O Valor da Cultura

Page 61

HABILIDADE DE VENDER UMA SENSAÇÃO

TÉCNICO DE COMPUTADOR

SEM SABER LIGAR O COMPUTADOR A habilidade de vender, mesmo algo imaterial, vem da cultura empreendedora de quem tem que se virar para viver. Eu já consegui um trabalho de técnico de informática, sem saber nem ligar o computador. Eu tinha uma tia que queria comprar um computador novo para a filha dela e pediu para eu pegar o computador velho para mim, um computador antigão, o meu objetivo era fazer o computador funcionar. Resolvi indo numa loja de informática, perguntava o que eu precisava fazer para o computador funcionar. Olhava e imaginava as partes do computador, porque eu não tinha celular para tirar fotos. Fiquei assim o dia todo, indo na loja no Jacaré e voltando em casa tentando fazer o computador funcionar. Na comunidade do Mandela tinha uma loja de informática que só funcionava à noite. Fui até lá no fim do dia e pedi ao cara para ir na minha casa olhar meu computador. No caminho, fui conversando com ele dizendo que eu já tinha feito cursos de informática e ele me chamou para trabalhar. No dia seguinte comecei a trabalhar na loja do Mandela. Trabalhei três anos na VASP, que tinha esse nome por causa da piada “Vagabundos Anônimos Sustentados pelos Pais”. O dono da VASP só abria a loja à noite e quando dava. Quando eu comecei a trabalhar lá, ficava mais tempo na loja que ele e nessa, botei fogo em placa mãe, dava curtos nas coisas, mas eu recebia incentivo para treinar. Eu cheguei a fazer curso de informática, mas eu fui reprovado e um dia, a professora que me reprovou foi na loja para consertar um computador e disse “Eu conheço você!”. Consertei o computador. Chegou um tempo que a loja cresceu, eu não dava conta de todos os serviços que apareciam e o dono da loja me autorizou a procurar uma outra pessoa para me ajudar. Como tinham uns garotos que apareciam sempre para conversar, teve um que eu chamei para trabalhar e ensinei tudo o que eu sabia. Quando eu saí da loja, ele ficou no meu lugar e depois de um tempo o rapaz vendeu a loja e agora lá é um churrascão.

APRENDER A ESCREVER

POR CONTA DA HIPERATIVIDADE

CURSO DE ESCRITA Eu tive dificuldades para aprender a escrever. Quando você não para quieto, é difícil entender o que a professora está ensinando. Fui aprender a me concentrar depois de um tempo, fui à fonoaudióloga, encontros com psicóloga para poder aprender a me colocar, mas não adiantou muito não. Num desses dias, após a escola, fui jogar basquete e me chamaram para fazer um curso chamado Turista Aprendiz. Lá eu fui estimulado a escrever uma poesia e gostaram. Era pedido que a gente sempre escrevesse para levar na outra aula, mas eu nunca conseguia fazer em casa então enquanto os outros apresentavam na roda, eu escrevia a minha poesia na hora e o pessoal perguntava “Nossa, você criou isso agora?”. Sim, se fosse para criar antes, eu não conseguiria.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.