ANAIS Nº 04

Page 275

PAISAGEM E LUGAR NA AMAZÔNIA URBANA: Rearranjos da globalização Mauro Emilio Costa SILVA UFPA RESUMO: O objetivo central visa analisar a noção de lugar e nãolugar dos bairros de Nazaré e Umarizal, a partir das alterações da paisagem urbana, motivada pela instalação das empresas transnacionais e nacionais do setor fast food. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e catalogação de dados oficiais. No que concerne aos resultados e conclusões auferimos que houve: centralização dos capitais, com as formas hegemônicas de reestruturação do espaço, polarizações de várias dimensões, desde questões comerciais até culturais, comprometeu a estabilização do lugar, abrindo precedentes para estranhamento e sentimentos difusos de pertencimento, contribuindo para o estabelecimento de não-lugares, uso misto dos dois bairros, residencial e comercial, principalmente o Umarizal, fortalecimento do consumo conspícuo e aumento da segregação socioespacial. PALAVRAS-CHAVE: Lugar; Paisagem; Fast food; Bairro; Nãolugar.

INTRODUÇÃO Em face do avassalador processo de globalização expressa pela interdependência entre vários povos e nações em trocas principalmente econômicas, carregado pela tentativa de imposição cultural dos centros hegemônicos do capitalismo em direção ao restante da superfície terrestre, o binômio informação-consumo é o trunfo primordial por parte das grandes corporações mundiais para promover seus fluxos comerciais, estas empresas em grande parte sediadas em países desenvolvidos, os centros de dispersão do poder, que até pouco tempo tinham suas atuações circunscritas às áreas desenvolvidas, atualmente vem vorazmente alcançando países subdesenvolvidos.

275


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.