Issuu on Google+

www.automatos.com

I N F O R M I

uma publicação do Grupo Automatos

São Paulo, 15 de Fevereiro de 2008

Editorial

Newsletter nº 7 - veiculada às 12hs [horário de Brasília]

Tecnologia

Automatos Express Automatizando processos de pequenos e médios empreendedores

Intelekto Projetos e parceria em

Por André Fonseca

gestão de

O valor de um caminho inovador

inovação Leia mais

Leia mais

Notícias do Front

Automatos na estrada No mês de dezembro, ocorreu em Miami o Intel Premier IT Professional Program, um dos grandes eventos organizados pela Intel. A Automatos esteve presente, representada por seu presidente Moyses Rodrigues e pela Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Automatos Inc., Paula Papis. Ao lado de outras grandes empresas, o Grupo Automatos mostrou alguns dos seus produtos e serviços. O foco principal do evento foi o debate sobre segurança e gerenciamento de negócios de TI, datacenter e inovação em TI.

Reforço no time A Automatos Inc. reforça sua equipe com a contratação de Luís Henrique Ferrás para a vice-presidência de vendas da empresa. Com mais de 12 anos de experiência em TI, o executivo passou por empresas de grande porte como CPM e BearingPoint, ambas prestadoras de serviços de consultoria e integração de sistemas. Dono de uma personalidade empreendedora associada a uma visão estratégica, Luis Ferrás chega para acrescentar maior competitividade aos produtos e serviços oferecidos pela Automatos.

Brasil em foco

Intel recebe Automatos A Automatos também esteve presente em um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil, o Intel Business Forum – IBF 2007, realizado em outubro, em São Paulo. Durante o fórum, que abordou o tema “Revelando o futuro da tecnologia”, a Automatos apresentou seu produto de controle de acesso à rede (Automatos Network Access Control). O evento serviu como palco de grandes lançamentos do setor de tecnologia dedicados ao universo corporativo. Os principais decision makers de pequenas, médias e grandes corporações, governo e educação se encontraram com alguns dos mais altos executivos da Intel e de empresas líderes em tecnologia e soluções no mundo.

O Brasil também fez parte da rota de grandes eventos de TI em 2007. A quarta edição do itSMF Brasil Conference aconteceu em outubro no Hotel Transamérica, em São Paulo. Promovida pelo IT Service Management Forum (itSMF) – uma organização independente sem fins lucrativos e dedicada a disseminar as melhores práticas em gerenciamento de serviços de TI –, a conferência agregou tudo o que se desenvolveu em termos de melhores práticas de TI no mercado brasileiro durante o ano. Abaixo, o Diretor de Serviços da Automatos Sérgio Mirsky, que participou do evento.

2008 será um ano de grande crescimento para o Grupo Automatos. As iniciativas empresariais tomadas nos últimos tempos resultarão em novas fontes geradoras de receita que, somadas à consolidação da Automatos como líder absoluta no mercado de software para gestão de TI corporativo, nos posicionarão como um dos mais importantes grupos de tecnologia a atuar no Brasil. Leia mais

Automatos 2.0 Nova versão do serviço de gestão de TI Leia mais

Cases D-Link América Latina TIVIT Leia mais

Na mídia Leia mais

O Grupo Automatos está com novo endereço e telefone em São Paulo Venha conhecer nosso novo escritório Rua Coronel Joaquim Ferreira Lobo, nº 314 Vila Nova Conceição CEP: 04544-150 São Paulo – SP Novo telefone: +55 11 3847-0105


Editorial

I N F O R M I

Editorial

O valor de um caminho inovador 2008 será um ano de grande crescimento para o Grupo Automatos. As iniciativas empresariais tomadas nos últimos tempos resultarão em novas fontes geradoras de receita que, somadas à consolidação da Automatos como líder absoluta no mercado de software para gestão de TI corporativo, nos posicionarão como um dos mais importantes grupos de tecnologia a atuar no Brasil.

André Fonseca CEO do Grupo Automatos

O mercado de inovação, em todas as suas variantes, representará uma enorme oportunidade no ano que se inicia. Inovar é preciso e em ritmo acelerado. O aumento da participação brasileira no comércio internacional dependerá de ganhos de produtividade e de um novo patamar de qualidade que só poderão ser atingidos de forma sustentável se a quantidade de inovação existente nos produtos e processos de nossas empresas aumentar. Sozinhas, as empresas brasileiras não alcançarão a velocidade mínima para escapar da gravidade que as puxa de volta para um papel secundário no mundo. Por causa disso, a Intelekto, empresa do Grupo Automatos focada em terceirização de processos de inovação, se tornará o parceiro de escolha de grande parte das organizações brasileiras porque combina conhecimento acadêmico com foco no resultado desejado por seus clientes. Esse número de Informi traz o anúncio da parceria da Intelekto com o consultor Clemente Nóbrega no desenvolvimento de novas metodologias e práticas de gestão da inovação. Os produtos oriundos desse relacionamento serão oferecidos aos clientes da Intelekto na forma de uma plataforma com potencial para catapultar seus resultados econômicos. 2008 marca também o lançamento do Automatos Express, versão do software Automatos direcionada para o mercado de pequenas e médias empresas. A aquisição desse software e o seu posterior ativamento na infra-estrutura da Automatos podem ser feitos diretamente pela internet de forma muito simples e sem nenhuma intervenção técnica do time de suporte. A descrição dessa oferta e de sua proposta de valor fazem parte desse informativo. A versão 2.0 do software Automatos ganhará as ruas a partir de fevereiro. De uma visão orientada para dispositivos computacionais agora nosso software induz uma orientação para os processos de TI. A gestão da rotina de TI de nossos clientes é o nosso foco.

Automatos INFORMI Publicação do Grupo Automatos ® Rua Coronel Joaquim Ferreira

Que mais poderia ambicionar um CIO que um software que o ajudasse a impor normas que maximizam o resultado da sua área? Isso é o Automatos 2.0.

Lobo, nº. 314 Vila Nova Conceição 04544-150 - São Paulo - SP Tel / Fax: +55 11 3847 0105

Cartas à redação: automatosinformi@automatos.com

O conjunto de todas essas iniciativas consolidará o Grupo Automatos como um grande agente de mudança no cenário brasileiro de tecnologia. Não buscamos o resultado rápido escolhendo o que já foi feito. Nossa trajetória é e será tortuosa. Atravessará vales e circundará abismos buscando sempre o caminho que maximiza o valor a longo prazo. Acreditamos que a inovação é a chave para o crescimento do nosso país. Nossa contribuição está sendo dada. 2008 será um ano de novos e maiores avanços.

Produção e edição: Gustavo Sanfelici MTb 32394/SP gustavo.sanfelici@automatos.com

Boa Leitura! André Fonseca

Projeto gráfico: Miriam Lando miriam.lando@superig.com.br

Assessoria de Imprensa FSB Comunicações: +5521 2512-9920

Voltar Automatos INFORMI / Fevereiro 2008 www.automatos.com


Automatos Express

I N F O R M I

Novo software auxilia pequenas e médias empresas na monitoração de computadores A Automatos Inc. lança um novo software, o Automatos Express, criado para atender às demandas das pequenas e médias empresas. O produto auxilia na gestão de TI e oferece uma gama de funcionalidades: inventário completo de desktops e servidores, controle de utilização de softwares, análise de desempenho das máquinas, gerência de mudanças e monitoria em tempo real, entre outras. Tudo isso com um modelo de negócios diferenciado, no qual o cliente só paga pelo que efetivamente utilizar. "Com um baixíssimo investimento mensal, os pequenos empreendedores terão à sua disposição a tecnologia Automatos, já utilizada pelas maiores corporações do Brasil e do mundo", destaca o presidente da Automatos Moyses Rodrigues. De fácil instalação feita pela internet, o Automatos Express não necessita de pessoal técnico especializado ou mesmo infra-estrutura dedicada para utilização do produto. O software monitora diversos recursos das máquinas como processador, memória e ocupação de disco, fornecendo um panorama de informações que pode ser acessado em qualquer hora e local, por meio de um portal de internet. É possível também receber alertas quando um item da máquina é removido – um pente de memória, por exemplo – e saber o tempo que o usuário de uma determinada máquina usou a web. Outro diferencial do Automatos Express é a previsão de possíveis problemas de desempenho da máquina, através do planejamento de capacidade. “De forma simples e direta, o usuário poderá visualizar em qual data determinado recurso atingirá sua máxima utilização, comprometendo o funcionamento do computador”, explica Paula Papis, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Automatos Inc.

De fácil instalação feita pela web, o software não necessita de pessoal técnico especializado

Voltar Automatos INFORMI / Fevereiro 2008 www.automatos.com


I N F O R M I

Intelekto

FINEP aprova dois projetos da Intelekto em edital de subvenção econômica A Intelekto, divisão do Grupo Automatos focada em gestão de inovação, teve dois projetos aprovados pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) no início de novembro de 2007. Os projetos “Sistemas embarcados de navegação e localização autônoma para robôs móveis” e “Desenvolvimento de ferramentas de varredura, auditoria e ataque cibernético” foram escolhidos de um total de 2.569 apresentados. Ambos têm como objetivo oferecer ao mercado interno e externo produtos que incorporarão conceitos inovadores vindos das áreas de física, matemática, computação e biologia. Os projetos, que serão desenvolvidos em Araras, distrito de Petrópolis na região serrana do Rio de Janeiro – onde a Automatos mantém sua sede e Centro de Pesquisa e Desenvolvimento –, contaram com importantes apoios na fase de elaboração. A Fundação Parque de Alta Tecnologia de Petrópolis (FUNPAT) e o Movimento Petrópolis Tecnópolis auxiliaram na parte técnica e científica, enquanto pesquisadores do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (IF/UFF) contribuíram por meio de contratos de parceria. “O apoio da FINEP é fundamental para o crescimento das taxas de inovação do Brasil. O maior retorno destes investimentos se dá através da criação de oportunidades de trabalho qualificadas para mestres e Panorâmica do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em doutores, que normalmente não encontram no mercado projetos Araras, onde os projetos serão desenvolvidos como estes. Isso amplia a capacidade do Brasil de aproveitar melhor a mão de obra que sai dos grupos de pesquisa das universidades todos os anos. Esta é uma das principais ambições da Intelekto que está se tornando realidade”, afirma um dos fundadores da Intelekto, o diretor executivo Dr. Adriano Roberto de Lima.

Intelekto fecha mais uma parceria A Intelekto Consultoria e a Clemente Nóbrega Consultoria firmaram um contrato de parceria para oferta de serviços de consultoria em gestão da inovação. O objetivo principal é atender à crescente demanda por consultoria estratégica especializada na área. O produto abrange desde o mapeamento de processos de inovação, definição de estratégias, implementação ou transformação dos processos e gerenciamento de sua rotina até o desenvolvimento terceirizado de protótipos. Clemente Nóbrega, fundador da Clemente Nóbrega Consultoria, também atuará como chairman no conselho da Intelekto, que aproveitará seu foco em inovação para servir como braço de implantação de projetos conduzidos pela Clemente Nóbrega. Voltar Automatos INFORMI / Fevereiro 2008 www.automatos.com


Automatos 2.0

I N F O R M I

Bem vindo à Automatos 2.0 A partir de fevereiro, a Automatos Inc. disponibiliza nova versão do serviço de gestão de processos de TI. A partir de fevereiro, nossos clientes terão à disposição a nova versão do serviço de gestão de processos de TI da Automatos. Trata-se do Automatos 2.0, um marco na gestão dos ativos da sua empresa, que começa por um portal inteiramente repaginado, orientado para uma melhor usabilidade, totalmente alinhado às melhores práticas de TI. Ao longo do semestre, Automatos 2.0 incorporará diversas melhorias em relação ao software disponível atualmente, o que culminará com uma visão do parque do cliente orientada para processos de TI, e não mais por equipamento. "Há pouco mais de cinco anos entramos no mercado oferecendo as mais inovadoras soluções para as empresas reduzirem os custos empregados na gestão dos ativos de TI. Contamos hoje com mais de 650 clientes em 19 países e os benefícios oferecidos pelos serviços Automatos são vastamente conhecidos e utilizados nos mais diversos segmentos de mercado, tanto nacional quanto internacional", afirma Moyses Rodrigues, presidente da Automatos Inc. A evolução dos negócios de nossos clientes e a maturidade dos seus processos de gestão de TI torna imperativa a necessidade de uma solução capaz de oferecer respostas mais rápidas, visão mais completa e integrada de processos e também uma melhor manutenção dos ambientes técnicos. Com isso em mente, a Automatos concebeu seu novo produto Automatos 2.0, agregando elementos da mais alta tecnologia, novos conceitos de usabilidade e foco em processos de gestão de TI. Passamos por um período de grande movimentação em todos os setores da economia. IPO’s, crescimento em vias de sustentabilidade, internacionalização, são indicadores que nos orientam para uma fase de maior maturidade em nossos negócios. Estar bem preparado é fundamental em tal cenário. A manutenção da saúde das corporações e o destaque frente à concorrência demandam ferramentas que possibilitem orientação e antecipação aos imprevistos que podem abater a infra-estrutura das companhias. Gestão estratégica de um ambiente de alta complexidade: isso é o que Automatos 2.0 vai lhe oferecer a partir de agora. Você que já é cliente Automatos receberá em breve a agenda de treinamentos e mais informações sobre como a transição ocorrerá na sua empresa (leia box abaixo). E se você ainda não utiliza nossos serviços, entre em contato pelo telefone (11) 3847-0105 e conheça a maneira inteligente de gerenciar TI.

Cliente Automatos

Fique atento!

O lançamento de Automatos 2.0 será realizado em etapas. A solução atual será substituída por Automatos 2.0 progressivamente e ambas coexistirão por um período até o termino desta transição, que será amplamente divulgado aos clientes. Vale lembrar que, durante esta fase, nossos clientes contarão com total apoio do time técnico da Automatos para ambas as versões. Até 29 de fevereiro, a primeira fase do portal Automatos 2.0 já estará disponível para os clientes que utilizam a produção Automatos, sem custos adicionais. Em relação a alterações contratuais e de valores, deverão ser tratadas com os gerentes de conta, mas ressaltamos que a utilização do portal não implicará em custos adicionais aos clientes. Apenas os novos serviços agregados é que poderão ter preços diferenciados. Os clientes que utilizam réplica receberão do time de produção Automatos o cronograma de atualização de sua infra-estrutura ainda este mês. Os treinamentos para clientes começam em março e a agenda será divulgada em breve. Somente após a fase de treinamento de clientes, divulgaremos a data final de disponibilização de todas as funcionalidades.

Voltar Automatos INFORMI / Fevereiro 2008 www.automatos.com


Cases

I N F O R M I

Automatos fecha contrato LatAm com a D-Link Como um dos principais players no mercado de dispositivos voltados à troca de informação entre computadores, a D-link acaba de contratar os serviços da Automatos para gerenciar seu parque de desktops e servidores em toda a América Latina. Presente em 90 países, a D-Link tem experimentado um vertiginoso crescimento nesta região, impulsionado pelo aumento do número de usuários de computador e internet, em especial, no Brasil e no Chile. Esse crescimento é claramente refletido pelo aumento freqüente no número de pessoas que integram a equipe da D-Link, exigindo um melhor uso dos recursos da companhia. Os reforços na infra-estrutura e os resultados obtidos pela D-Link Brasil, já atendida pela Automatos, foram os fatores que mais chamaram a atenção da regional latino-americana. “Após ter conhecimento da aplicação e olhar os resultados, a conclusão foi que estes estão muito bem alinhados com os objetivos da D-Link Latin America” explica José Cereceda, gerente de serviços e informática da D-Link América Latina. Arrojada, a D-Link segue estratégias rápidas de expansão, concentrando-se em novas oportunidades de mercados emergentes. A competitividade de seus produtos em muito é devida ao empenho das várias unidades da companhia em se renovar, oferecendo sempre a mais alta tecnologia aos seus clientes. Mas, para ampliar o acesso a esses benefícios e aumentar a base de consumidores, a redução de custos na gestão de ativos da empresa torna-se essencial e é novamente onde a Automatos faz a diferença. “Com Automatos, vamos poder monitorar todos os computadores, (...) sem ter de fazer uma investigação exaustiva, o que demora muito tempo e deixa uma pessoa preocupada com uma tarefa que pode ser automatizada.” No acordo firmado entre Automatos e D-Link, a software house brasileira atenderá os escritórios na América Latina, dispondo todos os serviços que compõem a solução Automatos com especial atenção ao processo de renovação ou upgrade dos computadores, que acompanha o dinamismo inerente aos negócios da D-Link e a flexibilidade com que a companhia atende às necessidades globais e locais.

Parceria de sucesso TIVIT e Automatos. Duas empresas de TI focadas no desenvolvimento de melhores soluções para seus clientes. Já são dois anos e meio de sinergia entre as soluções Automatos e os serviços da TIVIT, que atualmente utiliza as soluções de gerenciamento de desempenho e configuração da Automatos em cerca de 2.500 servidores gerenciados. A complementaridade dos serviços oferecidos e a solidez deste relacionamento são as apostas para o Projeto Vitrine. O Projeto Vitrine foi idealizado em meados de 2007 com o objetivo de criar uma solução para automatizar a geração de relatórios mensais aos clientes da TIVIT, a partir dos dados obtidos por diversas ferramentas de análise de desempenho e capacidade. Esses relatórios têm a função de informar os clientes sobre a “saúde” de todos os componentes de TI (servidores, mainframes, redes, bancos de dados, aplicações, etc) gerenciados pela TIVIT, mantendo o histórico de utilização para comparações futuras. Além disso, o Projeto Vitrine disponibiliza funcionalidades para melhorar o controle do processo (workflow) de Gerenciamento de Capacidade. “O Projeto Vitrine estabelecerá um novo paradigma em termos de análise de performance e capacity, sendo o primeiro Performance Warehouse do mercado”, afirma Alberto A. Caeiro Júnior, diretor da Automatos. A TIVIT, do Grupo Votorantim, é a única empresa brasileira a oferecer serviços integrados em Tecnologia da Informação e BPO. Com 25 mil funcionários, a TIVIT atende mais de 300 grandes clientes e 1,4 mil pequenas e médias empresas com seus serviços.

Voltar Automatos INFORMI / Fevereiro 2008 www.automatos.com


Na mídia

I N F O R M I

Na mídia

O lançamento do Automatos Express, novo software da Automatos Inc. voltado para pequenas e médias empresas, movimentou os veículos de TI com publicação em sites como Adnews, clicRBS e Computerworld.

A Intelekto, empresa do Grupo Automatos, participou da coletiva de imprensa realizada em dezembro pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), na sede da entidade. O diretor executivo Adriano Lima falou sobre os dois projetos aprovados no edital de subvenção econômica da FINEP para veículos de peso, entre eles Rede Globo e SBT.

Os dois projetos aprovados pela Intelekto, “Sistemas embarcados de navegação e localização autônoma para robôs móveis” e “Desenvolvimento de ferramentas de varredura, auditoria e ataque cibernético”, também foram tema de matéria publicada na Tribuna de Petrópolis, em dezembro.

Carrefour, Telefônica e Voki. A parceria estabelecida por meio de uma das subsidiárias do Grupo Automatos resultou no Connect, novo modelo de serviço de assistência em informática e eletrônicos. Os jornais O Estado de S. Paulo e Valor Econômico são alguns dos veículos que acompanharam o lançamento desse serviço.

Voltar Automatos INFORMI / Fevereiro 2008 www.automatos.com


Automatos