Issuu on Google+

Mais saúde para você e sua família em nossos planos. MANUAL DA EMPRESA


IDENTIFIQUE O SEU PRODUTO Os planos da Nordeste garantem qualidade de atendimento e todas as coberturas e especialidades exigidas por lei. A Nordeste Saúde Empresarial é uma operadora registrada na Agência Nacional de Saúde (ANS) desde 2002 e, através de diferentes modalidades de planos, o beneficiário dispõe de especialidades médicas variadas e pronto-atendimento 24h.

NORDESTE AMBULATORIAL Acesso a consultas e exames complementares, além de atendimento de urgência e emergências, com observação de até 12h.

NORDESTE VIDA Atendimento ambulatorial com internamento clínico ou cirúrgico, caso seja necessário. No que se refere às acomodações, o cliente pode optar pelo Nordeste Vida I (apartamento individual) ou Nordeste Vida II (apartamento coletivo).

NORDESTE VIDA MAIS Atendimento ambulatorial, internamento clínico ou cirúrgico e cobertura em obstetrícia e assistência neo-natal. As acomodações podem ser escolhidas entre Nordeste Vida Mais I (apartamento individual) ou Nordeste Vida Mais II (apartamento coletivo).

3


BENEFÍCIOS

Utilize sua assistência médica com consciência, a manutenção de qualquer plano de saúde depende muito do uso correto por parte dos seus beneficiários. Confira a seguir como utilizar e contribuir na qualidade e eficiência dos serviços de assistência à saúde.

ATENDIMENTO GRATUITO A NORDESTE SAÚDE EMPRESARIAL coloca à disposição dos seus associados um serviço 0800 que permite o contato telefônico sem nenhum ônus para o cliente. O serviço funciona através do número: 0800 284 7703, de segunda a sábado das 7h às 19h e 24h para emergências.

NORDESTE PREV O Nordeste Prev é um programa focado no acompanhamento de beneficiários em grupo de risco e gestantes. A Nordeste atua de forma preventiva, oferecendo ao beneficiário acompanhamento e assistência humanizada mediante contato feito por um profissional de saúde, pronto para esclarecer dúvidas e prestar orientações. O programa também realiza palestras educativas incentivando hábitos saudáveis. Tel.: (71) 3644.9641 / 3644.9643 ABRAMGE Através da filiação à Rede Nacional ABRAMGE a Nordeste possibilita aos seus associados assistência médica a urgências e emergências em clínicas de outros estados associadas à ABRAMGE. Tel.: (71) 3622.7555 / www.abramge.com.br

4


ORIENTAÇÕES CONTRATUAIS No ato de contratação do seu plano de saúde, alguns aspectos legais importantes precisam ser esclarecidos. Nesse sentido a NORDESTE resumiu de maneira prática e rápida os principais assuntos contidos no seu contrato.

PRAZO DE CUMPRIMENTO DE CARÊNCIA Carência - É o período de tempo contado a partir da data de aceitação do beneficiário, durante o qual este ficará sem direito às coberturas pertinentes às garantias contratadas. No período de carência o beneficiário não terá direito ao atendimento.

QUADRO DEMONSTRATIVO

Período

Serviços Médicos e Hospitalares

24 horas

Atendimentos de urgência e emergência, devidamente comprovadas por relatório médico do médico assistente credenciado.

30 dias

Consultas médicas, Exames laboratoriais de rotina. Exames Radiológicos de Rotina; Anatomia Patológica, Audiometria, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Eletromiografia, Fluxometria e Prova Ergométrica.

90 dias

Cirurgias oftalmológicas ambulatoriais; Endoscopia Urológica, Endoscopia Digestiva, Ecocardiograma, Fisioterapia, Hemoterapia ambulatorial, Inaloterapia, Oxigenioterapia (não incluída Câmara Hiperbárica), Prova de Função Respiratória, Teste alérgico, Ultra-sonografia Obstétrica, Internações decorrentes de transtornos psiquiátricos por uso de substâncias químicas, Internação em hospital, unidade ou enfermaria psiquiátrica, Internação em hospital geral para pacientes portadores de quadro de intoxicação ou abstinência provocados por alcoolismo ou outras formas de dependência química e Psicoterapia de crise.

150 dias

Retossigmoidoscopia, Radiologia Contrastada, Tomografia Computadorizada, Ultra-sonografia Geral, Ressonância magnética.

180 dias 300 dias

Angiofluoresceinografia, Angiografia Arterial venosa ou linfática, Artroscopia, Broncoscopia, Cineangiocoronariografia, Dopller, Holter, Hemodiálise e Diálise peritonial – CAPD; Litotripsia, Laparoscopia Diagnóstica, Neuroradiologia, Quimioterapia ambulatorial, Radioterapia (megavoltagem, cobaltoterapia, cesioterapia, eletronterapia etc.) Realização de parto a termo. * Para demais carências favor verificar no contrato.

5


PROTEÇÃO NACIONAL ABRAMGE Os beneficiários de empresas de assistência médica filiada à Abramge têm à sua disposição um serviço de atendimento médico-hospitalar para casos de urgência e emergência em trânsito, fora de seu domicílio, através do Atendimento Nacional Abramge. QUEM PODE SER ATENDIDO? Qualquer beneficiário de empresas filiadas à Abramge que estiver em trânsito, fora de seu domicílio, em locais onde seu plano de assistência médica não possua recursos próprios ou credenciados para atendimento. Esta informação poderá ser obtida na relação das empresas associadas à Abramge. O QUE PODE SER ATENDIDO? Todos os procedimentos de urgência e emergência aos usuários que tenham direito ao Atendimento Nacional Abramge. É importante que o usuário seja atendido prontamente para ter o seu diagnóstico agilizado e o encaminhamento para eventuais tratamentos. COMO PROCEDER 1. Solicitar os seguintes documentos: Cartão de identificação (carteirinha) do seu plano e documento de identidade do usuário. 2. Para autorizar o atendimento verificar na lista de empresas filiadas à Abramge o seguinte: 1° Passo - Se a empresa do usuário consta da lista, ou seja, se é associada à Abramge; Caso a empresa não conste na lista, informar ao usuário que o plano dele não dá esse direito;

2° Passo - Checar na mesma lista os nomes dos municípios cobertos pelo plano de saúde do usuário; Caso o município do local de atendimento conste na relação de municípios cobertos pela operadora de plano de saúde identificada, orientar o usuário a procurar sua própria empresa para atendimento. 3. Informar imediatamente a administração de sua empresa sobre os dados do paciente que tiver o atendimento autorizado, para que a mesma entre em contato o mais rápido possível com a empresa detentora do contrato.

Tel.: (71) 3622.7555 / www.abramge.com.br

6


ORIENTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO

SOBRE A CONSULTA Cerca de 20% dos clientes que marcam consultas não comparecem para fazê-la. Quando não puder comparecer à consulta, cancele antecipadamente e colabore para que outro cliente possa ser atendido. Anote o que deseja discutir com o seu médico antes de começar a consulta, isso ajudará a manter a atenção no que realmente é importante para cuidar da sua saúde. O atendimento telefônico da Nordeste Prev presta orientações e esclarece dúvidas sobre hábitos para uma vida saudável, consulte sempre que precisar.

SOBRE SEU MÉDICO Escolha um médico de confiança para acompanhar a sua saúde e da sua família. Para os adultos, deverá ser um médico clínico e para as crianças, um pediatra. Evite mudar de médico sem necessidade, pois, além de fazer exames repetidos ou desnecessários, você pode receber diagnósticos que podem confundí-lo. Para alcançar um bom resultado, o profissional necessita acompanhar a evolução do tratamento. Quando for necessário, seu médico encaminhará você ou seu dependente para um especialista.

SOBRE OS EXAMES Procure sempre questionar os exames pedidos e seus objetivos para que você entenda o que se passa. Realize os exames solicitados o mais rápido possível e agende o retorno antes de 30 dias, evitando assim, a cobrança de uma nova consulta. Antes de realizar os exames solicitados, procure se informar sobre as orientações preliminares (jejum, abstinência etc.) no local aonde será realizado o procedimento. Quando fizer algum exame, não deixe de buscar os resultados e guarde-os, pois poderão ser úteis em outro momento. Você deve levar os resultados de exames já realizados em todas as consultas para auxiliar no diagnóstico.

7


SOLICITAÇÃO DE 2° VIA DA CARTEIRINHA

Procedimento para retirada da 2° via da carteirinha. 1°) Para emissão da 2º Via, o cliente deve acessar o site www.nordestesaude.com.br, 2°) Em seguida clicar no botão de consulta ao cadastrado de beneficiário, introduzir o nome do beneficiário ou data de inclusão. 3°)

Após aparecer o nome de origem acionar o botão de 2º via.

4°) Em toda solicitação realizada, haverá uma cobrança de R$6,00 (seis reais) per capta no próximo faturamento.

8


REEMBOLSO A Nordeste fará reembolso nos limites da segmentação da assistência de serviços médicos e/ou hospitalares contratados, ao beneficiário ou aos seus dependentes, que em situação de urgência ou emergência, devidamente comprovada por relatório médico e boletim de ocorrência, quando for o caso, não puderem ser atendidos pelos prestadores de serviços credenciados. O valor reembolsado será de acordo com a tabela de preços praticada pela NORDESTE.

INSTRUÇÕES IMPORTANTES O beneficiário para se habilitar ao reembolso deverá observar às seguintes rotinas: 1º) Em formulário próprio da Nordeste o beneficiário deverá expor o motivo do pedido de reembolso, discriminar os preços por unidade, data e assinatura do titular; 2º) Ao pedido de reembolso, deverá anexar as vias originais dos recibos ou notas fiscais recebidas, com carimbo padronizado, números do CRM, CPF e ISS (imposto sobre serviço no corpo da nota fiscal), conforme o caso. Nos exames complementares, tratamentos e demais coberturas, anexar o pedido médico, quando for necessário; 3º) A Nordeste fará a análise do valor apresentado para fins de ressarcimento, comparando-os com os valores levantados para práticas idênticas ou similares; 4º) Nos tratamentos de Fisioterapia, Acupuntura, Fonoaudiologia e Psicoterapia, anexar relatório médico, datas das sessões e ficha de frequência;

5º) Nos exames de Ressonância, Tomografia, Cintilografia, Hemodinâmica, Mapeamento Cerebral ou outros procedimentos de alta complexidade, anexar relatório médico contendo diagnóstico e código AMB, para análise médica; 6º) Nas internações clínicas ou cirúrgicas, anexar relatório médico pós-cirúrgico contendo diagnóstico e código AMB, para análise médica; 7º) Os documentos (recibos, laudos e relatórios médicos) deverão ser entregues à Nordeste, no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos, contados a partir da data em que ocorrer o atendimento médico. A falta de informação na documentação apresentada poderá acarretar a devolução da documentação para regularização.  RAZO DE DEVOLUÇÃO DO P REEMBOLSO Será de até 60 (sessenta) dias, contados da entrega regular de toda a documentação exigida. PAGAMENTO DE REEMBOLSO Será efetuado depósito em conta corrente informado pelo beneficiário.

9


INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS - Para inclusão de dependentes, procure o setor de Recursos Humanos da sua empresa dentro do prazo máximo de 30 dias após a adesão ao plano de saúde. Caso a solicitação de inclusão de dependentes seja feita após este período, os dependentes deverão cumprir as carências previstas em contrato. - Poderão ser inclusos cônjuge, filhos de até 21 anos de idade incompletos ou filhos maiores de 21 anos de idade que ainda estejam cursando faculdade. Para tal, deverão ser apresentados os seguintes documentos: certidão de casamento, para o caso de cônjuge, certidão de nascimento, para o caso de filhos e comprovantes de matricula e frequência, para o caso de filhos maiores de 21 anos de idade, que ainda estejam cursando faculdade. - Esposo, esposa ou filhos (cujos partos tenham sido cobertos por plano privado) que forem incluídos no plano no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data do casamento ou do nascimento, respectivamente, só cumprirão as carências por ventura existentes do beneficiário titular. - Caso os filhos possuam idade superior a 30 dias de vida, e sejam incluídos após 30 dias da adesão do beneficiário titular, cumprirão todas as carências estabelecidas. - Os filhos adotados pelos beneficiários, na vigência deste contrato e menores de 12 (doze) anos, que forem incluídos no plano no prazo de 30 (trinta) dias contados da data de adoção judicial, aproveitarão todos os períodos de carência já cumpridos pelos adotantes. EXCLUSÕES  - A exclusão de beneficiário poderá ocorrer, a critério da sua empresa, no mínimo 90 (noventa) dias após a data de admissão neste contrato, através de comunicação expressa e/ou processamento realizado no site da Nordeste. - A exclusão de beneficiário titular e de seus dependentes será praticada, independentemente de notificação e/ou interpelação judicial, nas seguintes hipóteses:  a) Cancelamento do presente contrato;  b) Quando o beneficiário praticar fraude ou incorrer em outras infrações com o objetivo de obter vantagem ilícita sobre a Nordeste Saúde ou de seus prestadores de serviços credenciados.

10


TREINAMENTO CADASTRO Empresa: FÁCIL Login: FÁCIL / Senha: SERV (FAC2-LTDA) Manual de Orientação – Traz o passo a passo de como incluir titular e dependente. Declaração de Saúde – Todo colaborador que for ingressar no plano que tiver acima de 60 anos, deve preencher este formulário, responder todo questionamento (colocando apenas sim ou não), assinar e encaminhar para Nordeste. Cadastro de Beneficiários Titulares - Colocar CPF do colaborador, clicar em próximo. Em seguida abre uma tela onde deve ser preenchido todos os dados solicitados, principalmente o número do telefone. Caso não possua algum documento,colocar o numero zero. Área beneficiário, preencher com o local de trabalho. Ex. Administração, operação, etc. Matricula colocar o número da empresa. Centro de custo, caso não cadastrado encaminhar email para: cadastro@nordestesaude.com.br Cadastro de Beneficiários Dependentes - escolher o titular e a seguir preencher todos os dados solicitados. Centro de custo deve ser igual ao do titular. Muito importante preencher o número do telefone. Só poderá ser incluso dependente menor de 21 anos ou até 24 anos que esteja cursando faculdade (devidamente comprovado). A inclusão de dependente esta vinculada a liberação do sindicato ou da empresa. Consulta ao Cadastro de Beneficiários - Existem duas formas de acesso: Por nome ou por data de inclusão. Aparece o nome do colaborador o tipo (titular ou dependente) solicitar 2ª via de carteira (pode ser feita a qualquer momento) com o custo de R$ 6,00 por pessoa. Prazo de envio da carteira permanente é de 05 a 10 dias úteis. Em seguida a opção provisória onde o sistema gera carteira provisória, enquanto aguarda a entrega da permanente. Este procedimento pode ser realizado logo após a inclusão do colaborador (tanto titular como dependente). Opção alterar, onde o sistema retorna ao cadastro inicial permitindo alterar o centro de custo apenas. Caso ocorra algum erro no momento do cadastro, solicitar via email ou tel 71-3644-9611 a ratificação. Opção excluir. A exclusão só pode ser realizada após 90 dias de vigência do contrato entre a empresa e a nordeste. Caso ocorra demissão encaminhar email para cadastro@nordestesaude.com. Ter cuidado ao excluir, pois descredencia o colaborador do plano de saúde. Consulta ao Cadastro de Credenciado – permite visualizar toda rede credenciada da nordeste por especialidade e cidade. Lista de Beneficiários Excluídos - Gera relatório de todos os colaboradores excluídos dentro do período escolhido.

11


TREINAMENTO CADASTRO Lista de Beneficiários Geral – Gera relatório de todos os colaboradores que estão no plano e suas documentações (CPF, PIS, Data Nascimento etc). Lista de Beneficiários por Centro de Custo – Gera relatório de todos os colaboradores que estão no plano, separados por centro de custo. Lista de Beneficiários para Conferência - Gera relatório de todos os colaboradores e o valor do plano. Listar Usuário – Permite alterar o login e senha. Espelho de Fatura Financeira – Gera relatório com previsão de pagamento a Nordeste. Espelho Financeiro por Centro de Custo - Gera relatório com previsão de pagamento a Nordeste, separado por cetro de custo. Relatório Utilização dos Beneficiários – Mostra a movimentação do colaborador, o dia do atendimento, local, consulta realizada e o valor da mesma. Relatório Consultas para a Petrobras – Não se aplica. Relatório de Beneficiários para a Petrobras – Não se aplica. Exames Admissionais – Não se aplica. Visualizar Arquivo de convocação – Não se aplica. Acompanhamento de Posição de Cirurgias - Permite visualizar lista de colaboradores que estão aguardando a liberação de algum procedimento cirúrgico e caso esteja liberado, pode ser impresso com o código da autorização. Acompanhamento Posição de Exames Especiais (geral) - Permite visualizar por período, lista de colaboradores que estão aguardando a liberação de procedimentos que precisam de autorização prévia. Caso liberado, pode ser impresso com o código da autorização. Acompanhamento Posição de Exames Especiais - Por nome de beneficiário permite visualizar individualmente o colaborador que esta aguardando a liberação de procedimentos que precisam de autorização prévia. Caso liberado, pode ser impresso com o código da autorização. Dúvidas quanto ao plano Nordeste Saúde ligar: (71 3644.9606 - 9611). E-mail: cadastro@nordestesaude.com.br

12


PERGUNTAS FREQUENTES 01. EXISTE ALGUM LIMITE PARA CONSULTAS OU EXAMES? Não existe nenhum limite para a realização de procedimentos. O retorno ao médico para revisão ou apresentação dos resultados de exames deve acontecer em prazo menor que 30 dias, contados a partir do dia da consulta, observando-se também o prazo de validade dos exames. 02. QUANDO É NECESSÁRIA UMA AUTORIZAÇÃO PRÉVIA? Quando se tratar de procedimentos considerados especiais pela NORDESTE tais como exames complexos e as cirurgias eletivas. 03. COMO CONSEGUIR AS AUTORIZAÇÕES? Ainda no consultório médico, tratando-se de um procedimento considerado especial pela NORDESTE, peça para que o mesmo faça um pequeno relatório para explicar porque ele está solicitando este procedimento. Se for urgente, peça que o médico escreva isso na solicitação. Você também pode enviar esta requisição e o relatório do médico através das seguintes maneiras: a) Entregue ao setor de Recursos Humanos ou ao Serviço Social de sua empresa; b) Entregue a um representante da NORDESTE em sua empresa; c) Dirija-se ao ponto de atendimento da NORDESTE, localizado na Rua Dr. José Peroba, 349, Edf. Empresarial Costa Azul, sala 1407, Stiep. CEP 41770-235 ou Av. Tancredo Neves, 2227 - Edf. Salvador Prime, Torre Work, 1º andar, Caminho das Árvores. CEP: 41820-021; d) Envie por fax ou e-mail (atendimento@nordestesaude.com.br). 04. QUANDO FOR UM PROCEDIMENTO URGENTE, COMO FAZER? Quando um médico solicitar um procedimento urgente e você não estiver num pronto-socorro ou num prontoatendimento, você deve solicitar que a recepção da unidade de saúde entre em contato com a NORDESTE, para que o seu procedimento seja imediatamente liberado. 05. EM CASO DE EMERGÊNCIA, É NECESSÁRIO LIGAR PARA A NORDESTE PARA OBTER ALGUMA AUTORIZAÇÃO? Não. Em se tratando de um atendimento de emergência em uma unidade de pronto-socorro ou num pronto-atendimento devidamente credenciado, todas as consultas e exames são imediatamente liberados via Internet, diretamente para a clínica ou hospital que prestará o atendimento. 06. SE A CLÍNICA OU HOSPITAL NÃO PROCEDER DA MANEIRA CORRETA, O QUE FAÇO? Você não deve sair da unidade. Peça para que um funcionário da instituição entre em contato imediatamente com a NORDESTE e relate o problema. Assim, as medidas para a solução da questão serão tomadas prontamente. Caso o credenciado se recuse a entrar em contato conosco, você mesmo deve ligar para nosso atendimento. 07. O QUE É SINISTRALIDADE? Os Planos de Saúde acompanham a frequência de vezes que o beneficiário faz uso dos serviços médicos, laboratóriais e hospitalares. A esta utilização dá-se o nome de sinistralidade. 08. COMO FAZER PARA INCLUIR OU EXCLUIR ALGUM DEPENDENTE? Procure o Recursos Humanos da sua empresa para que este encaminhe a solicitação à NORDESTE SAÚDE EMPRESARIAL.

13


REDE CREDENCIADA COM MAIS DE 50 ESPECIALIDADES MÉDICAS NA BAHIA E SERGIPE.

INFORMAÇÕES SOBRE REDE CREDENCIADA www.nordestesaude.com.br Central de Atendimento ao Cliente: 0800 284 7703 | 71 3644-9600 14


15


ANS - nº 412759

0800 284 7703 | 71 3644 9600 Segunda a sábado das 7h às 19h 24h para emergência

www.nordestesaude.com.br 16


MANUAL DA EMPRESA_NORDESTE_2014