Revista Iron Biker Brasil #05 - Mountain Bike Magazine

Page 1

MARIANA

A CIDADE SEDE “SE MOVIMENTA” TAMBÉM ECONOMICAMENTE EM MAIS UMA EDIÇÃO.

PÁG. 40

SUPERAçÃO

IRON RUNNER

CHUVA E SUPERAÇÃO MARCAM O IRON BIKER BRASIL 2018. PÁG. 26

CONFIRA COMO FOI A ETAPA INHOTIM 2018. PÁG. 74




SAC: 0800 707 1000 / 0800 282 1001

No trânsito, a vida vem primeiro.


MAIS QUE CARROS, SUPERAÇÃO.

Imagem meramente ilustrativa.

Leo Burnett Tailor Made

Fiat Toro, patrocinador oficial do Iron Biker Brasil.

TO R O. F I AT.CO M . B R



ê c o v

u e s éo ! r o h l e m

i







NUTSCOM.COM.BR






EDITO


ORIAL EXPEDIENTE Direção Editorial Lucas Fonda Gilberto Canaan Marco Antonio Canaan Edição Lucas Fonda Jornalismo Kíria Ribeiro Direção de Arte Humberto Bicalho Fotografia Cristiano Quintino Eduardo Profeta Fernanda Balster Gleialison Dos Santos Magnus Torquato Pedro Ferreira Reinaldo Santos Rodrigo Barreto Vinicius Cabral CAPA Foto: Magnus Torquato

Quando eu era criança o meu esporte preferido era o futebol. Bastava uma bola improvisada, um espaço e um pequeno grupo de amigos para fazermos uma partida daquelas. A medida que eu fui crescendo a bola de trapos e o terreno baldio não me satisfaziam mais. Eu queria uma bola de verdade e um campo com grama e traves. Eu queria chuteiras, calção e redes para vê-las balançando no momento do gol. Eu queria ser um jogador profissional. Eu queria, mas não tive isso. Não tive porque o governo não dava a devida atenção ao esporte. Não enxergavam o esporte como uma ferramenta educacional e social. Foi aí que pensei: um dia eu mudo isso.

Cresci, me tornei adulto, vereador e, atualmente, prefeito. E aquele sonho que eu tinha enquanto criança, de valorizar o esporte, independente da sua modalidade, continuou mais vivo do que nunca. Tão vivo que hoje é realidade! Entendo que, assim como saúde e educação, o esporte também precisa de atenção. E é o que temos feito durante esses anos. Promovemos diversos eventos que valorizam os atletas, fomentam a economia, atraem turistas e colocam Mariana em um cenário esportivo de destaque. Iron Biker, Bike Enduro, campeonatos de Taekwondo, Judô, jogos de vôlei, futebol, basquete, provas de atletismo e muitas outras são as evidências do quanto nos esforçamos para diversificar o esporte. A nossa posição no ICMS Esportivo também é prova da seriedade do nosso trabalho. Há um tempo aparecíamos bem para o final da lista das cidades e, recentemente, no ranking divulgado, ocupamos a 10ª posição. Subimos mais de 100 posições de um ano para o outro. Sorte? Não! Isso é dedicação, seriedade, compromisso e, principalmente, vontade. Vontade de um dia poder ver a nossa cidade sendo conhecida, não só como a primeira capital de Minas ou a cidade destruída pela lama, mas, como a casa do esporte. E o marianense pode ter certeza que daremos o nosso melhor para que isso aconteça.

Duarte Junior

Prefeito de Mariana - MG




Valores e princípios

que herdamos de berço

Família dá exemplo de HONESTIDADE e DEVOLVE CARTÃO e CELULAR encontrados nas trilhas da maratona. Por Kíria Ribeiro Se você acredita na honestidade, na bondade e tem esperanças que o mundo pode melhorar, por favor, não deixe de crer! Essa história não vem de outro lado do mundo, na verdade, ela se passou nas trilhas do Iron Biker Brasil! Ou seja, bem no meio de nós. Tudo começou quando o ciclista Thiago Loyola, do Rio de Janeiro, decidiu participar ano passado, pela primeira vez, da maior maratona da América Latina. A expectativa era grande, afinal, ele queria se sentir pertencente ao universo ciclístico de uma forma espontânea e leve por meio da prova. Chegou o grande dia e Thiago já se aquecia para a largada da primeira bateria de competição. “Eu costumava levar o celular em um bolso que ficava na mochila de hidratação. Após uns 10 km de prova, em uma final de subida eu parei para ver o pessoal subindo e fui pegar o aparelho. Na hora percebi que ele não estava mais comigo e constatei que tinha caído. Certamente pela trepidação da bike e velocidade das descidas. Era um iPhone 6. Estava com meu cartão de débito dentro da capa do celular”, contou. Quando Thiago percebeu que tinha perdido já era tarde, pois não dava pra voltar e procurar, afinal, tinham muitos ciclistas na trilha, não tinha ideia de onde o aparelho poderia ter caído. “Voltei para o Rio e ainda tentei contato com a organização para saber se tinham encontrado e ninguém havia encontrado. Dessa forma, segui a minha vida, de advogado e professor universitário, ciclista amador e amante do MTB”. Em 2018, faltando poucos dias para a realização da 26ª edição, Thiago recebe uma mensagem de um dos organizadores da prova dizendo que uma família de agricultores tinha encontrado o seu telefone com o cartão. “Foi uma surpresa e não conseguia acreditar que depois de um ano, na véspera de eu viajar para a prova de 2018, eu recebia a notícia. Fiquei tão feliz por recuperar o celular e seu conteúdo de arquivos. Mas confesso que fiquei ainda mais feliz por ver que tem gente honesta e verdadeira no mundo”, afirmou.

O carioca Thiago chegou em Mariana, buscou o kit e já foi atrás do agricultor em busca de conhecer quem foi o seu anjo da guarda. “Foi um momento especial. Surpresa e felicidade. Os bons ainda são maioria e as boas energias sempre ajudam nos momentos mais improváveis. Agradeço por tudo”. A nossa equipe fez contato com o agricultor Geraldo Silva, que prontamente nos atendeu e nos contou como tudo aconteceu. “Eu aprendi com a minha mãe a nunca pegar algo que não é meu. E não ia ser diferente agora. Realmente eu vi os pertences caídos na terra e desconfiei que era de algum atleta que disputou a prova, devido ao percurso sinalizado. Quando vi já quis logo achar de quem seriam os objetos”, ressaltou. Quando questionado sobre a honestidade do seu ato, Geraldo já logo afirmou que nada é mais valioso do que a verdade e a boa conduta. “Não há nada nesse mundo que compre o que herdamos de berço: a minha integridade. O meu ato foi um ato simples e comum em meu dia a dia, pois faço questão de propagar isso para os meus filhos, pretendo propagar para os meus netos e assim vai. É dessa forma que vamos mudar o mundo”, disse. E exemplos como o Geraldo Silva nos motivam, principalmente neste momento crítico como este que estamos vivendo no Brasil. Precisamos falar mais dos valores humanos, precisamos falar mais dos princípios que realmente fazem a diferença como o que ilustraram a nossa reportagem.



fotos: CRISTIANO QUINTINO EDUARDO PROFETA GLEIALISON DOS SANTOS REINALDO SANTOS

DIAS QUE

NÃO DEIXAREMOS

PARA Trás...

Debaixo de CHUVA, primeiro dia de maratona é marcado pelo equilíbrio e ADRENALINA. Por Kíria Ribeiro

PaRTE 1



26

REVISTA IRON BIKER 2018

Os dias 15 e 16 de setembro de 2018 ficarão marcados na vida dos atletas que estiveram presentes em mais uma edição do Iron Biker Brasil na cidade histórica de Mariana (MG). O clima de ansiedade e adrenalina já tomava conta dos ciclistas, que não viam a hora de desbravarem as trilhas da primeira capital de Minas Gerais. O soar das buzinas já anunciava o início de uma maratona desafiadora. Afinal, a chuva intensa e o clima húmido e frio prometiam uma prova ainda mais complicada e cheia de obstáculos. Foram, aproximadamente, 165km de percurso, com trajetos partindo do Centro Histórico e passando pelos distritos de Bandeirantes, Monsenhor Horta e Águas Claras. Logo nos primeiros minutos da prova já era possível constatar que a 26ª edição do Iron Biker Brasil seria dura. Na categoria elite, o atual campeão do Iron, Halysson Ferreira, já chegou com força total para ir em busca do bicampeonato. O Atleta, que ficou parte deste ano fora das trilhas devido a lesões, mais uma vez deu um show em cima das duas rodas, terminando a prova de sábado na primeira colocação, vencendo de forma aguda e consciente. Seguindo o ritmo da elite masculina, as mulheres demonstraram, mais uma vez, resistência e força durante essa edição do Iron. Resistência para irem atrás das primeiras colocações com bravura, e muita energia para encararem de frente o que enfrentaram durante o percurso total de prova. Quem se deu bem no sábado foi a atleta Daniela Genovesi, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar, com o tempo de 4h09min, seguida pelas brasileiras, Hercília Souza, Franciele e Ana Luiza Penini.


REVISTA IRON BIKER 2018

27



www.guimebike.com.br (31) 98515-4003 | (31) 3332-9217 Rua Barbosa de Resende - 128 / GrajaĂş









DIAS QUE

NÃO DEIXAREMOS

PARA Trás...

Em mais uma prova acirrada, segundo momento da prova define os PRIMEIROS COLOCADOS de 2018 Por Kíria Ribeiro

PaRTE 2


38

REVISTA IRON BIKER 2018

O segundo dia de maratona nasceu e os atletas já se preparavam para a última chance de fazerem um diferencial na edição de 2018. Afinal, o domingo reservava os mais variados tipos de cenários para serem vivenciados pelos ciclistas ao longo do trajeto. Assim que a largada foi dada, centenas de bikers partiram como um lindo “mar de gente” pelas ruas da cidade, invadindo os principais pontos do município. A motivação, a vontade e a esperança de conquistar o local mais almejado do final de semana, o pódio, foi o que moveu o experiente atleta Halysson Ferreira, que novamente fez um tempo muito bom no segundo dia de prova e se sagrou o grande vencedor do Iron Biker Brasil 2018 pelo segundo ano consecutivo. “Me senti muito bem durante o percurso. Tive uma lesão há uns meses, fiquei muito mal durante um bom tempo. Mas Deus sabe o que faz conosco. Tudo me favoreceu muito, inclusive o

tempo chuvoso durante o percurso. Estou feliz e espero seguir com esse ritmo para conseguir mais um título na primeira capital de Minas”, afirmou. Já para a campeã da elite feminina, Daniela Genovesi, que levou, de forma aguerrida, mas tranquila, a 26ª edição do Iron, o sentimento foi de alegria e de dever cumprido. “Estou com 50 anos e para mim é superimportante o simples fato de competir. Quando acontece de ser a grande vitoriosa também fico e me sinto realizada. Sintome inteira e completa quando consigo participar. E, estar fisicamente disputando a prova com os meus colegas de corrida, é, sem dúvida, muito especial e único. Fiz um tempo relevante no primeiro dia de competição e isso me levou, de fato, para o título na etapa final”, disse a atleta, que já se prepara para o próximo ano de competição. “Ano que vem eu volto para conquistar mais títulos”, ressaltou Daniela.


REVISTA IRON BIKER 2018

ME SENTI MUITO BEM DURANTE O PERCURSO. TIVE UMA LESÃO HÁ UNS MESES E FIQUEI MUITO MAL. MAS DEUS SABE O QUE FAZ CONOSCO. TUDO ME FAVORECEU MUITO, INCLUSIVE O TEMPO CHUVOSO DURANTE O PERCURSO. ESTOU FELIZ E ESPERO SEGUIR COM ESSE RITMO PARA CONSEGUIR MAIS UM TÍTULO NA PRIMEIRA CAPITAL DE MINAS HALYSSON FERREIRA - Campeão Elite Masculina

39


40

REVISTA IRON BIKER 2018

CLASSI

FICAçÃO ELITE MASCULINA:

1º - Halysson Henrique Ferreira (MG/Brasil) – 5h50min33seg. 2º - Milton Javier Ramos (Honduras) – 5h55min:04seg. 3º - Daniel Grossi Soares De Souza (MG/Brasil) – 5h55min22seg. 4º - Carlos Alberto Fernandes (MG/Brasil)– 6h05min06seg. 5ª - Ismael Rupf (ES/Brasil)– 6h09min46seg.

ELITE FEMININA:

1º - Daniela Figueiredo Genovesi (RJ/Brasil) – 7h51min07seg. 2º - Hercilia Najara Ferreira De Souza (MG/Brasil) – 8h0min02seg. 3º - Ana Luisa Korc Panini (SC/Brasil) – 8h13min27seg. 4º - Paula Regina Novais Gallan (BA/Brasil) – 8h21min05seg. 5º - Franciele De Almeida Pedale (MT/Brasil) – 8h31min38seg.

VEJA OS RESULTADOS COMPLETOS NO SITE: WWW.IRONBIKER.COM.BR


REVISTA IRON BIKER 2018

41


42

REVISTA IRON BIKER 2018


REVISTA IRON BIKER 2018

43

EXPERIÊNCIA EM DUAS RODAS HALYSSON FERREIRA e DANIELA GENOVESI se dão bem e conquistam o primeiro lugar no pódio.

foto: EDUARDO PROFETA

Por Kíria Ribeiro E quando o mundo do esporte une dois gigantes do ciclismo em um mesmo lugar, numa mesma competição? Foi exatamente isso que aconteceu em terras mineiras nesta edição do Iron Biker Brasil entre os experientes Halysson Ferreira e Daniela Genovesi. Esses dois superatletas que levaram a 26ª edição da maior prova de mountain bike da América Latina além de serem exemplos enquanto atletas, também colecionam diversas histórias emocionantes sobre duas rodas. Confira a entrevista que fizemos com os dois monstros do esporte: IBB: O que vem a mente quando pensa em Iron Biker Brasil? Halysson: Primeira coisa que penso é na enorme satisfação que tenho em poder participar dessa grande prova do ciclismo. São dois dias muito duros de maratona, mas são momentos divertidos pelas trilhas e montanhas de Mariana, que é uma cidade maravilhosa, charmosa e acolhedora. Estou extremamente feliz e satisfeito pela a minha conquista novamente esse ano. Isso só me motiva a continuar na luta diária em busca da excelência do esporte. IBB: O que mais te encanta na prova? Daniela: Eu simplesmente adoro mountain bike e o Iron me fascinou novamente, porque já tinha corrido a prova há 20 anos. Então, já me fascinava desde sempre. Vale aqui de novo ressaltar e engrandecer essa grande competição que ajudou a me formar enquanto atleta e competidora. IBB: O trajeto esse ano ficou mais difícil por causa da chuva? Halysson: Sem dúvidas que a chuva dificultou ainda mais a prova, porque exigiu mais força e mais atenção

nas descidas e subidas existentes durante o percurso. Acaba que isso causa um desgaste maior que o normal, então, com a chuva o cenário fica bem ruim mesmo. Mas isso não impediu que fizesse uma prova consciente e responsável. IBB: De onde surgiu o interesse pelo ciclismo? Daniela: Costumo dizer que o ciclismo me ganhou desde o primeiro momento. Quando eu comecei a praticar, há mais de 20 anos, eu fiquei encantada com o que esse esporte pode contribuir para o fortalecimento físico e mental do ser humano. É incrível como mexe com a gente, como nos motiva, como eu sou completamente apaixonada por tudo que representa e pela forma como a bike me ajudou em momentos difíceis. IBB: Consegue explicar o sentimento em ser bicampeão consecutivo da maratona? Halysson: Ah, é simplesmente demais. É mais que especial para mim, principalmente, por tudo que vivi esse ano. Não esperava vencer a prova depois de tudo que passei no primeiro semestre de 2018 por causa da minha lesão na coluna vertebral. Então, vencer o Iron virou a minha obsessão e eu consegui conquistar o lugar mais alto do pódio em 2018. Por isso que esse ano foi mais que especial para mim. E ano que vem espero fazer a minha trinca de conquistas. IBB: Como é a sua rotina de treinamentos? Daniela: A minha rotina de treino é intensa, porque eu gosto do que eu faço. Eu corro quatro vezes na semana e faço descansos aos domingos. Podia treinar mais, mas eu tenho um trabalho fora do ciclismo que também me exige bastante. Mas costumo dosar a minha alimentação também com uma base de frutas, verduras e carboidratos.


44

REVISTA IRON BIKER 2018

ECONOMIA FORTALECIDA NA CIDADE

MINEIRA

EMPRESÁRIOS e COMERCIANTES de Mariana enaltecem a realização do Iron Biker Brasil. A histórica Mariana (MG) recebeu a maior maratona de mountain bike da América Latina: o Iron Biker Brasil. O evento movimentou as ruas e ladeiras da cidade mineira. Afinal, foram aproximadamente dois mil atletas na competição. Dois mil atletas se alimentando em restaurantes do município. Dois mil ciclistas se hospedando em hotéis. Somados aos acompanhantes, seis mil pessoas se encantando e propagando as belezas da primeira capital de Minas Gerais. A movimentação nas ruas com a realização do Iron Biker agitou também a economia municipal com a lotação máxima de pousadas durante os dias do evento. “Mais um ano que fiz questão de colocar as minhas cadeiras do lado de fora, em cima da calçada, para sentir o clima

por Kíria Ribeiro

da adrenalina. É incrível como os atletas interagem conosco e como são importantes para a nossa Mariana, fazendo reacender a nossa economia. É prazeroso quando chega o mês de setembro”, disse a comerciante, Elizeth Fernandes. Segundo a empresária marianense Patrícia Simões, os empreendedores ficam ansiosos para a chegada do mês de setembro. “Com certeza a nossa grande alegria é quando estamos na época do Iron Biker. Temos a nossa pousada cheia nos dias do evento esportivo. Para nós aqui de Mariana é um prazer receber mais de dois mil atletas e seus familiares. Eu, como proprietária de hotel, fico extremamente satisfeita, pois é um grande propulsor da nossa economia”, afirmou.


REVISTA IRON BIKER 2018

ENCONTRO DEBATE A ECONOMIA E O TURISMO A equipe organizadora da competição, buscando o desenvolvimento da comunidade em que está inserida, promoveu, no mês de agosto, um encontro de apresentação e rodada de sugestões de oportunidades para o comércio durante o período do evento em Mariana. O objetivo? Foi detalhar e exemplificar ações de planejamento econômico para o maior engajamento possível de empreendedores no desenvolvimento da economia local. A movimentação nas ruas históricas com a realização do Iron Biker sempre provoca a geração de renda do local. “Antes de mais nada queremos que o empresariado local se sinta, cada vez mais, pertencente ao Iron. Queremos ouvir as pessoas! Por isso, promovemos juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Desportos o primeiro encontro desse porte com comerciantes da cidade, porque eles são parte fundamental do processo. Vamos realizar outros momentos como esse, pois enxergamos que a nossa relação precisa ser bem mais próxima, a fim de estreitarmos diálogos a respeito de como queremos consolidar a prova em Mariana”, afirmou um dos organizadores do Iron Biker Brasil, Lucas Fonda.

COM CERTEZA A NOSSA GRANDE ALEGRIA É QUANDO ESTAMOS NA ÉPOCA DO IRON BIKER. TEMOS A NOSSA POUSADA CHEIA NOS DIAS DO EVENTO ESPORTIVO. PARA NÓS AQUI DE MARIANA É UM PRAZER RECEBER MAIS DE DOIS MIL ATLETAS E SEUS FAMILIARES. EU, COMO PROPRIETÁRIA DE HOTEL, FICO EXTREMAMENTE SATISFEITA, POIS É UM GRANDE PROPULSOR DA NOSSA ECONOMIA PATRÍCIA SIMÕES Empresária Marianense

45


Publieditorial

O FIAT TORO FOI DESTAQUE NO MAIOR EVENTO DE MOUNTAIN BIKE ´ DA AMERICA LATINA. Setembro foi marcado por muita adrenalina e superação na cidade de Mariana, em Minas Gerais.


E

stamos falando do Iron Biker Brasil 2018, a maior maratona de mountain bike da América Latina.

E, se tem tanta paixão por esporte e aventura, tem que ter Fiat. A montadora foi a patrocinadora oficial do evento, que teve como grande destaque o Fiat Toro, responsável por dar aquela força para o staff da prova em todas as suas etapas. O Iron Biker aconteceu de 14 a 16 de setembro e, durante esses 3 dias, foram 163 quilômetros de trilhas, ruas e estradas, com mais de 2 mil atletas de todos os cantos do Brasil e do mundo fazendo bonito. O evento ainda contou com dois espaços reservados para a Fiat, onde o público pôde conferir as últimas novidades e lançamentos da montadora, além de interagir com o Fiat Toro, o carro oficial do evento. Mais que carros, Fiat também é alta performance em aventura.

Publieditorial


48

REVISTA IRON BIKER 2018

A MARATONA PRECISA SER REALIZADA COM O MESMO ESPÍRITO DE UMA CICLOVIAGEM. ENTÃO, EU ESCOLHI O IRON PARA EU PODER INICIAR E FINALIZAR ESTA ETAPA DA MINHA VIDA JUSTAMENTE POR SER UMA PROVA EXTREMAMENTE RECONHECIDA NO CENÁRIO NACIONAL E INTERNACIONAL E POR AGREGAR TANTO FÍSICA E EMOCIONALMENTE BRENO BIZINOTO - Atleta


REVISTA IRON BIKER 2018

DE VOLTA

49

fotos: EDUARDO PROFETA

PARA CASA O atleta BRENO BIZINOTO retorna ao país e conclui no Iron Biker Brasil 2018 a cicloviagem de mais de 17.000km pela América do Sul. por Kíria Ribeiro Aventura, adrenalina e descobertas. 353 dias. 17 mil km sobre duas rodas. Uma viagem de cicloturismo pela América do Sul. Assim foi o ano do atleta arquiteto Breno Bizinoto, belo-horizontino, que conversou com a nossa equipe de reportagem em 2017, antes de começar o seu trajeto, e agora, assim que voltou ao Brasil, finalizou, com muita garra, o circuito no Iron Biker Brasil. Para o atleta, celebrar esse momento do esporte foi especial, único, e ficará marcado para sempre. “Em 2017, eu fiz a prova na primeira semana da minha viagem e agora em 2018 na última. Então, foi a melhor forma de coroar a abertura e o encerramento do projeto que eu intitulei como uma cicloviagem competitiva. O Iron Biker é uma prova que carrega o mesmo espirito competitivo que eu propus para a viagem, assim como de desafio, superação, longas distâncias, novos lugares e conhecer novos amigos”, disse.

Sobre aprendizados adquiridos durante esse um ano, o atleta afirmou que voltou ainda mais capacitado e pronto para encarar novos desafios pelo mundo afora. “Claro. A minha meta é correr muito ainda, superando desafios ainda mais difíceis. Eu me inspirei em um livro de um cicloviajante que deu uma volta ao mundo em três anos. Ele explicava que qualquer pessoa poderia fazer isso, independentemente de ser um atleta ou não. Nos últimos dez anos da minha vida eu pedalei, em média, 10 mil quilômetros por ano entre treinos e competições, quase sempre repetindo os mesmos caminhos. Então eu tive a ideia de pedalar durante um ano inteiro sem repetir nenhum caminho e fazer o possível para aumentar a distância anual, assim eu poderia conhecer muitos lugares novos e foi exatamente o que aconteceu”, ressaltou Breno.

Durante os meses na cicloviagem, Breno enfrentou diversos desafios como chuva, frio e noites mal dormidas. Mas também vivenciou os mais lindos momentos e se descobriu ainda mais forte enquanto atleta e ser humano. “É uma viagem assim. O físico fica marginal a tudo. Mas sempre digo que pedalar longas distâncias foi o menor desafio que eu tive. O difícil era todos os dias procurar um lugar novo para dormir, um lugar para comprar comida e cozinhar, preparar a comida para o dia seguinte. O frio foi o maior problema para mim, em um episódio quase morri congelado no topo da Cordilheira dos Andes. Eu não tinha experiência com camping e alta montanha, esse é um dos problemas de tomar coragem e sair para o desconhecido”, contou.

POR QUE O IRON BIKER BRASIL? O atleta escolheu o charmoso cenário da Praça Minas Gerais, em Mariana, para iniciar e concluir as suas atividades relacionadas ao roteiro. O motivo, segundo Breno, é pela importância que a competição tem. “A maratona precisa ser realizada com o mesmo espírito de uma cicloviagem. Então, eu escolhi o Iron para eu poder iniciar e finalizar esta etapa da minha vida justamente por ser uma prova extremamente reconhecida no cenário nacional e internacional e por agregar tanto física e emocionalmente”, destacou o ciclista.


50

REVISTA IRON BIKER 2018

RECICLAR para transformar! Iron Biker Brasil incentiva o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL na cidade de Mariana.

por Kíria Ribeiro

A educação ambiental e a preservação do planeta gerando benefícios para o meio ambiente. Esse também é um dos grandes objetivos do Iron Biker Brasil: promover a conscientização de todos os envolvidos na maratona, por meio da limpeza das trilhas que fazem parte do percurso da maratona e da reciclagem correta dos materiais que viram lixo durante a competição, porque as embalagens e resíduos que descartamos precisam de um destino correto para que sejam tratados como matéria-prima na fabricação de novos produtos. Depois que toda a prova é realizada, a equipe de limpeza entra em ação para fazer a manutenção dos acessos que ficam na maratona. Somente neste ano de 2018, cerca de 450 quilos de materiais foram recolhidos das matas e vias da cidade durante a realização do evento. Esse material foi enviado para a Associação de Catadores de Material Reciclável de Mariana. “É um trabalho que realizamos, seriamente, no Iron Biker, porque devemos propagar essa ação de conscientização e de ações de limpeza. Devemos ter em mente que abandonar o lixo em qualquer lugar origina a degradação do ambiente, transformando-se, rapidamente, num foco de propagação de doenças. Por isso, reciclar tornou-se a palavra chave para tudo por causa da sua importância”, salientou um dos organizadores do Iron Biker Brasil, Marco Antônio Canaan. PARA SEGUIR INCENTIVANDO A RECICLAGEM De acordo com dados da Associação Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), o Brasil produz mais de 240 mil

toneladas de lixo por dia, dos quais 45% é reciclável. No entanto, o país recicla apenas 2% do lixo urbano produzido. Diante desses números já é possível ter noção do grande trabalho de conscientização que todos nós temos pela frente. A importância da reciclagem também está ligada ao desenvolvimento sustentável, que engloba, não só o meio ambiente, mas também aspectos sociais e econômicos. Isso porque, quando descartamos os produtos de forma adequada, agregamos valor ao processo e ao material, já que melhoramos os índices de reaproveitamento, barateamos o custo de produção e estimulamos o crescimento da reciclagem. COLETA SELETIVA Podemos contribuir em nosso dia a dia com a reciclagem devida dos materiais. Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. Ajude você também e faça a separação adequada dos resíduos. Pode ser realizada tanto pelo prestador do serviço público de limpeza, quanto por associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. É o tipo de coleta em que um caminhão passa em frente às residências e comércios recolhendo os resíduos que foram separados pela população. Fique de olho e procure saber como funciona esse processo aí em sua cidade.



REVISTA IRON BIKER 2018

52

foto: LINCON ZARBIETTI

#DiáriodEBORDO

Atleta fotógrafo LINCON ZARBIETTI relata, com fotos e escritas, a sua primeira experiência nas trilhas das Gerais. Quando me mudei para Mariana (MG), vindo do interior de São Paulo para cursar uma graduação na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), não fazia ideia de como a cidade iria imprimir a sua marca tão forte em mim. Primeiro pelo curso e pela profissão; formado em jornalismo, retornei à cidade para cobrir fotograficamente diversas matérias, ano após ano, algumas com finais felizes, outras nem tanto. Depois, pela família que criei morando em uma república que já dura 10 anos e a qual visito com frequência. Por fim, mais recente, mas de uma importância gigante, no esporte: desde que me mudei para a cidade, descobri a fama de capital do mountain-bike brasileiro, mas meu contato acabou ficando no visual. Por uma razão que até hoje não sei (e que me arrependo), ignorei o mountain bike na vida por muitos anos. Preferia a velocidade das bikes de estrada, rodar em um pelotão e, até mesmo (digo isso com vergonha), pedalar limpinho (rs). Porém, em 2018, uma ideia se mudou para a minha cabeça e eu tinha que dar sentido a ela. Era hora de começar no mountain bike. Pensei comigo: “Tome vergonha nessa cara, você está em Minas Gerais! Não perca outra oportunidade”. E de fato não perdi. Investi um dinheiro guardado em uma mountain bike e me arrisquei pela primeira vez nas trilhas de Belo Horizonte. Depois de um tempo, só isso não foi o suficiente, era preciso me redimir por ter morado anos em Mariana e não ter disfrutado de suas incríveis e técnicas trilhas em uma bicicleta. Mesmo com pouca experiência, me inscrevi em uma prova de BH, no percurso completo. Sofri, tive cãibras, segurava nas descidas e tentava compensar a falta de jeito nas subidas e completei a prova extremamente cansado; mas quando senti a medalha de participação no peito, uma alegria imensa tomou conta de mim. Eu

havia completado minha primeira prova de mountain bike da vida na cidade que me acolheu e me fez sentir o famoso “mineiro de coração” Mas uma prova era pouco. Eu queria mais! E enquanto pensava no próximo desafio, resolvi unir o útil ao agradável. Comecei a registrar com minhas fotografias os pedais que fazia com a bicicleta de estrada. Logo aquilo se tornou um vício! Uma pedalada sem um registro não tinha o mesmo sentido. Sem perceber, no meio do treino, me via sacando o celular e procurando a melhor luz e o melhor ângulo para o registro. Foi então que surgiu a oportunidade de pôr em prática essa junção durante as trilhas. Mas qual o melhor para isso? O famoso e temido Iron Biker Brasil! Se de primeira, completar o Iron Biker com menos de um ano de mountain bike já soava como um enorme desafio, fazer paradas estratégicas para registrar os outros bikers parecia insanidade. Mesmo assim, decidi me jogar nessa loucura. Só não contava que São Pedro ia derramar tanta água nos dias de prova. Mas a beleza da fotografia é que quando uma porta se fecha, centenas de outras se abrem. O sofrimento pessoal dos participantes se misturou com o meu, a lama que sujava os equipamentos também grudava em meu celular e empurrar as bikes acabou sendo tão normal quanto eu parar e registrar todo aquele belíssimo desafio! Quando finalizei os dois dias de prova, a ansiedade se dividia em contar para todo mundo que eu havia conseguido completar o Iron Biker e selecionar cuidadosamente as fotos que gostaria de expor para as pessoas; não só como uma visão fotográfica pessoal, ou a conclusão de um desafio esportivo extremo, mas, sobretudo, para mostrar como, mais uma vez, Mariana e o esporte mudaram a minha vida!



54

REVISTA IRON BIKER 2018

A coopeRAçÃO

PARA TRANSFORMAR

O MUNDO

Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob Nossacoop patrocina o Iron Biker Brasil, por acreditar que a saúde do corpo e da mente é um dos pilares fundamentais para o equilíbrio financeiro de milhares de brasileiros. Este ano, a participação foi compartilhada com alguns cooperados, que participaram ativamente da prova, superando os vários desafios deste ano.

“Seguindo os princípios do cooperativismo, buscamos fazer a diferença nas comunidades onde estamos inseridos. A maratona, além de incentivar a prática esportiva, gera empregos e renda para os moradores da região”, afirma o Bruno Mota Ferreira, Diretor de Negócios, que, inclusive, foi um dos competidores. Desde 1996, o Sicoob Nossacoop – Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Belo Horizonte e Cidades Polo do Estado de Minas Gerais Ltda. - viabiliza ao seu quadro social a conquista de uma melhor qualidade de vida, tanto econômica quanto social. Ao longo desses 22 anos, o Sicoob Nossacoop vem crescendo e conquistando novos espaços em Belo Horizonte e em cidades do interior de Minas Gerais, atuando fortemente nas cidades de Barbacena, Diamantina, Ibirité, Montes Claros, São João del-Rei, São José da Lapa e Mariana, cidade sede do Iron Biker. O Sicoob Nossacoop oferece uma linha completa de serviços e produtos financeiros, tanto para Pessoa Física

quanto jurídica, tais como: conta corrente, empréstimo, financiamento, investimento, cartões de crédito e débito, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outros. O Sicoob Nossacoop é uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos. E como dono e usuário de uma Instituição Financeira Cooperativa, o cooperado além de participar dos resultados e das decisões, ainda contribui para a construção de um mundo melhor, mais sustentável, com equilíbrio entre os aspectos econômicos, ambientais e sociais. A Cooperativa já conta com cerca de 13.000 associados e vem conquistando cada vez mais espaço com as instituições que apoiam e valorizam o seu dinheiro. O crescimento financeiro da Cooperativa é evidenciado em seus Balanços Patrimoniais e Demonstrativos de Resultados, disponíveis em seu site (www. sicoobnossacoop.com.br). Para abrir uma conta no Sicoob Nossacoop entre no site www.sicoobnossacoop.com.br e encontre a agência mais próxima de você. Você também poderá se associar de forma totalmente on-line, através do aplicativo Sicoob Faça Parte e seguir as instruções escolhendo a cooperativa Sicoob Nossacoop.



56

REVISTA IRON BIKER 2018

NOS BASTIDORES DA PRODUçÃO fotos: CRISTIANO QUINTINO EDUARDO PROFETA

A equipe de PROFISSIONAIS que faz a grande maratona de mountain bike acontecer.

por Kíria Ribeiro

As cortinas se abrem, os protagonistas entram em cena e o espetáculo começa. Por trás da organização desse grande momento existe uma equipe que trabalha, incessantemente, para tudo acontecer de forma brilhante. Essa metáfora é só para contar que no palco da vida real também há muitos bastidores assim. Todos os anos o Iron Biker Brasil é preparado com muito carinho por todos os membros que compõem a organização da competição. São, aproximadamente, 220 pessoas envolvidas, direta e indiretamente, no evento.

Seja na montagem de stands e portais de largada, na organização de planilhas, no marketing, nas vendas, na infraestrutura ou mesmo na limpeza. Em todos os cantos há ali um profissional dedicado para fazer o melhor de si em prol da unidade e consolidação da prova. A jovem Daniela Gandra, de 24 anos, é marianense, e há mais de cinco anos faz parte do time Iron Biker. Segundo ela, o staff do evento esportivo é um dos melhores com os quais já trabalhou. “Sem dúvidas, estar participando do Iron é demais. É importante quando observamos a


REVISTA IRON BIKER 2018

57


58

REVISTA IRON BIKER 2018


REVISTA IRON BIKER 2018

satisfação dos atletas e dos familiares com o evento, porque comprovamos que o nosso trabalho foi bem feito. E também é uma competição muito importante para nós de Mariana em todos os aspectos. Seja na economia ou no turismo. Então, estar no Iron é motivo de alegria! Fazer a prova acontecer é motivo de prazer para todos os profissionais envolvidos”, disse. Mas, para que tudo ocorresse conforme o script, muitos trabalharam pesado. Na infraestrutura, por exemplo, onde fica quem monta todo o esquema da maratona, o dia terminava de madrugada e começava antes mesmo de o sol clarear. “O Iron Biker é grande demais. São mais de 26 anos de maratonas. Eu contribuo na parte de infraestrutura do evento já há quatro anos e me sinto extremamente feliz e honrado em poder dar um pouco de mim para a construção física e estrutural da competição. Além, claro, de ter ciência de como o evento contribuir econômica e socialmente para o município sede, que é Mariana. Então, me sinto honrado duas vezes. Eu, como marianense, fico mais que feliz”, contou Thiago Freitas, colaborador do Iron Biker Brasil. Quando o assunto é o planejamento do desenrolar da prova e da criação da marca Iron Biker Brasil, o trio Gilberto Canaan, Lucas Fonda e Marco Antônio Canaan sabem bem os passos para seguir. Afinal, são 26 edições de IBB. 26 maratonas para coordenar. 26 anos para aprendizados e também para descobertas e ensinamentos. “Digo que a cada prova que organizamos, o nosso amor e a nossa dedicação crescem ainda mais. É importante para nós que os atletas sintam essa referência e todos os sentimentos que brotam da gente neste momento. Quando pensamos que, a cada ano que passa, o número de inscritos e interessados em participar do evento só cresce, é uma análise absurda de positivismo mesmo. Hoje digo que organizar a prova envolve muitos sentimentos como responsabilidade, amizade, parceria e amor. Somos uma família e esse é o nosso diferencial”, afirmou um dos coordenadores do Iron Biker Brasil, Marco Antônio Canaan. Quando se faz com dedicação, garra, afinco e persistência, passamos a concretizar tudo aquilo que almejamos e temos como meta. Assim foi mais uma maratona das Gerais. Assim foi mais um ano de resultados grandiosos. Assim foi mais uma edição que ficou marcada por essa grande sintonia entre os profissionais que fazem parte desse grande time!

59


DA ES PANHA

PARA O

foto: FERNANDA BALSTER

IRON BIKER BRAsil

O atleta MILTON JAVIER participa da maratona em Mariana e se encanta com a cidade e com o percurso. por Kíria Ribeiro Vindo diretamente da Espanha, o atleta Milton Javier Ramos participou, pela segunda vez, do Iron Biker Brasil realizado na cidade de Mariana (MG). O experiente ciclista se destacou em terras mineiras e conseguiu finalizar a maratona na segunda colocação geral da categoria Elite Masculina, com o tempo total de 5h55min04seg. Milton conquistou o “passaporte” para o Iron Biker por meio da conquista do Iron Bike Itália, onde se sagrou o grande campeão da competição europeia. “Foi uma vitória importante para mim e ainda me abriu portas para poder conhecer o Brasil. Já tinha vindo em 2011, mas dessa vez foi diferente. Me senti mais pertencente a tudo que vivi ao lado de pessoas maravilhosas”, contou. Assim que chegou em Mariana (MG) o atleta ficou encantado com tudo que o nosso país poderia proporcionar nos aspectos esportivos, principalmente, na primeira capital de Minas Gerais, por tudo que representa nacionalmente no âmbito do esporte e da história. “O que mais me encantou na cidade foi realmente as suas ruas históricas, os casarões coloniais, os monumentos históricos, e a sua gente. Claro que também devemos reconhecer que o município tem investido em competições de alto nível para que seja reconhecido internacionalmente pela magnitude e eficiência na realização de eventos”, comentou Milton.

Sobre a prova em si o atleta ressaltou a dinâmica na organização, a boa marcação durante o percurso, a receptividade e o calor humano das pessoas ao redor. Segundo Milton, isso faz diferença na hora de realizar a inscrição, na hora de indicar para outros ciclistas, ou mesmo na hora de contar para os familiares e amigos das conquistas. “O Iron é uma competição de alto nível técnico. Foi mais que um prazer estar disputando pela segunda vez esta prova. A primeira foi na cidade de Belo Horizonte em 2011, portanto, não havia conhecido a linda Mariana, que me fascinou desde os primeiros minutos”. Para o ano de 2019, Milton Javier espera conseguir participar novamente da competição que tanto se envolveu, pessoal e fisicamente. “Claro. Pretendo continuar com o meu ritmo de treinamento para que eu consiga participar em 2019 de novo. Como disse, é uma meta pessoal e profissional também para mim. Então, quero dar o meu melhor. Esse ano ficou no quase com a minha segunda colocação. Ano que vem quero conquistar o primeiro lugar para ter mais esse título em minha carreira. Nos vemos em breve, Iron Biker Brasil!”, afirmou o ciclista.


REVISTA IRON BIKER 2018

61




64

REVISTA IRON BIKER 2018

MAIS um ano

de ESPETÁCULO FORA DAS TRiLHAS IRON DO BEM se firma entre os atletas, e ação dá show em arrecadação em 2018. Quando um simples gesto consegue transformar e ajudar a vida de muitas pessoas. Quando mesmo sem saber conseguimos contribuir de forma generosa para um cotidiano mais leve e sem dificuldades. É assim a campanha Iron do Bem, que já vem se destacando ao longo dos anos dentro do Iron Biker. Nesse ano de 2018 cerca de 3 mil quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados para as entidades sociais de Mariana. Para o subsecretário de eventos esportivos de Mariana, Bruno Freitas, o Iron do Bem é muito mais do que uma ação beneficente; é um ato de confirmação de solidariedade. “Todos os anos o evento dá um show de humanidade. Todos os anos recebemos milhares de atletas solidários em Mariana e isso deve ser muito destacado. Afinal, todos os alimentos arrecadados

por Kíria Ribeiro

vão para pessoas que realmente precisam e que fazem uso a todo o instante dos materiais. É uma ação de amor e de valorização do próximo”, disse. Orgulhosa da ação, a atleta Joyce Fonseca conta que essa mobilização social do Iron Biker também acaba incentivando os ciclistas. “É muito bacana e importante como o Iron do Bem é propagado e promovido até mesmo dentro da cidade e da competição. Fazer o bem é magnífico. Ajudar o próximo é algo que não tem preço jamais. Que venham mais e mais ações desse porte”, afirmou. Esse ano de 2018 os alimentos arrecadados serão destinados novamente para as três entidades sociais do município mineiro: Casa Lar Estrela, Lar Santa Maria e Comunidade da Figueira. Todas são centros especializados na área assistência social.


REVISTA IRON BIKER 2018

DAMATTA.COM

65


66

REVISTA IRON BIKER 2018

FALA AÍ

CONFIRA O QUE OS ATLETAS FALARAM DA 26ª EDIÇÃO DO IRON BIKER BRASIL. Força, resistência, garra, vontade e determinação. Esses são alguns dos adjetivos que podem resumir o que foi a 26ª edição do Iron Biker Brasil na cidade de Mariana (MG). Foram aproximadamente dois mil atletas competindo nas mais variadas categorias do ciclismo. Foram mais de centenas de cidades sendo representadas. Foram mais

de dezenas de famílias reunidas na torcida pelo atleta favorito. Mariana ficou pequena para tantos amantes do esporte. O clima? Húmido com pancadas de chuva para deixar a maratona ainda mais desafiadora. E o que eles acharam dessa edição? Confira o que os atletas falaram da prova de 2018!

“Ah, o Iron sempre é uma maratona que desafia e que nos motiva a querer mais. Esse ano foi ainda mais por conta da chuva, enfim, mas que também favoreceu em alguns momentos. Então, a edição de 2018 foi perfeita para mim em todos os sentidos”. HALYSSON FERREIRA, PATROCÍNIO (MG), CATEGORIA ELITE MASCULINA

“Sempre digo que o Iron faz parte do nosso calendário de metas. É uma tradicional competição em que os melhores fazem parte todos os anos. Me senti muito bem durante a maratona e consegui alcançar o meu grande objetivo que era conquistar a prova. Agradeço e parabenizo aos organizadores por tão grande evento esportivo”. DANIELA GENOVESI, RIO DE JANEIRO (RJ), CATEGORIA ELITE FEMININA

“Simplesmente demais! Foi incrível. Uma prova boa esse ano para mim. O percurso foi mais exigido, com trilhas bem acentuadas, mas consegui finalizar em um tempo bacana. Foi tudo perfeito em cada detalhe.” ADRIANO BARBOSA, DIAMANTINA (MG), CATEGORIA MÁSTER

“Adorei, porque me exigiu muito enquanto ciclista. Isso é magnífico. Uma competição super reconhecida e que nos prepara para qualquer tipo de desafio. Ano que vem estarei em Mariana novamente com certeza. Trarei ainda mais familiares para ficarem na torcida! “ ANDREIA FERREIRA, BELO HORIZONTE (MG), CATEGORIA F3

“O Iron, por tradição, já é uma prova reconhecida no cenário nacional. Toda pessoa que começa a andar de MTB, em algum momento, pensa em fazer o Iron. Uns por desafio pessoal e outros para a conquista do pódio. Um evento muito bem organizado, com atividades diversas e uma estrutura muito bem montada”. JOÃO MESSER, BELO HORIZONTE (MG), CATEGORIA B1



FINISHER’s

2018 fotos: DIOGO ANDRADE








SEJA UM

FINISHER

do IRON BIKER BRASIL 2019 MARIANA / MG

13, 14 e 15 de Setembro de 2019


76

REVISTA IRON BIKER 2018


REVISTA IRON BIKER 2018

IRON RUNNER

BRASIL CRESCE

A CADA EDIçÃO por Lucas Fonda

77


78

REVISTA IRON BIKER 2018

O Inhotim (maior museu a céu aberto do mundo) foi novamente o cenário escolhido para a realização do Iron Runner Brasil. No ano de 2018, a prova bateu novos recordes e contou com a participação de 900 atletas de todo o país divididos em 3 percursos (7K, 14K e 21K) marcados pela beleza e desafio de seus cenários que misturam arte e natureza. O Iron Runner Brasil 2019 já tem data e local confirmados e as inscrições já estão abertas. Então anote aí! Dia 06/07/2019 no Inhotim acontece a mais surpreendente corrida de montanha do calendário. A gente se vê lá!


REVISTA IRON BIKER 2018

79


80

REVISTA IRON BIKER 2018


REVISTA IRON BIKER 2018

IRON moments fotos: EDUARDO PROFETA STAFF IRON BIKER

O IRON BIKER BRASIL 2018 foi um sucesso dentro e fora das trilhas. O clima na arena do evento foi marcado pelo sentimento de superação, amizade e o alto astral.

81


82

REVISTA IRON BIKER 2018


REVISTA IRON BIKER 2018

83

COMPRE ONLINE, COMPRE SEGURO! SITE 100%

SEGURO ACESSE: www.lojairon.com.br www.facebook.com/ironbikerbrasil www.ironbiker.com.br


84

REVISTA IRON BIKER 2018


REVISTA IRON BIKER 2018

85


86

REVISTA IRON BIKER 2018


REVISTA IRON BIKER 2018

87


88

REVISTA IRON BIKER 2018

IRON MOMENTS




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.