O MÉTODO DAS CONJECTURAS E REFUTAÇÕES (FALSIFICACIONISMO)
CRÍTICA DE KARL POPPER À INDUÇÃO: Segundo Popper, a ciência não se baseia na indução. Popper nega que os cientistas começam com observações e inferem depois uma teoria geral. A indução não desempenha qualquer papel na construção de hipóteses, conjecturas ou teorias porque nenhum número de objectos de uma certa espécie permite estabelecer que todos os objectos dessa espécie terão as propriedades dos objectos observados. Se todos os cisnes observados num dado momento e num dado lugar são brancos, não podemos concluir necessariamente que todos os cisnes são brancos.
ETAPAS DO MÉTODO DAS CONJECTURAS E REFUTAÇÕES (FALSIFICACIONISMO):
1. FORMULAÇÃO DE UM PROBLEMA: OS PROBLEMAS SÃO O PONTO DE PARTIDA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA. NO ENTANTO, O PROBLEMA PODE TER RESULTADO DA OBSERVAÇÃO DE UM FENÓMENO.
EXEMPLO: “UM MÉDICO DO PASSADO TEM COMO PONTO DE PARTIDA DA SUA INVESTIGAÇÃO O PROBLEMA: QUAL É A CAUSA DO ESCORBUTO?”
2. FORMULAÇÃO DA TEORIA (HIPÓTESE OU CONJECTURA): O CIENTISTA DE MODO A RESOLVER O PROBLEMA PROPÕE, GRAÇAS À SUA CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO UMA TEORIA (CONJECTURA, PALPITE).
EXEMPLO: O MÉDICO REPAROU QUE UM DOS SEUS PACIENTES QUE SOFRIA DE ESCORBUTO ESTÁ MELHOR E QUE ELE COMIA MUITA FRUTA, SOBRETUDO LARANJAS. COM BASE NESSES DADOS, O MÉDICO COLOCA A HIPÓTESE (conjectura) DE QUE O ESCORBUTO É PROVOCADO POR UMA ALIMENTAÇÃO POBRE EM FRUTA E PODE SER EVITADO COM A INGESTAÇÃO DE LARANJAS (vitamina c).
1