, é legítimo quando há “fundadas razões”, justificadas pelas circunstâncias do caso concreto, de que está ocorrendo situação de flagrante delito no interior da residência. No caso, no interior das residência havia drogas ilícitas.
GERAL
Esse é o Brasil hoje: Baseado no STJ, STJ absolve traficante que polícia apreendeu drogas em sua casa sem pedir licença
Marília Shopping encerra programação de férias com uma série de atividades para a garotada
Para encerrar as férias em grande estilo, essa semana o Marília
Shopping preparou uma série de atividades divertidas para a
garotada
Entre as atrações, que tal se divertir com jogos de tabuleiro só que, em tamanho Gigante?
Com essa proposta o Shopping traz uma programação com tom de nostalgia que fará com que os adultos possam reviver a sua
GERAL
infância e apresentem aos seus filhos brinquedos que marcaram sua geração. A ação, que conta com o apoio da Webby Internet, é gratuita e acontece em 28 de janeiro.
As famílias ainda podem aproveitar as variedades gastronômicas da praça de alimentação e se divertir com o Kids Park, parque de entretenimento coletivo que conta com um circuito de escorregadores, balanço, gangorra, entre outros brinquedos. Gratuito, o Kids Park está instalado na Praça de eventos do Shopping.
Para que o passeio seja ainda mais especial, o Marília Shopping conta com atrações fixas como
o Espaço Art Play, Cinema 6D, Plush Mania, Feira do Livro, Big Zoo, Trenzinho da Alegria, Cama Elástica e o Mini Cars for rent.
E, para quem quer curtir o finalzinho das férias assistindo um bom filme, a Cinépolis traz as principais estreias do circuito.
Entre os filmes em cartaz está o sucesso de bilheteria “Avatar – O Caminho da Água”; o esperado “Babilônia”; os suspenses “M3gan” e “A Profecia do Mal”, a comédia “O Pior Vizinho do Mundo”, o eletrizante “Alerta Máximo”, as animações “Gato de Botas 2: O Último Pedido” e “Chef
Jack: O Cozinheiro Aventureiro”
e os shows “BTS - Yet to Come in Cinemas” e “Billie Eilish: Live at the O2”.
Serviço
Férias Marília Shopping
Kids Park
Horário: Segunda a sábado das 10h às 22h
Domingos e feriados das 11h às 22h
Local: Praça de Eventos
Público-alvo: Crianças 2 a 12
anos
Participação: Gratuita
28/01
Oficina de jogos de tabuleiro
gigantes
Horário: 14h às 18h
Local: Próximo as escadas rolantes
Participação: Gratuita
Inscrições para o Geração B, programa de estágio do Grupo Boticário vão até este domingo (29)
Dar o primeiro passo na carreira nem sempre é tarefa fácil. Mas, e se fosse possível trilhar esta jornada de forma afirmativa para construção de conhecimentos e treinamento de habilidades com a ajuda de mentores? Pois é isso e muito mais que o Geração B -programa de estágio do Grupo Boticário propõe. As inscrições estarão abertas até este
domingo (29/1).
O Geração B traz diversos diferenciais quando comparado aos programas de estágio convencionais, sendo planejado para atender os candidatos não somente sob o aspecto profissional e sim considerando suas necessidades básicas, psicológicas e de autorrealização no trabalho. Para tanto, os candidatos selecionados
receberão bolsa no valor de R$
2.068,00 (30 horas semanais), bolsa 13º, vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição ou, caso seja a vaga de trabalho híbrido, tem a opção de realizar a refeição no local; além de plano de saúde e odontológico, seguro de vida, horário flexível e auxílio home office, suporte financeiro que colabora com o custeio dos gastos desse
GERAL
modelo de trabalho.
Outro ponto de destaque do Geração B é seu compromisso em alavancar a diversidade e inclusão, integrando o compromisso do Grupo Boticário de construir Uma Beleza de Futuro. Mais de 75% das vagas são destinadas a pessoas pretas, pardos, LGBTQIA+ e Pessoas com Deficiência. Além disso, como grande parte das vagas são para trabalho híbrido ou remoto, universitários de todo o país poderão se inscrever. E, como uma forma de colaborar para a inclusão, fluência em inglês não é requisito.
“No Grupo Boticário vamos além, não pretendemos apenas beneficiar as pessoas aprovadas, mas possibilitar o aprendizado de todos os inscritos durante toda a jornada do processo.
Dizemos que a nossa missão é conhecer o jeito de ser e de
fazer do candidato como uma afirmação da aprendizagem.
Por isso, buscamos pessoas que acreditam no crescimento coletivo de forma sustentável e que é possível transformar o mundo por meio da beleza”, afirma Débora Freitas, Gerente de Employer Branding e Programa do Grupo Boticário.
Para que essa trilha de aprendizado seja possível, os candidatos são alocados a partir de suas aptidões. A ideia é que possam alcançar o desenvolvimento profissional com satisfação e alcançarem a autorrealização. “Um dos maiores diferenciais é a cultura da empresa. Todos os dias, vivencio a essência do Grupo no cotidiano do trabalho, de forma orgânica e emocionante. Aqui todos acreditam no nosso propósito de ser o melhor e maior ecossistema de beleza
para o mundo e fazemos o possível (e às vezes até o impossível) para alcançarmos isso! Além disso, entendo que o GB é pioneiro no protagonismo concedido para os estagiários, com autonomia para tomada de decisões e, ainda assim, com toda uma rede de apoio, fato que nutre nossas relações. Nunca me esqueço que na minha primeira semana, meu gestor pediu para que eu fizesse uma entrega de um projeto e me disse que sabia que eu era capaz”, conta Guilherme Costa, estagiário de Diversidade Inclusão e Equidade do Grupo Boticário.
Programa Geração B -- Grupo Boticário
Período: de 16/01 a 29/01
Previsão de início do estágio: abril de 2023
GERAL
Intraempreendedorismo:
em 2023, ter boas ideias é questão de sobrevivência
*por
Rodrigo Comegno
No final dos anos 1980, o membro júnior da equipe da Sony, Ken Kutaragi, conhecido por consertar tudo, criou um chip para tornar o Nintendo de sua filha mais poderoso e proporcionar uma melhor experiência de jogo. Ele procurou seus chefes com a ideia de criar um novo console para a Sony, mas encontrou um
obstáculo. A Sony simplesmente não fazia jogos, e muitos acreditavam que a indústria era apenas uma moda passageira.
Recusando-se a desistir, Kutaragi procurou o CEO da Sony, Norio Ohga. Cada vez mais ciente do valor da indústria de jogos, Ohga iniciou uma joint venture com a Nintendo. No entanto, a parceria não durou muito tempo. Mas a Sony decidiu desenvolver seu
próprio console.
O PlayStation foi lançado em 1994 e vendeu mais de meio bilhão de unidades desde então. Aquele mero funcionário tornouse presidente e CEO da Sony, e ninguém na empresa questiona mais a credibilidade da indústria de jogos.
Entretanto, essas boas ideias que saem da cabeça dos colaboradores de uma empresa
GERAL
é um movimento minoritário, já que isso acontece de maneira ainda tímida em algumas companhias.
De acordo com o GEM (Global Entrepreneurship Monitor), menos de 1% dos colaboradores atuam como intraempreendedores no país. Um número muito baixo comparado aos 8% de países como Reino Unido e Austrália.
Mas se as empresas quiserem continuar competitivas no mercado, vão precisar acelerar esse processo e colocar seus colaboradores também como protagonistas dos negócios.
caixa”, tragam ideias e tendências de negócios.
Esse processo permite que as empresas se antecipem aos concorrentes e as mudanças de comportamento dos consumidores. Por isso, é importante que as companhias incentivem esse movimento, deem espaço para seus colaboradores e os ouçam mais. No entanto, vale destacar que não estamos falando de um concurso de ideias. As empresas esperam colaboradores que tragam propostas e que também coloquem a "mão na massa".
colaboradores, proporcionando o sentimento de pertencimento e valorização, além de colocar as pessoas no centro do negócio, dando espaço para que se desenvolvam e busquem soluções para crescer junto com a companhia.
Ainda temos muitos desafios
Colaborador como empreendedor Com a transformação digital acontecendo de maneira veloz, o debate sobre intraempreendedorismo ganhou urgência. Hoje, é indispensável que as organizações tenham pessoas que pensem “fora da
É preciso que esses profissionais tenham visão, façam pesquisa de mercado, olhem a concorrência e trabalhem muito para que a ideia saia do papel e vire um negócio.
Ao dar voz e oportunidade para que os funcionários participem de forma proativa em projetos internos, a empresa estimula o engajamento de seus
Em 2023, as empresas precisam entender o potencial do intraempreendedorismo dentro de seus modelos de negócios. Esta é uma questão de sobrevivência. Entretanto, para que isso aconteça, precisamos ultrapassar os obstáculos que travam tais iniciativas.
Uma pesquisa inédita da ACE Cortex, empresa de tecnologia, mostrou que 64,7% estão familiarizados com o conceito como uma ferramenta importante para expandir a inovação dentro das organizações, mas somente 23,2% das empresas de fato praticam essa iniciativa como
GERAL
Maker Marília makermarilia 99904-8843 CHEGOU CHEGOU Power by: MATRÍCULAS Nós damos as ferramentas e eles constroem um FUTURO MELHOR! FUTURO MELHOR! ABERTAS PROGRAMAÇÃO EMPREENDEDORISMO CRIATIVIDADE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATIVIDADES MANUAIS TRABALHO EM EQUIPE
parte da estratégia do negócio. Acontece que muitas companhias não sabem por onde começar ou como fazer com que seus colaboradores tenham uma rotina para "pensar fora da caixa" e nem métodos que estimulem esse movimento.
Para 31% dos entrevistados, a principal dificuldade é o pouco espaço dado para o tema dentro da estratégia da companhia. Além disso, ainda falta preparo dos funcionários para trabalhar com inovação — motivo principal para 17% dos entrevistados.
O que as empresas precisam ter em mente é que terão que começar de alguma forma. Ter mentorias é dar espaço para criação pode ser o início de tudo. Além disso, é necessário ter em mente que nem tudo dará certo. Haverá muitas falhas e insucessos.
Ainda assim, esse tipo de iniciativa é importante para criar
uma cultura de inovação, uma vez que dá para fazer uso das ideias dos talentos internos. É sempre bom lembrar que uma ideia, inclusive, pode mudar os rumos da organização e trazer muitos frutos.
mais de 17 mil colaboradores e foi eleita por cinco vezes entre as 150 Melhores empresas para se trabalhar’ e três vezes entre ‘as 40 melhores para se iniciar a carreira’ no Brasil.
* Rodrigo Comegno, Head de Produtos do Pagou Fácil, da Paschoalotto
Sobre a Paschoalotto
Em atividade desde 1998, a Paschoalotto conquistou ao longo de sua trajetória de 24 anos no mercado excelente reputação em serviços de recuperação de crédito, atendimento ao cliente, relacionamento, tecnologia, dados e inovação, além de ser uma forte parceira na terceirização de processos de negócio para empresas de todo o país.
Com unidades nas cidades de Ribeirão Preto, Marília, Bauru e Agudos, a empresa emprega
A Paschoalotto oferece o melhor da interação humana, potencializada por uma suíte completa de soluções digitais. Uma dessas soluções é o Pagou Fácil, plataforma pensada para ajudar as empresas e clientes a manterem suas contas em dia. Como forma de simplificar a gestão de cobranças pelas empresas, a plataforma descomplica a negociação com os consumidores e facilita o acompanhamento dos recebimentos.
Já para os consumidores, o Pagou Fácil permite a organização do pagamento de suas dívidas, sendo possível verificar todas as opções de negociações com as empresas parceiras.
GERAL
Ministra dos Povos Indígenas espera demarcação de 14 áreas este ano
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, afirmou, em entrevista a veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que 14 processos de demarcação de terras indígenas estão prontos para homologação pelo governo federal. São áreas localizadas em oito estados de quase todas as
regiões do país. "Temos 14 processos identificados, que estão com os estudos prontos, concluídos, já têm a portaria declaratória. A gente espera que o presidente Lula possa assinar a homologação", disse. As terras indígenas prontas para o reconhecimento definitivo ficam no Ceará, Bahia, Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do
Sul, Acre, Amazonas e Mato Grosso. O governo anterior, de Jair Bolsonaro, havia paralisado todos os processos de demarcação de terras indígenas e a retomada desses processos foi um compromisso de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No fim ano passado, durante a transição de governo, o grupo
GERAL
de trabalho temático sobre questões indígenas já havia incluído, no seu relatório, uma lista das 13 áreas prontas para demarcação. Ao todo, elas somam cerca de 1,5 milhão de hectares. Ameaças
Primeira indígena a assumir um cargo de ministra no governo federal, Sônia Guajajara foi a entrevistada da edição desta sexta-feira (27) do programa
Voz do Brasil, da EBC, em que atualizou a situação de vulnerabilidade de diversos povos.
O tema ganhou evidência nos últimos dias com a eclosão da crise sanitária vivida pelos Yanomamis, em Roraima. Segundo a ministra, este caso
é apenas "a ponta do iceberg".
"Tivemos seis anos de muita ausência do poder público. Yanomami é uma pontinha do iceberg", afirmou Guajajara. A ministra citou os casos dos povos Arariboia e Guajajara, no Maranhão, Uru-eu-wau-wau, em Rondônia, Karipuna, no Acre, e Munduruku, no Pará. "Todas essas áreas estão com situação grave de madeireiro ou de garimpeiro e, com isso, [há] uma insegurança geral de saúde e alimentar", disse.
A ministra também mencionou a situação dos indígenas
Guarani Kaiowá, grupo que já esteve em evidência há alguns anos, mas que segue grave. Eles vivem em área ainda não demarcada e que é disputada por fazendeiros, as chamadas
de áreas de retomada, em que há conflito permanente. “Temos recebido demanda do Guarani Kaiowá. Eles vivem em áreas de retomadas e isso dificulta a produção de alimentos. Tem a situação do povo Pataxó, também numa área de retomada. É uma terra indígena que aguarda portaria declaratória do governo federal. [Há também] os Awá Guarani, no Paraná, que têm procurado a gente para dar uma atenção especial", acrescentou.
Outra fonte de preocupação, de acordo com a ministra, segue sendo a região Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas, que concentra o maior número de povos indígenas isolados de todo
GOLPE?
o país. No ano passado, a região foi notícia mundial com os assassinatos brutais do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira.
"Nas duas últimas semanas foi encontrada uma bomba dentro da casa de um servidor da Funai [no Vale do Javari]. A Polícia Federal foi chamada e conseguiu desarmar a bomba. O Vale do Javari é uma prioridade para garantir proteção", revelou a ministra. "Com essa afirmação do presidente Lula de que vai
retomar a demarcação de terras indígenas, de que vai avançar com esses processos, então [isso] já gera uma certa turbulência, animosidade de quem é contra a demarcação e, com isso, eles tentam formas de intimidar a própria atuação do governo federal", acrescentou.
Ações permanentes
A ministra do Povos Indígenas ainda falou sobre a necessidade de ações permanentes nos territórios indígenas, para
repelir ameaças e evitar novas situações de vulnerabilidade. "Essa ação é muito importante, é a retomada da presença do Estado no território. E é preciso que seja feito um trabalho articulado com vários ministérios. Para isso, instalou-se uma comissão de enfrentamento que vai começar na segunda-feira (30), e a ideia é que o Ministério da Defesa permaneça ali com essa presença de fiscalização, juntamente com Ministério da Justiça, [com] a Polícia Federal", finalizou.
por Carlos R. Ticiano
Peripécias de adolescentes
Se fizermos uma enquete com os adultos, para saber se na adolescência nunca aprontaram das suas, provavelmente todos dariam sua mão à palmatória. Diante das inúmeras brincadeiras ou artes propriamente ditas, algumas
consideradas inocentes, outras nem tanto, a garotada aprontava e deixava seus pais muitas vezes perplexos, sem saber o que dizer ou que fazer. Não faltava imaginação e criatividade para colocar a balbúrdia em prática. Mais
cedo ou mais tarde, brincando no quintal, no pátio da escola, na calçada da rua, sozinhos, na companhia dos irmãos ou colegas, lá vinha arte. Algumas consideradas inocentes, outras nem tanto. Apesar das meninas, serem menos arteiras do que os
ARTIGO
meninos, a galera não deixava por menos.
Como no dia em que Victor e seus colegas, prenderam um gato dentro de uma gaiola. Depois de andarem com o bichano preso na gaiola por algum tempo, como se fosse um passarinho, resolveram soltá-lo.
O gato, como um leão selvagem, quando escapa de uma jaula, saiu em disparada, enfurecido e disposto atacar o primeiro que encontrasse pela frente. Nunca mais se teve notícias do gato...
Jogar peteca no quintal era uma algazarra. Mas sempre tinha um que exagerava no tapa, e mandava a peteca no quintal do vizinho. Para recuperála, era preciso que Rafael e Gabriel subissem no muro para distrair o cachorro, enquanto o mais corajoso, no caso Daniel, pulava o muro para buscá-la.
Era preciso ser rápido, pois o cachorro Flash, não estava para brincadeiras. Mas às vezes, o
pior acontecia...
Sair na captura de um sorveteiro, era um alvoroço e uma diversão, na certeza de que alguma trapalhada iria acontecer. Quando viam-no passando na esquina, a turma saia correndo em disparada para alcançá-lo e comprar o sorvete preferido. Na expectativa de encontrar o palito premiado, o sorvete era devorado em segundos. Laura, a mais engraçadinha da turma, na pressa em pedir o sorvete, certa vez exclamou – O meu é de “abaixa aqui”! Foi uma gargalhada geral...
Era freqüente, brincar de esconde-esconde dentro da igreja, enquanto a professora Maura, não chegava para iniciar à aula de catecismo. Qualquer lugar servia para se esconder, como na sacristia, atrás do altar, debaixo do banco, na torre do sino, dentro do confessionário. Até o dia em que um desatento, no caso o Lucas, não percebendo
que o padre Antônio estava no confessionário fazendo uma confissão, entrou para se esconder. Neste dia, sobrou até para o sacristão...
Descer a calçada em um carrinho de rolimã, era uma aventura digna de uma corrida de Fórmula 1. Talvez nem Max Verstappen, na hora da largada, gostaria de ter Daniel e Rafael na primeira fila. Muito menos, coragem para encarar os buracos e as pedras soltas da calçada, que momentaneamente se transformava em pista de corrida. Para sair de casa, era mais seguro aguardar a entrada do safety car...
Uma vez por mês, Dona Maria (italiana) aparecia na casa dos pais de Alice, pedindo para que ela escrevesse uma carta para a sua filha, que morava em São Paulo. Carta ditada, escrita e envelopada, lá ia a turma toda deliciar-se da variedade de frutas, que ela cultiva na chácara
49
ARTIGO por Carlos R. Ticiano
em que morava. A goiabeira com suas goiabas brancas e vermelhas eram as preferidas. Certo dia, na tentativa de pegar uma manga, Elisa caiu da mangueira e quebrou o braço. Foi um Deus nos acuda... Certa vez, a mãe de Júlia e Daniel, pediu para que fossem comprar farinha de mandioca para fazer uma farofa e alface para fazer uma salada. De volta do supermercado Pastorinho, ao entregarem a sacola para Dona Anna, ela percebeu que não era exatamente o que pedirá para comprar. Diante do erro, Dona Anna, exclamou –Hoje vamos ter farofa feita com farinha de milho e salada de tomate com acelga. Quero ver quem vai reclamar...
No pátio da escola, na hora de formar fila para adentrar à sala de aula, sempre aprontavam com a professora Rosalina. Como de costume na Semana da Pátria, era costume cantarem o hino da Independência do Brasil
– Já podeis, da Pátria filhos, ver contente a mãe gentil. Já raiou a liberdade, no horizonte do Brasil. O mais espevitado da turma, no caso o Gabriel, quase gritando no final da fila, exclamava – Japonês, da Pátria filhos...
Com a intensão de acabar com o corre-corre da garotada, seu Nelson, pai de Lucas e Sofia, pediu para que fossem buscar um disco de vinil do Roberto Carlos, na casa do seu Ataliba. De volta, todos correndo, avistou Lucas com a capa, Sofia com o disco e Victor com a capa plástica. Na pressa, Sofia deixou escapar o disco, que saiu rolando pelo corredor. A faixa com a música “Nas curvas da estrada de Santos”, nunca mais foi a mesma...
Jogar bola na rua, muito embora perigoso, era inevitável. De um lado Gabriel, Victor e Lucas, do outro lado Rafael, Fábio e Daniel. Times formados, hora de mostrar quem sabia de fato,
jogar, driblar e fazer gol. Na tentativa de um passe à distância, às vezes a bola decolava, atingindo à vidraça da janela do vizinho. Vidro quebrado, jogo acabado, prejuízo para os pais. Bola confiscada por tempo indeterminado...
Quando o dentista aparecia na sala de aula, convocando alguns alunos para uma avaliação dentária, era um desespero geral. Certa vez, a caminho do consultório, Daniel, um dos quatro alunos convocados pelo Dr. Marcelo, conseguiu desvencilhar-se da turma, sem que ninguém percebesse, só voltando à escola no dia seguinte. Incrédulo, o dentista perguntou – Mas não eram quatro alunos?...
Carlos R. Ticiano
Carlos R. Ticiano é advogado, romancista e colunista.
ARTIGO por Carlos R. Ticiano
Com o objetivo de conscientizar a população fornecendo informações sobre os fatores de risco que influenciam a saúde, o Marília Shopping recebe em 28 de janeiro, das
16h às 19h, ação de saúde. Promovida pela Drogaria
Manzano, para essa ação, que é gratuita, haverá serviços e orientação farmacêutica com esclarecimento de dúvidas e aconselhamento sobre iniciativas e práticas para se viver mais e melhor. Entre os serviços oferecidos, haverá aferição da pressão arterial. A pressão considerada normal é aquela que na média, é igual ou inferior a 12 por 8. A hipertensão arterial acontece quando os valores da pressão máxima e mínima são iguais ou superiores a 14 por 9.
As pessoas que tem maior risco de se tornarem hipertensas são aquelas que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, não fazem atividades físicas regulares, exageram no consumo de álcool, são diabéticas ou tem histórico de hipertensão entre seus familiares.
Durante o período também serão feitos testes de glicemia capilar, que verificam os níveis de açúcar no sangue e determinam hipoglicemia, pré-diabetes e diabetes.
O teste permite acompanhar e avaliar a eficiência da dieta, medicação oral e da administração da medicação. É também por meio desses resultados que o médico consegue avaliar a saúde do paciente e indicar a melhor
conduta a ser adotada. Serviço
Ação de Saúde com aferição de pressão arterial e testes de glicemia capilar
Local: Drogaria Manzano
Marília Shopping
Data: 28 de janeiro
Horário: 16h às 19h
Participação: Gratuita Sobre o Marília Shopping
Referência de visitação e consumo da população da cidade e região, o Marília Shopping, administrado pela AD Shopping, maior administradora independente do Brasil, conta com diversas lojas com as melhores marcas e grifes, amplo estacionamento, rede Cinépolis com cinco salas de cinema em tecnologia 3D;
GERAL
A estação mais aguardada pelos brasileiros finalmente chegou e para refrescar os dias de solzão nada melhor que um mergulho, seja na praia ou na piscina. Porém, a combinação entre o sal da água do mar, o cloro da piscina, a longa exposição ao sol e até mesmo o suor que aumenta nesses dias de verão, pode causar danos significativos ao cabelo.
Mas, não é por que estamos de férias que precisamos deixar o autocuidado de lado, aliás esse é o melhor momento para intensificar os cuidados. Por isso, a dermatologista e tricologista, Dra. Ana Carina Junqueira separou algumas dicas para aproveitar a temporada sem culpa e evitar qualquer prejuízo aos fios. De acordo com a Dra. Ana Carina,
o sal e o cloro estão entre os grandes vilões responsáveis por causar o ressecamento aos fios no verão. Isso porque, os fios do cabelo são compostos por células de queratina, que em contato com a água da piscina ou do mar, aumentam a absorção dessas substâncias, fazendo com que eles inchem, resultando em uma dilatação da fibra capilar, ou seja,
GERAL
Médica tricologista explica como minimizar os efeitos causados pelo cloro das piscinas e água salgada do mar nos cabelos
abrindo as cutículas dos cabelos, deixando-os mais frágeis. “Quando o fio está exposto ao ph baixo do cloro, eles podem ficar fracos e quebradiços, mais ressecados, além de desbotados e com maior propensão à queda”, complementa a tricologista.
Apesar de parecer assustador, não é necessário deixar de se refrescar na piscina ou dar mergulhos no mar para proteger os fios, existem alguns truques para minimizar os efeitos causados pelo cloro e água salgada. A Dra. Ana Carina Junqueira dá uma dica valiosa para “enganar” os fios
e orienta molhar o cabelo com água corrente antes de entrar na piscina ou no mar, assim os fios já estarão “inchados” e irão absorver menos água salgada e clorificada.
“Além disso, o ideal é que os cabelos sejam lavados logo após o contato com o mar, ou piscina, com o uso de um shampoo sem sulfato, para não fragilizar ainda mais os fios e um condicionador com o ph adequado para o seu cabelo, para fechar as cutículas, além de uma boa máscara de hidratação, assim o tempo de exposição aos fatores de risco
não será tão prolongado. Caso não seja possível lavar os cabelos adequadamente logo em seguida, vale ao menos lavá-los com água corrente ”, recomenda a Dra. Ana Carina Junqueira.
Outro elemento que pode fragilizar os fios, é a exposição solar. Isso acontece porque os danos causados pelos raios solares prejudicam diretamente as cutículas capilares, aumentando a exposição das fibras e reduzindo a barreira de proteção natural. “A consequência disso é a oxidação dos pigmentos do fio. Por isso, muitas pessoas notam que o
GERAL
cabelo fica mais claro após tomar sol. Mas, quando se perde o pigmento, perdemos também a hidratação da fibra capilar, o que deixa o cabelo com um aspecto ressecado, opaco e com uma textura mais áspera", explica a doutora.
Da mesma forma que buscamos produtos com fator de proteção solar para a pele, o mesmo deve ser feito para proteger o cabelo dos raios UV. Apesar de não receberem a mesma atenção, os protetores próprios para o cabelo são essenciais para blindar os fios dos danos causados pela exposição ao sol e fazem toda a diferença para manter o brilho e preservar a saúde capilar sem abrir mão de atividades ao ar livre.
“O uso do protetor solar capilar consegue reforçar a camada protetora natural dos fios, evitando o desgaste das cutículas da fibra capilar, o que impede a perda de água e nutrientes, reduzindo significativamente os impactos causados pelo sol”, explica a médica.
Sobre a Dra. Ana Carina Junqueira - @draanajunqueira Dermatologista especialista em Tricologia clínica e pesquisa. Está no Brasil após uma temporada de cinco anos nos Estados Unidos, no departamento de dermatologia da Universidade de Minnesota -- que possui o maior centro de referência dermatológico de pesquisa e tratamentos
para cabelo. Os tratamentos são selecionados caso a caso, baseados no diagnóstico personalizado de cada paciente, levando em consideração o histórico clínico meticuloso, coleta de exames hormonais e nutricionais, triagem de doenças autoimunes e exames de imagem. Sobre o IBEMC l @ibemc_ Centro de produção da ciência, Instituição de Ensino e referência nacional em tratamentos capilares, o local é referência em metodologia científica para gerar conhecimento e compartilhamento de informações junto à classe médica, além de auxiliar na condução de quadros clínicos complexos.
Verão: pacientes com câncer devem redobrar cuidados com a pele
Por Gabriela Cupani, da Agência
Einstein
Se na temporada de calor todo mundo precisa caprichar na proteção da pele, pacientes com câncer que estão passando por radioterapia, quimioterapia, terapia-alvo ou imunoterapia devem se preocupar ainda mais. Isso porque esses tratamentos
agridem o tecido epitelial, seja porque agem diretamente sobre as células da pele, seja porque acabam causando efeitos colaterais. O resultado é uma pele extremamente sensível e sujeita à irritação em contato com vários produtos. A radioterapia, por exemplo, provoca uma reação chamada radiodermite que pode causar
desde uma vermelhidão similar à queimadura do sol até descamação ou formação de bolhas, dependendo da intensidade da radiação utilizada. Drogas usadas contra o câncer causam fotossensibilidade e podem aumentar o ressecamento, abrindo caminho para pequenas feridas. Outros medicamentos
SAÚDE
podem levar a erupções na pele.
Por isso, é essencial tomar alguns cuidados básicos para evitar manchas e até complicações mais graves como infecções, além de amenizar a radiodermite. Após o fim do tratamento, os tecidos ainda levam de 4 a 6 meses para se recuperarem plenamente.
Saiba como proteger a pele
A regra número um é fugir do sol. Durante o tratamento, o paciente não deve frequentar praia nem piscina. "A exposição ao sol vai piorar as reações do
tratamento e a própria radiação solar do mormaço, não parece, mas sensibiliza ainda mais pele, podendo causar queimaduras indesejadas", enfatiza a rádiooncologista Ana Carolina de Rezende, do Hospital Israelita Albert Einstein. Além disso, a água do mar ou da piscina pode irritar a pele – isso sem contar que também pode estar contaminada, abrindo caminho para infecções.
A atividade física é importante e está liberada, de acordo com a orientação do médico. O exercício pode ser feito ao ar
livre entre 10h e 16h, sempre evitando o contato direto com o sol: usar roupas com proteção UV, como camisetas e chapéus, é uma ótima alternativa. Embora seja recomendado o uso do filtro solar, às vezes a loção pode irritar a pele - se possível, vale checar a melhor opção disponível na farmácia junto ao médico responsável.
O paciente deve hidratar bem a pele. Existem opções de produtos dermatológicos feitos especialmente para pacientes oncológicos: geralmente, eles têm a base neutra, sem
SAÚDE
essência e álcool. "Aqueles à base de calêndula acalmam a pele, mas é bom evitar produtos manipulados ou 'naturais', como com ervas, em que não se conhece exatamente qual é a composição", recomenda a especialista.
Deve-se, ainda, evitar banhos demorados ou de imersão, para não ressecar a pele. A higiene deve ser adequada, sem exagerar no número de
chuveiradas diárias. A água deve estar morna. Há, ainda, a recomendação para o uso de sabonetes líquidos para peles sensíveis e xampus suaves –podem ser aqueles indicados para bebês. Os esfoliantes também devem ser evitados. Não podem ser feitos procedimentos estéticos durante o tratamento, como peelings, depilação ou químicas no cabelo. Homens devem ter
cuidado extra ao fazer a barba, devido ao risco de cortes e de infecções.
Por último, a dica é beber muito líquido e adotar uma alimentação saudável. Sempre que necessário e em caso de dúvida, o paciente deve pedir orientação médica.
Fonte: Agência Einstein
67 Foto Freepik
Escola Cativar é eleita a “Melhor Escola de Educação Infantil em 2022”
A Escola de Educação Infantil e Creche Cativar Ltda. foi certificada com o selo “Melhor Escola de Marília em Atendimento e Qualidade no Ramo da Educação Infantil em 2022”. Segundo a educadora Maria Lúcia de Lima Castilho, diretora e proprietária da escola , foi uma honra receber a notícia de primeira colocada no ranking. “Foi feita uma pesquisa na cidade de Marília, no ramo da educação infantil, e a nossa escola foi a mais citada. Essa pesquisa refere-se ao desempenho das escolas em 2022 e esse trabalho foi feito pela Empresa Privilege Pesquisas. Para nós foi uma surpresa muito agradável em recebermos um certificado com este selo”.
A proprietária tem uma grande expertise na área. Foi professora e diretora na rede estadual e na rede municipal de Marília e supervisora de ensino também
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO INFANTIL
na rede municipal. Com essa grande experiência em seu currículo, aposentou-se, mas, devido à paixão pela profissão, decidiu abrir a Cativar. “Eu sentia muita falta das crianças e por isso decidi continuar e abri a escola”, comentou.
A escola foi fundada em 2020 e a qualidade do seu trabalho juntamente com o da sua equipe foi reconhecido através da pesquisa feita na cidade.
A Cativar atende crianças a partir dos 4 meses de idade, através do berçário, até 5 anos e 11 meses. Ou seja, oferece berçário, maternal I e II e infantil I e II, oferecendo assim o ensino infantil completo.
“Temos as opções do integral, semi-integral e o parcial, atendendo a necessidade das famílias. Temos várias mamães que, para trabalharem, precisam deixar os bebês ou crianças sob nossos cuidados por 8 ou até
10 horas, para isso a Cativar possui uma completa estrutura”, explicou a educadora infantil.
A Escola conta com a adequação para atendimento de acordo com a faixa etária. “Oferecemos o inglês e aulas de educação física. Nossa escola está bem equipada, preparada, com ótimos professores, previamente escolhidos e capacitados para poderem trabalhar de acordo com a nossa proposta pedagógica, atendendo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação. Para 2023, adotamos o sistema de Ensino Netbil. Além disso, para as demais atividades contamos com o berçário completo, brinquedoteca rotativa que muda seu cenário de acordo com o projeto trabalhado. Nós temos ainda sala de acolhimento com televisão e todas as nossas salas possuem internet e televisão
para atividades lúdicas.” ressaltou a proprietária.
“Acredito que perante os vários diferenciais que oferecemos, o modo de acolhimento, sabedoras das nossas responsabilidades e reconhecimento dos papais, inclusive vários de outras cidades da região que trabalham em Marília, recebemos este certificado e ficamos muito honradas com essa premiação que destacou nossa escola este ano”, finalizou a diretora proprietária.
VAGAS
A procura pela Cativar vem aumentando ano após ano, principalmente com a indicação das próprias famílias para outras. As vagas são limitadas para melhor conforto e atendimento personalizado das crianças e para 2023 ampliamos nosso espaço e capacidade para atendermos a demanda crescente de procura,
69
EDUCAÇÃO INFANTIL
ofertando assim mais vagas sem perder a qualidade do serviço prestado.
“As matrículas estão abertas para novos alunos com o espaço ainda mais amplo e equipe profissional capacitada. Para mim é muito gratificante ver as crianças crescendo e se desenvolvendo aqui e também perceber a confiança e credibilidade que temos junto aos papais”, disse Maria Lúcia.
Após pesquisa em Marília, premiação de reconhecimento foi dado pela privilege pesquisas
ACOMPANHAMENTO
AO VIVO E SEGURANÇA
Outra inovação é o sistema de segurança oferecido e as câmeras internas onde é possível supervisionar todos os ambientes.
SAIBA MAIS
A Escola de Educação Infantil e Creche Cativar Ltda. fica no sentido centro ao Marília Shopping, próximo a Porto Pizzaria, na rua Santo Bassan, 117, Jd. Maria Martha, Marília-SP. Telefone (14) 99142-0248.
Site: www.escolainfantilcativar.com.br
Facebook: escoladeedducaçãoinfantilcativar
Instagram: cativar_ed.infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL
Estrutura completa desde o berçário
até 5 anos e 11 meses
Diversas atividades são realizadas com os alunos
73
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO INFANTIL
Ambiente e atendimento proporcionam alegria às crianças
75 EDUCAÇÃO INFANTIL
Alguns dos depoimentos de satisfação dos papais
EDUCAÇÃO INFANTIL
77
Teinei é uma expressão japonesa que significa uma atitude cortês, em que cada gesto é realizado com dedicação e precisão
ClínicaTeinei, com menos de um ano, já é referência no estado ao unir atendimento humanizado com tecnologia de ponta
A paciente Aline Tenório, que veio de São Paulo para tratar das varizes e vasinhos que tanto a incomodavam, saiu sorridente do consultório da médica cirurgiã vascular Laís Missae Alves. “Sempre adiei o tratamento com medo de sentir muita dor. Quando soube que aqui fazia todo o procedimento com sedação, eu me animei. Superou e muito as minhas expectativas. A dra Laís passa muita segurança, escuta com atenção suas necessidades e ainda há o cuidado com o conforto do paciente durante os procedimentos, por meio da sedação consciente e da musicoterapia”, completa.
A Clínica Teinei nasceu com este DNA, cuja missão sempre foi a de unir inovação tecnológica ao conceito milenar de cuidado com a saúde, mas com foco na humanização. Afinal, o nome Teinei é uma expressão japonesa que significa uma atitude cortês, em que cada gesto é realizado com dedicação e precisão.
79 Especial
“Sempre adiei o tratamento das varizes com medo de sentir muita dor.
Quando soube que aqui fazia todo o procedimento com sedação consciente, eu me animei. Superou e muito as minhas expectativas", disse a paciente de São Paulo, Aline Tenório
“Cada detalhe da clínica foi pensado no conforto e no bem-estar dos pacientes”, revela a fundadora da clínica, dra. Laís Missae Alves. “Tenho percebido que muitas pessoas deixam de se cuidar ou postergam seus tratamentos porque não se sentem acolhidas, ouvidas em suas necessidades, existe medo do processo do tratamento ou possíveis limitações que esse tratamento possa causar, como dor ou necessidade de repouso prolongado, por exemplo. Decidi então investir em um espaço e em uma equipe que pudessem tornar o processo do tratamento mais prazeroso, confortável e com menos necessidade de o paciente mudar sua rotina para se cuidar, aliando inovação tecnológica e modernidade ao conceito japonês milenar Teinei, que
significa capricho em cada detalhe”, revela a cirurgiã vascular.
Para ela, o cuidado integral à saúde passa, necessariamente, por uma
na saúde
experiência agradável, de bem-estar, acolhimento e conforto, aliado ao conhecimento técnico, ética e responsabilidade. A Clínica Teinei ainda
81 ESPECIAL CLÍNICA TEINEI
Profissionais experientes nas áreas de Psicologia (dra. Débora Tamanini), Psiquiatria (dra. Daniela Haber), Cardiologia (dr. Rodrygo Maltta), Nutrição (dra. Marina Lancaster), Dermatologia (dra. Júlia Vefago) e Vascular (dra. Laís Missae Alves) oferecem tratamento integralizado
conta com atendimento multidisciplinar. Além da cirurgia vascular, o paciente tem acesso às especialidades de cardiologia clínica, dermatologia clínica e cirúrgica, psicologia, psiquiatria e nutrição. Todos os especialistas seguem o preceito de cuidar de forma integral do paciente com atendimento individualizado.
Vale salientar a utilização de aparelhos de ponta para fazer o diagnóstico e o tratamento dos pacientes, como o de realidade aumentada, o ultrassom doppler, aparelhos de laser, aparelho para sedação consciente e bioimpedância Inbody.
“A realidade aumentada é também conhecida como GPS vascular e permite a visualização das veias abaixo da pele que alimentam os vasos. O ultrassom
ESPECIAL CLÍNICA TEINEI
Dra. Laís Missae: “vale salientar a utilização de aparelhos de ponta para fazer o diagnóstico e o tratamento dos pacientes
doppler é um tipo de ultrassom usado para estudar a circulação, inclusive as veias safenas, varizes profundas e ainda a investigação de trombose venosa, entre outros. O aparelho de sedação consciente, através da inalação do óxido nitroso, permite um maior relaxamento do paciente além de causar analgesia, deixando o tratamento muito mais confortável. Os aparelhos de laser, presentes nos núcleos de cirurgia vascular e
dermatologia, permitem uma grande gama de tratamentos, desde varizes e vasinhos, até casos de dor crônica, auxílio na cicatrização de feridas e pós-operatório, tratamento de manchas e cicatrizes, rejuvenescimento, estímulo de colágeno, entre outros. O aparelho de bioimpedância Inbody é a mais avançada tecnologia de bioimpedância que fornece, de forma rápida e precisa, nossa proporção corporal atual e uma orientação sobre a condição
ideal”, explica Laís. Localizada em uma região nobre e de fácil acesso em Marília, A Clínica Teinei vem se solidificando como referência no Estado em atendimento diferenciado. Em tempos de vida tão acelerada, é possível fazer uma pausa e cuidar da saúde enquanto degusta um café ou cappuccino, receita da própria Dra Laís e ainda admirar a bela decoração, o paisagismo e a energia especial do local.
83
Formada pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e com mestrado em cirurgia vascular pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, com mais de dez anos de experiência na área, a cirurgiã vascular Laís Missae M. D. E. Alves traz conceito inovador de tratamento ambulatorial de varizes para Marília e região.
De acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, uma média de 38% da população brasileira apresenta
ou apresentará problemas vasculares. Com maior incidência nas mulheres (45%) o levantamento mostra que quanto mais idoso, maior será a prevalência. Cerca de 70% das pessoas acima de 70 anos de idade podem ter varizes. Por isso, quanto antes iniciar o tratamento, melhor serão os resultados.
“Muitas pessoas subestimam o problema procurando tratamento somente quando a doença se encontra num grau mais avançado e com
complicações. Outras não sabem que varizes é uma doença e, como tal, deve ser tratada o quanto antes. Alguns pacientes ainda não procuram tratamento pois têm medo de terem que se submeter à uma cirurgia e ficar vários dias de repouso. Ainda há vários casos de pessoas que já fizeram algum tipo de procedimento, mas se frustraram com os resultados. Por isso decidi focar no tratamento ambulatorial das varizes, alinhando conhecimento técnico à inovação tecnológica
ESPECIAL CLÍNICA TEINEI
Dra. Laís Missae Alves traz conceito inovador no tratamento das varizes sem hospitalizar pacientes, com inteligência artificial, realidade aumentada e 90% sem cirurgia
Estrutura completa para tratamento e cirurgia de varizes sem necessidade de hospital e internação
e associando as ferramentas e técnicas mais modernas, consigo tratar mais de 90% dos casos dos pacientes que me procuram sem a necessidade de cirurgia”, explica a especialista.
Alinhada ao movimento de desospitalização do paciente, a Dra Laís montou na Clínica Teinei, da qual é fundadora, uma Flebosuíte completa, que permite o tratamento sem cirurgia da grande maioria dos pacientes que procuram tratar as varizes. Já na primeira consulta, a cirurgiã vascular avalia o
problema com os exames de realidade aumentada, que permite identificar as veias nutridoras dos vasos superficiais, e com o ultrassom doppler venoso, que avalia as veias mais profundas, como varizes, safenas e veias perfurantes. “Somente após o diagnóstico preciso do problema é possível planejar um tratamento assertivo. Isso aumenta muito as chances de resultados mais duradouros”, esclarece.
Mesmo para os casos clássicos em que a cirurgia convencional
é indicada, como insuficiência de safenas, a especialista consegue tratar na própria clínica através da termo ablação, técnica realizada com anestesia local, na qual um cateter é inserido dentro da veia doente através de uma agulha e cauteriza a veia, sem necessidade de sua retirada.
“Essa é a técnica considerada padrão-ouro nos guidelines mundiais, pois além de ser muito eficaz, permite uma recuperação muito mais rápida quando comparada à cirurgia de retirada da safena,
ESPECIAL CLÍNICA TEINEI
sem a necessidade de repouso”, completa. Para alguns casos, há a associação da sedação consciente, através da administração inalatória do óxido nitroso, acompanhada pelo anestesista parceiro, dr Maurício Assef.
Para os vasos mais superficiais, conhecidos também como vasinhos ou telangiectasias, o tratamento mais realizado é a associação do laser transdérmico com a escleroterapia. “A associação dos dois tratamentos causa uma sinergia que potencializa muito os resultados, permitindo tratar vasos mais calibrosos e casos mais desafiadores, especialmente as veias nutridoras que “alimentam” os vasinhos. Antigamente muitas cirurgias eram realizadas para a retirada das veias nutridoras. Hoje, com o laser e a escleroterapia, essas cirurgias tiveram uma redução de mais de 80%”, conclui.
Dra. Laís Missae: “Uso uma das técnicas que é considerada padrão-ouro nos guidelines mundiais. Além de ser muito eficaz, permite uma recuperação muito mais rápida quando comparada à cirurgia de retirada da safena, sem a necessidade de repouso”
A cirurgiã vascular explica também que essa é uma doença causada pela associação de vários fatores em que a predisposição genética é muito importante. Por isso, o acompanhamento regular e as manutenções periódicas com o especialista são essenciais para mantê-la controlada.
Dra. Laís Missae Murakami
Domingues Estraiotto Alves
CRM 139346/RQE 45433, é fundadora da Clínica Teinei, que fica na Rua Coroas,134 - Bairro Salgado Filho em Marília/SP. Mais informações você consegue pelo celular 14-99855-8213 e @clinicateinei
SAIBA MAIS
ESPECIAL CLÍNICA TEINEI
Até o sofisticado uso da realidade aumentada é oferecido para diagnóstico eficiente das pacientes
87
Teinei é um expressão japonesa que significa uma atitude cortês, em que cada gesto é realizado com dedicação e precisão
Abordagem integrativa nos transtornos psiquiátricos
A abordagem integrativa nos transtornos psiquiátricos utiliza conceitos da medicina integrativa para o cuidado do indivíduo em sofrimento psíquico. Considera a doença dentro dos aspectos da mente e do corpo e suas inter-relações entre diversas estruturas e funções orgânicas, cognitivas e emocionais. A medicina integrativa não é uma especialidade médica, mas uma forma de olhar o paciente como um todo. Apresenta como um dos objetivos, a avaliação individualizada, o estilo de vida, a alimentação, a forma como uma pessoa se relaciona com seu trabalho, família e espiritualidade também são considerados para uma boa saúde mental.
As práticas integrativas e complementares são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde. A medicina tradicional chinesa (acupuntura), a meditação (como o mindfulness), o reiki, o yoga, entre outros, podem ser orientados. A
ESPECIAL CLÍNICA TEINEI | PSIQUIATRIA
Dra. Daniela: “A abordagem integrativa nos transtornos psiquiátricos utiliza conceitos da medicina integrativa para o cuidado do indivíduo em sofrimento psíquico. Considera a doença dentro dos aspectos da mente e do corpo e suas inter-relações entre diversas estruturas e funções orgânicas, cognitivas e emocionais”
Em seu consultório Dra. Daniela explica que A medicina integrativa não é uma especialidade médica, mas uma forma de olhar o paciente como um todo. Apresenta como um dos objetivos, a avaliação individualizada, o estilo de vida, a alimentação, a forma como uma pessoa se relaciona com seu trabalho, família e espiritualidade também são considerados para uma boa saúde mental
valorização dessas práticas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revela sua importância para a promoção e manutenção da saúde. A psiquiatra Dra. Daniela Haber, destaca que a abordagem integrativa não rejeita a psiquiatria tradicional. Pelo contrário, objetiva conciliar as melhores técnicas de diagnóstico e tratamentos convencionais em combinação com as estratégias integrativas, desde que existam evidências de eficácia e segurança para seu uso, em benefício do paciente.
SAIBA MAIS
Dra. Daniela C. Haber é médica psiquiatra, CRM/SP 142807 e RQE38813, atende em Marília/SP, na Clínica Teinei, Rua Coroas, 134. Tel. (14) 99855-8213
@clinicateinei
As práticas integrativas são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde. A medicina tradicional chinesa, acupuntura, a meditação (como o mindfulness), o Reiki, o yoga, entre outros, podem ser utilizados. A valorização dessas práticas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revela sua importância para a promoção e manutenção da saúde
89
A Hipnose Clínica e seus diversos tratamentos. Da obesidade à depressão
Segundo a psicóloga Débora Tamanini, a hipnose pode ser definida como um estado alterado de consciência ou percepção. Em termos simples, a hipnose é um estado de profundo relaxamento que leva o indivíduo ao sono terapêutico (hipnótico), onde o sensor crítico racional é “desligado” através de um estado de permissão. O racional passa a ser conduzido por meio da voz do hipnólogo. Porém, durante a hipnose não se perde a consciência. “Há relatos sobre a hipnose desde a civilização babilônica. Mesmo ainda muito mesclada com a religião e a mitologia, a hipnose praticada por esses antigos já revelava a forte ligação da técnica com a medicina. Existe uma longa lista de prática hipnótica antes de Freud. Jean Charcot (1825-1893), é responsável pela teoria de 3 estágios hipnóticos (letargia, catalepsia e sonambulismo). Em 1890 Freud foi até Salpêtriére estudar as técnicas de hipnose com Charcot. Milton Erickson (1901-1980), um psiquiatra
ESPECIAL CLÍNICA TEINEI | PSICOLOGIA
Débora Tamanini: “a Hipnoterapia proporciona até 93% de recuperação após 6 sessões, o que ocorre por cerca de 1,5 mês”
americano muito conhecido por suas técnicas de hipnose, sendo muito efetivo em seus tratamentos, hoje são reconhecidos como hipnose Ericksoniana.”, citou a psicóloga Segundo ela, muitos outros pesquisaram nos anos seguintes sobre a técnica, acrescentando diversas contribuições, aperfeiçoando-a. Existem pelo menos 3 vertentes de hipnose, sendo elas a Clássica, Ericksoniana e a Condicionativa. A hipnose também pode ser usada como forma de entretenimento. Essa modalidade é chamada de “hipnose de rua” ou “hipnose de palco”. “A outra modalidade de hipnose, utilizada em clínicas para tratamentos como ferramenta terapêutica, é chamada de “Hipnose Clínica” ou “Hipnoterapia”, a qual eu pratico na Clínica Teinei, proporcionando ao paciente sentir-se seguro e acolhido.”, comentou.
A Hipnose Clínica tem como objetivo tratar um problema do
paciente. Todas as pessoas são hipnotizáveis. Considerando que a hipnose ocorre na vida diária, todas as pessoas são hipnotizáveis em algum momento, em alguma situação e em certas circunstâncias. Porém, existem pessoas que são naturalmente mais sensíveis do que outras. É possível fazer testes por sugestão para saber se a pessoa é suscetível às induções. Apenas na “Hipnose Condicionativa” são dispensados os testes, pois independe do nível de transe (um estado alterado de consciência) para se aplicar a técnica e obter resultados. A profundidade do nível de consciência pode ser Leve (nível Alpha – quando lembra-se de tudo após o término da sessão);
Média (Nível Theta – Tem-se vaga lembrança) e Profundo (Nível Delta – sem lembrança). Durante a sessão as ondas cerebrais podem chegar aos ciclos de 1-3 hz, característica do nível Delta, ou seja, sono terapêutico muito
profundo.
Durante a hipnose não se perde a consciência, as pessoas estão conscientes do que está acontecendo no ambiente ao seu redor, e com a atenção concentrada no hipnoterapeuta e na sua voz. Ainda existe um mito relacionando a hipnose às questões religiosas e esotéricas. Porém, a hipnose é um fenômeno neurofisiológico legítimo que pode ser verificado por alterações em eletroencefalogramas no decorrer de todo estado hipnótico e visivelmente por manifestações não presentes em outros estados de consciência. A hipnoterapia usa as vantagens de trabalhar com o cérebro nesse estado para ajudar as pessoas.
TRATAMENTOS
Alguns possíveis tratamentos com a hipnose são: obesidade, compulsão alimentar, gagueira, fobias, vícios, controle da dor, ansiedade, depressão, síndrome
91 ESPECIAL CLÍNICA TEINEI | PSICOLOGIA
ESPECIAL CLÍNICA TEINEI |
do pânico, traumas, e na reprogramação da mente para qualquer finalidade. Além disso, a hipnose é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia como recurso terapêutico. Uma análise publicada na revista American Health Magazine organizada pelo Psicólogo americano Alfred A. Barrios, Ph.D., revelou as seguintes percentagens de recuperação em pacientes que se submeteram a 3 diferentes formas de terapia:
Psicanálise – 38% de recuperação
após 600 sessões (cerca de 11,5 anos);
Terapia Comportamental – 72% de recuperação após 22 sessões (cerca de 6 meses);
Hipnoterapia – 93% de recuperação após 6 sessões (cerca de 1,5 mês).
“Sou psicóloga com especialização em Psicossomática e utilizo a hipnoterapia há 10 anos como importante ferramenta no processo terapêutico dos meus pacientes com excelentes resultados. Na minha prática de consultório observo que
são processos complementares entre si, onde quando se aplica a hipnose os resultados aparecem mais rapidamente, como citado anteriormente.” Explicou Débora Tamanini.
SAIBA MAIS
Para maiores informações e atendimentos meus canais em
redes sociais são:
Psicóloga Débora Tamanini –
CRP 06/98514
Instagram-@ psicodeboratamanini
E-mail: deboratamanini@hotmail.com
Site: wwwdeboratamanini.com ;
Whatsapp: (14) 98117-6123.
Durante a sessão as ondas cerebrais podem chegar aos ciclos de 1-3 hz, característica do nível Delta, ou seja, sono terapêutico muito profundo
PSICOLOGIA
Cada detalhe da clínica foi pensado no conforto e no bem-estar dos pacientes.
Bem como a utilização de tecnologia avançada
93
Conheça os benefícios da técnica MMP para seu tratamento dermatológico
A pele é considerada o maior órgão do corpo humano e engloba os cabelos, unhas e todo o tegumento. Possui diversas funções e uma das mais importantes é a de barreira ao meio externo. Por isso, felizmente, ao entrar em contato com várias substâncias, o corpo humano não absorve as mesmas. Porém, quando se fala em tratamento de doenças de pele, o que se busca é a penetração de medicações para a resolução das patologias. Foi dessa forma, que surgiu a técnica de Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP).
Dra. Júlia Vefago Vieira, médica, formada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e especialista em dermatologia pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) explica sobre o tratamento atual. “Um desafio na medicina é tratar doenças e conseguir reduzir os efeitos colaterais dos medicamentos.”
A técnica de MMP foi justamente estudada e aprovada recentemente pela
as patologias tratadas, destaca-se: calvície (alopecia androgenética), melasma, manchas claras e escuras, verrugas, estrias e rugas. Para cada uma delas é utilizado um medicamento diferente. O maior benefício é a aplicação do medicamento diretamente no local da doença."
ESPECIAL CLÍNICA TEINEI | DEMATOLOGIA
Dra. Júlia Vefado: “entre
Anvisa para isso. É realizada com uma máquina acoplada a microagulhas que fazem a entrega de medicamentos através da barreira da pele. A medicação a ser utilizada e a profundidade são definidas de acordo com a sua finalidade (qual doença será tratada). Entre as patologias tratadas, destaca-se: calvície (alopecia androgenética), melasma, manchas claras e escuras, verrugas, estrias e rugas. Para cada uma delas é utilizado um medicamento diferente. O maior benefício é como a medicação é aplicada diretamente no local da doença. Aa mesma não precisa ser ingerida, reduzindo os efeitos
colaterais (que tanto ocorrem com os comprimidos tomados).
Em consulta a Dra. Júlia avalia qual é o diagnóstico e faz um plano de tratamento. “Por exemplo, para calvície masculina: podese utilizar medicações tópicas, orais e/ou o MMP. Tanto em uso isolado, quanto em associação, traz resultados excelentes. “ Tenho vários pacientes tratados que não podem tomar remédios por motivos particulares e com o MMP temos o sucesso do tratamento, sem os efeitos colaterais de medicamentos.”
Ao ser perguntada sobre dor para realizar o procedimento, ela reforça que o tratamento é indolor, devido à vibração da máquina, ao tamanho das
microagulhas e também ao uso de anestésico local previamente.
PROCEDIMENTOS
Em dermatologia estética, a especialista realiza sempre uma avaliação detalhada e possui tratamentos direcionados para o rosto e para o corpo. Entre eles: preenchimento com ácido hialurônico, toxina botulínica, emptiers (esvaziadores de gordura), bioestimuladores de colágeno e ultrassom microfocado. Atua ainda na dermatologia clínica e cirúrgica. Para as doenças de pele, realiza também tratamentos com imunobiológicos (medicamentos mais modernos para patologias
95
Completa estrutura para aplicar técnicas como a de MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele) que é realizada com uma máquina acoplada a microagulhas que fazem a entrega de medicamentos através da barreira da pele
ESPECIAL CLÍNICA TEINEI | DEMATOLOGIA
como a psoríase). E na área cirúrgica os procedimentos mais realizados são: remoção de câncer de pele, remoção de verrugas, lobuloplastia (para orelha rasgada) e cantoplastia (para unha encravada).
ESTRUTURA
Seu consultório foi planejado para proporcionar uma experiência de bem- estar e saúde. É um ambiente acolhedor e reservado para o cuidado com a pele! Além disso, conta com ampla estrutura e tecnologia de ponta, com lasers e aparelhos para remoção de tatuagem, tratamento de cicatrizes, manchas, estímulo de colágeno e rejuvenescimento da pele.
DRA. JÚLIA ACREDITA
“ É importante construir um bom relacionamento entre médico e paciente. É essencial para todo e qualquer tratamento dermatológico. Cuidar da pele é realçar o seu estado de espírito, respeitar a individualidade e a beleza natural de cada um, unindo a arte, anatomia e o
belo. Destacar a beleza, sem alterar a essência, usando a própria pessoa como uma inspiração!
SAIBA MAIS
Dra. Júlia Vefago Vieira, CRM SP
229797 RQE 99956 se dispõe a mais informações pelos canais
Instagram @juliavefagodermato
Site https://www.drajuliavefago. com.br/
E-mail dermatojuliavefago@ gmail.com
WhatsApp (14) 99855-8213
Microinfusão para queda capilar com aplicação local (foto divulgação)
MMP para queda capilar com início e decorrer do tratamento (foto divulgação)
A Clínica Teinei vem se solidificando como referência no Estado em atendimento diferenciado. Em tempos de vida tão acelerada, é necessário fazer uma pausa e cuidar da saúde
97
Nutrição Clínica Funcional e a saúde feminina. A importância de uma conduta nutricional humanizada
A nutricionista Marina Lancaster Salles, formada pela Universidade da Marília – Unimar, pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela Santa Casa de Ciências Médicas de São Paulo VP, e graduanda no curso de Medicina pela Universidade de Marília- Unimar, atua com uma abordagem humanizada por meio do seu atendimento nutricional, que visa evidenciar a necessidade atual do autocuidado e amor próprio.
“Nós, mulheres, necessitamos desse olhar caridoso para nós mesmas, mas não com julgamentos e busca pela estética perfeita, mas com o propósito de uma qualidade de vida saudável e encontro com esse autoamor”, explicou. Nesse sentido, a nutrição clínica funcional vem para somar, por meio do acompanhamento nutricional e reeducação alimentar da paciente, estimulando o consumo de alimentos in natura, a mais conhecida “comida de verdade”, evitando os ultra processados,
ESPECIAL CLÍNICA TEINEI | AUTOCUIDADO
Dra. Marina Lancaster: “Minha prática profissional busca atingir os objetivos não só pela dedicação profissional, mas também por comprometimento da paciente que entende a necessidade de mudança de visão de vida. Isso também em decorrência do trabalho interdisciplinar, pelo qual juntos podemos fazer a diferença.”
que nada têm a agregar, senão malefícios.
Assegura ainda: “estudar a saúde feminina é minha grande paixão, pois abrange as fases que nós mulheres passamos e seus enormes desafios, desde a menarca (primeira menstruação da mulher e uma das últimas fases da puberdade) à menopausa, inclusive a nutrição na gestação, que consiste em uma áreas mais lindas e
apaixonantes de atuação, onde aplico o Método Bruna Pitaluga”.
Dra. Marina Lancaster explica que na prática clínica, a Nutrição funcional apresenta êxito e resultados muito satisfatórios, atuando por meio da alimentação e suplementação, esta última utilizada de forma individualizada e pormenorizada, baseandose sempre em resultados de exames bioquímicos. Estes
potencializam o que há de bom e amenizam as sintomáticas ruins.
“O ideal seria que o alimento suprisse todas as nossas necessidades nutricionais, porém, vivemos hoje em um mundo com uso extremo de agrotóxicos nos plantios e um solo pobre nutricionalmente, fazendo-se necessário o uso de suplementação de vitaminas e minerais”. A
99
A nutricionista também utiliza de uma tecnologia avançada de avaliação corporal, como a bioimpedância In body 270 (não permitida em gestantes), a fim de trazer excelência e fidedignidade de resultados aos seus pacientes, bem como avaliação antropométrica, que em conjunto traz assertividade da sua conduta nutricional
A nutrição clínica funcional vem para somar, por meio do acompanhamento nutricional e reeducação alimentar da paciente, estimulando o consumo de alimentos in natura, a mais conhecida “comida de verdade”, evitando os ultra processados, que nada têm a agregar, senão malefícios
nutricionista também utiliza de uma tecnologia avançada de avaliação corporal, como a bioimpedância In body 270 (não permitida em gestantes), a fim de trazer excelência e fidedignidade de resultados aos seus pacientes, bem como avaliação antropométrica, que em conjunto traz assertividade da sua conduta nutricional.
“A avaliação corporal consiste em apenas uma fração do seu atendimento nutricional.
Pois meu foco é a paciente
como um todo, avaliando todos os aspectos que trazem seu paciente àquele momento sentado à sua frente em consulta, e como a nutrição clínica funcional poderá ajudá-la, sempre atuando com acolhimento e empatia”, acrescentou.
Por fim, comentou que sua prática profissional busca atingir os objetivos não só por sua dedicação, mas também por comprometimento da paciente que entende a necessidade de
mudança de visão de vida.
SAIBA MAIS
Dra. Marina Lancaster Salles
Nutricionista Clinica Funcional
CRN 3- 72.782 pode fornecer
mais detalhes
Onde atua, na Clínica Teinei. Rua Coroas,134 – Bairro
Salgado Filho em Marília/SP.
@clinicateinei
101
O cuidado integral à saúde passa, necessariamente, por uma experiência agradável, de bem-estar, acolhimento e conforto, aliado ao conhecimento técnico, ética e responsabilidade
Conheça a Cardiologia Clínica e Integrativa, com seus benefícios ao paciente
O cardiologista Rodrygo Maltta Andrade, formado pela Universidade do Oeste Paulista em Presidente Prudente, fez residência em Clínica Médica na Santa Casa de Ourinhos e completou sua formação fazendo residência de cardiologia na Universidade de Marília, adota em seu trabalho uma abordagem integrativa, onde avalia o paciente como um todo, levando em conta suas expectativas, personalidade, características hereditárias e hábitos de vida. “Evidenciar a necessidade atual do paciente, sendo um provedor de saúde e bem estar.”, explicou. Segundo ele, buscar um atendimento diferenciado, promovendo saúde e bem estar, buscando equilíbrio físico e mental se faz necessário com esse olhar empático, não com julgamentos, mas com o propósito de uma qualidade de vida saudável e encontro
Dr. Rodrygo: “promover a saúde do paciente de forma integrativa me permite avaliar carências metabólicas e comorbidades com foco no risco cardiovascular”
ESPECIAL CLÍNICA TEINEI
| CORAÇÃO
ESPECIAL CLÍNICA TEINEI | CORAÇÃO
com esse autoconhecimento de seus pacientes.
“O diferencial é uma avaliação integrativa buscando, através da suplementação, avaliar as necessidades individuais de cada paciente com foco na diminuição dos riscos cardiovasculares e, sendo assim, um provedor de saúde, além de cuidar somente de doenças.” Frisou.
Assegura ainda, que: “promover a saúde do paciente de forma integrativa me permite avaliar carências metabólicas e comorbidades com foco no risco cardiovascular”. Assim, o cardiologista afirma que na prática clínica, a avaliação integrativa com o foco cardiovascular apresenta eficácia, atuando também com tratamentos já consagrados da medicina baseados em evidências científicas. Na sua avaliação integrativa utiliza a questão corporal, com a bioimpedância in body 270,
Na sua avaliação integrativa Dr. Rodrygo analisa a questão corporal, com a bioimpedância in body 270, a fim de trazer excelência e precisão nos resultados aos seus pacientes. Tanto para prevenção quanto intervenção. Na prática clínica, a avaliação integrativa com o foco cardiovascular apresenta eficácia, atuando também com tratamentos já consagrados da medicina baseados em evidências científicas
a fim de trazer excelência e precisão nos resultados aos seus pacientes.
Em resumo, alega que em sua prática profissional tem por objetivo atingir a melhora clínica do paciente, promovendo saúde e prevenção dos riscos cardiovasculares, com equilíbrio, profissionalismo e empatia.
Dr. RODRYGO MALTTA ANDRADE
Cardiologista / Clínica Médica
CRM: 138236 / RQE: 77112
Para maiores informações, Dr. Rodrygo atua na Clínica
Teinei, Rua Coroas,134 - Bairro Salgado Filho em Marília/SP
@clinicateinei
103
SAIBA MAIS
Veja os cliques da comemoração de 1 ano da clínica, que reuniu profissionais e amigos
Profissionais da Clínica Teinei brindam o sucesso já no primeiro ano
Lais Missae e Alexsandro Estraiotto
Nathan Vieira e Alex Marcom
James Salles e Andressa Salles, Denise Mendes e Fábio Caputti
Edilene Nassar e Débora Tamanini
Débora Tamanini, Liane Silvado, Raiane Wolke e Sônia Wolke
Luziane Domingues e Juliana Galhardo
Rosa Maria e Débora Tamanini
Sõnia Wolke, Raiane Wolke, Júlia Vefago e Liane Silvado
Alesandra Santos e Miriam Alcantara
Júlia Vefago Vieira e Nathan Vieira
Daniela Haber, Alessandra Berlanga e Jaqueline Jeremias
Raissa Resende, Júlia Vefago e Marina Lancaster
Richard, Aline e Rodrygo Maltta
Eloá Freitas, Alessandra Santos, Elania e Jonas
Marina Lancaster, Rodrygo Maltta, Erly, Louise Salles e Eduardo Salles
Erick Ferreira, Vanessa Negrão, Alexsandro Estraiotto e Lais Missae
Muita alegria e descontração na celebração uniu profissionais, familiares e amigos
Pedro Bambini, Lúcia Assef ee Maurício Assef
Muitos profissionais, familiares e amigos celebraram o ano de sucesso da Clínica Teinei
Paulo, Débora, Laís e Alexsandro