Salesianos 2011

Page 103

Alegria, estudo, piedade: o acompanhamento espiritual mininas – a fim de oferecer aos jovens um acompanhamento personalizado e personalizante. Alem disso, graças ao fato de trabalhar num território comum, é ainda mais necessário poder coordenar não só as propostas concretas mas também os projetos e os objetivos, a fim de aumentar as possibilidades de presença e proposta que sejam as mais significativas e eficazes.

A necessidade de uma comunidade A animação vocacional não é nem solitária nem inspetorial: é comunitária. Tem, na comunidade educadora e na comunidade religiosa, não só o seu ponto fundamental mas também a sua verdadeira realização. Por isso, o projetarem duas Inspetorias, juntas, a animação vocacional no território como movimento salesiano significa também conseguir refletir juntos parte da formação das comunidades e parte da formação dos irmãos e das irmãs de vida consagrada a fazer comunidade.

Urgência de um itinerário pessoal e acompanhado A função da comunidade claramente não exclui a necessidade de uma per-

sonalização do caminho em dois níveis: o caminho do acompanhador e o do acompanhado. A comunidade é de fato composta de pessoas que devem estar cada vez mais preparadas para a proposta vocacional, de maneira específica e planejada, para serem assim testemunhas eficazes e eficientes do chamado do Senhor. Alem disso, o caminho vocacional não pode ser só um caminho de grupo. Deve também ser um caminho proposto individualmente, a cada jovem, que precisa de uma atenção particular, individual, de qualidade, constante. É mesmo nesta dupla personalização que a qualidade do acompanhamento espiritual encontra a exata função e a exata importância.

A escolha da formação O trabalhar juntos como movimento carismático e como comunidade, personalizando o caminho que será proposto aos jovens e seguindo o seu desenvolvimento em clave vocacional, não se pode improvisar. Exige, ao contrário, uma formação sólida e continuada que possa ser um ponto de referência também ideológico das pessoas interessadas. Uma formação entretanto que não pode ser prioridade

de poucos especialistas ou de quem tenha ‘manias de vocação’: esta formação tem de envolver o maior número possível de operadores, de modo que ela chegue a ser uma área comum das mentalidades e das programações comunitárias. A partir dessas ideias e linhas fundamentais, chegamos ao depois a uma estrutura de encontros ao longo de dois anos, realizados durante o ano pastoral 2008-2009 e 2009-2010: o primeiro, sobre o acompanhamento espiritual; o segundo, para vê-lo chave carismática propriamente salesiana. No final do percurso, os documentos foram impressos em forma de livro

SALESIANOS 2011

101


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.