Informativo 27-11-2011

Page 1

Informativo Semanal - 27 de novembro de 2011 Igreja Presbiteriana Independente de Dourados

Gente Feliz que se importa com pessoas!

Inimigos derrotados (Série: Salmo 23 - Parte 5)

O

Salmo 23:5 nos fala da realidade dos inimigos. Os inimigos existem e estão por aí. Eles se apresentam de diversas formas. Vejamos: Os Inimigos a) O Diabo: Quando falamos em inimigo, podemos começar a pensar no inimigo por excelência que é o próprio diabo, o adversário das nossas almas, que anda ao nosso de redor procurando a quem possa tragar. Ele é real, é pessoal, está ali e o que ele puder fazer para nos destruir, ele fará. b) Nós Mesmos: Um segundo inimigo somos nós mesmos. Tornamo-nos nossos próprios inimigos. E quando isso acontece? Quando nos estabelecemos em primeiro lugar em relação à vontade de Deus: nosso lucro, nosso prazer, nossas vontades, nossos desejos ou quando alguma coisa que nós achamos certo na vida ganha maior importância. Somos inimigos de nós mesmos quando nos utilizamos de um egoísmo desenfreado, onde Deus e tudo mais é sacrificado. c) Nossas Fraquezas: Um terceiro inimigo que devemos detectar são as nossas angústias ou fraquezas. Fraquezas que foram adquiridas ao longo da vida, que surgiram com a nossa criação, com os traumas sofridos, com as decepções. Algumas fraquezas são de ordem moral. Outras são fraquezas do ponto de vista psicológico. d) Seres Humanos: Além disso, temos os inimigos entre os seres humanos. Todos nós temos inimigos. Inimigos surgem por ciúmes, por inveja ou por puro egoísmo. Existem inimigos que nós conhecemos e outros que nós desconhecemos. Pessoas que ficam na espreita, que trabalham por trás, que se escondem na sombra, escondidos, preparando ciladas. Manifestam-se quando caímos.

Missão

Como lidar com todos estes inimigos? Conta-se sobre uma visão que Santo Antonio do Egito, um dos pais da Igreja, no século 3 e 4, teve. Diz a história que Antonio avistou um grande campo cheio de armadilhas por todos os lados. Ao perguntar a Deus o significava tudo aquilo, Deus lhe respondeu, dizendo que o campo avistado simbolizava o mundo e que as armadilhas eram as ciladas do inimigo. Diante da grande quantidade de ciladas, Antonio perguntou: “Mas como poderá o homem andar por este mundo com tantas ciladas? É impossível para o homem!”. Ao que Deus lhe respondeu: “Não é impossível! Os humildes conseguirão”. Quem são os humildes? Os humildes são as ovelhas que dependem da direção do Pastor para viver, para andar, para decidir, de forma única e exclusiva. São aqueles que têm consciência de que não podem seguir sozinhos e de que precisam do Pastor. Quando uma pessoa se submete ao Pastor e vive desta forma mencionada acima, o Senhor se responsabiliza por lutar as suas lutas. Deus vencerá os seus inimigos. Por isso, a idéia da mesa. Deus prepara uma mesa. Mas como comer numa boa na presença dos inimigos? A ovelha é ungida. É declarada a presença de Deus para abençoar a ovelha. Deus coloca um cálice diante da ovelha e o faz transbordar. Ao olhar para esta cena, a pergunta que fazemos é: E os inimigos não fazem nada? A ovelha fica sentada, numa posição frágil, com pouca mobilidade, como uma presa frágil? Como isso é possível? Isso só acontece quando os adversários já estão derrotados. E é esta a idéia deste texto. Quando Davi diz que o Senhor que é o seu Pastor prepara uma mesa para ele banquetear, Davi está querendo dizer que nesta luta, ele não precisa lutar, porque a luta já teve um fim, um vencedor.

Deus o chama apenas para mostrar a derrota dos seus inimigos e ele se coloca uma mesa para festejar a vitória. Daí sermos mais que vencedores. Ser mais que vencedor é como um pugilista que disputa um cinturão numa modalidade e vence arduamente no 12º “round” por pontos. Sai do ringue carregado, mas vitorioso. Então, após se recompor, pega o cheque polpudo da vitória, chega em casa e dá o cheque para a mulher que sai para gastar o dinheiro. Podemos dizer que o pugilista é um vencedor, mas a mulher é mais que vencedora. Em outras palavras, mais que vencer é desfrutar de uma vitória que quem lutou e a conquistou foi outro e, em nosso caso, foi Jesus. Este é o segredo de ser pastoreado por Deus. Quem luta é Ele. Quem vence somos nós por causa dele. O Senhor que é o seu Pastor prepara uma mesa para você na presença dos seus inimigos. Mas lembre-se sempre que a vitória é sua, mas a luta é dele. Apenas reconheça os seus inimigos, submeta-se ao Pastor, e deixe-o vencer a luta por você. Continua...

Pr. Vagner Morais

“Nossa missão é glorificar a Deus, no poder do Espírito Santo, trazendo pessoas para Jesus, tornando-as membro do corpo, desenvolvendo nelas o caráter de Cristo equipando-as para o serviço na igreja e no mundo.”


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Informativo 27-11-2011 by IPI Dourados - Issuu