Centros de Memória - Manual Básico para Implantação

Page 39

tECnoloGia da inforMaçÃo: dEfiniçÃo do softWarE dE banCo dE dados durante a implantação do Cm, uma fase importante é o desenvolvimento de uma ferramenta de base de dados destinada à catalogação e ao controle do acervo. essa ferramenta deve fornecer informações suficientes aos técnicos para gerenciar o acervo e aos usuários para ampliar as possibilidades de pesquisa. o desenvolvimento do sistema de catalogação do acervo pode ser realizado em etapas paralelas, como: •

definição da estrutura ideal de banco de dados.

Levantamento de dados do acervo e início da catalogação, ainda na fase de identificação documental.

Criação de ferramentas de indexação, como os vocabulários controlados.

Ferramentas de gestão de conteúdo digital, como o gerenciamento de documentos digitais.

Para desenvolver o sistema de banco de dados, o Cm tem três opções: comprar um software existente no mercado; contratar uma empresa de desenvolvimento de sistemas; ou desenvolver a plataforma com a equipe de tecnologia da informação (ti) da instituição. nos três casos, há facilidades e dificuldades para a implantação. de qualquer forma, o maior desafio é a equipe técnica conseguir avaliar claramente as necessidades do Cm para implantar um bom sistema de catalogação e gerenciamento de acervo. atualmente, os sistemas de bancos de dados em ambiente web têm se mostrado como a melhor opção, por apresentar maior segurança na preservação dos dados e possibilitar acesso amplo ao acervo na fase posterior de divulgação. a criação de um site do Cm pode contemplar a existência de uma ferramenta de pesquisa ligada ao sistema de gerenciamento de acervo.

tratamento tÉCniCo do aCerVo

37


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.