Informativo Semanal - 04 de dezembro de 2011 Igreja Presbiteriana Independente de Dourados
Gente Feliz que se importa com pessoas!
Seguidos (Série: Salmo 23 - Final)
O
Salmo 23 fala sobre uma relação que deve existir entre o Pastor e sua ovelha. Relação intensa, na qual é contemplado todo tipo de cuidado que caracteriza um pastoreio. O Pastor apresentado pelo salmista é perfeito, nada deixa faltar à sua ovelha. Ele a sacia, ao ponto de fazê-la deitar-se em pastos verdes, mudando até mesmo a sua natureza. Ele é um pastor que restaura a alma e que tem um pacto com a sua ovelha, sustentado pelo Seu nome. Como pastor perfeito, Ele está presente nos momentos mais difíceis, conduzindo e aperfeiçoando a sua ovelha. Ele é um pastor que luta as suas batalhas, de tal maneira que os inimigos se tornam subjugados, sejam eles internos ou externos, e a ovelha goza de um grande banquete. Para encerrar o salmo, Davi conclui, de forma natural, trazendo qual é o resultado de quem anda sob ao pastoreio deste Pastor-Deus. A conclusão não poderia ser outra: a ovelha será cercada de benefícios. Vejamos:
A Bondade
A primeira conclusão de Davi, neste texto, é que a bondade do Pastor persegue as suas ovelhas. Deus decidiu, em sua soberania, que vai fazer o bem aos seus filhos e isto vai persegui-los sempre. Não importa qual seja a situação, Deus vai invadir a história, irá agir na circunstância e vai fazer alguma coisa para que aquilo redunde em bênção. Deus transforma a maldição em bênção. O problema é que a concepção de bem que temos, às vezes, é diferente da que o Senhor tem. A diferença está no fato de que Deus sabe o que nós não sabemos, Ele vê o que nós não vemos, Ele conhece o que nós não conhecemos. Ele tem uma dimensão do que é melhor para nós, com muito mais propriedade do que nós temos. Isto deve nos trazer, mais uma vez, descanso. Não importa a situação que estamos passando, Deus fará
Missão
com que o bem nos alcance.
A Misericórdia
Não apenas a bondade, mas a misericórdia. A misericórdia no Antigo Testamento é um conceito muito bonito, baseado na idéia do ventre, onde alguém dá ao outro as condições necessárias para que ele sobreviva, como uma mãe que carrega o seu filho durante 9 meses no ventre, suprindo de tudo o que ele tiver necessidade para ele sobreviver com qualidade. Quando a Bíblia nos diz que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã (Lamentações 3:23), é como se a Bíblia estivesse nos dizendo que a cada manhã Deus nos colocasse de volta no seu ventre, como uma mãe em gestação. O texto, então, nos diz que Deus decidiu nos contemplar com a sua misericórdia. Deus decidiu nos nutrir para que sobrevivamos com qualidade. E isto há de nos perseguir sempre. Deus se responsabiliza pela nossa sobrevivência. Ele se responsabiliza pela nossa história. Ele se responsabiliza pelos que são seus filhos e suas ovelhas. Por quê? Porque a sua bondade e misericórdia nos perseguem. E por que elas nos perseguem? Porque nós somos teimosos por excelência. E que bom que a bondade e a misericórdia do Senhor nos perseguem.
nossas pernas e os meios de comunicação a extensão da nossa voz. A casa é a extensão da nossa pele. Assim como a pele protege o nosso organismo, construímos casas para nos proteger das intempéries. Quando Davi fala que habitará a casa do Senhor, ele está querendo dizer que o que o protege das calamidades da vida é o fato dele estar numa casa absolutamente seguro. E que casa é esta? A casa do Pastor. Nesta casa o lobo não entra, a violência não o atinge, o mal não o aflige. Só vai lhe acontecer algo nesta casa: o que o Pastor deixar que aconteça. O que Davi está querendo dizer é que a nossa vida não está à deriva. Mas estamos protegidos na casa do Pastor. Protegidos, cercados, abençoados por causa da Sua bondade e misericórdia.
Uma Promessa de Eternidade
Davi ainda conclui com uma promessa de eternidade. O habitar na casa do Senhor para todo o sempre não traz a conotação de que hoje estamos na casa do Senhor e amanhã não estaremos. A conotação é: eu habito e habitarei para sempre na casa do Senhor. Não podemos nos esquecer que a casa é a extensão da nossa pele, assim como os meios de locomoção são a extensão das
Pr. Vagner Morais
“Nossa missão é glorificar a Deus, no poder do Espírito Santo, trazendo pessoas para Jesus, tornando-as membro do corpo, desenvolvendo nelas o caráter de Cristo equipando-as para o serviço na igreja e no mundo.”