As TIC como apoio socioeducativo para prevenção do abandono escolar precoce
Agenda da Conferência Final O principal objetivo da conferência foi a partilha dos principais resultados do projeto e as ferramentas TIC resultantes de 2 anos de trabalho conjunto. Os resultados são os seguintes: O1 – Relatório do Estado da Arte: perceções e práticas dos jovens nativos digitais O2 – Toolbox para nativos digitais: ferramentas para educar sobre os riscos da adição digital O3 – Utilização das TIC em atividades socioeducativas O4 – Toolbox para tutores e formadores: utilização do digital como suporte socioeducativo O5 – Comunidade virtual das TICS e Website O6 – As TIC como apoio socioeducativo no combate ao abandono escolar
7ª reunião e Conferência Final em Paris - 6 e 7 de junho de 2017 Organizado pela IFRTS & ITG em junho de 2017, a Conferência Final do projeto TICS foi realizada nas instalações da Fundação FACE - Agir Contre l'Exclusion (FACE / "Agir contra a exclusão"), uma das maiores fundações francesas privadas envolvidas ativamente em projetos de ação a favor dos jovens em situação carenciada e no campo da formação escolar e profissional. Durante a Conferência Final, que contou não só com a presença dos representantes do projeto TICS, mas também com participantes de outros sectores; os resultados do projeto TICS foram apresentados em detalhe. As apresentações das ações da Fundação FACE também proporcionaram uma oportunidade para trocar pontos de vista sobre ações sustentáveis para o público jovem, com vista a ajudá-los a progredir em termos de formação, personalidade, comportamento e autoconfiança. A conferência, rica em partilha de experiências, perguntas e respostas, momentos formais e informais, foi uma excelente forma de concluir o projeto TICS, em particular porque os parceiros tiveram a oportunidade de apresentar e partilhar as suas realizações num contexto aberto às prioridades europeias, beneficiando do acolhimento e apoio da Fundação FACE.
O que se segue: Esta conferência não é o fim do projeto TICS. Surge como um passo em frente para uma disseminação ainda maior na Europa e possibilidades de ações complementares que podem ser realizadas nos próximos meses, tais como, desenvolvimento de novas ferramentas locais e nacionais de TICS ou oportunidades de parceria com outros projetos. Até lá, continue a acompanhar-nos na Web!