PORTFÓLIO I S A B E L A R A M O S 2 0 2 3
ISABELA RAMOS
Arquiteta e urbanista de 24 anos recém formada pela UFRRJ em busca de experiência profissional e aprendizado com possibilidade de mudança de endereço para trabalhar. Experiência em projeto executivo, modelagem, detalhamentos, renderização, lista de mobiliário e quantitativos. Perfil de dedicação, responsabilidade e empenho nas atividades exercidas.
EMAIL
isabelactrm@gmail.com
TELEFONE
(24) 992722880
ENDEREÇO
Av. Domingos Mariano, n° 339, centro, Barra Mansa, Rio de Janeiro
(Possibilidade de mudança para trabalhar)
C O N T A T O C U R R Í C U L O
F O R M A Ç Ã O A C A D Ê M I C A
E X P E R I Ê N C I A
Comissão organizadora da Semana acadêmica de arquitetura e urbanismo (SEMAU)
Novembro 2020
2017 - 2023
COLÉGIO NOSSA SENHORA DO
AMPARO
2014 - 2016
Localizado em Barra Mansa(RJ)
Localizado em Seropédica (RJ) AUTOCAD
Projeto de extensão no Núcleo de acessoria técnica e popular (NATEP) UERJ
Abril a Outubro de 2021
Estágio em UNAH Arquitetura e Interiores localizado em Volta
Redonda (RJ)
Setembro de 2021 a Fevereiro de 2022
Setembro de 2022 a Fevereiro de 2023
Curso de ENSCAPE- BM Maquetes
Novembro de 2022
Curso de ARCHICAD - HUB Prática criativa
Junho de 2023 - em andamento
S O F T W A R E S UFRRJ UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
PACOTE
LAYOUT ENSCAPE SKETCH UP ARCHICAD
OFFICE
V-RAY PHOTOSHOP
S U M Á R I O 0 1 0 2 0 3 T R A M A C A F É S A L A D O V I A J A N T E C R E C H E C O S M O S
0 4 U P A A B R A Ç O S E S C S E R O P É D I C A 0 5 0 6 P R O J E T O M A R I A E S T Á G I O
D O V I
J A N
S A L A
A
T E
Projeto de interiores de uma sala de estar e jantar a nível de estudo preliminar de acordo com o desafio portobello archtrends 2023. A sala mistura elementos naturais com elementos industriais, mostrando o contraste entre a natureza e a cidade, o litoral e o urbano por onde passou o viajante, persona pensada para o ambiente.
Para este projeto adotou-se o uso do porcelanato Solar nas cores ocre, terra, concreto e areia na parede, formando um grande painel e o porcelanato M.S. Barcelona Tact Crystal 90 x 90 retificado para o piso, trazendo uma tonalidade neutra.
A parede da televisão possui diversos quadros em preto e branco com fotografias e ilustrações que fazem uma transição entre o mar e a cidade
BOARD MOOD
Na sala de jantar, optou-se por uma mesa de madeira retangular com o uso de dois tipos de cadeira, as quais contrastam linguagens distintas.
O design biofílico está presente no projeto através da texturas que remetem a natureza como o parede em porcelanato Solar, os tapetes e tecidos e a vegetação natural que foi colocada próxima à varanda, trazendo uma ligação entre o ambiente externo e interno
Cadeira Tubo - Cor Argila Wentz Design
Cadeira Gravatá Palha Wentz Design
Pendente Ufo Orne Decor Studio
Pendente Galleta Bella Iluminação
Vasos Plantas Fícus Lyrata Tamanhos diversos
A cafeteria foi desenvolvida a partir de containers distribuídos próximos de um lago localizado dentro da UFRRJ, a partir dessas condicionantes, a equipe desenvolveu um deck de madeira com o objetivo de nivelar o espaço da cafeteria e criar uma conexão com o lago.
O conceito do projeto foi desenvolvido a partir das obras de Suzana Queiroga, analisando seus trabalhos com o papel. A partir dessa premissa, foi desenvolvido um mood board com referências projetuais, paleta de cores e atividades que seriam comuns de acordo com a análise do local e a proposta para a cafeteria.
BOARD MOOD
A planta baixa ressalta a importancia de deck de madeira para o projeto, criando áreas de convivência distintas .
SETORIZAÇÃO LEGENDA
Cozinha/serviço A=19.8m²
Lixo A=2,3m²
Administração A=7,4m²
A partir de setorização, observa-se que todos os setores de serviços ficaram próximos com o objetivo de facilitar o fluxo de trabalho da cafeteria.
Banheiro A=5,0m²
Recepção A=6,0m²
Balcão A=5,5m²
Salão A=50,0m²
A cobertura na imagem ao lado marca a entrada da cafeteria e protege parte da área externa das imtempéries. Seu desenho interno se assemelha a uma trama de papel onde há partes em vidro e superfícies vergalhão de aço com o objetivo de trazer um contraste de materias e separar o fluxo interno do externo. O elemento se repete em outros locais do projeto, sustentando plantas em vasos.
LEGENDAREVESTIMENTOS
Projeto de uma creche dentro da UFRRJ desenvolvido na disciplina de projeto de arquitetura III. O projeto foi feito em parceiria com Júlia Vieira e Robson Fonseca.
A autora do portfólio foi responsável pela criação do conceito do projeto, o mood board ao lado e as plantas técnicas apresentadas a seguir.
A metodologia adotada foi a Montessori, com o objetivo de valorizar a independência, criatividade e o processo de educação cósmica, e como forma de manter esse interesse aceso por toda a infância é a percepção que todas as coisas estão conectadas e dependem umas das outras para existir.
C R E C H E C O S M O S
BOARD MOOD
A partir da metodologia estudada, entendendo a creche como lugar de descoberta do mundo, o conceito da creche é de Estação espacial, local de experiências e estudos sobre o universo. A partir disso a volumetria remete a uma estação espacial, as salas de aula representam planetas e os brinquedos estão associados à lua (foto abaixo) e buracos de minhoca.
Após o desenvolvimento do conceito, as análises do local de implantação foram realizadas com o objetivo de entender acessos (diagrama ao lado), insolação para garantir espaços pensados no conforto ambiental e acessível a todos.
ACESSOS Principal De serviço
A planta baixa ao lado mostra o fluxo e a setorização com o desenvolvimento do layout de todos os ambientes do projeto.
LEGENDA
Técnico
Serviço
Socio-pedagógico
Assistência
Circulação
Circulação de serviço
Abaixo os cortes e os detalhes dão destaque à cobertura com diversas inclinações, um dos partidos arquitetônicos proncipais do projeto, a figura abaixo mostra a fachada da creche destacando a cobertura.
DET 02
Projeto de arquitetura hospitalar desenvolvido na universidade em parceiria de Júlia Vieira, Robson Fonseca, Lucas Gonçalves e Rhuam Brum.
P A
U
A B R A Ç O
O conceito do projeto para a UPA é o Abraço, desde seu formato, a estrutura interna do corpo humano em um abraço e o conforto e bem estar que essa ação tão importante transmite.
Com isso buscamos que a UPA consiga transmitir essas sensações, com espaço mais humanizados e biofílicos. Entendendo que o paciente precisa de empatia e acolhimento quando está passando por um momento difícil.
A implantação abaixo mostra que foi desenvolvido espaços de estacionamento e um jardim entre os dois blocos da upa com o objetivo de transmitir aconchego e transformar um ambiente teoricamente frio em algo mais quente, que se aproxime da natureza.
Legenda
Pronto
atendimento
Terapia
Diagnóstico
Urgência
Observação
Técnico
Logístico
Administração
Circulação
Pa planta baixa mostra a setorização do projeto. A autora do portfólio foi responsável por desenvolver o layout da observação e terapia, além disso desenvolveu cortes, planta de cobertura mostrada ao lado com dimensionamento de água
.
Detalhe do fechamento da cobertura com a testeira presente nas fachadas
S E S C S E R O P E D I C A
Projeto de arquitetura V, desenvolvido na universidade em parceiria com Emile Magalhães. A autora do projeto foi responsável pelo desenhos técnicos, proposta de lançamento de estrutura, e contribuiu com parte da modelagem 3D e desenvolveu a maquete eletrônica na página anterior. A setorização do projeto está mostrada no diagrama ao lado e foi pensada a partir do tipo de ambiente e a análise de insolação e ventos do terreno.
A partir da análise da história e de dados estatísticos do município de Seropédica foi desenvolvido as seguintes diretrizes:
Permeabilidade
visual e urbana
Volumetria envolta de uma praça
Área de convivência centro da edificação
Criar conexões entre as ruas e a circulação do edifício
sociocultural esportivo administrativo Público Semipúblico Privado saguão auditório/teatro cafeteria biblioteca ginásiocoberto parqueaquático recreação administração saladeginástica salasmultiuso/oficinas manutenção
A partir da análise de insolação das fachadas utilizando a carta solar constatou-se as fachadas que receberiam mais indidência do sol, demonstrada no diagrama ao lado e desenvolveu-se estratégias para garantir o conforto ambiental como o uso de brises com inclinação de 45° na fachada principal e no ginásio.
Fachadas com grande insolação no período da tarde
IMPLANTAÇÃO ESQUEMÁTICA
CORTE AA CORTE BB
Projeto de reforma de uma cozinha desenvolvido para o escritório UNAH
Arquitetura. Ao lado pode-se ver uma prancha do detalhamento de marcenaria feito pela autora do portfólio. Além disso, o processo de modelagem 3D e projeto executivo foram feitos pela mesam.
Na próxima página, encontra-se uma prancha A1 do projeto executivo e vistas de paginação e pontos de elétrica e hidráulica
P R O J E T O M A R I A
Vist
Prancha A1 Vist
(24) 99272-2880
2 0 2 3
PORTFÓLIO ISABELA RAMOS