1 minute read

Figura 1 – Largo da Batata

INTRODUÇÃO

Este trabalho, integra as disciplinas de projeto urbano e projeto arquitetônico, tem como objetivo compreender a região de pinheiros, no entorno do Largo da batata e propor soluções para esta área. O bairro de Pinheiros, zona Oeste de São Paulo (figura 1), é caracterizado por ser um bairro comercial e um importante eixo de ligação entre outras regiões da cidade, em função do seu histórico.

Advertisement

Atualmente a região está se transformando e sendo valorizada, é objeto de operação urbana e sofre um processo de especulação imobiliária, pela presenças de lotes e edificações subutilizados e devido à baixa densidade demográfica e construtiva em relação ao potencial construtivo permitido por lei.

Portanto, na primeira parte do trabalho será desenvolvido um projeto urbano, que consiste em requalificar o espaço, de acordo com a atual situação e prevendo a verticalização que irá modificar a paisagem existente. Propõe-se, também uma solução para falta de cobertura vegetal e fruição publica na área, reestruturando a malha urbana, que hoje se manifesta de maneira fragmentada. A proposta de um conjunto habitacional de interesse social, tem por objetivo melhorar a baixa densidade populacional da região de forma mais igualitária.

FIG. 1 - Largo da Batata

FONTE: https://vejasp.abril.com.br/cidades/largo-da-batata-predio/

This article is from: