Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança 2012-2014

Page 170

O lago congelado da cultura dos editais à dança no Brasil em diálogo com Thomas Hobbes

Ana Teixeira

Sob o título “A Cultura dos Editais”, a mostra Rumos Itaú Cultural Dança 2012-2014 promoveu um debate no encerramento de sua programação. Uma instância curiosa se manifestou nos depoimentos dos participantes da mesa, causando a impressão de haver um acordo tácito de subserviência ao poder público. Não se trata de uma questão nascida nos últimos anos, mas de uma herança ligada a um modo de pensar que se associa ao período colonial no Brasil. Alguns autores, tendo como base a filosofia política, acreditam que um teórico fundamental para se entender a relação com poder soberano é Thomas Hobbes (1588-1679), pensador inglês que estudou e reivindicou a primazia desse poder na Idade Moderna europeia. A proposta deste artigo é questionar essa formulação que nos assombra, questionamento feito a partir de dois pontos centrais: a conversa entre os participantes e o público da mostra Rumos Itaú Cultural Dança e a análise do edital de Fomento à Dança da cidade de São Paulo. Vamos lá! O debate contou com a participação da crítica de dança Helena Katz (SP), do diretor do Itaú Cultural Eduardo Saron (SP) e de Alfredo Manevy (SP), especialista em gestão pública. Também estavam presentes, na qualidade de provocadores da conversa, os artistas Flávia Meireles (RJ), Sandro Borelli (SP), Ricardo Marinelli (PR) e Isabela Silveira (BA). A conversa se estruturou em torno da cultura dos editais1 e das políticas para a cultura. A proposta, segundo Sonia Sobral, gerente de artes cênicas no Itaú Cultural, não previa o formato palestra, mas, sim, que cada um dos convidados partilhasse questões a se debater entre todos, inclusive o público. Em sua maioria, esse era composto de artistas selecionados nessa edição e de artistas locais. Foram mais de duas horas de conversa. Para localizar

1 “Edital é um ato escrito oficial em que há determinação, aviso etc., que se afixa em lugares públicos ou se anuncia na imprensa oficial ou em jornais de grande circulação, para conhecimento geral ou de alguns interessados. São diversos os tipos de edital, que recebem denominação própria, dependendo de seu objetivo. Um edital pode comunicar uma citação, um proclama, um contrato, uma exoneração, uma licitação de obras, serviços, tomada de preço etc.”. Disponível em: <http://www.significados.com.br/edital/>. Acesso em: 16 nov. 2013.

170


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.